Você já desejou que o seu time comercial gerasse mais oportunidades para a sua empresa?

SIM, certo? E se eu te dissesse que é possível potencializar os seus esforços comerciais usando uma estratégia de pré-venda. Na verdade, é possível gerar até 5x mais oportunidades de negócios apenas implementando essa prática matadora! 5x mais vendas para o seu setor comercial. 5x mais lucros para a sua empresa. 5x mais oportunidades a serem trabalhadas. Parece mágica, não é? Mas, vamos explicar na prática como uma estratégia de pré-venda pode fazer isso e muito mais pelo o seu setor comercial. Me responda uma rápida pergunta: qual é o objetivo principal do seu time de vendas? Com certeza você dirá que é vender. Mas, se eles começam a gastar uma grande quantidade de tempo com:
  • Prospecção de clientes.
  • Geração de oportunidades.
  • Manutenção de relacionamentos.
Logo, dificilmente sobrará algum tempo para que eles de fato vendam.
Leia nosso post completo sobre a importância de definir o preço de um produto no seu processo de vendas! Seu time de vendas precisa atingir a excelência. Descubra em nosso post como criar uma equipe matadora!
É aí que entra o papel essencial da pré-venda. Essa estratégia é responsável por:
  • realizar o primeiro contato com seus novos clientes e oportunidades.
  • abordá-los, entendendo suas necessidades e qualificando-os.
  • preparar os clientes para darem os próximos passos na jornada de compra.
  • entregar oportunidades já qualificadas para o time de vendas.
Você com certeza quer utilizar melhor o tempo dos seus vendedores, e hoje explicaremos como você pode fazê-lo. Falaremos sobre o que é como funciona a pré-venda, e como o marketing pode auxiliá-la. Além disso, daremos 5 dicas que para você POTENCIALIZAR ESSA ESTRATÉGIA NA SUA EMPRESA! Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários. Boa leitura!

A estratégia de Inside Sales e um exemplo rápido de pré-venda.

Antes de falarmos sobre o que é, e como funciona a pré-venda, precisamos falar rapidamente sobre o processo de vendas de inside sales. Na tradução literal, inside sales significa "vendas internas". Esse tipo de processo é, na prática, o que o nome diz: um modelo de vendas, com vendedores internos que qualificam e trabalham oportunidades. Esse método comercial é responsável por agilizar e reduzir os custos do setor comercial, além de garantir a eficácia em apresentações e propostas do time de vendas. Para exemplificar o inside sales na prática, vamos imaginar uma consultoria de TI. Essa empresa está prospectando clientes para a venda de um novo software com foco na redução de custos das empresas. O vendedor finalmente marca uma reunião com o diretor financeiro, principal interessado nos benefícios do software. Uma apresentação é feita, mapeando as principais vantagens do produto para o CFO. A tecnologia oferecida pode auxiliá-lo na redução de custos em sua empresa, e isso é ótimo. Porém, um grande impeditivo ocorre: o diretor financeiro não conhece ou entende muito de tecnologia, por isso não identifica as vantagens do produto. Mesmo com todo o esforço de deslocamento, tempo e dinheiro da consultoria de TI, o CFO prospectado sai sem entender muito o que foi apresentado, ou quais benefícios ele terá. Não precisamos nem dizer que a venda não rolará, certo?

Vamos imaginar agora o exemplo com um setor de inside sales no comando?

Com uma estratégia de inside sales, tudo seria feito de uma forma diferente: O diretor financeiro seria captado pela consultoria de TI (até aí, ok). Ao invés de uma reunião ser marcada, e o software apresentado, um vendedor focado em pré-venda entraria em contato inicialmente. Esse vendedor mapearia as necessidades do diretor financeiro e, ao perceber que ele não é familiarizado com tecnologia, sugeriria que alguém de TI da empresa prospectada também estivesse na apresentação. O diretor financeiro chama um analista de TI de sua empresa para acompanhá-lo. A reunião é feita, e todos os termos técnicos e benefícios do software ficam claros para o diretor financeiro. Alguns dias depois, o setor comercial entra em contato, trabalha a venda e fecha um contrato. Pronto, vimos claramente nesse exemplo como o setor de inside sales trabalhou uma ação de pré-venda. Agora que você já sabe o que é inside sales, podemos prosseguir e explicar o que é a pré-venda.

O que é e como funciona a pré-venda:

A definição resumida de pré-venda seria a ação, ou área, que gera e qualifica oportunidades reais de vendas, junto com o setor de marketing. Antes de uma venda ocorrer, a oportunidade precisa ser trabalhada e qualificada corretamente. É exatamente com esse objetivo que uma equipe de vendas internas é focada, para fazer o pré-venda dessas oportunidades. Na prática, para trabalhar com esse tipo de estratégia, a empresa precisa contratar profissionais que qualificarão melhor os possíveis clientes, antes que eles sejam passados para o setor comercial. (daí o nome pré-venda) Isso acontece porque os leads às vezes não estão qualificados o suficiente para passarem para o setor comercial. Isso ocasiona erros, como: A longo prazo isso vai saturando o setor de vendas com atividades que de fato não geram venda alguma. A ideia, quando se implanta um setor de vendas interno focado em pré-venda, é entregar as atividades de qualificação a esse time especializado em desenvolver leads qualificados. Esses leads, depois de qualificados, são passados para o setor comercial trabalhá-los. Consegue ver como o processo fluirá muito melhor assim? Vejamos um pouco mais a fundo algumas vantagens.

Vantagens da pré-venda na sua empresa

As vantagens de uma estratégia de pré-venda são inúmeras. Diversas áreas se beneficiam desse tipo de ação, como por exemplo: O setor comercial não fica saturado, e o de marketing fica mais livre para gerar oportunidades que serão continuadas pelo setor de vendas internas. Além disso: 1 - Os processos de vendas se tornam mais ágeis - Imagine que o setor de marketing seja o responsável por gerar em torno de 100 leads por semana. Parece um número bom de possíveis oportunidades, certo? Agora, o seu setor comercial conseguirá lidar com esses 100 leads, os qualificando da forma certa? Provavelmente não. Toda vez que o setor de marketing gerar leads será necessário que o setor de pré-vendas chegue junto e os qualifique. Isso evita que o setor comercial fique saturado, e os processos de vendas tornem-se mais lentos. Quando temos um setor de pré-venda focado única e exclusivamente em qualificar leads, teremos sempre novas oportunidades sendo trabalhadas de uma forma completa, sem atrasar ou saturar o nenhum processo no meio do caminho. 2 - O lead se sente mais informado e próximo à empresa -  O processo de compras de hoje em dia é muito mais complexo do que o de antigamente. Os clientes sabem muito sobre as empresas e produtos, ao mesmo tempo que exigem explicações e informações técnicas sobre o produto. Se o foco do seu time de vendas é vender, como ele pode se dedicar em passar essas informações para os leads da sua empresa? Para tornar o lead mais qualificado, ao mesmo tempo que o traz para mais perto da sua empresa, é necessário um trabalho informativo, focado em melhorar a experiência do cliente com a empresa. Adivinha qual é o setor perfeito responsável para essa missão? Sim, o pré-venda.

As empresas podem reduzir custos operacionais por causa do pré-venda?

Sim, com certeza. É possível ter um controle maior de custos e produtividade do time de vendas por causa do pré-venda. Vamos à seguinte lógica: você paga o seu vendedor por hora. Se ele dedica mais do 70% do tempo dele gerando oportunidades de vendas, sobra apenas 30% do tempo para que ele de fato venda. A longo prazo, isso pode quebrar o seu time comercial. Eles podem perder o foco, gastando muito mais tempo gerando oportunidades (que podem inclusive não dar em nada), do que fechando contratos e gerando receita para suas empresa, com clientes de verdade. Quando trabalhamos o inside sales, gerindo uma estratégia de pré-venda, os seus vendedores não precisam se preocupar em abrir oportunidades, e você pode se certificar qual vendedor está ou não vendendo realmente. Dessa forma, você consegue controlar seus custos, mantendo apenas os vendedores que realmente estão próximos de cumprirem suas metas e venderem o seu produto.

Pré-Venda e Marketing: uma parceria de sucesso!

O setor de marketing gera oportunidades, certo? É o setor responsável por captar novos clientes para a sua empresa. Seja digital ou offline, o objetivo do marketing é: criar estratégias aonde o objetivo é a captação de novas oportunidades para a empresa. Antes da oportunidade adquirida pelo marketing ir para a mãos do seu time de vendas, é necessário que eles sejam trabalhados de uma forma mais organizada. Por exemplo: imagine você venda serviços de pintura. O cliente acessou ao site da sua empresa, busca informações e deixa seu e-mail em um formulário dentro de um post. O setor de marketing vai lá e começa a nutrir essa oportunidade. Como ele faz isso? Por meio de e-mails marketing com a entrega de conteúdos e informações de valor. Quando o cliente já se sente bem informado, e o setor de marketing tem dados que sirvam para a pré-venda, é hora de o setor de vendas internas atacar. Ela entra em contato com o cliente, e começa a estimulá-lo a comprar. Entende todas as suas necessidades e coleta informações valiosas sobre o cliente, como: quais objetivos ele tem, ou o que ele quer pintar. Ou até mesmo a sua cor favorita. Munido de todas essas informações, o setor de vendas internas passa esse contato para o setor comercial que, por sua vez, começará a estimular mais ainda a venda. Com pouco menos de 2 dias trabalhando essa venda, o setor comercial fecha o negócio. Você consegue ver como o marketing e a pré-venda tem tudo a ver? As duas estratégias se completam e, quando unidas, geram oportunidades muito mais fortes para o setor de vendas ir lá e finalizar!

5 dicas matadoras para melhorar o seu pré-venda agora!

Mas de repente você já sabia o que era inside sales, pré-venda e como o marketing é um aliado forte do seu setor de vendas internas. Talvez você já tenha uma estratégia de pré-venda sendo executada agora mesmo na sua empresa. Mas, temos certeza que as 5 dicas que virão abaixo vão melhorar ainda mais o seu processo. Vamos lá:

1 - Entenda tudo sobre o seu cliente.

Para extrair as informações corretas das oportunidades geradas, é importante que você entenda tudo sobre o seu cliente. Busque informações demográficas, comportamentais e compreenda quais são as necessidades e dores do seu cliente. Isso fará com que você tenha um discurso mais forte e argumentativo com ele na hora da pré-venda.

2 - O seu produto precisa estar na ponta da língua.

Da mesma forma que você precisa entender o seu cliente, saber tudo sobre o produto também é necessário. O cliente eventualmente fará perguntas mais complexas sobre o que você vende, imagine se você não sabe responder? Estude bastante o que está vendendo, e busque ter sempre as informações corretas sobre o seu produto.

3 - Um script matador pode te ajudar bastante.

Caso você ainda não faça, é ESSENCIAL QUE GERE UM SCRIPT PARA AS SUAS PRÉ-VENDAS. Não precisa ser aquela coisa mecânica de telemarketing, mas um script gera o direcionamento correto para aonde a conversa precisa ir. Saiba como levar o cliente para a direção da venda, não para o outro lado. Montar um script pode te dar um norte quanto a isso!

4 - Educação e calma te tiram de situações difíceis.

Em uma ação de pré-venda você lidará com clientes que já entendem sobre o seu produto (uma vez que foram qualificados corretamente pelo marketing). É necessário que você sempre mantenha a calma para entender tudo que os clientes vão te dizer. Isso evita que você passe alguma informação errada, ou que haja uma falha de comunicação. Ser educado também é extremamente importante. Lembre que você está representando o primeiro contato que esse cliente terá com o setor de vendas da sua empresa. Essa impressão é a que ficará!

5 - Saiba quando começar e terminar uma ligação.

O marketing demorará um tempo para qualificar a oportunidade que será passada para você. Não a queime por não saber a hora de começar e parar de falar. Sinta o cliente, entenda quando for o momento de parar de argumentar e o momento certo de ganhar uma discussão. O cliente precisa sair informado, e você precisa sair com informações sobre ele. Nenhum dos dois objetivos será cumprido se você não seguir o seu script, e tiver o feeling de conversar corretamente com o cliente.

Conclusão: Pronto para implantar o processo de pré-vendas na sua empresa?

E aí, preparado para começar, ou potencializar, a sua estratégia de pré-venda? Tenha sempre em foco que o pré-venda não funciona sozinho, e que é necessário um setor comercial alinhado e uma estratégia de marketing conjuntamente. Não espere resultados apenas ligando para os seus clientes. Monte uma estratégia holística!
Quer descobrir como montar uma estratégia de telemarketing forte e focada em resultados? Leia nosso post completo! A apresentação de vendas é um dos momentos mais importantes da venda. Quer aprender a fazer apresentações matadoras! Clique aqui!
Foque sempre nas necessidades do seu cliente, e conheça muito bem o seu produto antes de pegar no telefone. E o mais importante: siga nossas dicas, teste-as e depois volte aqui e fale como isso deu certo para você! Se tiver qualquer outra dúvida ou sugestão, pode deixar nos comentários abaixo.
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10. PRAZO DE MANUTENÇÃO

10.1. A MLEARN manterá os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, pelo prazo de 365 dias, após o cancelamento do cadastro do USUÁRIO no “QUALIFICA”, independente do motivo do cancelamento do cadastro. Podendo este prazo ser ampliado, em caso de autorização, alteração ou determinação por algum regulamento, decreto ou legislação aplicável.

11. DIREITOS DO USUÁRIO

10.1. Fica assegurado ao USUÁRIO, a qualquer momento, solicitar perante a MLEARN: (i) acesso aos dados pessoais e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento; (ii) correção de seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;

(iii) a eliminação dos seus dados pessoais dos servidores da MLEARN, ressalvado as hipóteses em que a MLEARN for obrigada a manter os dados do USUÁRIO por força de previsão contratual, legal ou regulatória.

12. CONTATO

11.1. O USUÁRIO poderá contatar a MLEARN por meio do e-mail contato.qualifica@mlearn.com.br, caso deseje obter informações sobre os dados do USUÁRIO coletados, caso deseje atualizar, alterar ou apagar seus dados pessoais, ou ainda, caso tenha qualquer dúvida em relação a esta Política de Privacidade, ou caso, queira relatar qualquer violação ao presente instrumento.

13. DISPONIBILIZAÇÃO

13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.