Você quer um segredo para se manter equilibrado diante as dificuldades?

Esse segredo se chama resiliência. Tendo sido usada de diversas formas (seja na psicologia, administração ou espiritualmente), essa palavra de significado amplo traduz apenas um ideal: a capacidade de se manter focado e equilibrado independentemente do que aconteça. Ok, você deve estar pensando: "Legal, ser resiliente pode ser algo bom para minha vida pessoal, mas como isso agrega na minha vida profissional e nas vendas?" É disso que falaremos no post de hoje!
Entenda o conceito de Marketplace, e como esse recurso pode ser útil na alavancagem das suas vendas na internet! Buscando o ciclo de vendas perfeito? Descubra aqui como ele é, e implemente-o agora na sua empresa.
Vender é uma arte que exige diversas habilidades, como: foco, persuasão, inteligência emocional e muitas outras. A resiliência, também chamada de força de vontade, é uma das habilidades mais importantes para os vendedores. Por isso, resolvemos fazer um texto sobre isso, e como ser resiliente pode te ajudar a vencer barreiras, internas e externas, e vender mais. Na nossa leitura de hoje, você aprenderá:
  • o real significado de resiliência, e quais as suas vantagens.
  • como desenvolver essa habilidade e ser resiliente na hora das vendas.
  • as 10 atitudes de pessoas que tem a resiliência no sangue.
  • como vender mais com ajuda dessa habilidade.
Se no final do texto você tiver qualquer dúvida ou sugestão, é só deixar nos comentários. Boa leitura!

O que é resiliência?

Vocês lembram de um filme chamado "127 horas"?
 
Na história, ao explorar um cânion remoto em Utah, o alpinista e aventureiro Aron Ralston fica preso em uma fenda quando uma pedra cai.
Aron se mantém preso nos próximos 5 dias seguidos (120 horas, daí o nome do filme), até que depois de refletir sobre a sua condição, e lembrar de diversos momentos da sua vida, ele resolve tomar uma decisão que o liberta da pedra.
Não contaremos o final do filme para não estragarmos a surpresa, porém podemos ver um exemplo de resiliência clara nessa história.
Ralson (que é uma pessoal real que de fato viveu essa situação) demonstrou claramente uma habilidade genuína de persistência em todos momentos difíceis que passou.
Ele manteve a sua esperança e a saúde mental, e conseguiu escapar da situação de forma corajosa.
Isso é a resiliência.
Essa força que aparece perante a uma situação ruim, essa autoconfiança que a pessoa desenvolve
 para aprender novas formas de lidar com os eventos adversos da vida.

Vantagens de ser uma pessoa resiliente:

Ser resiliente é algo determinado perante a algumas condições internas e externas da vida. Os fatores internos são: Pessoas que levam a vida com uma boa dose de otimismo, tornando-se mestres de seus caminhos e assumindo as próprias responsabilidades são pessoas resilientes. Normalmente, esse tipo de profissional preza pela autonomia individual, e relacionamentos familiares e fraternos. Os externos, são: Aquelas pessoas que promovem o bem, e cultivam relações positivas ao seu meio. Que geram suporte a todos a sua volta, sempre sendo cúmplices e um porto no acolhimento do próximo.

Resiliência e Venda o que tem a ver?

Ok, com certeza você deve estar gostando do que leu, mas sem entender direito se ainda está em um blog de vendas, ou não. Será que a resiliência tem algo a ver com vendas? Na verdade, tem tudo a ver. Posso te assegurar que tudo fará sentido agora, com apenas uma pergunta que faremos. Lá vai: Independente do que você venda, da sua empresa ou segmento (B2B/B2C), qual é único fator em comum que todos os vendedores têm? Todos, sem exceção, vendem para pessoas. Nas vendas, lidamos o tempo todo com gente. Quando entramos em contato com uma empresa, lá estão as pessoas. Vamos fechar uma venda? É com uma pessoa. É hora de apresentar um novo produto? Provavelmente essa apresentação será feita para pessoas. Por ser uma área que envolve seres humanos, as vendas exigem um profundo desenvolvimento de habilidades de:
  • percepção e superação de adversidades.
  • geração de autoconfiança e autoestima.
  • aumento de produtividade e relevância.
É natural que a resiliência ajude muito na busca das habilidades acima. Ela mantém você no foco, aguentando diversas dificuldade, sem nunca abandonar o barco.

A resiliência leva o profissional de vendas ao sucesso:

Quer um exemplo claro de como ser resiliente pode ajudar aos vendedores? Um dos momentos clássicos da venda, é o momento do "não", certo? A maioria dos vendedores se abate ao ouvir um "não" dos clientes, chegando às vezes a perder a motivação em continuar o processo da venda. Pode parecer exagero, mas isso acontece mais do que você pensa, e tudo por causa de 3 letrinhas: não. Inclusive, alguns até desistem da profissão por acharem que não terão sucesso como vendedor. Uma pessoa resiliente veria, nessa situação, uma oportunidade de virar o jogo. Se o cliente disse não ao produto ofertado, por quaisquer motivos, uma nova oportunidade de vender outro produto aparece. Uma venda começa, aonde outra acaba. É isso que a resiliência estimula. Essa reação positiva mediante aos problemas, é uma forma consciente do vendedor ir em frente sempre, independente de quantos nãos ele receba.

10 atitudes das pessoas altamente resilientes

Por isso, queremos que você aprenda a se tornar resiliente. Que vire um vendedor imbatível e consciente de suas habilidades para chegar aos seus objetivos. Vamos ver algumas atitudes, com exemplos, de pessoas que são realmente resilientes, e como isso afeta as vendas. As pessoas genuinamente resilientes,

1 - Aumentam constantemente sua própria autoestima.

Sabe aquele dia que você não está se sentindo bem consigo mesmo? Que acha que não é capaz de realizar uma única venda, sequer. Então, esses momentos são os que você mais precisa reconhecer que a sua felicidade e força de vontade dependem apenas de si mesmo. Você vai preferir voltar para casa chateado consigo mesmo, e sem ter ao menos tentado vender e fechar o dia com lucros, ou vai lutar para se pôr para cima, mantendo sua autoestima no alto? Pessoas resilientes sabem: tudo depende de você. Então, quando esses dias aparecerem, diga para si mesmo: "Hoje eu posso, e vou vender como nunca!"

2 - Apenas focam no que é controlável.

Você pode decidir que vai dar tudo de si hoje. Que vai atender o maior número de clientes hoje, que vai não vai desistir em hipótese alguma até bater a sua meta diária de vendas hoje. Isso é totalmente dependente de você, e apenas você. E é nisso que as pessoas que tem resiliência se focam: no que é controlável. Elas não culpam a vida, o tempo, o chefe ruim ou a baixa na economia. Elas se viram como e onde dá, e buscam entregar o melhor de si para conseguirem chegar nos seus objetivos. Por isso, toda vez que você estiver em uma situação ruim, medite sobre o que está ao seu alcance/poder, e se importe apenas com isso. O que não é controlável, simplesmente não dependerá de você.

3 - Acreditam que a lealdade é que o faz a diferença.

Ser leal é uma das atitudes mais raras, porém mais importantes, no mundo das vendas. É necessário um grau de lealdade com os consumidores da sua marca, com os seus chefes e com o seu produtos e equipe. Entender que a lealdade é o que pode fazer a diferença na hora de um momento difícil, te faz enxergar além. Quer um exemplo? Supondo que você sempre seja leal com os seus clientes. Sempre se mostre disponível para ajudar, mesmo quando não vai ganhar nada com isso. Que você sempre apresente o produto que tenha mais valor e utilidade para os clientes, e não o mais caro. Eventualmente, quando eles voltarem para a loja, eles procurarão outros vendedores, ou a você? Com certeza você, certo? Isso acontece pois eles são leais a você. Então, entenda que tudo que vai, volta. Por isso, se mostre sempre leal e ético no seu trabalho.

4 - Enxergam beleza em qualquer momento.

Existem duas formas de enxergarmos a vida: um copo meio cheio ou meio vazio. Pessoas resilientes procuram sempre por uma visão aonde o copo está meio cheio. Mesmo que a situação esteja muito difícil, e não exista uma saída simples ou sem dificuldades, essas pessoas enxergam na dificuldade, uma forma de superação. Ás vezes, até uma forma de aprendizado para que não repitam o mesmo erro duas vezes. Então, sempre tenha em mente que a forma como você vê a vida que define como ela se manifestará. Para você, o copo está sempre cheio ou vazio?

6 - Cercam-se de pessoas boas.

Ver o mundo com resiliência deveria ser para todos, porém poucos praticam com destreza essa ação. Por isso, as pessoas que vivem resilientes se cercam de outras pessoas com os mesmos ideais. Existe até um estudo que diz que você é a média das 5 pessoas que mais convivem com você. (vou deixar esse tudo aqui). Então, torna-se necessário que você se cerque de boas pessoas com as mesmas energias do que você. Imagine viver na pressão que os vendedores vivem, entre metas, aberturas de vendas, reuniões e etc, e ainda ter por perto pessoas que te põem para baixo. Que não acreditam no seu potencial. Que acham que nada vai dar certo. Isso torna tudo bem mais difícil, né? Por isso que é necessário se cercar de pessoas que acreditam em você, e na vida. Esse é um habito resiliente praticado por todos que querem ser genuinamente vencedores!

7 - Não se culpam/vitimizam por tudo.

Existem momentos aonde erramos, e realmente a culpa é nossa. Também, existem momentos aonde as coisas acontecem aleatoriamente, e nós somos penalizados por algo que não é nossa culpa. Tirando essas duas situações acima, se pôr em uma posição de "coitado", ou se culpar excessivamente, não tem justificativa. Em diversos momentos no seu dia a dia vendendo será necessário que você assuma seus erros, ou que entenda que às vezes as coisas não dão certo. Porém, tente sempre racionalizar a situação e entender o que você tem ou não poder sobre, e como as coisas podem te atingir (emocionalmente, por exemplo). Se não estiver conseguindo vender por muito tempo, tente racionalizar o que fez de errado. Nada de pensar: "ah, eu devo ser uma vendedora (o) ruim, e não tenho talento para isso." Esse é um pensamento totalmente não-resiliente. O certo seria pensar: "talvez eu esteja errando em algo, porém posso identificar o que é, e mudar a tempo."

7 - Olham seus objetivos, mas...

Quando você tem resiliência, você tem força de vontade para conseguir atingir os seus objetivos. Por isso, normalmente, as pessoas resilientes focam muito bem aonde querem chegar, e ficam sempre como um olho ali. Se você quer atingir um objetivo (seja uma meta de venda, uma promoção ou etc), mas não tem a mínima ideia de como realizar, comece pensando friamente o quanto você se esforça para aquilo. Quando falamos em resiliência nos objetivos, estamos falando em acreditar/lutar/focar 100% das suas energias na obtenção de algo. Você se sente focado ou dando tudo de si para conseguir o que quer? Caso a resposta seja não, talvez uma boa dose de resiliência no seu dia a dia possa fazer você chegar finalmente lá! De repente, tudo que você precisa é repensar o que você tem feito, e melhorar. Seja criativo na forma de fazê-lo, afinal

8 - .. são criativas também.

A vida vai te dar milhares de barreiras. Nada é fácil, muito menos no mundo de vendas/comercial. Cabe a você pensar em soluções e saída. A meta está difícil de ser batida? Pense em ações de marketing que podem ajudar na sua venda? Está complicado motivar sua equipe? Pense em como realizar um treinamento, e um café da manhã aonde você premia os melhores vendedores. As pessoas resilientes sabem: a vida é muito complicada para ser vivida em suas regras 100%. Por isso, quando não houver solução, crie uma!

Conclusão: Desenvolva a resiliência e veja os seus resultados em vendas melhorarem

Hoje falamos sobre uma das principais habilidades que um vendedor precisará ter para atingir seus objetivos: a resiliência Anote as nossas dicas em algum lugar, e tente começar aos poucos a realizá-las. Diariamente, você perceberá que as suas atitudes com o mundo e com si mesmo mudarão, e com certeza se tornará um profissional mais dedicado, intuitivo e prósperos.
Leia nosso post completo sobre os ciclos de vendas, e entenda como eles podem ser importantes para a sua empresa. Quer se tornar um profissional de imóveis excepcional? Leia nosso post aqui.
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13. DISPONIBILIZAÇÃO

13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.