A alta carga tributária do Brasil por muitas vezes sobrecarrega os empreendedores, principalmente quando estão iniciando.

Isso não é muito diferente com os Provedores de Internet

Esse é um tema que deve ser ponto de atenção desde o início para evitar que a empresa tenha a saúde financeira prejudicada.

Além dos custos para abrir um Provedor de Internet e operar de forma legalizada, existem outros que devem ser pagos de forma recorrente.

Se você está preocupado com esses valores, certamente já se questionou se existe alguma maneira de reverter esse quadro.

E é sobre isso que vamos falar hoje e te dar algumas recomendações práticas.

Por isso, leia esse artigo até o final!

Por que existe essa tributação?

No Brasil, todas as pessoas são tributadas de alguma maneira.

Seja pessoa física - seu CPF, ou pessoa jurídica - seu CNPJ.

As pessoas físicas em geral são tributadas na forma de pagamentos de impostos sobre compra de produtos e serviços, INSS, IRPF, entre outros.

Já as pessoas jurídicas, as empresas, são tributadas conforme o regime tributário em que operam. Esses podem ser Simples Nacional, Lucro Presumido, etc.

Mas, o que são os tributos e por que pagamos, afinal?

Os tributos são pagamentos obrigatórios, ou seja, não podemos deixar de fazê-los.

Caso isso ocorra, sofremos penalidades, como ter que pagar multa, ter serviços suspensos, etc.

Eles podem ser cobrados na forma de impostos, taxas e contribuições.

Cada tributo terá uma finalidade diferente e podem ser federais, estaduais, municipais, etc.

Os tributos servem para custear tanto a máquina estatal quanto os serviços públicos, como saúde, educação e segurança.

Assim, cada um pode servir a um propósito que, de modo geral, é revertido em benefícios sociais/comunitários.

Qual é a carga tributária para Provedores de Internet?

Os impostos no Brasil para as empresas de Telecom, ou seja, os Provedores de Internet é bem alta.

Um dos principais tributos pagos é o ICMS - Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços - e trata-se de um imposto estadual.

A arrecadação do ICMS é feita conforme o enquadramento das empresas no Simples Nacional, lucro presumido e lucro real. 

Porém, as taxas podem variar entre 27% e 27% dependendo do estado em que você esteja.Sim! São valores bem expressivos que incidem sobre os serviços do Provedor de Internet e esses custos costumam ser repassados para o consumidor.

E, como sabemos, esses não são os únicos impostos, há muitos outros custos que encarecem a operação do Provedor de Internet.

Se o Provedor de Internet não buscar maneiras de reduzir esses custos, pode ter um valor acima dos concorrentes e tornar seus serviços pouco atrativos para o consumidor.

Agora você já deve estar bem interessado em saber como pode mudar esse cenário.

Vamos falar sobre isso!


Quais opções para diminuir a carga tributária

É comum que o Provedor de Internet busque maneiras de diminuir os custos do seu negócio e existem algumas formas de conseguir isso.

Veja que tornar-se competitivo, também passar por oferecer preços mais atraentes ao consumidor.

Mas, antes disso, é importante entender quais são os custos desconhecidos que você poderia reduzir e nem sabe!

E, como o assunto de hoje é tributos, talvez você já tenha ligado os pontos! 

Uma boa maneira de reduzir sua tributação é adicionando um SVA aos serviços do seu Provedor de Internet.

Conforme a súmula 334 do STJ, O SVA não é considerado um serviço de telecom, e portanto não incide no ICMS. 

Porém, o SVA oferece muito mais que os benefícios tributários.

É isso que nós vamos destrinchar para você a partir de agora.

O que é o SVA?

O SVA é um Serviço de Valor Agregado.

Esta é uma sigla que pode representar serviços como: antivírus, algum tipo de assistência como residencial, técnica, etc, streaming de vídeo e de áudio, educação, entretenimento, etc.

Na prática, isso significa que além do SCM - Serviço de Comunicação Multimídia, o seu cliente também recebe junto um SVA - Serviço de Valor Adicionado no pacote adquirido.

Por que o SVA vai além do benefício tributário?

Bom, já vimos que ter um SVA - Serviço de Valor Agregado, vai te ajudar muito na redução dos impostos.

Com uma carga tributária mais baixa você pode até planejar diminuir os custos do serviço para o cliente final, ou usar isso para aumentar o Provedor de Internet, expandir serviços, ter fluxo de caixa.

Mas, não para por aí! E é por isso que é tão recomendável que você tenha um SVA junto com seus pacotes de internet.

Pois ele oferece inúmeros benefícios para a sua empresa!

Com o SVA você pode criar experiências diferentes para o seu cliente.

Em um mercado onde todos estão oferecendo a mesma coisa, se destaca aquele Provedor de Internet que entrega um pouco mais!

Além disso, os serviços de SVA também tem a função de reter e fidelizar seus clientes.

Qualifica Cursos SVA 

Agora você já deve estar querendo implantar rapidamente um SVA no seu Provedor de Internet, não é mesmo?

Afinal, com tantos benefícios! 

Mas, apesar disso tudo, ainda é importante analisar quais SVAs podem trazer mais resultados para o seu Provedor.

Como falamos um pouco antes, há vários tipos de SVAs. 

É altamente recomendável que você escolha um que seu público realmente se interessa.

Por isso, te convidamos a conhecer o Qualifica Cursos.Com ele, você terá centenas de cursos de qualificação de várias áreas e temas diferentes em que seu cliente além de estudar, ainda poderá emitir certificado de conclusão do curso!

Quer saber mais sobre como incluir o Qualifica Cursos SVA no seu Provedor de Internet? 

Basta clicar aqui e agendar uma reunião com nossa equipe!

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A utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO está condicionada aos Termos e Condições de Uso Aplicáveis e a Política de Privacidade abaixo:

1. ACEITE A POLITICA DE PRIVACIDADE

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4. FINALIDADE

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4.2. Ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA” o USUÁRIO expressa e livremente consente com a realização pela MLEARN da coleta e utilização das informações relacionadas nos itens 3.3 e 3.4 acima, para as seguintes finalidades: (i) para viabilizar a utilização do “QUALIFICA”; (ii) para atender a interesses legítimos da MLEARN;

(iii) para viabilizar a prestação do suporte remoto; (iv) para fins de produção de relatórios estatísticos de audiência dos cursos, conteúdos e funcionalidades do “QUALIFICA” utilizados; (v) para o planejamento comercial e de marketing do “QUALIFICA”; (vi) para melhorar a personalização dos cursos, conteúdos e funcionalidades disponibilizadas ao USUÁRIO através do “QUALIFICA” e melhorar a experiência do USUÁRIO.

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9.2. Sem prejuízo do disposto nos itens acima, a privacidade e confidencialidade deixam de ser obrigatórias, se comprovado documentalmente que as informações relacionadas aos dados pessoais do CLIENTE e demais informações coletadas: (i) Estavam no domínio público na data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago; (ii)Tornaram-se partes do domínio público depois da data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago”, por razões não atribuíveis à ação ou omissão das partes; (iii)Foram reveladas em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal revelação.

10. PRAZO DE MANUTENÇÃO

10.1. A MLEARN manterá os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, pelo prazo de 365 dias, após o cancelamento do cadastro do USUÁRIO no “QUALIFICA”, independente do motivo do cancelamento do cadastro. Podendo este prazo ser ampliado, em caso de autorização, alteração ou determinação por algum regulamento, decreto ou legislação aplicável.

11. DIREITOS DO USUÁRIO

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(iii) a eliminação dos seus dados pessoais dos servidores da MLEARN, ressalvado as hipóteses em que a MLEARN for obrigada a manter os dados do USUÁRIO por força de previsão contratual, legal ou regulatória.

12. CONTATO

11.1. O USUÁRIO poderá contatar a MLEARN por meio do e-mail contato.qualifica@mlearn.com.br, caso deseje obter informações sobre os dados do USUÁRIO coletados, caso deseje atualizar, alterar ou apagar seus dados pessoais, ou ainda, caso tenha qualquer dúvida em relação a esta Política de Privacidade, ou caso, queira relatar qualquer violação ao presente instrumento.

13. DISPONIBILIZAÇÃO

13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.