Provedor de Internet que vive no improviso, que não tem organização de dados, e não faz gestão do negócio, está fadado ao insucesso.
E quem diz isso não somos nós. Várias pesquisas mostram que a maioria das empresas no Brasil morre cedo, sendo um dos principais motivos, essa falha de gestão.
De acordo com indicadores do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, quase metade das empresas abertas encerram as atividades em até 3 anos.
Ou seja, a cada 100 empresas abertas hoje, 48 encerrarão as atividades dentro deste prazo.
É um número elevadíssimo, e muito triste, pois nenhum empreendedor deseja que isso aconteça.
Bem, agora você pode estar se perguntando o que um ERP tem a ver com tudo isso…
Ou mesmo se questionando se um ERP evitaria esse acontecimento.
E a verdade é que um ERP sozinho não poderia reverter esse quadro.
No entanto, ele poderia ajudar a enxergar isso no seu Provedor de Internet, antes que seja tarde.
Se você quer compreender como isso funciona na prática, convidamos você a ler até o final deste artigo.
Agora, vamos começar a entender o que é um ERP.
O que é um ERP?
ERP é uma sigla para Enterprise Resource Planning ou, em português, Planejamento dos Recursos da Empresa.
O ERP é um sistema de gestão empresarial que atua de forma integrada, ou seja, ele não serve apenas a um determinado setor do Provedor de Internet.
Assim, o ERP é o sistema responsável por comportar todos os dados e gerar indicadores do Provedor de Internet, devendo ser alimentado de dados diariamente com informações relevantes para a empresa.
Para se ter uma ideia de como ele atua, com um sistema ERP é possível gerenciar o faturamento, balanço contábil, compras, fluxo de caixa, administração de pessoal, inventário, entre muitas outras variáveis.
Já vimos o que é um ERP, agora vamos entender exatamente quais são suas principais funções dentro de um Provedor de Internet.
Principais funções de um ERP
Como apresentamos ao longo do artigo, um ERP apresenta funções diversas no Provedor de Internet.
Ele ajuda a gerenciar todos os setores e, se usado corretamente, sendo alimentado com dados certos, irá gerar conhecimento para diversas tomadas de decisão.
Entre as funções que ele desempenha estão:
Registros Financeiros
Registro de plano de contas;
Automação bancária;
Gestão orçamentária,
Apuração de Impostos.
Registros de Faturamentos
Análises gerenciais;
Políticas comerciais;
Nota fiscal de saída;
Interface NFS-e,
Interface NF-e.
Registros de Compras
Cotação;
Análise das cotações;
Solicitação de compras;
Alçadas de aprovação de compras;
Pedido de compra;
Nota fiscal de entrada,
Departamento Pessoal
Registro de Ponto
Histórico dos Colaboradores
Produtividade
Registro de Pagamentos, entre outros.
Esses são apenas alguns dos pontos que podem ser gerenciados através de um sistema ERP.
Caso seu Provedor de Internet tenha necessidade de mais indicadores, o fornecedor do sistema poderá, inclusive, customizar essas atividades especificamente para o seu negócio.
Como Implantar um ERP
Antes de se decidir por um ERP é preciso fazer uma pesquisa de mercado.
Existem inúmeras empresas que fornecem esse serviço, entretanto, nem todos ERPs podem atender às demandas de um Provedor de Internet, portanto, essa análise é fundamental.
Além disso, por ser uma solução de TI será necessário investimento em infraestrutura, ou seja, tecnologias e máquinas mais novas, caso necessário.
Também será necessário treinamento para a equipe que irá operar o ERP para evitar o erro de não inserir todos os dados, além de um profissional dedicado ao gerenciamento de todo o processo de implantação.
No mercado, já existem algumas soluções ERP em nuvem, isso também pode representar redução no investimento dos serviços sem perda de qualidade.
Por isso, avaliar os fornecedores e os entregáveis de cada ERP é fundamental para uma decisão assertiva.
Ganhos para o Provedor de Internet
Agora que já falamos sobre o que é, funções e como implantar um ERP, vamos ao que realmente importa:
Afinal, o que seu Provedor vai ganhar com a aquisição de um sistema ERP?
Sem dúvida nenhuma, há muitos ganhos.
Inclusive, considere que você estará tomando medidas para fugir daquela taxa de mortalidade empresarial citada lá no início do artigo, lembra?
E isso acontecerá especialmente porque com um ERP, você poderá ter as seguintes ações:
Planejamento Aplicado
Com o sistema ERP seu Provedor de Internet sairá do campo de planejamento, para enfim passar para a aplicação de forma inteligente.
O sistema ERP permitirá que isso aconteça fornecendo os indicadores certos para tomada de decisão e a visualização dos resultados de forma rápida e correta, pois não terá margem para interpretações, os resultados fornecidos são indicadores reais que ajudarão a manter ou corrigir o planejamento enquanto é executado.
Transparência das Operações
Todas as operações financeiras, inclusive, estarão disponíveis para serem analisadas, evitando assim margem para ações indevidas ou sem autorização.
Isso permitirá analisar a saúde financeira do Provedor de Internet e tomar decisões baseadas nesses resultados.
Otimização dos Custos
Com a eficiência e transparência de todas as operações do seu Provedor de Internet será possível analisar quais são as áreas mal administradas e que precisam de atenção para que comecem a gerar mais resultados.
Isso pode significar cortes de despesas ou até mesmo maior investimento em áreas chave do negócio.
Segurança de Dados
Sem dúvida um ponto especial de atenção, a segurança dos dados terá mais eficácia com o ERP.
Além de estarem disponíveis em um único local, o acesso pode ser habilitado conforme permissões específicas de cada usuário.
Seu Provedor de Internet ganha protegendo os dados do negócio e também os dados do cliente, especialmente agora com a adoção da LGPD, esta será uma decisão estratégica.
Melhora no Atendimento
Sem dúvida, outro setor que vai ganhar muito com a adoção de um ERP no seu Provedor de Internet é o atendimento.
Todo o histórico do cliente pode ser acessado de forma fácil e rápida, em um único sistema, isso ajuda na agilidade e na resolução de solicitações.
Também haverá um ganho significativo na qualidade dos dados gerados, uma vez que essa facilidade faz com que os atendentes passem a registrar mais detalhes sobre os clientes.
Ganho de Escala
Depois de tudo que vimos não resta dúvida do quanto o ERP pode contribuir para a gestão e crescimento do seu Provedor de Internet, não é mesmo?
Ao tomar essa importante decisão de implantar um ERP, não leve em consideração apenas os custos para isso, mas também a forma como ele vai potencializar a tomada de decisões, que passarão a ser mais assertivas e com visão estratégica, pautada em dados seguros e bem gerenciados!