Você sabia que é possível aumentar os seus lucros com e-mail marketing?
Email marketing. Com certeza você recebe um todas as manhãs. Supondo que tenha acabado de pipocar um na sua caixa de entrada. São 10 horas da manhã, e apesar de muitas coisas para fazer, você o abre receosamente. Imagens grandes com muitos, muitos links aparecem na sua tela de uma forma invasiva. Uma mensagem clara estampa cada frase do e-mail: compre, compre, compre, compre. Letras garrafais, imagens e links demais. Tudo aquilo é muito bruto. Você fecha o e-mail. "O email marketing morreu, né?" Não. Não morreu.LEIA NOSSAS DICAS AQUI, se levante e se automotive. O seu dia só ficará melhor a partir de agora! QUER SE TORNAR UM EMPREENDOR DE SUCESSO? Aprenda aqui como vender QUALQUER COISA!
Essa situação pode parecer comum para você, vendedor, mas posso te assegurar que o exemplo dado não é um email marketing feito corretamente. Mas, para mudar todo esse mindset e te ensinarmos as formas verdadeiras de se montar um email ma-ta-dor, fizemos um guia. Mas não pense que é um guia qualquer, é O GUIA COMPLETO DE E-MAIL MARKETING PARA VOCÊ VENDER MAIS. Nesse guia falaremos sobre:
- o que é, quais são os tipos e como começar a utilizar o e-mail marketing na sua estratégia de vendas;
- como e por que essa ferramenta de comunicação foi utilizada erradamente por muito tempo, e confundida com SPAM;
- como e por que utilizá-la de uma forma correta pode te ajudar no aumento das suas vendas;
- como montar uma estratégia de vendas que utilize o e-mail marketing como ferramenta potencializadora e aceleradora de resultados;
- as melhores práticas para escrever e-mails incríveis.
- Não sabe nem o que é ou como funciona um e-mail marketing? Continue lendo!
- Já quebrou a cabeça utilizando diversas ferramentas de e-mail marketing e não teve resultado? Continue lendo!
- Não sabe escrever e-mails do ZERO e quer aprender como fazer isso? Continue lendo!
Introdução: O Email Marketing não morreu
E não morreu mesmo. Toda vez que alguém fala que o email não funciona, que tudo é SPAM, que é perda de tempo e etc, podemos ver que esse alguém não sabe utilizá-lo da forma correta. (Não tem problema se você é esse alguém, hoje te ensinaremos como realmente montar um e-mail campeão.) Mas, antes de tudo, precisamos entender o motivo por que as pessoas falam que o e-mail marketing morreu. Comecemos com uma pergunta simples: quantos emails você recebe por dia? Ok, segure essa resposta aí. Agora, quantos e-mails marketing você recebe por dia? Provavelmente muitos, certo? Não! Em grande maioria, você recebe SPAMS e e-mails puramente de propaganda, jogados em uma lista de milhares de pessoas e enviados sem critério algum para todos, inclusive você. Não há conteúdo neles. Não há segmentação, critério ou comunicação atrativa. É o exemplo que demos lá em cima: o e-mail do compre, compre, compre, compre. Desses você se esquiva, certo? Mas o que precisa ficar claro aqui é: esses e-mails que você recebe não são emails marketing. São SPAMS! Esses envios desnecessários tornaram a palavra "email" algo negativo, enquanto ela não é. Ok, vamos aprofundar um pouco mais esse assunto. Acho que já falamos muito sobre o que NÃO É o email marketing. Falemos agora sobre o que ele realmente é.O que é email marketing?
Uma das comunicações mais antigas na era da tecnologia é o e-mail. Utilizamos ele inicialmente para nos comunicarmos com nós mesmoes, evoluindo para a comunicação entre empresas e consumidores. Por isso, existem diversos tipos de e-mail. Foquemos no e-mail marketing e suas possibilidades. Alguns exemplos da utilidade desse tipo de e-mail são:- Geração de informações sobre produtos e serviços;
- Criação de conteúdos sobre promoções, ofertas e etc (newsletters);
- Confirmações de compras ou outras confirmações gerais;
- Comunicação entre marca e consumidor.
Porque utilizar email marketing e como fazer isso corretamente
A-há. Chegamos na parte que eu mais gosto. Os motivos para se utilizar um e-mail marketing, e como fazer isso corretamente. (Leia-se em caixa alta aqui: CORRETA-MENTE) Se você acha que utilizar essa ferramenta é só sobre divulgar os seus produtos para todo mundo, está completamente errado. A ideia do email marketing é muito maior que essa. Vejamos abaixo 3 motivos essenciais:1 - Todo mundo usa, porém é uma ferramenta pessoal:
Se você utiliza a internet provavelmente tem uma conta de e-mail. É tão simples quanto isso. Estudos demonstram que existem mais de 3 bilhões de contas de e-mails no mundo. Como temos em torno de 7 bilhões de pessoas no planeta, pode-se dizer que temos um pouco menos do que a metade de e-mails, comparados à pessoas. De qualquer forma, esses dados deixam claro que todo mundo os usa. Mas, não é só por que todo mundo usa que o email é uma ferramenta de massa e acaba aí. É possível personalizar a comunicação ao entrar em contato com a pessoa desejada. As mensagens são direcionadas para ela, de uma forma personalizada e prática. Só isso já é um ótimo ganho na hora de ofertar um produto para um cliente novo, ou tentar alguma ação de relacionamento.2 - Uma comunicação clara e sem interrupções:
Esqueça os spams padrões, quando falamos em e-mail marketing com conteúdo de valor você tem uma arma poderosa na mão: a atenção do usuário. Quando alguém clica em um (bom) e-mail, essa pessoa foca a atenção dela ali. Ganhar esses minutos (ou segundos) da atenção do seu cliente/prospect é ótimo para te ajudar nas vendas do dia a dia.3 - Você pode mensurar quem recebeu, abrir e clicou no seu e-mail
Chegamos à era das análises, dos dados e da tecnologia. Os vendedores que quiserem utilizar ferramentas de e-mail marketing robustas, poderão contar com opções com inúmeras funcionalidades positivas. Funcionalidades, como: conseguir ver quem recebeu, abriu ou clicou no e-mail que você enviou.. Isso facilita e agiliza o processo de vendas, fazendo com que a vida do vendedor seja muito mais prática. Por exemplo: imagine que você enviou um email sobre uma proposta para um cliente. Você conseguirá ver se ele abriu e se clicou em todos os seus links. Isso te dará abertura para fazer um follow-up qualificado, baseado nas próprias ações do cliente. Não parece incrível? E é!Qual o papel do email marketing na sua estratégia de vendas?
Como dito antes, se você pensa que o e-mail marketing se trata puramente de vender, está errado. Existem dezenas de outras utilidades para ele. Vamos apontar 2 abaixo:1 - Promoção de conteúdo:
Se você vende qualquer coisa, sabe que o seu cliente sempre gostará de saber um pouco mais sobre o seu produto. É um comportamento natural, e sempre existirão perguntas a serem feitas a respeito do que você vende. Você pode usar o e-mail marketing para a promoção desses produtos e serviços. Você fará isso pelo conteúdo. Quando falamos em conteúdo, estamos falando em conteúdos atrativos, inteligentes, interessantes e que façam o seu cliente realmente ver valor naquela informação entregue. Não se trata de um e-mail "descubra as 10 funcionalidades do cortador de cabelo que eu vendo", e sim de algo mais para "tipos de cabelo - descubra qual é o seu e qual é o melhor cortador para ele. A ideia aqui é entregar informação, não fechar vendas na hora. A ideia de um newsletter semanal com conteúdo também pode ajudar muito na sua estratégia de vendas.2 - Engajamento e Conexão:
Muitas empresas focam em vender, e se esquecem de relacionar-se com o cliente. Isso é um ledo engano. O cliente precisa se sentir engajado e conectado com a marca, de outra forma ele nunca vai confiar 100% no que vocês vendem e no seu posicionamento. Uma ótima alternativa para o e-mail marketing é focar no engajamento e no relacionamento. Gere informações que façam sempre os seus prospects/leads e clientes se lembrarem de você. Ofereça informação, conteúdo. Ofereça conexão. Com certeza eles se sentirão mais a vontade na hora de comprar, se forem engajados anteriormente.3 - Claro, a venda:
É óbvio que o e-mail serve para vender também. Se o seu cliente já está engajado o suficiente, é hora de vender para ele e o e-mail marketing pode ser uma ótima forma de ofertar seus produtos. Veja bem: a diferença do SPAM para o e-mail marketing de vendas é a permissão. Com o SPAM você oferece tudo que pode, para qualquer pessoa. No e-mail marketing de vendas, você tem a permissão do lead para entrar na seara das vendas, uma vez que ele já engajou com a sua marca anteriormente. A diferença é sutil, mas cuidado para confundi-la e virar um spammer.Tipos de email marketing que você pode utilizar
Existem alguns tipos específicos de e-mails a serem lançados para os seus clientes. Vejamos abaixo alguns deles: 1 - E-mails com Newsletter - É uma forma de e-mail marketing informativa, que reúne informações e conteúdos interessantes sobre novidades que interessem para o cliente. Funciona como força de aproximação, e não força o cliente a gostar de você. Se o conteúdo for bom, ele naturalmente irá gostar e continuar abrindo o que você envia. 2 - E-mails de transações - Foi o que falamos acima: confirmação de trocas, de compras, de horários, de agendamentos e etc. O e-mail de transação é exatamente o que nome diz: um e-mail confirme, garante e auxilia à alguma transação específica. Pode ser um e-mail de agradecimento pós-venda ou de atenção a uma compra não finalizada. As opções são infinitas, e feitas da forma correta tem tudo para te ajudar no dia a dia 3 - Emails com convites - Esse tipo de e-mail todo mundo ama receber. São aqueles e-mails que convidam o cliente para algum evento (online ou ao vivo). Você pode utilizar esse tipo de e-mail marketing na hora de divulgar algum seminário, workshop ou etc. É uma ótima forma de agilizar as confirmações.Como construir uma lista de emails para mandar email marketing
1 - Analise a sua lista de clientes e colete seus e-mails:
Você provavelmente tem uma lista de clientes da sua loja/marca, certo? Você pode começar criando uma lista de clientes específicos, e coletando os seus e-mails para pequenos envios. Ainda não é o momento de utilizar o e-mail marketing em toda a sua performance. Comece devagar. Apenas criando perfis com nome, idade, e-mail, produto/serviço comprado e data de aniversário. Essas pequenas ações vão se tornar muito valiosas nos próximos passos.2 - Segmente-os por preferência
Agora que você já tem certos dados coletados, é hora de segmentá-los por preferências específicas. Essas preferências podem ser:- sexo (M/F)
- idade (25-35 / 35 - 50)
- produto ou serviço comprado e etc
3 - Crie conteúdo especializado para cada um dos segmentos
Agora que você já tem um público definido e segmentado, é hora de criar conteúdo. A criação do conteúdo precisa ser planejada antes. Você precisa pensar o que vai mandar, para quem vai mandar e de que forma vai mandar. Ter tudo isso bem definido fará com que você planeje e execute os envios dos seus e-mails de uma forma prática e inteligente, sempre entregando valor para os seus clientes. Os conteúdos podem ser:- Posts, Infográficos, Whitepapers, Newsletters e etc
Como medir o sucesso das suas campanhas de email marketing
Se você quiser saber se a sua campanha de e-mail marketing deu certo ou não, basta apenas uma coisa: olhar os indicadores. É necessário saber quais indicadores olhar. Claro que a taxa de clique dos seus e-mails diz muito sobre o que você está fazendo, mas existem outras taxas que estão correlatas com indicadores de sucesso e fracasso. Vejamos: Taxa de abertura alta - Você está gerando bons títulos, e isso faz com que as pessoas abram seus e-mails. Taxa de clique alta - Você está gerando bom conteúdo, e isso faz com que as pessoas cliquem em seus e-mails. Taxa de Retorno Alta - Além de um bom conteúdo, as pessoas estão engajando com você. Isso faz com que elas falem mais com a sua marca. Você pode ir seguindo esses 3 indicadores e vendo como eles performam. Isso já vai te dar uma boa base para mudar ou seguir na sua estratégia atual.Conclusão: Pronto para começar sua estratégia de email marketing?
Espero que tenhamos desmitificado totalmente o email marketing e seus usos! Agora, comece a utilizar essa ferramenta hoje mesmo! Você só tem a ganhar com isso!E-MAILS COMERCIAIS - Aprenda a montar textos ideais para as suas campanhas de venda! O GUIA DO FECHAMENTO DE VENDAS - Fechar, fechar, fechar. Tudo que você precisa é só começar!
Se você nunca utilizou nenhuma técnica ou ferramenta de e-mail marketing, comece devagar. Vá testando e vendo o que dá certo para você, utilize nossas dicas para te guiar sempre que tiver uma dúvida. Depois volte aqui e nos conte como foi o seu resultado. Se tiver ficado com qualquer dúvida, ou caso tenha alguma sugestão sobre o assunto, deixe nos comentários abaixo!