A área de vendas de uma organização pode ser considerada, atualmente, um dos departamentos de maior importância. Pois em um mercado competitivo, com preços altos e com a qualidade dos produtos sendo cada vez mais exigida pelos consumidores, é a força de venda que na maioria das vezes fará a diferença na hora da escolha do consumidor. Para isso, há todo um trabalho desenvolvido por esses profissionais para criar um bom relacionamento, ter influência e persuasão com os clientes. Duas fortes tendências como a tecnologia e a mudança do hábito de consumo têm contribuído para que os consumidores tenham mais opções escolhas e com isso, as empresas que desejam alcançar sucesso, estão investindo mais em uma boa equipe de vendas para que as inovações do mercado não tornem seus produtos e serviços obsoletos. Porém, um dos maiores desafios das organizações que possuem equipes de vendas está no treinamento desses profissionais. Muitos acabam perdendo suas vendas por não possuírem conhecimento necessário sobre o produto, sobre a empresa, o mercado, a concorrência etc. Ou mesmo, estes profissionais não possuem habilidades para desempenhar tal função. Diante desse cenário, o investimento em ferramentas de vendas para capacitação desses profissionais é essencial para negócios que querem alavancar sua lucratividade. Existem no mercado inúmeras ferramentas de vendas e recursos que podem ser implementados nos mais diversos negócios. Se aplicadas de forma correta serão ótimas alternativas para aumentar a produtividade do time de vendas, e consequentemente a lucratividade do negócio. De acordo com especialistas, quanto mais a organização vende, mais receita ela consegue gerar e, consequentemente, passa a ter mais condições de investir no negócio e de se diferenciar perante seus concorrentes. Mais quais ferramentas são consideradas as mais efetivas para o seu negócio? Como a equipe deve ser treinada com essas ferramentas? Você já possui algum tipo e ferramenta de venda pré-definida em sua empresa? Preparamos este artigo para ajudá-los com todas as informações necessárias sobre este assunto. Abaixo, confira os principais temas que serão abordados:

  • Porque usar ferramentas de vendas
  • Como usar ferramentas de vendas
  • Tipos de ferramentas de vendas

Porque usar ferramentas de vendas

Para uma organização, quanto mais rápido a equipe de vendas consegue fechar um negócio, maiores são as chances as chances de partir para um novo cliente e efetuar uma nova venda. Mas como fazer um processo de forma efetiva sem comprometer a qualidade do atendimento da força de venda, e a satisfação dos consumidores? O dia a dia de uma equipe de vendas costuma ser bastante corrido com demandas que surgem o tempo todo, conversas por telefone, reuniões e quando necessário, são feitas visitas presenciais para atender ao cliente. E diante de uma gama de atividades, caso não haja ferramentas de vendas pré-definidas, é bem provável que a equipe comece a desenvolver falhas, e consequentemente a perda de possíveis prospects. As ferramentas de vendas visam auxiliar a equipe de vendas através do fornecimento de dados. A partir daí o gestor de vendas consegue fazer uma melhor avaliação de performance e otimização de ações de todos. E de acordo com especialistas, uma das primeiras ferramentas que devem ser avaliadas por gestores é o uso da agenda dos profissionais de vendas. Pois apesar de parecer uma estratégia básica, muitas organizações acabam se descuidando com esse procedimento, o que impacta diretamente na performance e na organização da mesma. Pode se dizer que durante muitos anos o processo de vendas foi realizado da mesma maneira, sem muitas novidades. Porém, com a tecnologia cada vez mais em alta, as empresas precisaram rever seus conceitos e se reinventar. Com isso, as novas ferramentas de vendas passaram a se tornar essenciais para os grandes negócios. Os consumidores se tornaram mais dinâmicos, pois vivemos em uma época em que tudo muda o tempo todo. E o grande desafio dos empresários é se manter conectado com as novas tendências, mas sem perder sua essência de vendas. No comércio online, por exemplo, as ferramentas de vendas se tornaram primordiais, já que para se concretizar possíveis vendas é necessário a aplicação de estratégias diferenciadas. Nesse caso, recomenda-se utilizar vários serviços, em diferentes canais de vendas, e não apenas ficar refém de um único método. O que o empresário precisa ter em mente é que para que o cliente se torne interessado em realizar qualquer compra, até o momento em que a venda é efetivada, os vendedores precisam desenvolver uma linha de procedimento de negociação e vendas assertivo. E não basta que o profissional de vendas seja bom no que faz, é necessário que ele aplique ferramentas de vendas bem elaboradas. Ambas serão essenciais para tornar a venda efetiva. Por isso invista em boas ferramentas de vendas no seu negócio!

Como usar ferramentas de vendas

Seja para oferecer melhorias através de novas ações internas para a equipe, para apresentar novos mecanismos com o objetivo de diminuir processos burocráticos, proporcionar mais transparência às negociações, fornecer atendimentos mais qualitativos e até mesmo planejar investimentos. São diversas as formas como as ferramentas de vendas podem ser utilizadas para alavancar a lucratividade de um negócio. O WhatsApp Business, por exemplo, é uma das ferramentas mais atuais e que tem sido muito utilizada pelas organizações. Através desta ferramenta as empresas podem acrescentar no seu perfil informações como o endereço da loja ou o e-mail dos atendentes e vendedores e até mesmo utilizar o programa na versão desktop para atender os clientes. O uso desta funcionalidade como ferramenta de vendas é uma excelente alternativa para companhias que desejam se destacar em relação aos seus concorrentes através de negociações eficazes. Grandes empresas sabem que quando o time comercial foca apenas em uma gama de ligações, estratégia de vendas está sendo necessariamente bem efetuada. Mais do que isso, é preciso que o vendedor saiba como atrair potenciais clientes que estejam de fato interessados em um dos produtos ou serviços da empresa. O mecanismo de ferramenta de automação, por exemplo, se bem aplicado serve para despertar clientes fornecendo a eles conteúdos de qualidade. Ela também é uma alternativa para que as empresas consigam fazer uma análise automática e mais aprofundada de todo o processo percorrido pela equipe de vendas, além de auxiliá-las na identificação dos potenciais leads. Após identificar os leads, as ferramentas também funcionam como fornecedoras de informações essenciais para as vendas, como o CRM. É a partir daí que a área de vendas entrará no circuito para contatar os clientes de forma assertiva. O CRM é uma ferramenta de vendas que ajudará empresários a obter informações que vão revolucionar a forma e o atendimento da equipe comercial, fazendo com todos passem a abordar a mesma língua que o prospect na hora da abordagem. Além disso, é possível ter acesso a diversas análises de performance de atendimento para ajudá-lo continuamente, seja para otimizar ou aperfeiçoar seus processos vendas. É muito importante também que o time de vendas tenha mais do que uma ferramenta de vendas definida, pois com uma equipe cada vez mais treinada e engajada, é possível melhorar sua capacidade de se antecipar perante às necessidades dos seus prospects. Outro grande diferencial das ferramentas de vendas é que ambas são capazes de fornecer aos gestores, relatórios gerenciais que os auxiliam a ter visão panorâmica das ações de relacionamento que os vendedores possuem com seus clientes potenciais. Se a sua organização não está conseguindo ter uma conversão de potenciais clientes prospectados, é preciso atenção, pois pode ser que o público que está sendo atingido por sua equipe de vendas não esteja correto. É importante ter em mente que é um grande desperdício utilizar argumentações de vendas com públicos que não possuem o perfil dos produtos da empresa. Dessa forma, é preciso investir em uma ferramenta que não apenas os ajudem a alavancar as vendas, mas que consista em fazer uma análise do perfil do público-alvo. E para definir quem é o seu público, é muito importante observar e conhecer os dados dos consumidores que já adquiram a sua marca, por isso cadastros e bancos de dados dos clientes são tão importantes. Tente entender o motivo da compra e faça uma comparação prática entre os dados daqueles que já realizam compras junto a sua companhia e o público-alvo que vem sendo trabalhado pela equipe de vendas. O uso efetivo de ferramentas de vendas é essencial para se obter os grandes resultados para a empresa. E mais do que conhecer boas estratégias, é muito importante que o gestor saiba utilizar as ferramentas de vendas de forma assertiva para contribuir com as vendas da empresa.

Tipos de ferramentas de vendas

Para o vendedor, é uma grande frustração quando ele se vê preso em um único método de prospecção de clientes. Pois com o tempo, este ciclo se torna vicioso para estes profissionais e cada vez mais batido para os consumidores. Com isso, os potenciais clientes acabam não fechando negócio, e nem abrindo margem para novas negociações no futuro. Nesse sentido, o uso das ferramentas de vendas é essencial para tornar os profissionais de vendas cada vez mais capacitados e cientes das novas tendências de vendas do mercado. Abaixo, confira os principais tipos de ferramentas que têm sido aplicadas em companhias e que vem revolucionando o mercado de vendas:

1) Utilização de assinatura eletrônica

O fechamento de vendas sem a necessidade de processos burocráticos já é uma forte tendência. Nesse caso, as assinaturas eletrônicas são ótimas alternativas, já que podem ser enviadas e assinadas rapidamente pelos consumidores. Além disso, ambas possuem garantia de segurança e validade jurídica. A assinatura digital ainda tem como diferencial a possibilidade de a empresa diminuir custos durante o processo de negociação, já que elimina a necessidade do papel.

2) Utilização do E-mail Comprova

A utilização da ferramenta ‘E-mail Comprova’ visa tornar os processos de negociações mais fáceis e práticos. Este recurso também possui baixo custo e tido como um eficiente processo de notificação de venda. Esta ferramenta transforma e-mails em documentos, acrescentando elementos técnicos e legais que comprovam o envio, o conteúdo e o recebimento dos mesmos. Este procedimento ainda pode ser incorporado aos sistemas internos da empresa, proporcionando um maior controle e uma gestão mais eficaz.

3) Utilização do Help Scout

A utilização da ferramenta de Help Scout é a forma diferenciada de como a companhia pode oferecer valor aos clientes potenciais. Este procedimento possui um sistema de help desk que deve ser útil para gerenciamento e a organização de e-mails. Ela inclusive, pode ser utilizada juntamente com o Email Comprova e permite a criação de um histórico de relacionamento com cada cliente. É uma ferramenta que deve ser utilizada para delegação de tarefas, geração de relatórios e também para a programação de novas ações.

4) Utilização da ferramenta Olark

Principal ferramenta para responder dúvidas de clientes. O Olark é um chat online que visa solucionar problemas do consumidor e contribuir com mais informações sobre o serviço ou o produto. Esta ferramenta visa implementar os mecanismos assertivos para que a companhia tenha uma conversa mais interativa com o cliente, a fim de demonstrar valor ao ajudá-lo.

5) WhatsApp Business

Nova ferramenta muito utilizada na comunicação direta entre vendedores e clientes. Com essa nova tendência, as equipes de vendas não precisam mais utilizar uma conta pessoal, tornando todo o contato mais profissional. Além disso, esta ferramenta é uma ótima oportunidade das empresas se tornarem diferentes em relação aos seu concorrentes.
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11.1. O USUÁRIO poderá contatar a MLEARN por meio do e-mail contato.qualifica@mlearn.com.br, caso deseje obter informações sobre os dados do USUÁRIO coletados, caso deseje atualizar, alterar ou apagar seus dados pessoais, ou ainda, caso tenha qualquer dúvida em relação a esta Política de Privacidade, ou caso, queira relatar qualquer violação ao presente instrumento.

13. DISPONIBILIZAÇÃO

13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.