As mudanças no mercado são inevitáveis e estar preparado para elas é a sua única chance de manter seu provedor de internet competitivo.
Mudanças. Afinal, quem quer lidar com elas?
É claro, que se houvesse um jeitinho, nós o usaríamos para evitar que elas chegassem.. não é mesmo?
Mas, é inevitável. O mercado está em constante evolução e quem resiste às mudanças, fica obsoleto.
O Provedor de Internet que não se adaptar está fadado a deixar o mercado rapidamente.
Estabilidade não existe
Flávio Augusto, fundador de várias empresas, autor de inúmeros livros e um dos grandes empreendedores no cenário brasileiro, sempre reforça essa máxima:
Estabilidade não existe. Nem para o empresário, nem para o funcionário.
A única coisa que pode ser considerada como certa, é a mudança seja ela de qualquer natureza.
E suas credenciais o fazem ter muita certeza disso. Ele é uma referência quando se trata de empreendedorismo no Brasil.
Assim, por mais que você deseje viver no seu Provedor de Internet momentos de grandes calmarias, saiba que não será assim eternamente.
O mercado e a linearidade
Um mercado que não mude constantemente, demonstra estagnação.
Setores que não evoluem fatalmente serão substituídos por outros que vão ocupar um espaço deixado.
Um bom exemplo disso é a substituição dos táxis pelo uber.
Os próprios consumidores estão buscando pela inovação, e eles a adotam logo que entendem que o novo traz mais benefícios.
Esquecendo o antigo com a mesma rapidez de um vídeo no Tik Tok!
Se você sente que o seu mercado não tem flutuações, não tem picos de alta demanda nem de baixa, talvez seja a hora de rever o que está sendo feito.
Pois não é comum, nem recomendável ficar “parado”, estagnado no mesmo lugar e apostando no “ver o que acontece”!
Quando você decidir tomar uma decisão, pode ser tarde!
As mudanças no mercado de Telecom
Todos os mercados estão mudando. A tecnologia avança tão rápido que itens ficam obsoletos em um piscar de olhos.
E o mercado de Telecom - Telecomunicações - segue na mesma esteira.
Por isso, você precisa acompanhar as tendências não apenas locais, do município ou estado onde atua, mas nacionais e até mesmo globais.
É possível encontrar boas referências e inspiração sobre o que você pode aplicar no seu Provedor de Internet em empresas dos Estados Unidos ou Europa.
Você já tinha pensado nisso?
Tudo que nos chega, geralmente acontece antes nesses países e assim você pode ter uma boa noção das mudanças que vão acontecer se ficar de olho nesses mercados.
Além das novas tecnologias a serem adotadas pelo mercado, é possível entender estratégias usadas para obter mais resultados.
Mas, além de ficar por dentro do que está acontecendo em outros lugares, existe mais alguma maneira de se preparar?
E a resposta é sim!
Continue lendo esse artigo que agora vamos apresentar algumas ideias práticas para você adotar no seu provedor de internet.
Esteja sempre um passo à frente da sua concorrência no que tange às mudanças de mercado Telecom!
Aprenda a analisar o cenário
Mais importante que olhar o cenário externo, de outros países, ou dos seus concorrentes é saber o que levar em consideração.
Nem tudo que é feito em um lugar, vale para o outro.
Aprenda a enxergar as tendências mais genéricas, ou seja, que não específicas para determinada empresa, momento, ou local.
Extraia apenas aquilo que você considera relevante para aplicar no seu provedor de internet.
Crie um planejamento estratégico
Após compreender o que realmente importa, e separar do que é passageiro, comece a se preparar.
Trace um plano que vai te levar do ponto A - que você está agora - até o ponto B - cenário desejado.
No planejamento, indique estratégias e ações que serão executadas, as ferramentas adotadas e o prazo para ser implementada.
Lembre-se que o tempo é decisivo e que ficar muito tempo pensando no que fazer, tentando ser perfeccionista pode te fazer perder o momento certo!
Então, planeje-se e seja rápido!
Faça uma gestão efetiva
Se vai delegar o planejamento para a equipe, certifique-se de que todos compreenderam e que cumpram o combinado.
Delegar é importante, mas não deixe de verificar se está sendo executado e principalmente se haverá necessidade de rever o plano.
Como gestor é importante mostrar presença e interesse. Não faça um planejamento e esqueça com a equipe.
Ela pode ficar desmotivada e não executar adequadamente. Depois, não adianta reclamar!
Coloque o consumidor no centro
Ao criar o seu planejamento, tenha em mente que as mudanças são no mercado de telecom, mas quem está no centro de tudo isso são as pessoas.
É preciso considerar o seu público o tempo todo!
São seus clientes que vão receber as mudanças que você irá adotar e você precisa antes entender se isso é desejado por eles.
Mas aqui é importante ter um pouco de atenção! Nem sempre o cliente sabe que uma inovação existe ou que gostaria de usá-la.
Cabe a você, como líder do provedor de internet, decidir se é o momento certo para essas mudanças e agir para que o consumidor entenda o benefício, aceite e adote no seu dia a dia.
Automatize processos
Pode parecer um pouco contrário ao que foi falado acima sobre ter atenção às pessoas e agora sobre automatização.
Mas, isso tem um motivo e é bem simples. Processos podem ser geridos de forma automatizada. Pessoas não.
Com um simples software, você pode ganhar muito tempo realizando tarefas que são repetitivas.
Isso significa que sobrará mais tempo para você fazer ou rever o planejamento, acompanhar a execução, olhar para os clientes e corrigir a rota mais rápido, sempre que necessário.
Aposte em soluções de diferenciação
Parabéns, se você chegou até aqui realmente significa que está pronto para levar seu provedor de internet para o próximo nível!
Há várias maneiras de gerar diferenciação no seu negócio.
Pode haver diferenciação no produto, nos serviços, no atendimento, etc.
Tudo deve ser feito de acordo com o que está no seu planejamento e com os objetivos que se deseja atingir.
Lembre-se que você está se preparando para já estar pronto quando as mudanças no mercado de Telecom surgirem.
Isso significa que você estará um passo à frente sempre.
Uma das maneiras que você tem de incluir diferenciação nos serviços é criar um pacote de SVAS muito atrativo para os seus clientes.
O SVA é um serviço de valor adicionado que vai gerar inúmeros benefícios para os clientes do seu provedor de internet.
O Qualifica Cursos, por exemplo, é um SVA na área de educação.
Com ele, você pode beneficiar seus clientes com milhares de cursos, sobre temas diversos, incluindo um MBA em Liderança para o Futuro com diploma reconhecido pelo MEC.
Caso decida-se por adotar os SVAS vai perceber a diferença de forma muito rápida!
Quer saber como ter o Qualifica Cursos SVA no seu Provedor de Internet?
É muito simples, clique aqui e agende uma conversa com a gente!