Por que investir nas vendas online?

As vendas online, para quem já conhece, podem representar uma boa parte da receita de uma empresa. Em um mundo onde o mercado digital ganha cada vez mais espaço, a tendência de comercializarmos produtos e serviços dentro da internet cresce como nunca. Porém, mesmo que você não tenha um e-commerce, as vendas online podem representar uma boa parcela de vendas para você. Entender que o seu público-alvo está na internet, também pode ser uma dica para lucrar de outra forma, além de lucrar com a sua empresa física.

O que esperar desse miniguia?

Nesse miniguia teremos diversas dicas explicando na prática como vender online, que tipo de vendas podem ser feitas, os benefícios e também, como dar os primeiros passos. Você terminará a leitura entendendo quais são os principais desafios e como começar com a suas vendas online hoje mesmo, desde o passo 1 até se tornar uma máquina de vendas de seus produtos e serviços. Boa leitura!

Diferenças entre vendas pela internet e vendas offline

Caso opte por vender na internet, o primeiro passo e também, o mais desastroso, é entender as principais diferenças entre as vendas online e as offlines. Diversas empresas pecam nessa área e acabam trocando os pés pelas mãos na forma como projetam seus objetivos, vendas e produtos na internet. É importante entendermos as principais diferenças entre essas vendas, para podermos traçar as estratégias de marketing de todas elas. Vejamos:

Vendas Offline:

  • Você tem o cliente fisicamente perto de você;
  • O cliente conhece o seu produto ao vivo, e pode testar antes de efetuar a compra;
  • As lojas/empresas ficam em acessos fixos, onde o seu cliente pode passar todos os dias;
  • O relacionamento é mais humano e pode ser uma chave para ter mais clientes.

Vendas Online:

  • O cliente descobre a sua loja e acessa os seus canais de comunicação e vendas, de uma forma digital;
  • O seu cliente pode acessar o seu site várias vezes por dia e conhecer detalhes sobre o seu produto/serviço sempre que quiser;
  • As lojas ficam em endereços remotos e o cliente pode "favoritar" e acessar sempre que desejar;
  • O relacionamento entre marca e cliente pode ser de educá-lo quanto ao produto, o que dá mais segurança para o cliente quanto ao que ele está comprando.
Podemos ver que existem benefícios tanto nas vendas online, quanto nas vendas offline. A forma como você vai vender depende muito do que você vende. Se o seu produto tiver aderência para o mercado digital, então porque não tentar? Existem alguns benefícios mais proveitosos, que as vendas online trazem. Vejamos:

Os benefícios de trabalhar com vendas virtuais

Enumerando por ordem de prioridade, podemos ver 4 motivos para trabalhar com vendas virtuais e seus benefícios:
  1. Custos de infraestrutura reduzidos: quando você tem uma empresa física, os custos com aquela empresa se tornam caros e às vezes desnecessários. Os custos para vender online sempre serão mais baratos.
  2. Funcionários x Máquinas: quando você trabalha com produtos em lojas físicas, precisa de funcionários para auxiliar e vender esses produtos para seus clientes. Nas vendas online, tudo é automatizado. Os robôs fazem quase tudo por você!
  3. Posicionamento de marca: é muito mais fácil se posicionar dentro do meio digital, do que no meio físico. Se a sua marca tem um posicionamento estruturado e produtos que condizem com o que vocês vendem, então o público digital vai perceber a honestidade e comprar o seu produto.
  4. Variedade de produtos: imagine que uma loja física vai ter um número específico de produtos. Você só pode vender até aquele número, pois, é tudo o que a loja comporta. Porém, uma loja online tem uma estrutura de vendas infinita. Você pode vender quantos produtos quiser.

Os primeiros passos para quem deseja vender pela internet

Para começar com as suas vendas online, você precisará seguir alguns passos importantes antes de começar:

1 - Defina o seu produto:

Caso já tenha um produto definido e pronto, será necessário entender como esse produto se comportará na internet. Ex.: se você vender bala, na frente de um cinema, terá um público-alvo forte e recorrente comprando seus produtos. No âmbito da internet, isso se torna um pouco mais complexo. Você precisa entender onde estão as pessoas que vão comprar o seu produto, e investir em "capturá-las". Por isso é tão importante definir o seu produto, e como você vai "capturar" os seus clientes na internet.

2 - Concorrência e público-alvo:

Olhar para a sua concorrência é elementar em qualquer negócio, seja off ou online. Porém, dentro da internet, é o segundo passo mais importante, antes mesmo de levantar a estrutura de vendas. Ex.: supondo que agora você definiu que venderá tênis de corrida na internet. Pronto, você tem um produto definido e um mercado, porém, qual é a sua concorrência dentro da internet? Será que você concorre com outras lojas virtuais que também vendem tênis? Essas lojas são mais fáceis de serem achadas no mundo digital do que a sua? Existem muitas perguntas a serem feitas sobre o mercado de atuação e a sua concorrência. Só tenha certeza de que você responderá boa parte delas antes de começar a investir.

3 - Investimentos:

O investimento é uma das áreas mais delicadas na hora de começar suas vendas online. Para vender na internet é necessário divulgar o seu produto. Para divulgá-lo, você precisará pagar propagandas online, e esse custo representará o sucesso ou a derrota de suas vendas. Você pode ter um produto ótimo, mas se simplesmente ninguém souber que ele existe, ele ficará lá, perdido no meio da internet sem nenhum cliente, e sem gerar nenhum lucro. Por isso, é importante ter um planejamento de marketing focado em resultados, e com propagandas matadoras.

3 pilares essências para conseguir fazer vendas online

Existem 3 pilares que são importantes para você criar uma estratégia de vendas online. Eles funcionam de forma integrada, e garantem que a sua empresa irá se manter em um curso específico. Vejamos:

Autoridade

Quando você foca em vender produtos na internet, o seu consumidor conhecerá a sua marca aos poucos. A princípio ele não sairá comprando tudo que você tem, pelo contrário, ele perceberá se você tem autoridade naquilo que se propôs a vender. Uma marca sem autoridade, que não parece ter diferenciais ou saber muito sobre sua área, acaba passando batida pela visão do consumidor. Isso acontece porque temos consumidores cada vez mais exigentes e sedentos por informações sobre o produto, informações essas que o estimulem, ou não, a comprar. Autoridade é tudo! Desenvolva-a falando sempre sobre o seu produto e sobre o mercado, e gere algumas ações de marketing de conteúdo para te auxiliarem no processo.

Confiança

Imagine que você vai comprar algum produto caro que venha de outro estado. Você se sentiria confortável comprando-o de uma marca que não passa confiança em seus processos de pagamento, envio ou recebimento? Com certeza não! A confiança, dentro do meio digital, é a coisa que mais demora para ser construída mas pode ser quebrada em instantes. É necessário sempre passar confiança de que o cliente está comprando de uma marca segura, e que irá receber o que comprou na data planejada. Esse tipo de ação faz com que o cliente confie na sua marca, e consequentemente, a divulgue para outras pessoas que podem se tornar clientes também.

Estratégia

Utilize a estratégia de vendas ao seu favor
Nada funciona sem estratégia. Para que as suas vendas online atinjam um grau de sucesso matador, será necessária uma estratégia de marketing robusta, alinhada com um bom planejamento de vendas. Apenas unindo essas duas metodologias, você poderá garantir resultados fora do comum para a sua loja virtual. Lembre-se: vender online tem muitas vantagens, mas traz também diversos desafios. Uma estratégia mantém o curso perto dessas vantagens, e enfrentando esses desafios.

As melhores estratégias para começar com as suas vendas online

Não adianta levar uma estrutura ótima de vendas, trabalhar para ter um produto ótimo, uma comunicação incrível e investir em propagandas, se você não tiver uma boa estratégia de vendas, certo? Existem algumas estratégias que funcionam, como:

1 - Conte uma história:

Você pode apresentar o seu produto de uma forma técnica e vantajosa. Isso talvez funcione em lojas físicas, porém, na internet não adianta querer vender apenas funcionalidades. As pessoas gostam mesmo é de se sentir envolvidas com o seu produto de uma forma real. É necessário contar a história por trás da sua marca, a sua visão, seus objetivos e como o seu produto pode melhorar a vida da pessoa, entregando valor e resolvendo suas dores. Dessa forma, o cliente se identifica com o produto, e vê essa conexão como um diferencial para ela comprar de você.

2 - Relacionamento é tudo

A sua estratégia de vendas online precisa, não apenas contar uma história sobre o que você vende, mas manter um relacionamento e um interesse pela parte do cliente, em sempre ouvir e consumir as informações que você direciona para ele. A melhor forma de fazer isso é construindo um relacionamento forte com o cliente. Busque sempre ouvi-lo. O formato da comunicação de vocês na internet, precisa ser bilateral. Empresas que optam por ignorar a opinião do cliente, simplesmente não viverão por muito tempo no meio digital. Por isso, é necessário deixar o cliente o mais confortável possível para que possa se comunicar com você, seja através de SAC ou outros canais de comunicação. O cliente precisa se sentir importante. Apenas se sentindo importante ele baixará a guarda para começar um relacionamento duradouro com você. Seja estratégico e, uma vez que esse relacionamento comece, alimente-o sempre que possível. Fidelização é tudo!

3 - Funil de vendas

Utilize sempre o seu funil de vendas. Se você já conhece o funil de vendas, então sabe da importância dele para uma estratégia de vendas que entregue resultados. O funil não apenas ajuda a melhorar o relacionamento com o seu cliente, entendendo a forma como ele se comunica, como te ajuda a vender muito mais. Analisar os passos da jornada de compra do cliente, e poder mensurar se a sua oferta ou produto está adequado a esses passos, é apenas um dos benefícios da implantação de um funil de vendas. Você pode acompanhar se seu cliente está pronto ou não para comprar. A metodologia do funil de vendas, alinhado com uma ferramenta de CRM, torna a sua estratégia muito mais analítica, forte e baseada em dados reais.

Como montar um site de vendas para vender produtos online

Você já tem o seu produto, mercado e concorrência mapeados. Já sabe qual o tipo de comunicação irá usar com o seu cliente e também tem uma estratégia que alinha o funil de vendas com um CRM. Agora você precisa levantar o seu site e começar com sua estratégia de vendas online. Para isso você precisa:
  1. Buscar um domínio para o seu site e comprá-lo.
  2. Você precisará de um provedor de hospedagens que dê conta do seu volume de vendas. Escolha sabiamente um.
  3. Levantar a estrutura e o design do seu site ou e-commerce. Esse passo é importante para fazer com que você tenha uma comunicação efetiva com os seus clientes. Opte por contratar um bom web-designer.
  4. Instalar ferramentas analíticas que te ajudem a mensurar os dados do site. Algumas ferramentas como o Google Analytics, por exemplo, te darão dados surpreendentes para o seu negócio. Instale-as o quanto antes.

Conclusão: aplicando todas essas dicas, sua estratégia de vendas online tem tudo para ser um sucesso

Se você seguir os passos acima, ficará muito mais fácil para criar a sua loja virtual ou site, focando em vendas online. Claro que existirão alguns desafios, porém, a internet é um ambiente no qual diversos testes podem ser feitos visando melhorar o seu resultado de vendas. Tenha em mente que a estratégia precisa de tempo para dar resultados, e que o tempo na internet é diferente do tempo das lojas físicas. Crie um produto que seja diferenciado, tenha uma comunicação clara e informativa, e então você obterá sucesso! Se ficou faltando alguma dica específica nesse miniguia de vendas, ou se você gostaria de dar outras sugestões de temas e assuntos que podemos tratar, deixe seus comentários abaixo.
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10. PRAZO DE MANUTENÇÃO

10.1. A MLEARN manterá os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, pelo prazo de 365 dias, após o cancelamento do cadastro do USUÁRIO no “QUALIFICA”, independente do motivo do cancelamento do cadastro. Podendo este prazo ser ampliado, em caso de autorização, alteração ou determinação por algum regulamento, decreto ou legislação aplicável.

11. DIREITOS DO USUÁRIO

10.1. Fica assegurado ao USUÁRIO, a qualquer momento, solicitar perante a MLEARN: (i) acesso aos dados pessoais e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento; (ii) correção de seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;

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12. CONTATO

11.1. O USUÁRIO poderá contatar a MLEARN por meio do e-mail contato.qualifica@mlearn.com.br, caso deseje obter informações sobre os dados do USUÁRIO coletados, caso deseje atualizar, alterar ou apagar seus dados pessoais, ou ainda, caso tenha qualquer dúvida em relação a esta Política de Privacidade, ou caso, queira relatar qualquer violação ao presente instrumento.

13. DISPONIBILIZAÇÃO

13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.