Quem é Ciro Bottini? Ele é considerado o mais vendedor televisivo do Brasil!
Ciro Bottini é o nome dele. Se em algum momento da sua vida você já assistiu ao canal “Shoptime”, com certeza se lembra dele. O melhor, mais animado, energético e sorridente vendedor do Brasil Por isso é considerado um dos maiores vendedores e um dos apresentadores mais carismáticos da televisão brasileira. Ciro Bottini tornou-se um ícone no Shoptime, canal onde ainda trabalha vendendo produtos de diversas marcas. Porém, essa carreira de sucesso que já conhecemos começou bem antes dele entrar para o canal, em 1995. Ele desenvolveu uma extensa carreira antes de chegar ao Shoptime. Ciro Bottini desenvolveu métodos e técnicas infalíveis de vendas. Afinal, os mais de 20 anos de carreira ensinaram muito sobre vendas para ele. Mais do que isso, ele aprendeu como captar atenção do público, e direcioná-la para um objetivo: o produto. Dancinhas, diálogos imaginários e selo de qualidade Bottini são só algumas das técnicas que garantiram mais de 20 anos na TV e um lugar de destaque no segmento de vendas brasileiro. Aqui você vai encontrar dicas, segredos, algumas técnicas de apresentação e conselhos para vendedores (iniciantes ou experientes) sobre como vender mais e de forma mais prática, dinâmica e inteligente. Se tiver alguma dúvida, deixe o seu comentário no final da página! Então, boa leitura!Ciro Bottini - 10 mil em um só.
Ok, você já deve assistido o Ciro no Shoptime, né? Deve lembrar daquelas dancinhas que funcionavam como introduções de vendas, das piadas e da forma como ele apresentava diversos produtos, tornando cada um deles único e feito para o cliente.
Esse era o estilo original de Ciro Bottini. Hoje, pouco depois do aniversário de 20 anos do Shoptime, entendemos que dar informações para o cliente de uma forma interativa é a chave para um marketing de sucesso.
O ponto é que há dez anos ainda não existia o conceito de marketing de conteúdo. O marketing de conteúdo traz a ideia de que o profundo entendimento das necessidades do cliente é capaz de manter a atenção dele voltada para os nossos produtos.
Muito antes desse conceito existir, Ciro, de alguma forma, já fazia isso.
A forma Bottini de vendas:
A estratégia de vendas de Bottini não se tratava de falar apenas do produto. Ele citava benefícios, qualidades e diferenciais (tangíveis ou intangíveis) para o público.
Ao mesmo tempo que ele te encantava, ele te ensinava sobre o produto. Não é diferente do que fazemos hoje com a estratégia de marketing de conteúdo. Porém, ele fez isso 20 anos atrás, para milhões de espectadores.
Foi assim que ele deixou sua marca eterna no mundo das vendas. Tudo que ele falava sobre o produto, de forma educativa, com todo o humor (dancinhas, vozes e interações) e com sua própria maneira de comunicação, gerou autoridade para ele.
Quando o Ciro Bottini estava no ar, sabíamos que algum produto excelente apareceria.
Esse é o tipo de posicionamento e estilo de vendas que muitos vendedores desejam hoje em dia.
Esse foi o formato de vendas e comunicação que marcou Ciro Bottini com uma das figuras mais versáteis da TV.
Mas essa versatilidade não começou ali. Ele já tinha trilhado um bom caminho antes mesmo do Shoptime.
Antes de iniciar a carreira na TV, Ciro foi guitarrista e vocalista de uma banda de rock. Além disso, foi locutor de rádio da extinta 95.7 FM, em São Paulo, e da rádio Transamérica FM, por quatro anos.
A forma como ele se conectava com as pessoas facilitou a entrada na televisão, no programa Auto-Shop, da TV Gazeta. Começa, então, uma carreira que até hoje existe: Ciro na TV.
A TV e o começo de uma jornada surpreendente.
Ciro Bottini apresentou o programa de TV "Auto-shop" por mais de 5 anos, tendo rodado dezenas de lojas de automóveis e concessionárias falando sobre as ofertas e estimulando o cliente a conhecer o lugar. Em uma época competitiva na televisão. Estimular um cliente a sair de casa e conhecer uma concessionária parecia uma missão difícil. Porém, não para o Bottini. O programa foi um sucesso, e logo na sua estreia se tornou campeão de vendas. O sucesso resultou na chance de apresentar as ofertas da Feira Livre do Automóvel, todas as manhãs de Domingo, durante 3 anos. As coisas iam de vento em poupa. Ciro apresentava programas onde era um campeão de vendas, em uma das emissoras mais conhecidas do País. Parecia que ele já tinha atingido o topo, mas era só o começo.Ciro Bottini - Um dos maiores apresentadores da TV
Em 1995 uma oportunidade aparecia na vida de Ciro Bottini. Um canal dedicado 24 horas para vendas entraria no ar e Ciro tinha sido chamado para o time. O Shoptime seria o primeiro canal desse tipo dentro da programação de TV na América Latina. Parecia um desafio, e Ciro não perdeu a oportunidade de aceitá-lo. Ali começava um legado digno do selo de qualidade Ciro Bottini.Conheça o sucesso do Shoptime.
Vinte e dois anos. Esse é todo o tempo que Ciro Bottini foi responsável por apresentar inúmeros programas no Shoptime. Atualmente, ele ainda está lá. Mas como pode alguém, durante todo esse tempo, conseguir se manter a frente com programas que puramente vendem? Programas em que o objetivos é apresentar produtos e fechar negócios? Qual é o estilo de vendas que funciona tão bem, mesmo falando para milhares de pessoas ao mesmo tempo?O estilo Bottini
Ciro Bottini tem um estilo único e eficiente de vendas, mas um desafio estava em suas mãos. Precisava competir com toda televisão, apresentando programas exclusivamente voltados a vendas. Exemplificando, sabe aquela dificuldade que todo o vendedor tem em abrir e fechar vendas? O Ciro também a tinha. A única diferença é que ele precisava falar com um público de milhares de pessoas e fazê-las focar sua atenção em seus produtos, antes que trocassem de canal. Em um programa desse tipo, é impossível "forçar o cliente a comprar". Se por algum motivo o discurso do vendedor torna-se muito agressivo, o cliente apenas muda de canal. Simples assim. No programa, Ciro entendeu que seria necessário captar a atenção do cliente e desenvolver um relacionamento único com ele. Mesmo falando com milhares de pessoas, era necessário olhar para cada cliente como um só. Foi isso que aconteceu. As brincadeiras que faziam você rir, as piadas sobre tudo (diretoras, cameraman, staff, produtos e sobre ele mesmo) e a irreverência de Ciro Botitini lhe trouxeram o que toda empresa do século XXI quer: confiança. Ele ganhava a sua atenção no minuto que entrava no ar. Não importava se estava vendendo uma televisão ou um ferro de passar, Ciro Bottini encontraria uma forma de fazer você olhar para a TV. Daí para frente ele desenvolvia a venda e te fazia fechar. Existem quatro dicas de práticas de vendas importantíssimas que Ciro Bottini desenvolveu nessa época. Vejamos:Ciro Bottini na prática - 4 insights sobre vendas:
1 - Encante o seu cliente:
Como dito acima, no momento que Ciro Bottini entrava na programação, ele conseguia sua atenção. Ele dançaria, cantaria ou falaria algo que fosse matador e que te faria olhar para TV. Ao entrar no ar, a atenção seria trabalhada, mesmo que inconscientemente. Existia uma técnica simples ali. A alegria e entusiamo, faziam a pessoa desligar o filtro natural que alerta o consumidor de que está em uma relação de compra e venda. E essa é uma dúvida que a maioria dos vendedores têm: como ganhar a atenção do cliente. Muitos vendedores não sabem a melhor maneira de começar uma venda. Na verdade, não existe uma única forma certa de começar, mas existem estratégias para chamar a atenção do seu cliente. Eram essas estratégias que Ciro explorava. Você precisa ser criativo. Fale algo inteligente, faça uma gentileza ou apenas se apresente de maneira que chame a atenção do cliente. Ciro Bottini sabia que tinha pouco tempo até a pessoa mudar de canal e aproveitava cada segundo para ganhar aquele cliente. Na venda, você tem pouco tempo antes que pessoas mudem de marca. Portanto, use cada segundo para fazer o cliente prestar atenção em você. Sempre com bom senso, claro.2 - Fale do produto, mas sem falar do produto:
Parece que esse insight não faz muito sentido, não é mesmo? Mas, quando o Ciro Bottini entrava no ar, ele precisava falar dos benefícios do produto sem vender a marca ou o produto em si ainda. Se o consumidor perdesse o interesse pelo que estava sendo vendido, ele mudaria de canal e a venda não seria feita. Sabendo disso, o Ciro tinha uma técnica de falar sobre o produto, sem falar dele. Por exemplo, Imagine que um celular Siemens que seria vendido no Shoptime tivesse uma durabilidade fantástica. Em vez de falar sobre o material usado no celular, ele simplesmente demonstraria que celular não quebra. Como? Jogando-o no chão algumas vezes. Pode parecer uma estratégia fora do comum. E era. Mas há 10 anos, se alguém jogasse um celular no chão e ele se mantivesse inteiro e sem dano algum, era óbvio que esse produto tinha durabilidade. Quando as pessoas ligam a TV, estão interessadas em entretenimento, não vendas. Ciro Bottini soube muito bem aproveitar esse conhecimento. A sua técnica de entretenimento era ótima. Ele te divertia enquanto te ensinava sobre o produto. O que nos leva para o 3º insight.3 - Informe o cliente de uma forma viva:
Muitos vendedores falham ao tentar se relacionar com o cliente de maneira dinâmica. Para isso, você precisa entreter o cliente além de explicar para ele sobre o seu produto. Sabe quantas vendas Ciro Bottini teria feito se apenas informasse as características do produtos, sem história ou entretenimento? Poucas. O que o tornou um dos maiores vendedores do Brasil foi justamente a sua maneira diferente e inovadora de informar seu cliente, com vivacidade e animação. Ele montava histórias para os produtos, envolvia os clientes em seus enredos e sempre interagia com eles. Essa forma viva de informar não só ajudava na venda, como muitas vezes as gerava. Ciro chamava a atenção do cliente, e quando ele a tinha, informava-o sobre todos os benefícios do produto de forma leve. No final, o cliente conhecia mais o produto e confiava mais no Ciro. Metade do caminho da venda já estava andado.4 - Ofertas imbatíveis sempre:
Quantas vezes você ja viu o Ciro Bottini apresentando alguma oferta ou promoção? Você pode dizer algumas, nós diríamos sempre. A estratégia que ele usava para vender era tornar produtos gerais em produtos imbatíveis. Exemplo: Vender uma "câmera HD, com um número X de pixels" pode parecer técnico e chato, certo? Porém vender "uma super câmera com high-definition, touchscreen e possibilidade de mais de 75 horas de gravação interruptas, para você gravar onde e como quiser" parece muito mais atrativo, né? Seu formato de vendas transformava ofertas comuns em ofertas imbatíveis. Ele conseguia fazer o cliente enxergar valor e oportunidade no produto, e não apenas características.Insight Bônus: Inspiração com Ciro Bottini.
"As pessoas gostam de ser ouvidas, sentem-se importantes quando você mostra interesse pelo que elas têm a dizer, é uma maneira de demonstrar respeito. Sabendo ouvir mais, você vai entender melhor e terá mais tempo para elaborar uma boa proposta." Ciro Bottini
Conclusão: Ciro Bottini
Com toda a sua experiência, Ciro Bottini continua viajando pelo Brasil, dando seminários e palestras sobre vendas e relacionamento com o cliente. Suas dicas e insighs ajudam vendedores de todos os tipos, idades ou níveis de experiência a vender mais e se reinventarem. Se reinventarem como Ciro Bottini se reinventou em mais de 20 anos de carreira. Descubra as 10 estratégias de vendas que são matadoras para o seu negócio! Leia nosso artigo aqui. Todas essas dicas de vendas, práticas e experiências serão passadas para você agora, dentro de um curso de vendas super especial. Abaixo você pode conhecer o curso de vendas do Ciro Bottini:- As melhores práticas de vendas do mercado.
- Formas de melhorar o relacionamento com o seu cliente
- Como ser criativo e estimular a venda
- Outras dicas e segredos acumulados em mais de 20 anos de carreira.