Você quer captar mais, vender mais e lucrar mais?

Nesse post falaremos sobre como ter sucesso em vendas na prática. Afinal, sabemos que todo o vendedor quer o pulo do gato. Aquela técnica, ação ou metodologia que irá virar o jogo e fazer o produto vender que nem água no deserto. Apesar de acreditarmos firmemente que a melhor opção para atingir o sucesso é a tríade: esforço, foco e comprometimento, existem algumas técnicas que podem te ajudar bastante no dia a dia. Hoje falaremos sobre essas técnicas.
Quer se tornar o vendedor do mês? Descubra o caminho das pedras para melhorar suas vendas! A captação é uma das ações mais importantes na venda. Saiba como fazê-la com maestria.
Vamos analisar alguns exemplos de sucesso e fracasso no dia a dia das vendas, ressaltando o que se deve ou não fazer, em cada estágio do ciclo. Caso você esteja começando agora, e queira dicas de como se tornar um vendedor de sucesso, esse é um ótimo post para você. Caso já seja experiente, por que não relembrar os conceitos básicos, e melhorá-los? Se tiver qualquer sugestão, ou caso pinte alguma dúvida, deixe abaixo nos comentários. Boa leitura!

Introdução: Como ter sucesso em vendas? Uma pergunta de todos os vendedores...

Praticamente, todos os vendedores que conheço estão constantemente buscando vender mais e melhor. Ter sucesso em vendas é determinado apenas por um fator: o quanto você consegue vender. No mindset do vendedor campeão, existe uma vontade incontrolável de dar o máximo de si, expandir e lucrar cada vez mais. É dessa vontade que quero falar agora. Não importa se você vende na internet ou loja física, se é empreendedor ou funcionário, se vende com foco no b2b ou b2c. Se você direcionar a sua mente apenas para esse objetivo, e agir mediante a ele, com certeza os lucros virão. Se os seus objetivos são:
  • Bater todas as metas de vendas no mês, de uma forma estratégica e escalável.
  • Aumentar seus lucros vendendo mais e fidelizando seus clientes durante todo o processo.
  • Criar produtos que se vendam por si só, e que tenham diferenciais competitivos perceptíveis pelos seus clientes.
  • Ter uma estratégia de vendas que garanta o alcance de resultados reais e o sucesso da sua empresa.
Então, você precisa deixar tudo de lado e gastar energia apenas na perseguição destes objetivos. A maioria dos vendedores falam sobre ter sucesso em vendas, mas eles querem mais ou menos o sucesso. Eles realmente não querem, não desejam e não direcionam cada esforço de seu ser para alcançá-lo. E, hoje e agora, estamos falando para vocês: o primeiro segredo para você vender mais chama-se dedicação. Dedique-se a estudar mais. A aprender mais. A absorver conhecimentos de livros, gestores e situações. Torne-se uma esponja que filtra o que é bom e ruim, e aprenda com o que a vida te ensina. Se dedique.

O que é sucesso em vendas para você?

A definição de sucesso pode ser muito ampla. Ela pode ser uma venda bem-feita, uma carreira em ascensão ou lucros todos os meses. Nas vendas, o sucesso é definido por quem consegue gerar mais oportunidades de negócios, e fechá-las. Sim, o sucesso em vendas se trata de ciclos e processos de vendas vencedores, não puramente um fechamento ou uma abertura. Por isso, é importante vermos como esse sucesso funcionará em cada etapa das vendas:

Abertura:

O foco da abertura é a geração de negócios. Para se ter sucesso nessa etapa do ciclo de vendas, é necessário que você gere interesse, e mostre ideias sobre o seu produto. Você precisará organizar e demonstrar essas ideias, com informações concisas. Aqui pode ser o pulo do gato, ou o fim da linha para você. Não tente colocar muitas informações na sua apresentação de vendas. Deixa claro o que é necessário sobre o produto, mas não se estenda muito sobre ele. Ainda não é o momento para isso. Busque sempre organizar suas ideias seguindo uma certa lógica, e as conectando como um todo. Se você não souber como mostrar ideias, ou exagerar nas informações, seu cliente provavelmente parará de ouvir antes de você chegar na metade. E não queremos isso, não é?

Qualificação:

Para continuar no rumo do sucesso em vendas, a fase da qualificação é de extrema importância. Aqui você separa o joio do trigo. O cliente que valerá a pena ser trabalhado, do que não tem interesse. Qualificar um cliente é super importante para garantir que você e seu time estejam no caminho certo. No caminho do fechamento.

Desenvolvimento:

Passou pela abertura e qualificou o cliente? Ele parece uma boa oportunidade? Então, agora é hora de desenvolver. Tenha MUITA calma nesse momento. Não afobe ou acelere as coisas. Você já apresentou a sua ideia para o cliente, e agora é o momento de mantê-lo perto. Tirar dúvidas e encaminhá-lo para o último passo: o fechamento.

Fechamento:

Ok, agora é a hora mais importante: fechar. Para realmente ter sucesso no fechamento você precisará entender se todas as necessidades do cliente foram cumpridas, e se ele ficou realmente satisfeito com o produto apresentado por ele. O sucesso nessa fase é um bom feedback do cliente em relação a tudo que você fez anteriormente.

Fatores importantes para ter sucesso em vendas

Mas, além das fases citadas acima, é importante ressaltar que existem outras ferramentas e metodologias que podem auxiliar nas vendas, como o marketing, por exemplo. Unir o marketing e o setor de vendas: Bem, não podemos dizer que um não funciona sem o outro. Porém, tudo flui de uma forma mais fácil e prática quando você tem as duas estratégias funcionando na sua empresa. Na verdade, elas se complementam né? O marketing e vendas são como o queijo e a goiabada. Sozinhos eles são bons, porém juntos são ideias. Por isso, quando unimos o conjunto de ações estratégicas do marketing, que agem em prol de facilitar e impulsionar a área de vendas, tudo se torna mais simples no caminho do sucesso. Resumidamente, quando falamos em estratégias de marketing, estamos falando em 2 fatores SUPER importantes para o desenvolvimento do seu plano de vendas:
  1. Estratégia: a coordenação conjunta de ações em prol de uma meta ou objetivo específico.
  2. Marketing: ações focadas em produtos, público-alvo, mercado e promoções do que oferece ao seu cliente.
Logo, as estratégias de marketing unem ações direcionadas para um objetivo maior (vender mais, converter mais e fidelizar mais). O marketing, estrategicamente, é algo super importante para você ter sucesso em vendas. Utilize-o sempre que souber e puder.

É possível alcançar o sucesso em vendas com motivação, apenas?

Na verdade, não. A motivação é super importante para você vencer, porém ela não é tudo. A disciplina sim. Mas, quer algumas dicas práticas de como realmente melhorar o seu jogo, aqui vai:
  1. Leia tudo que conseguir sobre vendas – Ler nunca é demais, e o estudo precisa ser eterno em qualquer profissão. Porém, o representante de vendas precisa se atualizar constantemente sobre o produto que vende, o mercado que atua e a empresa que representa. Leia, leia e leia sempre!
  2. Aprenda a fazer ofertas imbatíveis – Sempre que for falar com algum cliente, monte uma oferta que seja irrecusável. Monte uma proposta que você próprio nunca recusaria caso te ofertassem. Esse tipo de pensamento de “receber um sim” sempre precisa estar no mindset do rep. comercial.
  3. Mantenha o relacionamento sempre com os seus clientes – Clientes são como casamentos, de tempos em tempos você precisa focar em melhor o relacionamento e passar para o próximo nível. Trate seus clientes com foco, atenção e sempre esteja lá para eles.
  4. O seu produto precisa ser o melhor do mundo – Veja o seu produto como a real solução para o problema do seu cliente. Não venda “apenas” mais um produto. O seu é diferente, é ótimo, é uma solução perfeita. Acredite sempre nisso, e o cliente começará a acreditar também

Como ter sucesso nas vendas (As dicas do Ciro)

Antes de começarmos, sempre vale a introdução: Falaremos agora sobre as dicas dele. O inigualável. O mais conhecido. O mestre Ciro Bottini! Considerado um dos maiores vendedores e um dos apresentadores mais carismáticos da televisão brasileira. Ciro Bottini tornou-se um ícone no Shoptime, canal onde ainda trabalha vendendo produtos de diversas marcas. E hoje, ele veio te dar 4 dicas MATADORAS para você ter muito sucesso em vendas! Vamos lá:

#1 – Invista em Marketing

Como já dito acima, o marketing é um ótimo auxílio para as vendas. Quem gera oportunidades, desejo e demanda para a sua empresa? Acertou, o setor de marketing. Muita gente fala que não vê o valor que o marketing tem para o processo de negócios da empresa. Se isso acontece, infelizmente você não está utilizando a estratégia correta de marketing para a sua empresa. Já falamos aqui no blog, nesse post, sobre a importância de uma estratégia de marketing, alinhada com uma de vendas. Entenda como você pode utilizar as diversas vertentes do marketing (de conteúdo, digital, de relacionamento, guerrilha) e alinhe a sua estratégia de vendas com ele. Marketing = geração de oportunidades. Geração de oportunidades = forma de como aumentar as vendas. Essa é a fórmula do sucesso.

#2- Invista no relacionamento com o cliente.

Ah, a Netflix. Quem não ama aquela empresa, certo? O segredo da Netflix é apenas um: o relacionamento com o cliente. Existem diversos casos que a empresa demonstrou que se importa com o seu cliente bastante. Vou deixar esse link aqui, e também esse aqui. Eles exemplificam bem a importância de investir em um relacionamento de longo prazo com o seu cliente. Obs: quando falamos em investir, não se trata de gastar dinheiro com publicidade, e sim de se importar com a entrega de valor e conforto do seu cliente com o seu produto ou serviço. Trate seu cliente como um rei, e ele sempre voltará para comprar mais. Podemos garantir que essa é uma forma efetiva de como aumentar as vendas diariamente, com clientes antigos.

#3 – Conheça bem o seu cliente, e saberá como ganhar a atenção dele:

Aqui é um complemento da dica anterior. Como você irá tratar o seu cliente como um rei, se você nem o conhece direito? Pare agora, respire e se pergunte com veemência: você realmente o seu cliente? Se a resposta for sim, parabéns, você já tem 50% do que é necessário para gerar formas de como aumentar suas vendas. Se a resposta for não, então é hora de pôr a mão na mesa. O conselho aqui são 3 técnicas: Essas técnicas te darão uma direção inicial perfeita quanto ao seu cliente. Se as vendas não estão indo muito bem, reveja se você está oferecendo o produto certo para o cliente ideal.

#4- Invista em ferramentas de qualidade.

Quais ferramentas você utiliza para vender mais? É necessário que você sempre pense nas formas como você está vendendo. Existe um CRM responsável por agregar e organizar todos os dados de seus clientes? Você utiliza aplicativos de vendas, como o SKINA ou o RESERVE? O TRELLO, um dos maiores gerenciadores de tarefa e ações, é utilizado em seu processo de negócios? Bem, se você não usa, e nem conhece essas tecnologias, te aconselho ler esse post aqui e começar hoje a implementar ferramentas de qualidade para o seu time de vendas.

Conclusão: Pronta para alcançar o sucesso em vendas?

E aí, está pronto par aumentar as suas vendas 100%? Leu todas as nossas dicas e entendeu como aplicá-las no seu dia a dia? Na verdade, não tem como. Tudo demanda prática. Você precisará estudar bastante o seu produto/serviço, e aprimorar cada vez mais os seus métodos de venda. A ideia aqui é que você se torne aos poucos um mestre e tenha sucesso em vendas.
Ciro Bottini - De locutor de rádio à apresentador nacionalmente conhecido. Leia nosso post completo e aprenda a derrubar as barreiras entre você e seus clientes.
Mas isso só vira alinhado a muito trabalho duro e resiliência, lembre-se disso. Caso tenha ficado com qualquer dúvida ou tenha alguma sugestão sobre outras dicas para se ter sucesso em vendas, deixe nos comentários.
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10.1. A MLEARN manterá os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, pelo prazo de 365 dias, após o cancelamento do cadastro do USUÁRIO no “QUALIFICA”, independente do motivo do cancelamento do cadastro. Podendo este prazo ser ampliado, em caso de autorização, alteração ou determinação por algum regulamento, decreto ou legislação aplicável.

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10.1. Fica assegurado ao USUÁRIO, a qualquer momento, solicitar perante a MLEARN: (i) acesso aos dados pessoais e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento; (ii) correção de seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;

(iii) a eliminação dos seus dados pessoais dos servidores da MLEARN, ressalvado as hipóteses em que a MLEARN for obrigada a manter os dados do USUÁRIO por força de previsão contratual, legal ou regulatória.

12. CONTATO

11.1. O USUÁRIO poderá contatar a MLEARN por meio do e-mail contato.qualifica@mlearn.com.br, caso deseje obter informações sobre os dados do USUÁRIO coletados, caso deseje atualizar, alterar ou apagar seus dados pessoais, ou ainda, caso tenha qualquer dúvida em relação a esta Política de Privacidade, ou caso, queira relatar qualquer violação ao presente instrumento.

13. DISPONIBILIZAÇÃO

13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.