Nesse artigo você entender como planejar estratégias e ações de marketing para que o seu Provedor de Internet conquiste mais clientes.

Um negócio só pode crescer se estiver saudável financeiramente. Caso tenha margem de lucro, melhor ainda!

E aqui já tem dois conceitos diferentes para entender, faturamento e lucro. 

Não são iguais, mas um depende do outro. Faturamento, em resumo, é tudo que sua empresa recebe. Lucro é o que fica, após o pagamento de todas as contas.

E, para que você fature muito e tenha lucro para reinvestir no negócio, há algo importante a fazer que é vender.

Apesar de muitos empresários torcerem o nariz para a área comercial, a verdade é que ela é uma parte fundamental do negócio.

Se não estiver funcionando bem, você pode ter prejuízos no seu Provedor de Internet.

Por isso, não delegue a estratégia de marketing e vendas para pessoas sem visão estratégica do negócio.

Vamos começar a nossa lista por este ponto específico.

1. Participe da Estratégia

É comum que o empresário que tenha um Provedor de Internet contrate uma equipe de marketing e vendas para realizar esse processo.

Inclusive é a coisa certa a se fazer, delegar a parte tática e operacional para que se tenha mais tempo livre para criar a estratégia.

E é exatamente nessa etapa do processo, a estratégia, que é importante ter a sua participação ativa. 

É nela em que se deve criar definições como:

  • Que tipos de campanhas
  • Quais formas de divulgação
  • Verba investida
  • Metas e resultadas esperados
  • Prazo de veiculação, entre outros.

Como criador do negócio, a sua visão é única e muitas vezes a equipe precisa de treinamento e amadurecimento para chegar nela.

Nesse momento, tente estar presente e ajudar com a sua visão de negócio.

2. Foco nas Mídias Sociais 

Ninguém duvida que as mídias sociais são os novos canais de comunicação.

Mas não é apenas isso. Elas são altamente eficientes quando se trata de atingir o público desejado por sua empresa.

Um exemplo disso é que, além do conteúdo orgânico que você já deve produzir normalmente, também é possível fazer anúncios.

E, nesses anúncios é possível segmentar por região, idade, nível de escolaridade e até mesmo por interesses dos seus usuários.

Mas, o que nós observamos como prática comum no mercado de provedores de internet, é que vários líderes não estão presentes para esse movimento.

Costumam pensar que as mídias sociais não dão retorno e, por isso, não geram esforços, apenas produzem um conteúdo mais do mesmo, apenas para dizer que “estão lá”.

Você mesmo pode conhecer alguém que pensa assim.

E até foi dessa maneira por algum tempo, onde só jovens testavam as ferramentas, para divertirem-se. 

Mas, esse cenário mudou e tornou-se amplamente possível vender direto pelas mídias sociais, ou pelo menos, gerar impacto na sua audiência, ser notado, lembrado e escolhido no momento certo.

Portanto, ao criar sua estratégia, considere sempre todas as redes sociais:

  • Linkedin: A Rede Social com foco no mercado de trabalho, o linkedin não é apenas uma ferramenta para buscar emprego e fazer networking.

Nela, você pode ter contato com inúmeros decisores. 

São empresários e profissionais que podem estar em busca de um Provedor de Internet como o seu nesse exato momento.

  • Youtube: O YouTube concentra grande parte das buscas do google.

As pessoas já se acostumaram a procurar temas e até mesmo empresas por lá.

Além disso, mesmo em uma busca direta na pesquisa do google, ele pode apresentar um resultado em vídeo do youtube.

E a pergunta que não quer calar:

Se o seu cliente ideal pesquisa por provedor de internet, ele te encontrará nesses resultados?

Se a sua resposta é não, talvez esteja na hora de você agir e começar a criar conteúdo para o youtube imediatamente!

  • Facebook: Ele morreu? Não e não!

Está tão vivo como nunca, mas agora com nova roupagem e talvez uma boa notícia para você: a média de idade na plataforma é mais alta que em outras redes sociais.

Isso significa que o Facebook deve continuar sendo considerado nas suas estratégias, mas avalie o conteúdo que cria por lá.

Apesar da distribuição orgânica ser baixa, o Facebook dá aos criadores a opções de grupos, onde o conteúdo é distribuído para todos.

E tem mais benefícios ao usar a plataforma. Ela concentra os recursos: 

  • Facebook Business: Com ele você cria os anúncios e segmenta conforme sua estratégia para o público tanto no Facebook quanto no Instagram.
  • Instagram: A rede social que antes só servia para exibir fotos de viagens, festas, lifestyle, etc. evoluiu e agora concentra muitos empreendedores.

Além disso, ela se tornou um grande centro de vendas, como um shopping. 

Com recursos avançados, ela agora disponibiliza até uma opção de loja na plataforma.

O Instagram caminha para se tornar um super app, concentrando em si recursos de diversos outros aplicativos.

Exemplos como as ferramentas reels e stories são prova disso.

Mas, a grande vantagem da ferramenta é que ela permite um relacionamento diário, contínuo e criativo com seus clientes.

E tudo isso pode ser feito de forma orgânica ou através do recurso de anúncios.

  • Tik Tok: Um dos mais novos da turma, mas não o subestime!

O Tik Tok não é uma plataforma apenas de “dancinhas” como muitos costumam pensar.

Ele foi um dos apps mais baixados em todo mundo durante a pandemia e muitos criadores de conteúdo já estão monetizando muito por lá.

Sim, é possível criar conteúdo autêntico, criativo tanto de forma orgânica, como através de anúncios.

Porém, temos observado grandes retornos dos conteúdos gerados em conjunto com grandes influenciadores da plataforma.

E de acordo com essa pesquisa da Adweek, metade dos usuários do TikTok compram produtos que veem anunciados na plataforma.

Você ainda acredita que é só uma plataforma de dancinhas?

Ei, espera aí! Aonde você vai?

Termine de ler o artigo, antes de correr para ir lá criar a conta do seu Provedor de Internet!

Ainda tem mais dicas para você aqui!

Esses são apenas alguns dos canais que você já deveria estar presente, mas por falta de estratégia, pode estar perdendo a oportunidade de conversar com seu público-alvo.

3. Acompanhe os resultados do Marketing

Da mesma maneira que dissemos para acompanhar o processo de criação das campanhas de marketing e vendas, também é importante a sua participação na análise de resultados.

Você pode e deve delegar isso a alguém da equipe para que gerencie essas informações por você, mas evite ficar totalmente alheio.

Acompanhar métricas de ações e resultados de campanhas vai te permitir ter muitos insights para não apenas criar novas campanhas, mas também mudar aspectos de produtos e serviços na entrega do seu Provedor de Internet.

A leitura que você, como gestor do negócio fará desses resultados, vai um pouco além do que a sua equipe pode estar fazendo.

Apenas assegure que sua equipe de marketing tenha autonomia, pois sem isso ela não tomará boas decisões.

O foco aqui é acompanhar o processo de marketing e vendas do seu provedor de internet e direcionar estratégias para melhores resultados.

Isso é bem diferente de engessar o processo e torná-lo totalmente dependente de você, o que no caso não será nada vantajoso, e pode eliminar a parte criativa das ações.

Agora que você já tem essa receita em mãos, comece decidindo qual campanha você vai executar assim que concluir essa leitura!

Que tal falar dos SVA's que seu Provedor de Internet disponibiliza?

E se quiser aproveitar o nosso apoio, assim que você se torna assinante do Qualifica Cursos SVA, nós já disponibilizamos um material de marketing para te ajudar na divulgação do produto.

Para saber mais, entre em contato com nossa equipe de atendimento, basta clicar neste link.

Compartilhe:

A utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO está condicionada aos Termos e Condições de Uso Aplicáveis e a Política de Privacidade abaixo:

1. ACEITE A POLITICA DE PRIVACIDADE

1.1. Ao se cadastrar no Aplicativo ou no Site, e utilizar o “QUALIFICA”, o USUÁRIO reconhece que está consentindo expressamente e livremente, com a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO informados no cadastro, na seleção do PLANO PAGO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA”, para as finalidades e de acordo com as condições previstas no presente instrumento.

1.2. O USUÁRIO reconhece que a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, é condição indispensável para a utilização do “QUALIFICA”, nos termos previstos no Artigo 9º, §3º, da Lei nº. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

2. ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

2.1. A MLEARN se reserva o direito de modificar, incluir e/ou alterar as condições da presente Política de Privacidade, a qualquer tempo, a seu exclusivo critério e independente de aviso prévio do USUÁRIO, sendo que tais alterações passarão a vigorar imediatamente após a publicação das alterações no Aplicativo ou no Site.

2.2. A MLEARN recomenda que o USUÁRIO releia regularmente a Política de Privacidade, para verificar as últimas atualizações. Caso o USUÁRIO não concorde com qualquer modificação, inclusão ou alteração na Política de Privacidade, o USUÁRIO deverá cessar o uso do “QUALIFICA”.

3. DADOS E INFORMAÇÕES COLETADOS

3.1. No ato do cadastro o USUÁRIO fornece os seguintes dados pessoais a MLEARN: (i) nome completo; (ii)conta de e-mail; (iii)número de celular.

3.2. Caso o USUÁRIO selecione um PLANO PAGO, o USUÁRIO fornece a MLEARN na Página de Seleção do Plano Pago os seguintes dados: (i) nome completo; (ii) número de CPF; (iii)número de celular; (iv)endereço completo; (v) dados do cartão de crédito.

3.3. No decorrer da utilização do “QUALIFICA” o USUÁRIO poderá, a seu exclusivo critério, fornecer os seguintes dados a MLEARN: (i) classificações e opiniões emitidas sobre os cursos, conteúdos e demais funcionalidades disponíveis no “QUALIFICA”; (ii) definições de preferências e configurações no seu cadastro.

3.4. No decorrer da utilização do QUALIFICA, a MLEARN coleta automaticamente as seguintes informações relacionadas ao uso do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO: (i) atividades realizadas pelo USUÁRIO no “QUALIFICA”, como como inscrições em cursos, lições finalizadas, certificados recebidos e funcionalidades utilizadas; (ii) IDs ou outros identificadores únicos de aparelhos, características de aparelhos e software, informações sobre a conexão, estatísticas sobre visualizações de página, URLs de origem, endereço de IP (pode nos indicar sua localização geográfica geral), navegador e dados padrão de logs de servidores da Internet; (iii) informações coletadas pelo uso de cookies, pixels, web beacon, memória cachê dos servidores e outras tecnologias, incluindo dados de anúncios.

4. FINALIDADE

4.1. A MLEARN utilizará os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, para as seguintes finalidades, com as quais o USUÁRIO expressamente declara ter pleno conhecimento e concordância ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA”: (i)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (ii)para o tratamento e uso compartilhado de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (iii)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO; (iv)para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral; (v)para a proteção do crédito (incluindo medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais); (vi)para garantir o cumprimento dos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, incluindo o combate à fraude ou a prática de quaisquer ilícitos; (vii)para enviar ao CLIENTE qualquer comunicação prevista nos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, na Política de Privacidade, ou nos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO.

4.2. Ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA” o USUÁRIO expressa e livremente consente com a realização pela MLEARN da coleta e utilização das informações relacionadas nos itens 3.3 e 3.4 acima, para as seguintes finalidades: (i) para viabilizar a utilização do “QUALIFICA”; (ii) para atender a interesses legítimos da MLEARN;

(iii) para viabilizar a prestação do suporte remoto; (iv) para fins de produção de relatórios estatísticos de audiência dos cursos, conteúdos e funcionalidades do “QUALIFICA” utilizados; (v) para o planejamento comercial e de marketing do “QUALIFICA”; (vi) para melhorar a personalização dos cursos, conteúdos e funcionalidades disponibilizadas ao USUÁRIO através do “QUALIFICA” e melhorar a experiência do USUÁRIO.

5. COMPARTILHAMENTO COM TERCEIROS

5.1. A MLEARN não compartilhará, nem tampouco fornecerá a terceiros os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo nas hipóteses previstas a seguir: (i)para seus representantes, prepostos, empregados, gerentes ou procuradores, bem como para parceiros e terceiros que prestem serviços ou trabalhem em nome da MLEARN, incluindo previsão contratual de dever de manutenção da confidencialidade das informações por esses parceiros e terceiros; (ii)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (iii)para a disponibilização em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal disponibilização; (iv)para o exercício e defesa de quaisquer direitos da MLEARN, no âmbito de processos judiciais, administrativos ou arbitrais; (v)para o compartilhamento de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (vi)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, a Política de Privacidade, aos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, ou de medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais.

5.2. Caso o USUÁRIO esteja utilizando o “QUALIFICA” mediante contrato firmado por um PARCEIRO COMERCIAL, ou por TERCEIRO FACILITADOR, a MLEARN poderá compartilhar os dados do “USUÁRIO” e as informações coletadas em decorrência da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO ao respectivo PARCEIRO COMERCIAL ou ao respectivo TERCEIRO FACILITADOR.

6. DADOS COLETADOS ATRAVÉS DOS LINKS

6.1. O USUÁRIO reconhece que ao acessar os links disponíveis no “QUALIFICA” que remetem a websites, conteúdos ou recursos de terceiros, terceiros poderão coletar, utilizar, armazenar e compartilhar outros dados do USUÁRIO, os quais não são controlados pela MLEARN. Ciente disto, o USUÁRIO expressamente concorda que a MLEARN não se responsabilizará pelos dados coletados, utilizados, armazenados ou compartilhados por terceiros, nem tampouco pela política de privacidade dos mesmos. Ao acessar os links, recomendamos que o USUÁRIO leia a política de privacidade de cada website, conteúdo ou recurso acessado.

7. HOSPEDAGEM DOS DADOS E INFORMAÇÕES

7.1. Os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, poderão ser armazenadas em servidores de seu data center ou de terceiros contratados, a critério único e exclusivo da MLEARN.

8. SEGURANÇA

8.1. A MLEARN adota medidas de segurança administrativa, física e eletrônica para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, contra perda ou roubo, acesso não autorizado, divulgação, cópia ou uso indevido.

8.2. O USUÁRIO reconhece que apesar das medidas de segurança adotadas pela MLEARN para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, dada a própria natureza da transmissão de informações através da internet, não é possível garantir que as informações transmitidas por este meio sejam absolutamente invioláveis, não podendo a MLEARN garantir a segurança de qualquer informação transmitida pelo USUÁRIO a MLEARN por meio da internet.

8.3. O USUÁRIO reconhece ainda que nenhum equipamento, software, servidores de dados, servidores de aplicações ou data centers está imune a invasão ou ataque de “hackers” ou qualquer outro agente malicioso. Desta forma, a MLEARN não será responsável por qualquer dano, utilização ou divulgação de dados e informações do USUÁRIO, resultantes dos referidos ataques.

8.4. Os dados pessoais do USUÁRIO são protegidos por CREDENCIAIS DE ACESSO criadas pelo próprio USUÁRIO, o único responsável por manter a guarda e confidencialidade de suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”, além de ser o único responsável por qualquer atividade que ocorra com as suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”.

9. CONFIDENCIALIDADE

9.1. A MLEARN se compromete a manter a privacidade e confidencialidade sobre os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo se a utilização dos mesmos, for expressamente autorizada por força deste instrumento.

9.2. Sem prejuízo do disposto nos itens acima, a privacidade e confidencialidade deixam de ser obrigatórias, se comprovado documentalmente que as informações relacionadas aos dados pessoais do CLIENTE e demais informações coletadas: (i) Estavam no domínio público na data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago; (ii)Tornaram-se partes do domínio público depois da data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago”, por razões não atribuíveis à ação ou omissão das partes; (iii)Foram reveladas em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal revelação.

10. PRAZO DE MANUTENÇÃO

10.1. A MLEARN manterá os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, pelo prazo de 365 dias, após o cancelamento do cadastro do USUÁRIO no “QUALIFICA”, independente do motivo do cancelamento do cadastro. Podendo este prazo ser ampliado, em caso de autorização, alteração ou determinação por algum regulamento, decreto ou legislação aplicável.

11. DIREITOS DO USUÁRIO

10.1. Fica assegurado ao USUÁRIO, a qualquer momento, solicitar perante a MLEARN: (i) acesso aos dados pessoais e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento; (ii) correção de seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;

(iii) a eliminação dos seus dados pessoais dos servidores da MLEARN, ressalvado as hipóteses em que a MLEARN for obrigada a manter os dados do USUÁRIO por força de previsão contratual, legal ou regulatória.

12. CONTATO

11.1. O USUÁRIO poderá contatar a MLEARN por meio do e-mail contato.qualifica@mlearn.com.br, caso deseje obter informações sobre os dados do USUÁRIO coletados, caso deseje atualizar, alterar ou apagar seus dados pessoais, ou ainda, caso tenha qualquer dúvida em relação a esta Política de Privacidade, ou caso, queira relatar qualquer violação ao presente instrumento.

13. DISPONIBILIZAÇÃO

13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.