Você gostaria de agregar mais valor ao seu produto ou serviço?

A venda consultiva é uma tendência para negócios entre empresas, mais conhecidos pela sigla B2B. Executivos e empresários não tem tempo para pesquisar, muito menos para perder com vendedores que não tenham as soluções certas para oferecer. De maneira geral, a venda consultiva é a venda por conselho. O vendedor apresenta seu produto como uma solução definitiva para os problemas do cliente. Esse aconselhamento, quando bem-sucedido, gera a venda e a conquista do cliente. Mas você saberia dizer como se realizam as vendas consultivas? Apresentamos neste post dicas poderosas para convencer sua empresa a adotar essa técnica vencedora junto aos seus clientes e potenciais clientes. Conheça os segredos por trás do sucesso de quem atua com a venda consultiva e seja também um vendedor imbatível. Não esqueça de deixar seus comentários! Boa leitura!

Introdução: Venda consultiva - o que é e por que adotar

O processo de venda consultiva começa muito antes do contato com o cliente. São necessárias pesquisas, estudos de mercado, conhecimento profundo do cliente e de sua área de atuação. O vendedor que pratica vendas consultivas não visita um cliente para vender um produto. Ele oferece soluções. A venda consultiva deve ser adotada para conquistar e fidelizar grandes clientes, que entenderão sua empresa como parceira na solução de seus problemas. O objetivo do vendedor sempre será aumentar as vendas e trazer negócios novos para sua empresa. Porém, esse objetivo não deve ficar claro durante a visita de vendas. O cliente precisa entender o contato como uma oferta de ajuda essencial para que atinja o sucesso dentro do seu ramo de negócios. Mais do que isso. A empresa que oferece um produto deve ser entendida como uma parceira interessada no sucesso do cliente, acima de tudo.

O que é venda consultiva?

A venda consultiva é realizada por um profissional que busca oferecer soluções para o cliente, agregando valor ao produto ou serviço. O vendedor consultivo, também chamado consultor, é um profissional que não está incumbido apenas da venda, mas de toda a pesquisa necessária para compreender as necessidades do cliente e apresentar a solução ideal para seus problemas. O vendedor consultivo se destaca quando entende o impacto do produto sobre os negócios do cliente. Podemos entender a postura do vendedor consultivo como a de um médico, que analisa exames laboratoriais, faz questionamentos ao paciente e só então prescreve um tratamento.

Como funciona o processo de venda consultiva?

O processo de venda consultiva começa quando o representante do cliente reconhece um problema ou uma necessidade através da apresentação do vendedor. Habilmente, o vendedor deverá demonstrar o produto como solução para este problema. O reconhecimento da existência do problema pode acontecer por estímulo do vendedor ou por conhecimento prévio por parte do cliente. O vendedor que conhece o mercado e o negócio deste cliente terá mais informações para embasar sua atuação, com maiores chances de sucesso. Sabendo, por exemplo, que o cliente está desenvolvendo um novo produto, o vendedor pode oferecer as máquinas ou a matéria-prima ideais para reduzir o custo de produção. Apresentando os argumentos certos, o vendedor nem precisará “vender”. O cliente se convencerá que a melhor solução para seus problemas está nos produtos apresentados pelo vendedor e pedirá um orçamento. Realizada a pesquisa para entender como funciona a empresa do cliente e quais suas necessidades atuais, será realizado o diagnóstico. O momento do diagnóstico é aquele no qual validam-se as premissas da pesquisa e apresentamos ao cliente a solução ideal para seu problema. Durante a implementação, o cliente entende que realmente tem um problema e que poderá perder muito mais se não fechar negócios com sua empresa. É o momento da venda, da prescrição do tratamento. A venda acontece como consequência natural da apresentação que o vendedor consultivo realizou. Depois disso, o acompanhamento se faz necessário para fidelizar o cliente e mantê-lo fiel a sua empresa. O cliente bem atendido antes, durante e depois da compra, vai continuar fechando novos negócios com sua empresa e ainda vai indicar parceiros como novos clientes.

Venda consultiva X Venda tradicional

Na venda tradicional, o vendedor dispõe de mais tempo para o momento do fechamento da venda e menos tempo para planejar o contato com o cliente. Quando a venda consultiva faz parte da estratégia, o trabalho começa no planejamento, onde serão realizados todos os estudos para levar ao cliente os melhores argumentos de venda. Somamos a isso a necessidade de apresentar o produto como uma solução, não apenas como algo de consumo desejável. Na venda tradicional, o produto é empurrado ao cliente. Durante a venda consultiva, o cliente é levado a acreditar que o produto é uma solução para seus problemas e só a sua empresa detém os valores ideais para convencê-lo a comprar. No momento do fechamento da venda, o cliente abordado pela técnica de venda consultiva já está praticamente convencido de que deverá fechar o negócio. Isso não aconteceu por lábia do vendedor ou pelo cansaço. As técnicas utilizadas pelo vendedor e as pesquisas realizadas previamente o levaram a conhecer o cliente e a responder a todas as suas objeções. Mais do que isso, o vendedor compreendeu quais problemas seu produto poderia resolver e apresentou as justificativas certas para que o cliente tomasse sua decisão. É uma abordagem diferenciada. O cliente compra a ideia e o valor associados ao produto.

Vantagens da venda consultiva

As vantagens da venda consultiva são:
  • grande possibilidade de venda de quantidades maiores de produto, gerando ticket médio de valores mais robustos;
  • possibilidade de oferta de mix de produtos;
  • fidelização do cliente.
As empresas que utilizam a venda consultiva se sobressaem porque oferecem diferenciais percebidos pelo cliente, como a habilidade de oferecer exatamente o que o cliente precisa para solucionar um problema. Através da identificação das necessidades dos clientes, a empresa vendedora pode aprimorar seus produtos e serviços, tornando-se ainda mais competitiva no mercado.

O diferencial de uma venda consultiva

A oferta de um produto através da venda consultiva é ativa durante todo o tempo que dura a visita. Ela não acontece explicitamente como na venda tradicional, conforme já comentamos. A venda consultiva é orgânica, consequência do reconhecimento da necessidade do produto pelo cliente. A necessidade de uma conectividade maior entre vendedor e cliente estreitam o relacionamento e fidelizam o cliente. Essa relação de cumplicidade e confiança construída pelo vendedor consultivo gera negócios futuros e indicações para outros contatos.

As seis etapas das vendas consultivas

Se você tiver a sensação de já ter visto isso antes, leia com bastante calma e perceberá que as semelhanças são apenas aparentes. As etapas da venda consultiva se assemelham muito com outras ferramentas de vendas, mas apresentam diferenças estruturais que mudam a atuação do vendedor. Vamos a elas. Etapa #1: Prospecção. Depois de estudar o mercado e as características do produto que vai oferecer, o vendedor precisa entender qual o perfil ideal do potencial cliente para este produto. Sem esquecer que estamos lidando com clientes empresariais, não basta dispor do perfil ideal, mas conhecer o cliente com maior propensão à compra do produto. Selecionado o público-alvo, o vendedor deverá utilizar-se de algumas ferramentas para selecionar os clientes que serão visitados:
  • utilizando as técnicas de lista de e-mails, com a divulgação de conteúdos que induzam o cliente a deixar seu contato devido ao interesse no assunto abordado;
  • pesquisando nas redes sociais, onde o cliente deixa pistas sobre suas necessidades atuais e sobre seus negócios;
  • pedindo indicações a outros clientes;
  • participando de feiras e congressos.
Etapa #2: Qualificação. Tendo a lista de potenciais clientes em mãos, é hora de verificar se eles realmente tem condições de se beneficiar dos produtos e serviços que você quer oferecer. Por ser mais trabalhosa, um vendedor consultivo não deve perder tempo com .clientes que não podem adquirir o produto. Uma coisa é o cliente tomar conhecimento de todo o script e não se interessar. Outra bem diferente é ele gostar e não poder comprar. No primeiro caso, não temos como prever qual será a reação do cliente. No segundo, é possível antever a situação e evitar a perda de recursos. Através de pesquisas, é possível responder, para cada caso:
  • se a pessoa que se apresentou ao vendedor é a tomadora de decisão do cliente;
  • quais as consequências se o cliente demorar para decidir;
  • se o cliente tem a verba necessária para adquirir o produto dentro das condições propostas;
  • quais as metas deste cliente e se o seu produto será importante para o atingimento delas.
Existe a possibilidade de se descobrir que a empresa visitada não é o consumidor ideal, logo no princípio da visita. Isso minimiza os transtornos de chegar até o fim da apresentação e descobrir no fim do processo que você perdeu tempo. Dependendo do caso, se descoberto durante a entrevista que o cliente não vive um bom momento para investir em seu produto, esse contato pode ser importante para uma visita futura. É só acompanhar e voltar a entrar em contato. Etapa #3: Apresentação. É o momento de pesquisar novamente nas redes sociais, com uma lista de potenciais clientes mais enxuta. Quanto mais informações sobre o cliente e sua situação atual, mais fácil fazê-lo entender que você está oferecendo uma solução, não um produto. Todas essas informações deverão ser usadas na apresentação que você fará da solução que está oferecendo. Isso personaliza a apresentação, fazendo com que o cliente perceba que você se preparou para visitá-lo e não veio somente com um PowerPoint padronizado. Etapa #4: Negociação. Negociar é um ato de troca. No relacionamento B2B, o cliente deve ser ouvido o tempo todo, inclusive durante sua apresentação. O foco está na solução dos problemas deste cliente, não na sua venda propriamente dita. Uma é consequência da outra e o cliente deve acreditar que você está ali para ajudar. Etapa #5: Fechamento. Essa deve ser a etapa mais tranquila de todas. O vendedor deve convencer o cliente sobre o valor do produto ou serviço que está sendo oferecido, de forma que seja natural o fechamento do negócio ao final da apresentação. O fechamento é apenas uma fase de formalidades, assinatura de propostas. Mantenha alinhadas as expectativas neste momento e deixe para o cliente um cronograma para acertos finais e entrega do que foi ofertado. Etapa #6: Pós-Venda. O vendedor consultivo também presta atendimento de pós-venda. Ele é o melhor contato entre a empresa que vendeu e a empresa que comprou, porque detém o conhecimento de ambos os lados. Ele sabe a quem recorrer dentro da empresa para resolver o problema do cliente ou quem deverá ser indicado para prestar uma consultoria. É mantido o atendimento personalizado, sem abrir mão de oferecer ao cliente um serviço de atendimento ao consumidor que possa auxiliá-lo a qualquer hora do dia ou da noite. Tudo dependerá, neste ponto, de qual tipo de produto estamos tratando. Empresas fornecedoras de softwares precisam ter um canal de atendimento 24 horas, a serviço de qualquer usuário do produto. Neste exemplo, não é o vendedor consultivo quem vai entrar em ação, mas um técnico especializado, que estará disponível via telefone ou chat para tirar as dúvidas na hora.

Perguntas poderosas em vendas consultivas

Desenvolvido a partir da observação de 35 mil chamadas de vendas, o termo SPIN Selling foi criado para esclarecer a necessidade de se fazer as perguntas certas durante uma negociação. SPIN devido às iniciais dos tipos de perguntas, em inglês, conforme demonstramos abaixo: S: Situation questions (perguntas de situação); P: Problem questions (perguntas sobre problemas); I: Implication questions (perguntas sobre implicações); N: Need-payoff questions (perguntas sobre necessidades). Perguntas de situação são a base do ciclo de vendas, onde será possível enxergar qual a o cliente como um todo e qual situação vive no momento. Quanto melhor for o planejamento antes da visita ao cliente, maior será o entendimento sobre a situação e sobre a possibilidade do cliente fechar negócio ao final de sua apresentação. Nas perguntas sobre problemas, são identificadas quantos e quais são os problemas a ser solucionados pelo produto a ser oferecido. Um vendedor habilidoso deve tirar o máximo de informações do cliente nesse momento, de forma tal que ele entenda quão grave é o problema identificado. Perguntas sobre implicações visam antecipar ao cliente quais oportunidades ele perderá se não fechar o negócio. Uma vez que o cliente já entendeu que tem um problema, as perguntas sobre implicações são usadas para que o cliente comece a visualizar sua empresa como ideal para solucioná-los. Perguntas sobre necessidades são realizadas para demonstrar ao cliente que você tem a solução ideal para seus problemas. Esse é o momento em que o problema deve ser deixado de lado. O foco agora é na solução, no seu produto. Um exemplo de pergunta sobre necessidades seria: “De que forma uma máquina mais rápida poderia ajudar a incrementar a produção de sua empresa sem aumentar seus custos?” Ao responder a uma pergunta como essa, o cliente vislumbra o lucro que poderá ter pela aquisição das máquinas que foram oferecidas pelo vendedor consultivo.

Técnicas de vendas consultivas

O vendedor consultivo faz mais perguntas ao cliente do que fala. O tempo todo, ele se coloca à disposição para entender seus negócios, seus problemas e sua situação. As soluções oferecidas pelo vendedor consultivo são específicas e personalizadas para aquele cliente, não são massificadas. Os contatos com vendedores consultivos tendem a ser mais pessoais, com troca de informações mútuas entre ele e o cliente. O vendedor consultivo é um profundo entendedor do produto oferecido e do mercado onde atua. Desta forma, ele traz informações relevantes e interessantes ao cliente, tornando-se seu consultor e fonte de conhecimento. A venda consultiva termina sempre com um compromisso do cliente. Como as compras corporativas não costumam acontecer por impulso e são decididas em comitê, o compromisso pode ser firmado pela entrega de um orçamento, com a promessa de contato futuro para informar sobre a decisão. O compromisso pode ser a efetivação da compra, especialmente quando a pessoa que recebeu o vendedor consultivo for a tomadora de decisão em nome do cliente. Isso também acontecerá após o fim de uma apresentação a um comitê, onde todos os tomadores de decisão já estarão presentes.

Como adotar a venda consultiva e usar esta abordagem para fechar mais negócios

O vendedor consultivo deve ter o perfil de empreendedor. Isso porque ele pensa suas ações com foco no profundo conhecimento que deverá ter sobre duas empresas: aquela onde atua e o cliente. O vendedor consultivo ideal conhece sobre os produtos oferecidos, sobre os processos de produção, entrega e funcionamento. Ele sabe de antemão que seus produtos podem agregar valor aos negócios do cliente. O vendedor consultivo tem visão empresarial e sabe posicionar-se diante de executivos e gerentes de compras. Devido a este perfil, ele consegue demonstrar ao cliente quantas e quais são as vantagens de fechar negócios com ele. O foco do vendedor consultivo está na demonstração de que sua empresa resolverá os problemas do cliente. Como consequência, trará um resultado de vendas robusto e fidelizará um cliente importante para a empresa.

Conclusão: Pronto para adotar a venda consultiva na sua empresa?

Traçamos para você o perfil do vendedor consultivo e fornecemos as informações necessárias para que entenda como a venda consultiva pode ajudar sua empresa a vender mais. Melhor do que aumentar o número de vendas é aumentar o ticket médio de cada negócio, o que significa menor esforço de venda e maior retorno. A fidelização do cliente como consequência da venda consultiva é uma vantagem extra porque permite dar continuidade às vendas periodicamente. Por isso, o vendedor consultivo deve atuar como um verdadeiro consultor, disponível e interessado nos negócios do cliente. A venda consultiva não se encerra na entrega do produto, conforme vimos aqui. Há todo um trabalho extra de pós-venda. Os contatos do vendedor consultivo tendem a continuar após a venda, estreitando ainda mais o relacionamento com cada cliente. Acreditamos que sua empresa já esteja pronta para dar início aos negócios com adoção da venda consultiva. Para ampliar ainda mais seus conhecimentos, sugerimos a leitura de outros posts: Gostou do conteúdo? Acreditamos que sim, mas queremos de fato saber como ele impactou seu posicionamento sobre o assunto. Deixe suas impressões e comentários ao final de sua leitura. Bons negócios!
Compartilhe:

A utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO está condicionada aos Termos e Condições de Uso Aplicáveis e a Política de Privacidade abaixo:

1. ACEITE A POLITICA DE PRIVACIDADE

1.1. Ao se cadastrar no Aplicativo ou no Site, e utilizar o “QUALIFICA”, o USUÁRIO reconhece que está consentindo expressamente e livremente, com a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO informados no cadastro, na seleção do PLANO PAGO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA”, para as finalidades e de acordo com as condições previstas no presente instrumento.

1.2. O USUÁRIO reconhece que a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, é condição indispensável para a utilização do “QUALIFICA”, nos termos previstos no Artigo 9º, §3º, da Lei nº. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

2. ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

2.1. A MLEARN se reserva o direito de modificar, incluir e/ou alterar as condições da presente Política de Privacidade, a qualquer tempo, a seu exclusivo critério e independente de aviso prévio do USUÁRIO, sendo que tais alterações passarão a vigorar imediatamente após a publicação das alterações no Aplicativo ou no Site.

2.2. A MLEARN recomenda que o USUÁRIO releia regularmente a Política de Privacidade, para verificar as últimas atualizações. Caso o USUÁRIO não concorde com qualquer modificação, inclusão ou alteração na Política de Privacidade, o USUÁRIO deverá cessar o uso do “QUALIFICA”.

3. DADOS E INFORMAÇÕES COLETADOS

3.1. No ato do cadastro o USUÁRIO fornece os seguintes dados pessoais a MLEARN: (i) nome completo; (ii)conta de e-mail; (iii)número de celular.

3.2. Caso o USUÁRIO selecione um PLANO PAGO, o USUÁRIO fornece a MLEARN na Página de Seleção do Plano Pago os seguintes dados: (i) nome completo; (ii) número de CPF; (iii)número de celular; (iv)endereço completo; (v) dados do cartão de crédito.

3.3. No decorrer da utilização do “QUALIFICA” o USUÁRIO poderá, a seu exclusivo critério, fornecer os seguintes dados a MLEARN: (i) classificações e opiniões emitidas sobre os cursos, conteúdos e demais funcionalidades disponíveis no “QUALIFICA”; (ii) definições de preferências e configurações no seu cadastro.

3.4. No decorrer da utilização do QUALIFICA, a MLEARN coleta automaticamente as seguintes informações relacionadas ao uso do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO: (i) atividades realizadas pelo USUÁRIO no “QUALIFICA”, como como inscrições em cursos, lições finalizadas, certificados recebidos e funcionalidades utilizadas; (ii) IDs ou outros identificadores únicos de aparelhos, características de aparelhos e software, informações sobre a conexão, estatísticas sobre visualizações de página, URLs de origem, endereço de IP (pode nos indicar sua localização geográfica geral), navegador e dados padrão de logs de servidores da Internet; (iii) informações coletadas pelo uso de cookies, pixels, web beacon, memória cachê dos servidores e outras tecnologias, incluindo dados de anúncios.

4. FINALIDADE

4.1. A MLEARN utilizará os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, para as seguintes finalidades, com as quais o USUÁRIO expressamente declara ter pleno conhecimento e concordância ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA”: (i)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (ii)para o tratamento e uso compartilhado de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (iii)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO; (iv)para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral; (v)para a proteção do crédito (incluindo medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais); (vi)para garantir o cumprimento dos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, incluindo o combate à fraude ou a prática de quaisquer ilícitos; (vii)para enviar ao CLIENTE qualquer comunicação prevista nos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, na Política de Privacidade, ou nos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO.

4.2. Ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA” o USUÁRIO expressa e livremente consente com a realização pela MLEARN da coleta e utilização das informações relacionadas nos itens 3.3 e 3.4 acima, para as seguintes finalidades: (i) para viabilizar a utilização do “QUALIFICA”; (ii) para atender a interesses legítimos da MLEARN;

(iii) para viabilizar a prestação do suporte remoto; (iv) para fins de produção de relatórios estatísticos de audiência dos cursos, conteúdos e funcionalidades do “QUALIFICA” utilizados; (v) para o planejamento comercial e de marketing do “QUALIFICA”; (vi) para melhorar a personalização dos cursos, conteúdos e funcionalidades disponibilizadas ao USUÁRIO através do “QUALIFICA” e melhorar a experiência do USUÁRIO.

5. COMPARTILHAMENTO COM TERCEIROS

5.1. A MLEARN não compartilhará, nem tampouco fornecerá a terceiros os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo nas hipóteses previstas a seguir: (i)para seus representantes, prepostos, empregados, gerentes ou procuradores, bem como para parceiros e terceiros que prestem serviços ou trabalhem em nome da MLEARN, incluindo previsão contratual de dever de manutenção da confidencialidade das informações por esses parceiros e terceiros; (ii)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (iii)para a disponibilização em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal disponibilização; (iv)para o exercício e defesa de quaisquer direitos da MLEARN, no âmbito de processos judiciais, administrativos ou arbitrais; (v)para o compartilhamento de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (vi)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, a Política de Privacidade, aos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, ou de medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais.

5.2. Caso o USUÁRIO esteja utilizando o “QUALIFICA” mediante contrato firmado por um PARCEIRO COMERCIAL, ou por TERCEIRO FACILITADOR, a MLEARN poderá compartilhar os dados do “USUÁRIO” e as informações coletadas em decorrência da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO ao respectivo PARCEIRO COMERCIAL ou ao respectivo TERCEIRO FACILITADOR.

6. DADOS COLETADOS ATRAVÉS DOS LINKS

6.1. O USUÁRIO reconhece que ao acessar os links disponíveis no “QUALIFICA” que remetem a websites, conteúdos ou recursos de terceiros, terceiros poderão coletar, utilizar, armazenar e compartilhar outros dados do USUÁRIO, os quais não são controlados pela MLEARN. Ciente disto, o USUÁRIO expressamente concorda que a MLEARN não se responsabilizará pelos dados coletados, utilizados, armazenados ou compartilhados por terceiros, nem tampouco pela política de privacidade dos mesmos. Ao acessar os links, recomendamos que o USUÁRIO leia a política de privacidade de cada website, conteúdo ou recurso acessado.

7. HOSPEDAGEM DOS DADOS E INFORMAÇÕES

7.1. Os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, poderão ser armazenadas em servidores de seu data center ou de terceiros contratados, a critério único e exclusivo da MLEARN.

8. SEGURANÇA

8.1. A MLEARN adota medidas de segurança administrativa, física e eletrônica para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, contra perda ou roubo, acesso não autorizado, divulgação, cópia ou uso indevido.

8.2. O USUÁRIO reconhece que apesar das medidas de segurança adotadas pela MLEARN para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, dada a própria natureza da transmissão de informações através da internet, não é possível garantir que as informações transmitidas por este meio sejam absolutamente invioláveis, não podendo a MLEARN garantir a segurança de qualquer informação transmitida pelo USUÁRIO a MLEARN por meio da internet.

8.3. O USUÁRIO reconhece ainda que nenhum equipamento, software, servidores de dados, servidores de aplicações ou data centers está imune a invasão ou ataque de “hackers” ou qualquer outro agente malicioso. Desta forma, a MLEARN não será responsável por qualquer dano, utilização ou divulgação de dados e informações do USUÁRIO, resultantes dos referidos ataques.

8.4. Os dados pessoais do USUÁRIO são protegidos por CREDENCIAIS DE ACESSO criadas pelo próprio USUÁRIO, o único responsável por manter a guarda e confidencialidade de suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”, além de ser o único responsável por qualquer atividade que ocorra com as suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”.

9. CONFIDENCIALIDADE

9.1. A MLEARN se compromete a manter a privacidade e confidencialidade sobre os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo se a utilização dos mesmos, for expressamente autorizada por força deste instrumento.

9.2. Sem prejuízo do disposto nos itens acima, a privacidade e confidencialidade deixam de ser obrigatórias, se comprovado documentalmente que as informações relacionadas aos dados pessoais do CLIENTE e demais informações coletadas: (i) Estavam no domínio público na data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago; (ii)Tornaram-se partes do domínio público depois da data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago”, por razões não atribuíveis à ação ou omissão das partes; (iii)Foram reveladas em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal revelação.

10. PRAZO DE MANUTENÇÃO

10.1. A MLEARN manterá os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, pelo prazo de 365 dias, após o cancelamento do cadastro do USUÁRIO no “QUALIFICA”, independente do motivo do cancelamento do cadastro. Podendo este prazo ser ampliado, em caso de autorização, alteração ou determinação por algum regulamento, decreto ou legislação aplicável.

11. DIREITOS DO USUÁRIO

10.1. Fica assegurado ao USUÁRIO, a qualquer momento, solicitar perante a MLEARN: (i) acesso aos dados pessoais e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento; (ii) correção de seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;

(iii) a eliminação dos seus dados pessoais dos servidores da MLEARN, ressalvado as hipóteses em que a MLEARN for obrigada a manter os dados do USUÁRIO por força de previsão contratual, legal ou regulatória.

12. CONTATO

11.1. O USUÁRIO poderá contatar a MLEARN por meio do e-mail contato.qualifica@mlearn.com.br, caso deseje obter informações sobre os dados do USUÁRIO coletados, caso deseje atualizar, alterar ou apagar seus dados pessoais, ou ainda, caso tenha qualquer dúvida em relação a esta Política de Privacidade, ou caso, queira relatar qualquer violação ao presente instrumento.

13. DISPONIBILIZAÇÃO

13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.