Ser mais criativo, fazer diferente, ter um novo posicionamento, chamar atenção dos potenciais clientes está nos seus planos?

Temos certeza que sim! Afinal, é dessa maneira que você irá destacar o seu provedor de internet no mercado!

Mas, como iniciar isso é que acaba sendo um grande problema… Muitas vezes, tendemos a ficar paralisados na hora de começar  simplesmente por não ter ideia do que fazer de diferente.

Ficamos sem direção, sem inspiração, sem referência e, dessa maneira, é quase impossível inovar!

Será que existe alguma maneira de mudar esse cenário? Será que é possível se tornar único para seus clientes no seu segmento?

O que um provedor de internet pode oferecer como diferencial?

Neste artigo vamos trazer alguns insights e você vai perceber que sim, dá para se destacar, fazer a diferença e se tornar um provedor de internet único no seu mercado.

Se esse tema te interessa, então leia até o final para pegar ideias valiosas para o seu provedor de internet!

Estude o seu mercado

Um comportamento comum de diversos empreendedores é olhar para a concorrência.

E isso não está errado. Precisamos avaliar o que o mercado está praticando até para ver como estamos nos colocando nele, como estamos inseridos e ter também uma percepção parecida do cliente também enxerga.

Isso é eficiente, se for feito da maneira correta e inclusive é uma prática que recomendamos muitas vezes.

E se está correto onde mora o problema? O problema está em SÓ olhar para os concorrentes. Em não ter outras perspectivas diferentes do seu mercado.

É acreditar que os concorrentes estão fazendo melhor que você e tentar copiá-los!

Isso sim, é um verdadeiro tiro no pé dos provedores de internet! Afinal, o cliente naturalmente já encontra dificuldades em fazer uma avaliação assertiva.

E se você não ajudá-lo a ter essa “percepção” de diferença, certamente a única coisa que ele usará como régua na hora de definir quem vai ser o provedor de internet escolhido será o fator preço.

E esse não é um bom caminho a ser trilhado. Nós definitivamente recomendamos que você não se torne único pelo fator preço, pois sempre haverá alguém disposto a descer cada vez mais nessa competição!

Entenda o seu cliente

Ok! Você já entendeu o quanto é importante se tornar um provedor único e também que isso não deve ser feito através do fator PREÇO!

Mas, ainda deve estar se questionando como fazer isso, não é verdade?

Quando olhamos apenas para a concorrência, nós enxergamos limites muito grandes. Ficamos incapazes de inovar, pois estamos vendo sempre mais do mesmo.

Por isso, a ideia agora é sair desses limites e ampliar o seu olhar.

Existe alguém que pode mostrar exatamente como você pode se tornar um provedor único, mesmo que indiretamente.

E esse “alguém” é o seu público-alvo, o seu cliente ideal. Ele está sempre apontando quais são os seus maiores interesses e demonstra satisfação ou irritabilidade com o que você está oferecendo.

Pecamos muitas vezes, entretanto, em deixar de oferecer o básico. Não adianta fazer sorteio de Iphone 13 e não ser capaz de responder um direct que o cliente envia para o seu provedor de internet.

É na hora que ele mais precisa e você não atende que se perde um cliente e ganha-se um problema que pode evoluir até chegar em sites como o Reclame Aqui ou até processos.

Portanto, o fator mais importante para o seu provedor de internet é tornar-se único para os seus clientes de forma real, e muitas vezes com ações simples.

Não é ser único para o mercado, não é para os seus concorrentes, mas para os seus clientes.

E isso, pode se apresentar mais fácil do que você imagina, pois o seu provedor de internet já dispõe de dados desses usuários.

Já sabe quais são seus comportamentos e seus desejos.

Agora, é hora de sentar e analisar os indicadores e transformar essa massa de dados em ações concretas que vão criar gatilhos para tornar os seus clientes fiéis.

Crie inovação

Como falamos no início é muito difícil se destacar olhando sempre para o mesmo horizonte, sempre para os concorrentes.

Assim, a inovação requer que você olhe para fora, sim, mas para coisas e questões diferentes. Tenha outras referências e outras inspirações de negócios para que o seu provedor de internet possa se destacar. 

Além disso, também falamos sobre olhar para os seus clientes, analisar indicadores, dados e extrair informações relevantes sobre o que eles desejam e precisam. Isso é olhar para dentro da organização.

Quando o provedor de internet estiver com esses indicadores em mãos, com certeza você será capaz de enxergar qual é o ponto de inflexão, aquele ponto que fará você virar uma chave e entregar uma real diferença para os seus clientes.

Mais uma vez, isso não é algo que ocorre do dia para noite, mas após análise de todo o cenário. A ideia pode até soar como um clique na sua mente, mas antes ela terá que ser buscada para então se materializar em uma proposta de valor e ações que vão ao encontro do objetivo de se tornar um provedor único para seus clientes.

Adicione Valor 

Agora que você já chegou a ideia perfeita para tornar o seu provedor único para seus clientes e se destacar no mercado, é hora de adicionar valor!

Isso significa que não basta identificar seus diferenciais, mas aprender a torná-los interessantes e visíveis para seus clientes.

Vamos a um exemplo, suponha que você tenha chegado a conclusão de que criar uma nova forma de atender os seus clientes será única no mercado. 

Até então, o seu cliente pode não enxergar e não saber o valor disso. Ele pode nunca ter tido algum problema com atendimento e não saiba, portanto, o quanto é bom contar com algo tão bom e diferenciado.

Dessa forma, é importante aprender a comunicar isso de maneira que o cliente realmente perceba o valor de se poder contar com o melhor atendimento, mesmo que ele nunca tenha precisado disso, é importante que ele saiba que quando precisar estará lá e será o melhor que existe!

Ressalte seus diferenciais

Depois de traçar toda a estratégia e criar as ações que vão tornar o seu provedor único na mente dos seus clientes, agora é o momento de finalmente trazer esse posicionamento para o mundo!

É preciso comunicar isso para o mercado para que todos possam conhecer seus diferenciais.

Para isso, você pode planejar uma nova campanha de marketing que comunique bem para o mercado esse novo momento, como ele foi planejado, quais são as motivações do seu provedor de internet, o que você deseja entregar ao adicionar esses diferenciais ao negócio!

Além da campanha de marketing que pode ser realizada em parceria com uma agência de publicidade, também faça estratégias para as mídias sociais e utilize seus canais internos de comunicação com os clientes, como email marketing que ainda é uma forma muito eficaz de comunicação e atinge bons resultados.

E para encerrar com chave de ouro, é importante também criar parcerias estratégicas nesse momento de mudanças!

Para garantir que seu plano atinja os objetivos definidos, conte com empresas que podem agregar ainda mais diferenciais para o seu provedor de internet. Uma boa maneira de realizar isso é buscando SVAs que possam entregar pontos positivos aos seus serviços, adicionando mais benefícios a jornada do cliente no seu provedor de internet.

Você pode incluir no seu pacote de serviços SVAs de multimídia, música, serviços de armazenamento em nuvem e até educativos como é o caso do Qualifica Cursos que disponibiliza milhares de aulas para que você possa estar constantemente ajudando os seus clientes a se qualificarem para o mercado de trabalho com o seu apoio!

Gostou das dicas e quer saber mais como o Qualifica Cursos pode te ajudar na estratégia de se tornar um provedor único para os seus clientes? 

Fale com a nossa equipe e esclareça todas as suas dúvidas!

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A utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO está condicionada aos Termos e Condições de Uso Aplicáveis e a Política de Privacidade abaixo:

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4.2. Ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA” o USUÁRIO expressa e livremente consente com a realização pela MLEARN da coleta e utilização das informações relacionadas nos itens 3.3 e 3.4 acima, para as seguintes finalidades: (i) para viabilizar a utilização do “QUALIFICA”; (ii) para atender a interesses legítimos da MLEARN;

(iii) para viabilizar a prestação do suporte remoto; (iv) para fins de produção de relatórios estatísticos de audiência dos cursos, conteúdos e funcionalidades do “QUALIFICA” utilizados; (v) para o planejamento comercial e de marketing do “QUALIFICA”; (vi) para melhorar a personalização dos cursos, conteúdos e funcionalidades disponibilizadas ao USUÁRIO através do “QUALIFICA” e melhorar a experiência do USUÁRIO.

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9.2. Sem prejuízo do disposto nos itens acima, a privacidade e confidencialidade deixam de ser obrigatórias, se comprovado documentalmente que as informações relacionadas aos dados pessoais do CLIENTE e demais informações coletadas: (i) Estavam no domínio público na data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago; (ii)Tornaram-se partes do domínio público depois da data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago”, por razões não atribuíveis à ação ou omissão das partes; (iii)Foram reveladas em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal revelação.

10. PRAZO DE MANUTENÇÃO

10.1. A MLEARN manterá os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, pelo prazo de 365 dias, após o cancelamento do cadastro do USUÁRIO no “QUALIFICA”, independente do motivo do cancelamento do cadastro. Podendo este prazo ser ampliado, em caso de autorização, alteração ou determinação por algum regulamento, decreto ou legislação aplicável.

11. DIREITOS DO USUÁRIO

10.1. Fica assegurado ao USUÁRIO, a qualquer momento, solicitar perante a MLEARN: (i) acesso aos dados pessoais e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento; (ii) correção de seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;

(iii) a eliminação dos seus dados pessoais dos servidores da MLEARN, ressalvado as hipóteses em que a MLEARN for obrigada a manter os dados do USUÁRIO por força de previsão contratual, legal ou regulatória.

12. CONTATO

11.1. O USUÁRIO poderá contatar a MLEARN por meio do e-mail contato.qualifica@mlearn.com.br, caso deseje obter informações sobre os dados do USUÁRIO coletados, caso deseje atualizar, alterar ou apagar seus dados pessoais, ou ainda, caso tenha qualquer dúvida em relação a esta Política de Privacidade, ou caso, queira relatar qualquer violação ao presente instrumento.

13. DISPONIBILIZAÇÃO

13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.