Os SVAS possuem atualmente um papel fundamental nos Provedores de Internet. Eles podem representar um forte gatilho na tomada de decisão dos clientes.
Por isso, escolher um SVA não é uma tarefa tão simples.
Os clientes de Provedores de Internet estão muito atentos aos serviços oferecidos pela concorrência e qualquer coisa pode ser um fator para gerar a mudança de empresa.
Por isso, é necessário levar em consideração não apenas o que a concorrência pratica, mas também o que o seu cliente está interessado.
Atrair e manter novos usuários está cada vez mais difícil e complexo, devido a alta exigência dos consumidores que agora tem a sua disposição inúmeras possibilidades.
Mas, um fato que nunca muda é que um cliente satisfeito, raramente deixa sua empresa por motivos banais.
Portanto, neste artigo vamos abordar alguns temas importantes para você entender o que precisa levar em consideração na hora de escolher o seu SVA Educacional.
Você está pronto para entender esses segredos e aplicar no seu Provedor de Internet? Então vamos em frente!
Pense Estrategicamente
E aja estrategicamente.
É muito comum que o Provedor de Internet tome a decisão de incluir um SVA - Serviço de Valor Adicionado - a seu pacote de serviços sem qualquer objetivo.
Isso não deve ser feito dessa maneira. Quem não sabe para qual caminho seguir, qualquer caminho serve, já diria o coelho de Alice.
E apesar de uma fábula infantil, isso é muito real.
Todos os dias presenciamos empresas que, para não ficarem para trás, tomam decisões precipitadas que levam ao caminho errado.
É possível evitar isso?
Com toda certeza sim!
Fazer um planejamento estratégico não é ficar meses pensando para tomar uma decisão, mas um momento em que você para, pensa nos seus objetivos e metas, detalha isso de alguma maneira, escrevendo quais passos vai dar para atingir tal objetivo.
Isso é o mapa, a rota que você irá seguir para chegar onde determinou, com menos chances de falhas no percurso.
Treine a Equipe de Atendimento
Nós precisamos sim, falar sobre esse ponto!
Apesar de saber o quanto ele é importante, é muito comum que os Provedores de Internet não deem a atenção devida.
Qual é o motivo para este assunto sempre voltar?
Os seus canais de atendimento podem ser decisivos não apenas para esclarecer seus clientes, ajudá-los com aspectos burocráticos, mas também para reforçar os pontos positivos do seus serviços.
Colaboradores mal treinados tendem a não tratar os benefícios da empresa ou não repassar o que os clientes estão recebendo.
Se for necessário, crie scripts e roteiros de atendimento, onde essas informações a respeito do que o cliente possui no pacote de serviços, inclusive SVAS, sejam repassados para o cliente para que ele tenha consciência do valor agregado que receberá junto com seu plano.
Foco no Cliente
Muitas vezes, nós como empreendedores estamos sempre tentando visualizar o próximo passo.
Como iremos crescer, atrair mais clientes, vencer o concorrente, ter mais colaboradores.
E nos esquecemos de cuidar do básico, o cliente que já está conosco.
Acima, falamos sobre treinar a equipe de atendimento e isso é importante, porque ela extrai inúmeros dados que podem gerar indicadores de como anda a satisfação do cliente do seu Provedor de Internet.
Entregas desalinhadas, em desacordo com os interesses vão aumentar a sua chance de churn, que são os clientes deixando a empresa em um curto período de tempo.
Não adianta colocar no planejamento ofertas agressivas, serviços altamente inovadores, ações maravilhosas, se o básico não está sendo feito.
Na maioria das vezes, o cliente não quer coisas tão rebuscadas.
E como você vai descobrir isso?
Olhando para ele, estudando seu comportamento, fazendo pesquisas, como a NPS e tomando decisões assertivas, baseadas nos dados coletados.
Tipos de SVA
Antes de entrar no assunto SVAS, falamos sobre ações estratégicas e operacionais.
Isso tem um motivo. Escolher um SVA e incluir no pacote de serviços do seu Provedor de Internet precisa ser uma decisão planejada.
Nunca faça uma escolha baseada no que os concorrentes estão fazendo, pois eles podem ter errado e essa informação você não terá antes que cometa o mesmo erro.
Portanto, antes de partir para a decisão de ter um SVA, estude o tema. Aqui no blog do Qualifica Cursos, temos vários artigos explicando cada detalhe do que são os SVAS.
Vale a pena dedicar um tempo a isso.
Agora, vamos entender quais tipos de SVA existem, para que você possa avaliar as possibilidades existentes.
O SVAS podem ser apresentados na forma de:
- Contas de e-mail
- Armazenamento em nuvem
- Serviços de SMS
- Aplicativos de entretenimento
- Aplicativos de Educação
- Aplicativos de Notícias e muitos outros
Ou seja, um SVA é qualquer serviço que auxilia ou que faz parte do pacote de serviços do seu Provedor de Internet, mas que não é fundamental para que o serviço principal seja fornecido.
Escolhendo o SVA Educacional
Como vimos, temos inúmeros tipos de SVA. Os educacionais são uma das opções.
Por que então diante de tantas possibilidades, você deveria escolher um SVA educacional para o seu Provedor de Internet?
A resposta, embora simples, passa por esses temas que pautamos desde o início: estratégia, foco no cliente, oferta de valor.
A grande vantagem do SVA Educacional é que ele reúne todos esses componentes na sua entrega.
Um SVA educacional, como o Qualifica Cursos, atende a diversos tipos de públicos e tem uma entrega que qualquer pessoa pode se beneficiar.
Afinal, todo mundo deseja aumentar a sua qualificação, investir na carreira e ter novas possibilidades através da educação.
Porém, não basta escolher um SVA educacional apenas, sem levar em consideração alguns fatores, como:
Qualidade dos Serviços:
Ao tomar essa decisão avalie a qualidade dos serviços oferecidos.
Veja se o conteúdo, a didática, os professores estão alinhados com os interesses do mercado, ou seja, dos clientes do seu Provedor de Internet.
De nada adianta ter um SVA Educacional se ele tem um conteúdo irrelevante.
Facilidade e Usabilidade:
Veja se o serviço oferecido na plataforma é fácil de usar. A usabilidade tem fator decisivo na continuidade do aluno na plataforma.
Se houver dificuldade em acessar os serviços, a área de estudos, de fazer os cursos e, em estudar, certamente ele ficará desmotivado e vai deixar de usar rapidamente.
Atualização Constante:
Outro ponto importante é a atualização constante.
Os cursos precisam ter temáticas atuais, assuntos demandados pelo mercado de trabalho e que realmente farão sentido para o seu cliente dedicar tempo estudando.
Se o conteúdo dos cursos estiver obsoleto, fuja! Pois seu cliente não irá valorizar também.
Parceria do Fornecedor:
A parceria e proximidade com o fornecedor do SVA Educacional é um ponto fundamental.
Isso ajuda a manter a comunicação alinhada e constante com o seu cliente.
O fornecedor pode ficar responsável por criar peças de divulgação, publicidade e comunicação para que você sempre envie aos clientes e mantenha a constante atualização de novidades para estimular os usuários a não deixarem de usar o SVA Educacional.
Agora que você chegou até esse ponto e decidiu ter um SVA Educacional no seu Provedor de Internet, queremos dizer que o Qualifica Cursos é para você, pois nós entregamos tudo isso!
Entre em contato com nosso time de atendimento, agende uma reunião, e saiba como incluir o Qualifica SVA no seu Provedor de Internet, hoje mesmo!