Você conhece as características fundamentais do gerente comercial de sucesso?

O gerente comercial ocupa um cargo essencial para o crescimento de uma empresa. A sua função vai muito além de ser responsável pelas vendas. Ele possui diversas responsabilidades, principalmente em setores estratégicos da organização. Portanto, o seu perfil não depende apenas de um talento natural para vender.

Quer montar a sua equipe de vendas e não sabe por onde começar? Leia esse outro artigo e aprenda como escolher as pessoas certas para formar um time vencedor.

Isso mostra que você também pode se tornar um gerente comercial. O processo de desenvolvimento varia de acordo com as suas características e capacidade de aprender sobre o novo. Se você já trabalha com vendas e quer subir esse novo degrau na sua carreira, você está no lugar certo! Neste artigo, vamos mostrar tudo o que você precisa saber para se tornar um gerente comercial de sucesso no mercado:
  • Introdução: o papel do gerente comercial numa empresa
  • Qual é o perfil de um gerente comercial?
  • As principais funções de um gerente comercial
  • Quanto ganha um gerente comercial?
  • Como ser um gerente comercial de sucesso
  • 10 características de um gerente comercial de sucesso
Se você tiver qualquer dúvida, deixe um comentário no final da página. Boa leitura!

Introdução: O papel do gerente comercial numa empresa

Todas as empresas, por menor que sejam, têm uma hierarquia. Por meio da subdivisão das áreas, é fundamental ter um chefe responsável por gerenciar e responder pela equipe. Neste ponto, surge o gerente comercial. Ele é a pessoa que coordena todas as atividades relacionadas às vendas de uma companhia ou negócio. Sem este colaborador, a equipe perde a sincronia e os objetivos tendem a ser distintos, ou seja, cada um trabalha por si. Isso acaba por distanciar da ideia de empresa, que é a sinergia de todos em busca de metas em comum. O gerente comercial também é responsável por unir a área de vendas aos demais setores. O princípio é de que juntas as equipes podem fazer muito mais. A premissa básica deste colaborador é ter capacidade de liderança. Então, ele deve saber como motivar, alinhar e reter talentos para o seu time. Note que o gerente comercial é um cargo estratégico que liga os clientes internos e externos de uma empresa. Portanto, se você quer se tornar um, o caminho pode ser longo, mas é muito compensatório. Que tal começar a mudança agora mesmo?

Qual é o perfil de um gerente comercial?

Cada profissional possui um perfil e requisitos diferentes. Afinal, eles ocuparão cargos específicos dentro de uma empresa. Assim, o gerente comercial também possui as suas atribuições. Antes de pensar em mudar de área e se candidatar para uma vaga, você precisa entender o que é necessário versus as suas características atuais. Mesmo que você tenha grande habilidade e conhecimento em vendas, é preciso ir além e ter outros conhecimentos que são a base da função. Tenha em mente que você deixará de participar diretamente do processo de vendas, para atuar no seu background. Conheça agora o perfil do gerente comercial. O que ele precisa ter:
  • Inteligência emocional
  • Habilidade para lidar com pessoas
  • Conhecimento sobre o processo de vendas e experiência na área
  • Saber técnicas de conversão
  • Resiliência
  • Ser um líder
  • Saber como motivar e manter o foco da equipe de vendas
  • Responsabilidade
  • Transparência
  • Proatividade
  • Ser confiável
Note que o perfil do gerente comercial engloba aspectos técnicos, acadêmicos e pessoais. Então, ele pode ser construído com o tempo e maturidade. De forma geral, quanto mais experiências você adquirir, melhor poderá ser o seu desempenho nesta função. Isso não significa que apenas pessoas com maior tempo de mercado podem ocupar o cargo, mas sim que a qualidade das suas vivências anteriores e dedicação para aprender fazem total diferença.

As principais funções de um gerente comercial

Depois de conhecer o perfil de um gerente comercial, você deve saber quais são as principais funções que ele desempenha dentro de uma empresa de forma mais específica. Para isso, trazemos uma lista completa com todos estes pontos. Saiba mais:

1 - Definir metas

Uma equipe só trabalha bem e em sincronia se há metas claras e definidas. O gerente comercial é o profissional responsável por estabelecer os objetivos gerais e individuais. Assim, todos saberão exatamente onde devem chegar e os caminhos que serão traçados em prol destas realizações. Lembre-se que a definição de metas é feita juntamente com a equipe de vendas. Não adianta prometer resultados além da capacidade dos liderados apenas para agradar a alta gestão.

2 - Acompanhar a equipe

O gerente comercial atua, principalmente, na delegação de tarefas. Para garantir que elas sejam cumpridas e atendam as demandas, é fundamental acompanhar a sua equipe diariamente. Ele deve conversar com todos, marcar reuniões de alinhamento das metas e conhecer quem está a sua volta. Assim, é possível ter resultados muito melhores ao longo do tempo. O acompanhamento da equipe também é importante para o pipeline das vendas. Ele mostra os estágios dos processos das vendas de todos os seus vendedores e quais ações serão realizadas para concluir o negócio.

3 - Contratação de novos profissionais

Esse colaborador é a pessoa mais indicada na hora de contratar novos funcionários para a área de vendas. Afinal de contas, ele comanda o setor e conhece de perto as suas necessidades e o funcionamento. Normalmente, ele atua nas etapas finais da seleção, seja por meio de entrevistas diretas, quanto na aplicação de testes de habilidades. Para participar do processo e fazer escolhas assertivas, o gerente comercial também deve ter conhecimentos sobre gestão de pessoas.

4 - Gerenciar a equipe

Além de acompanhar e contratar novos vendedores, o gerente comercial deve saber como gerenciar uma equipe. Isso envolve lidar com recursos humanos e financeiros com equilíbrio. Então, ele motiva a sua equipe, promove treinamentos e afins. Ao mesmo tempo, há o controle do orçamento, direcionamento dos lucros, investimentos do setor e cortes que precisam ser feitos.

5 - Unir setores

Outra função do gerente comercial é unir equipes. Ele atua como intermediador de informações e atividades entre os setores de uma empresa. Esse profissional sabe que todas as áreas dependem umas das outras para atingirem retornos mais consistentes, principalmente no longo prazo. Portanto, ele atua de forma a manter o bom relacionamento entre os colaboradores e unir esforços para atingir um objetivo em comum, que é o crescimento da empresa.

Quanto ganha um gerente comercial?

Se você quer se tornar um gerente comercial, com certeza você deve ter a curiosidade de saber o salário deste profissional. Primeiramente, cada empresa oferece valores diferentes, porque ela pode agregar atribuições distintas dos cargos oferecidos no mercado. De acordo com o Sine, a média salarial varia de R$ 3.725,00 até R$ 23.941,00. De forma geral, as companhias menores tendem a pagar salários mais baixos. Enquanto que as grandes costumam oferecer remunerações mais atrativas. Tenha em mente que a responsabilidade do cargo é proporcional ao rendimento que você recebe. Portanto, antes de aceitar uma proposta, verifique tudo o que está envolvida nela.

Como ser um gerente comercial de sucesso

Agora, vamos à melhor parte deste artigo, em que você vai aprender dicas incríveis de como ser um gerente comercial de destaque no mercado. Confira:
  • Seja o exemplo: os liderados tendem a reproduzir as ações do seu líder. Esqueça a história de "faça o que eu digo e não o que eu faço". Se você tornar a sua empresa em uma máquina de vendas, pratique boas atitudes, como ter transparência com a equipe, ser gentil e ter pontualidade.
  • Sabia conversar: há chefes de setores que têm a ideia de que eles são os donos da verdade. Nem sempre isso acontece. Então, ouça e fale com as pessoas que trabalham com você. Muitas vezes, o fechamento de um negócio ou a solução de um problema vem do funcionário que você menos espera.
  • Tenha visão estratégica: ao gerenciar a área de vendas, você precisa enxergar além de apenas oferecer um produto a um cliente em potencial. Alinhe a sua visão com a das demais áreas. Assim, é possível montar estratégias para impulsionar vendas, aumentar a demanda e atingir mais pessoas.
  • Comunique-se bem: a comunicação é a parte crucial da função como gerente comercial. Qualquer informação desencontrada pode gerar falhas. Então, tenha clareza e objetividade em contextos, como delegar tarefas, apresentar resultados ou alinhar ações com outra área.
  • Invista em conhecimento: se você quer se tornar um gerente comercial bem sucedido, é fundamental aprender mais. Para isso, você pode investir em uma especialização, curso de coaching ou de técnicas de vendas.
  • Tenha foco: a última dica é manter o foco. Mesmo com as adversidades, lembre-se das suas metas e objetivos. Elas sempre devem nortear os seus caminhos.

10 características de um gerente de vendas bem sucedido

Para fechar esse artigo com chave de ouro, listamos as 10 características que os grandes gerentes de vendas têm em comum. A partir delas, você vai entender que esse perfil pode ser construído e aperfeiçoado com o tempo, basta ter persistência e foco no seu objetivo. Veja:

1 - Gostar de trabalhar em equipe

A característica mais marcante do gerente de vendas é a paixão por trabalhar em equipe. Ele sabe que sozinhos, a nossa capacidade é limitada. Para resultados imbatíveis, é preciso contar com a capacidade de cada um em contribuir para a realização do todo.

2 - Autoconhecimento

O gerente comercial trabalha em uma empresa. Lá, ele possui uma série de metas individuais que devem ser cumpridas dentro de um prazo. Por outro lado, ele é um ser humano que possui habilidades e limitações. Portanto, o autoconhecimento é essencial para determinar esses objetivos com mais clareza. Caso contrário, ele tende a oferecer retornos abaixo do esperado, que por sua vez, desapontarão os seus chefes. Muitas vezes, não quer dizer que ele é um mau profissional. Simplesmente as metas iam além da sua capacidade. Então, o gerente comercial bem sucedido tem autoconhecimento suficiente e coragem para admitir o que pode ou não ser realizado.

3 - Responsabilidade

Como um chefe de equipe, ele é a voz e o principal representante dos seus membros. Por outro lado, ele é responsável por passar as demandas, informações e tarefas para cada um deles. O gerente comercial de sucesso sabe como fazer isso de forma ética e transparente. Até porque ele quer que as pessoas que trabalham para ele tragam o melhor retorno possível. Além disso, ele tem em mente que as falcatruas e ações imorais podem prejudicar a sua carreira.

4 - Melhores vendedores

O gerente comercial bem sucedido carrega uma grande bagagem de experiências. O processo de vendas vai além do conhecimento teórico. Para ser um bom vendedor, você precisa ter a prática e conhecer as etapas até a efetivação de um negócio. Como gerente comercial, esse conhecimento é fundamental para liderar uma equipe e saber como auxiliá-la diante dos mais diversos contextos. Boa parte dos vendedores de destaque em suas empresas, hoje, ocupam o cargo máximo na área de vendas. Tudo isso costuma ser conquistado com um junção de experiência e escolhas assertivas.

5 - Competitividade

Como líder de equipe, o gerente comercial de sucesso quer que a sua equipe seja a melhor. Geralmente, ele vê os demais setores como organizações dentro de uma mesma empresa. Portanto, o seu espírito competitivo tende a estabelecer metas agressivas para os seus liderados. Sem contar que a área de vendas costuma ser agitada e altamente motivadora.

6 - Sabe lidar com a pressão

A área de vendas é composta por diversas metas. Os vendedores costumam sentir a pressão da empresa sobre eles para que vendam cada vez mais. Neste ponto, o gerente comercial bem sucedido atua para minimizar esse ambiente. Ele sabe como transformar essa pressão em motivação, comprometimento e dedicação. Assim, a equipe pode se sentir melhor e conseguir cumprir as metas no tempo desejado.

7 - Veste a camisa da empresa

O gerente comercial de sucesso é aquele que veste a camisa da empresa e põe a mão na massa. Mesmo que ela já esteja consolidada no mercado, os colaboradores devem estar preparados para bater de frente com a concorrência. Neste ponto, este profissional precisa conhecer a fundo sobre os objetivos de curto, médio e longo prazos da sua companhia e definir o que ele vai fazer para colaborar. Portanto, as suas metas individuais e as da sua equipe sempre caminham juntas com as da empresa.

8 - Reconhece os seus liderados

Os resultados do gerente de vendas dependem da sua equipe. Por mais que ele tenha qualificações, o retorno só será satisfatório se os liderados fizerem as suas partes. Então, ele acompanha de perto o trabalho de cada um deles e dá feedback do que foi feito. Assim, os membros sabem se estão na direção certa e o que podem fazer para melhorar. Além disso, o gerente comercial de sucesso reconhece quando o seu liderado traz algo positivo para a equipe. Através disso, ele mantém a motivação e a satisfação por mais tempo.

9 - Estimula o conhecimento

Todo gerente comercial bem sucedido sabe que o caminho até o topo não é fácil. Uma das bases é o conhecimento. Sem ele, você fica limitado a poucas oportunidades. Então, ele costuma estimular a sua equipe a aprender mais, por exemplo, trazer novos treinamentos para a atualização dos profissionais, sugerir uma graduação ou especialização importante para a carreira.

10 - Torce pelo sucesso dos demais

O líder que chegou ao topo por mérito próprio, também quer que as outras pessoas alcancem o sucesso. Ele demostra isso através de atitudes positivas, como estimular que a sua equipe supere as metas, desenvolvimento de uma concorrência saudável entre setores e indicar os bons caminhos os seus liderados.

Conclusão: Pronto para ter sucesso como gerente comercial?

O gerente comercial é um profissional estratégico dentro de uma empresa. O seu objetivo é fazer com que a equipe de vendas tenha o melhor desempenho possível e supere as expectativas. Para isso, ele une aspectos relacionados aos recursos humanos e financeiros, como investimentos na área, desenvolvimento de pessoas e visão sistêmica. Continue a aprender sobre vendas com esses outros artigos do nosso blog: Se você deseja se tornar um gerente comercial de sucesso, saiba que isso não é apenas um talento natural para liderar um grupo de pessoas. Ao investir em conhecimento, você pode se moldar e desenvolver o perfil necessário para ocupar essa vaga. Caso você já trabalhe com vendas e queira subir mais esse degrau, o momento é agora! Vá em busca do seu melhor, continue a se aperfeiçoar e assine nossa newsletter. Assim, você receberá em primeira mão todo o conteúdo imperdível sobre o mundo das vendas. Esse artigo foi útil para você? Então, deixe um comentário com sugestões. Obrigado por ler até aqui!
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