Você gostaria de aumentar o valor por compra dos seus clientes?

O cross selling, ou venda cruzada, é a técnica que você precisa dominar. Trata-se de um conjunto de estratégia para incentivar os seus clientes a comprarem mais de um produto ao mesmo tempo. Já falamos aqui no blog sobre o Upsell, e as vantagens que ele oferece no aumento de sua receita. Agora, o que é cross selling, e mais, como ele pode te ajudar a aumentar a sua receita também?
OUTBOUND MARKETING - Entenda na prática como aumentar seus lucros com essa técnica! CUSTOMER SUCESS - Descubra aqui como garantir a satisfação 100% dos seus clientes!
Se você tem um e-commerce ou uma loja que venda qualquer tipo de produto, sabe que o cliente sempre estará disposto a levar mais algum item. Tudo que você precisa fazer para isso acontecer é que ele enxergue valor no que você oferece. Vamos te explicar no post de hoje como oferecer produtos que agreguem valor à compra do cliente, e que façam ele levar sempre mais! Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, é só deixar nos comentários abaixo Boa leitura!

Introdução: Você sabe o que é o que é cross selling?

O foco principal de uma empresa é o lucro, certo? Por mais óbvia que essa afirmação pareça, ela será o ponto de partida do nosso raciocínio. Se a empresa precisa lucrar para continuar viva, a ideia é que o seu cliente leve sempre o máximo de produtos possível. Não sei se você já percebeu, mas a grande maioria das redes de fast food te oferece produtos complementares, ou sugere o aumento do que você já leva, como por exemplo: "Gostaria de aumentar a batata por R$1, Senhor?" ou "Se o senhor levar uma casquinha junto com o combo de hambúrguer que escolheu, ela sairá pela metade do preço" Essas perguntas não são feitas à toa, afinal a empresa precisa lucrar sempre o máximo, lembra? A forma dela fazer isso é aumentando o seu pedido ou complementando-o com outros produtos. No exemplo do aumento de batata, a técnica de upsell está sendo utilizada, no da casquinha, a técnica é de cross selling. E é sobre essa técnica de cross selling que falaremos hoje:

O que é cross selling

Cross selling é um tipo de estímulo, e ele é feito de uma forma estratégica. O cliente escolhe um produto, e vai executar uma compra inicial, certo? O cross selling é a oferta da empresa para que o cliente leve um produto complementar ao que ele já está levando. Você provavelmente já deve ter visto essa técnica funcionando em e-commerces. Quando você termina de colocar um produto no seu carrinho, sempre aparece uma mensagem como: "você deveria olhar esse produto também" ou "você provavelmente vai gostar disso". São indicações planejadas. Se você gostar e comprar o produto A, irá gostar também do produto B, que é um produto complementar ao A. Isso acontece o tempo todo no mercado. Ou acha que é coincidência a margarina estar perto da padaria, o carvão estar perto do açougue e etc? Você também precisa moldar o seu negócio para colocar produtos de interesse relacionado ao alcance dos seus clientes.

Diferença entre cross selling e upselling

Upselling

Ainda não existe uma tradução em português para essa técnica. Entretanto, poderíamos chamá-la de “técnica de aumento de vendas“. Mas, independentemente do nome, o objetivo do Upsell é sempre aumentar a venda, melhorando a experiência do cliente com um produto/serviço a mais. No Upsell, você oferece ao cliente um outro produto igual, ou uma melhora para o produto inicial. Por exemplo: Imagine que você é um vendedor de carros, e que um dos visitantes da sua loja esteja buscando um carro comum. Ele olha os modelos importados, porém decide por um carro comum. Antes da venda ser finalizada, você pode oferecer ao cliente um modelo importado básico, com funcionalidades e ficha técnica parecida com o carro que ele ia levar. Alguns benefícios e itens de segurança a mais, e um acréscimo de 20% apenas em cima do valor total do que ele iria levar. No calor do momento, é bem provável que o cliente considere essa opção. Você pode ver claramente no exemplo que o Upsell não se trata de empurrar produtos 'goela abaixo' do cliente. Você analisa a situação, e oferece algo que aumente sua venda, e ao mesmo tempo gere vantagem para ele. O objetivo aqui é gerar valor, agregando novos produtos à venda. Mesmo que o cliente não demonstre intenção de compra no momento, a técnica gera um interesse no seu consumidor em adquirir novos produtos ou serviços. E isso é fundamental para ampliar seu ticket médio.

Cross-selling

A diferença entre o cross e o upselling está no que é oferecido. No upsell, a ideia é sempre melhorar o produto que o cliente quer levar. Por exemplo: aumentar a batata, pelo valor X. Já no cross selling, a ideia é oferecer produtos complementares ao que ele quer levar. Por exemplo: oferecer uma casquinha, depois que ele escolher um combo de hambúrguer + batata. Na verdade, o cross selling é até uma técnica menos complexa do que a upsell. Afinal, o cliente já deixou claro do que ele gosta e quer levar, você só precisará pensar em produtos que sejam complementares à essa compra, e oferecê-los. E, acredite, os benefícios para a sua empresa são muitos quando falamos nesse tipo de estímulo.

Os benefícios do cross selling para o seu negócio

Não pense que o único benefício do cross selling é o aumento do valor médio do pedido. Obviamente, esse é o mais importante. Se o cliente leva mais de um produto, ele gastará mais dinheiro e você irá faturar mais. Porém, existem outros benefícios claros quando você opta por fazer o cross selling corretamente, como:

A taxa de conversão irá aumentar

Imagine que o cliente vá levar um carro da sua concessionária. Na hora do fechamento, você oferece alguns itens complementares que seriam interessantes para o carro, como: vidros automáticos e bancos de couro. Ele fica tentado em levar, porém compra apenas o carro. 1 mês depois ele volta e resolve comprar os bancos de couro. Pronto, a sua taxa de conversão aumentou. Mesmo que o seu cliente não queira levar o que você ofereceu no primeiro momento, é bem provável que ele volte e converta no futuro. Além de que, por você orientar os seus clientes no encontro de produtos melhores do que eles estão esperando, naturalmente eles voltarão para a sua loja, ao invés de irem para o concorrente.

Todos os seus itens estarão sempre expostos

Supondo, de novo, que o cliente não leve os bancos de couro que você ofereceu no cross selling. O que você ganha por ter oferecido? Visibilidade. Sim, agora o cliente sabe que na sua concessionária existem bancos de couro de ponta, com um preço fixo e com a qualidade que ele confia (afinal, ele acabou de comprar um carro da sua loja, certo?) Esse tipo de exposição é muito boa. Pense sempre nisso: mesmo que ele não leve nada na hora, ele saberá que você tem outros produtos, e isso facilita muito as vendas futuras.

Como implementar o cross selling no seu negócio

Ok, tudo parece muito bom, mas você deve estar se perguntando: "como posso implementar essa técnica na minha loja? Não vendo carros ou lanches, será que é possível que ela funcione com o meu produto?" Com certeza! Tudo que você precisará fazer para começar a implementar o cross selling é alinhar 3 partes na sua venda. Vejamos:

1 - Você precisa conhecer muito bem o seu cliente

Conhecer muito bem o seu cliente é um requisito básico para o sucesso de qualquer empresa. Porém, para que você execute bem o cross selling você precisará de mais do que apenas o conhecimento, você terá que entender completamente o seu cliente. Responda sinceramente as seguintes perguntas:
  • Quais são as necessidades e dores do seu cliente?
  • Como ele vê a sua marca, os seus produtos e a sua loja?
  • Qual é o porte do seu cliente? Ele prefere produtos mais caros com mais qualidade, ou produtos mais baratos com desconto?
Só essas 3 perguntas já te darão um certo "norte" de quem o seu cliente é, e como o cross selling poderá ser feito.

2 - Saiba tudo sobre os seus produtos:

Quando falamos para você saber tudo sobre os seus produtos, significa: entender como eles funcionam integradamente. Se você vende carros, mas não entende os benefícios diretos de freios ABS, ou de banco de couro, como pretende gerar uma venda complementar? Para realizar vendas complementares, você precisa entender como os produtos se complementam. Parece meio óbvio, certo? Mas é uma necessidade que muitos vendedores deixam passar. Gere uma lista da seguinte forma: 1 - PRODUTO A + (PRODUTO B) = BENEFÍCIO. 2 - PRODUTO A + (PRODUTO C) = BENEFÍCIO. 3 - PRODUTO A + (PRODUTO D) = BENEFÍCIO. E por aí vai. A ideia é que você monte diversos "combos" que façam sentido para o cliente, agregando valor à compra.

3 - Aprenda a argumentar e negociar

Não ache que é só chegar no seu cliente e oferecer produtos complementares. O cross selling só será finalizado quando o cliente de fato levar um produto complementar ao que ele escolheu. Por isso, você precisará argumentar com o seu cliente, demonstrando os benefícios do seu produto. Para que isso ocorra de uma forma mais natural, aconselhamos:
  • treinar um discurso antes de começar a falar com o seu cliente;
  • entender e decorar diversos benefícios dos produtos complementares;
  • descobrir quais são os pontos emocionais que aquele produto desperta no cliente;
  • saber a hora de dar descontos ou tirar o time de campo e manter a venda principal.
Esse passo a passo já te ajudará a se manter focado em fechar a venda da forma certa. Mesmo que seja necessário um pouco mais de argumentação durante o processo.

5 passos para obter sucesso com cross selling:

Para fechar, vamos te dar alguns exemplos de como obter sucesso na hora do cross selling. Seguindo os passos que demos nos tópicos anteriores + essas dicas, você vai conseguir!

#1 - Sempre deixe claro que o produto complementar é uma opção pensada para o cliente

Ao invés de falar: "nós achamos que você vai gostar disso", use frases como: "Com certeza você vai gostar desse produto". Esse tipo de frase dá a ideia de que o cliente escolheu o produto complementar, e não que ele está sendo empurrado para a compra.

#2 - Gere diversas opções do mesmo produto, a escolha precisa ser do cliente

Mostre produtos de cores diferentes, tamanhos diferentes, marcas diferentes. Deixe o cliente escolher o que ele precisa. Além do que, ele vendo tudo que você tem, ficará mais propício dele levar algo.

#3 - Utilize expressões que gerem gatilhos mentais

Palavras e expressões, como: desconto, oferta e preço especial, dão um clique na cabeça do cliente. Esse clique se chama urgência. Ele percebe que, caso ele não aproveite aquela oferta no momento, perderá um grande negócio. Por isso, na hora de oferecer um item complementar com a técnica de cross selling, ofereça como uma forma de oferta ou desconto.

#4 - Forneças opções irrecusáveis para o cliente

Supondo que ele queira comprar e levar o produto que você ofereceu no cross selling, mas não pode pagar tudo à vista. Cabe a você, vendedor, pensar em formas de fazê-lo comprar confortavelmente. Gere opções de parcelamento, dê descontos, crie cenários aonde o valor ficará muito mais visível do que o preço, não importa. Se o cliente quiser levar, cabe a você arranjar e alinhar formas que ele possa levar o produto. Sempre tente deixar o cliente o mais confortável possível com a forma de pagamento, principalmente se ele decidir optar pelo cross selling e levar mais de um produto!

Conclusão: Aplique essas dicas e comece a fazer cross selling, hoje mesmo:

E aí, entendeu o passo a passo e todas as nossas dicas sobre o cross selling? É claro que entender sobre o seu produto é o ponto essencial e inicial para você realizar um cross selling de verdade.
INTELIGÊNCIA DE MERCADO - Aprenda a pensar estrategicamente para potencializar os seus resultados! PLANEJAMENTO COMERCIAL - Aprenda em nosso post completo, como criar um planejamento comercial matador com as nossas preciosas dicas.
Porém, lembre-se sempre de ir com calma no começo. Não saia oferecendo todos os produtos ao mesmo tempo para o seu cliente. Foque em produtos específicos, teste produtos principais com complementares para ver o que dará mais certo. Com certeza você achará combinações matadoras, e que farão os seus lucros subirem como nunca! Se tiver ficado com qualquer dúvida, ou caso tenha uma sugestão, deixe nos comentários abaixo.
Compartilhe:

A utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO está condicionada aos Termos e Condições de Uso Aplicáveis e a Política de Privacidade abaixo:

1. ACEITE A POLITICA DE PRIVACIDADE

1.1. Ao se cadastrar no Aplicativo ou no Site, e utilizar o “QUALIFICA”, o USUÁRIO reconhece que está consentindo expressamente e livremente, com a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO informados no cadastro, na seleção do PLANO PAGO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA”, para as finalidades e de acordo com as condições previstas no presente instrumento.

1.2. O USUÁRIO reconhece que a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, é condição indispensável para a utilização do “QUALIFICA”, nos termos previstos no Artigo 9º, §3º, da Lei nº. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

2. ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

2.1. A MLEARN se reserva o direito de modificar, incluir e/ou alterar as condições da presente Política de Privacidade, a qualquer tempo, a seu exclusivo critério e independente de aviso prévio do USUÁRIO, sendo que tais alterações passarão a vigorar imediatamente após a publicação das alterações no Aplicativo ou no Site.

2.2. A MLEARN recomenda que o USUÁRIO releia regularmente a Política de Privacidade, para verificar as últimas atualizações. Caso o USUÁRIO não concorde com qualquer modificação, inclusão ou alteração na Política de Privacidade, o USUÁRIO deverá cessar o uso do “QUALIFICA”.

3. DADOS E INFORMAÇÕES COLETADOS

3.1. No ato do cadastro o USUÁRIO fornece os seguintes dados pessoais a MLEARN: (i) nome completo; (ii)conta de e-mail; (iii)número de celular.

3.2. Caso o USUÁRIO selecione um PLANO PAGO, o USUÁRIO fornece a MLEARN na Página de Seleção do Plano Pago os seguintes dados: (i) nome completo; (ii) número de CPF; (iii)número de celular; (iv)endereço completo; (v) dados do cartão de crédito.

3.3. No decorrer da utilização do “QUALIFICA” o USUÁRIO poderá, a seu exclusivo critério, fornecer os seguintes dados a MLEARN: (i) classificações e opiniões emitidas sobre os cursos, conteúdos e demais funcionalidades disponíveis no “QUALIFICA”; (ii) definições de preferências e configurações no seu cadastro.

3.4. No decorrer da utilização do QUALIFICA, a MLEARN coleta automaticamente as seguintes informações relacionadas ao uso do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO: (i) atividades realizadas pelo USUÁRIO no “QUALIFICA”, como como inscrições em cursos, lições finalizadas, certificados recebidos e funcionalidades utilizadas; (ii) IDs ou outros identificadores únicos de aparelhos, características de aparelhos e software, informações sobre a conexão, estatísticas sobre visualizações de página, URLs de origem, endereço de IP (pode nos indicar sua localização geográfica geral), navegador e dados padrão de logs de servidores da Internet; (iii) informações coletadas pelo uso de cookies, pixels, web beacon, memória cachê dos servidores e outras tecnologias, incluindo dados de anúncios.

4. FINALIDADE

4.1. A MLEARN utilizará os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, para as seguintes finalidades, com as quais o USUÁRIO expressamente declara ter pleno conhecimento e concordância ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA”: (i)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (ii)para o tratamento e uso compartilhado de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (iii)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO; (iv)para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral; (v)para a proteção do crédito (incluindo medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais); (vi)para garantir o cumprimento dos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, incluindo o combate à fraude ou a prática de quaisquer ilícitos; (vii)para enviar ao CLIENTE qualquer comunicação prevista nos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, na Política de Privacidade, ou nos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO.

4.2. Ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA” o USUÁRIO expressa e livremente consente com a realização pela MLEARN da coleta e utilização das informações relacionadas nos itens 3.3 e 3.4 acima, para as seguintes finalidades: (i) para viabilizar a utilização do “QUALIFICA”; (ii) para atender a interesses legítimos da MLEARN;

(iii) para viabilizar a prestação do suporte remoto; (iv) para fins de produção de relatórios estatísticos de audiência dos cursos, conteúdos e funcionalidades do “QUALIFICA” utilizados; (v) para o planejamento comercial e de marketing do “QUALIFICA”; (vi) para melhorar a personalização dos cursos, conteúdos e funcionalidades disponibilizadas ao USUÁRIO através do “QUALIFICA” e melhorar a experiência do USUÁRIO.

5. COMPARTILHAMENTO COM TERCEIROS

5.1. A MLEARN não compartilhará, nem tampouco fornecerá a terceiros os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo nas hipóteses previstas a seguir: (i)para seus representantes, prepostos, empregados, gerentes ou procuradores, bem como para parceiros e terceiros que prestem serviços ou trabalhem em nome da MLEARN, incluindo previsão contratual de dever de manutenção da confidencialidade das informações por esses parceiros e terceiros; (ii)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (iii)para a disponibilização em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal disponibilização; (iv)para o exercício e defesa de quaisquer direitos da MLEARN, no âmbito de processos judiciais, administrativos ou arbitrais; (v)para o compartilhamento de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (vi)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, a Política de Privacidade, aos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, ou de medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais.

5.2. Caso o USUÁRIO esteja utilizando o “QUALIFICA” mediante contrato firmado por um PARCEIRO COMERCIAL, ou por TERCEIRO FACILITADOR, a MLEARN poderá compartilhar os dados do “USUÁRIO” e as informações coletadas em decorrência da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO ao respectivo PARCEIRO COMERCIAL ou ao respectivo TERCEIRO FACILITADOR.

6. DADOS COLETADOS ATRAVÉS DOS LINKS

6.1. O USUÁRIO reconhece que ao acessar os links disponíveis no “QUALIFICA” que remetem a websites, conteúdos ou recursos de terceiros, terceiros poderão coletar, utilizar, armazenar e compartilhar outros dados do USUÁRIO, os quais não são controlados pela MLEARN. Ciente disto, o USUÁRIO expressamente concorda que a MLEARN não se responsabilizará pelos dados coletados, utilizados, armazenados ou compartilhados por terceiros, nem tampouco pela política de privacidade dos mesmos. Ao acessar os links, recomendamos que o USUÁRIO leia a política de privacidade de cada website, conteúdo ou recurso acessado.

7. HOSPEDAGEM DOS DADOS E INFORMAÇÕES

7.1. Os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, poderão ser armazenadas em servidores de seu data center ou de terceiros contratados, a critério único e exclusivo da MLEARN.

8. SEGURANÇA

8.1. A MLEARN adota medidas de segurança administrativa, física e eletrônica para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, contra perda ou roubo, acesso não autorizado, divulgação, cópia ou uso indevido.

8.2. O USUÁRIO reconhece que apesar das medidas de segurança adotadas pela MLEARN para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, dada a própria natureza da transmissão de informações através da internet, não é possível garantir que as informações transmitidas por este meio sejam absolutamente invioláveis, não podendo a MLEARN garantir a segurança de qualquer informação transmitida pelo USUÁRIO a MLEARN por meio da internet.

8.3. O USUÁRIO reconhece ainda que nenhum equipamento, software, servidores de dados, servidores de aplicações ou data centers está imune a invasão ou ataque de “hackers” ou qualquer outro agente malicioso. Desta forma, a MLEARN não será responsável por qualquer dano, utilização ou divulgação de dados e informações do USUÁRIO, resultantes dos referidos ataques.

8.4. Os dados pessoais do USUÁRIO são protegidos por CREDENCIAIS DE ACESSO criadas pelo próprio USUÁRIO, o único responsável por manter a guarda e confidencialidade de suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”, além de ser o único responsável por qualquer atividade que ocorra com as suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”.

9. CONFIDENCIALIDADE

9.1. A MLEARN se compromete a manter a privacidade e confidencialidade sobre os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo se a utilização dos mesmos, for expressamente autorizada por força deste instrumento.

9.2. Sem prejuízo do disposto nos itens acima, a privacidade e confidencialidade deixam de ser obrigatórias, se comprovado documentalmente que as informações relacionadas aos dados pessoais do CLIENTE e demais informações coletadas: (i) Estavam no domínio público na data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago; (ii)Tornaram-se partes do domínio público depois da data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago”, por razões não atribuíveis à ação ou omissão das partes; (iii)Foram reveladas em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal revelação.

10. PRAZO DE MANUTENÇÃO

10.1. A MLEARN manterá os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, pelo prazo de 365 dias, após o cancelamento do cadastro do USUÁRIO no “QUALIFICA”, independente do motivo do cancelamento do cadastro. Podendo este prazo ser ampliado, em caso de autorização, alteração ou determinação por algum regulamento, decreto ou legislação aplicável.

11. DIREITOS DO USUÁRIO

10.1. Fica assegurado ao USUÁRIO, a qualquer momento, solicitar perante a MLEARN: (i) acesso aos dados pessoais e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento; (ii) correção de seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;

(iii) a eliminação dos seus dados pessoais dos servidores da MLEARN, ressalvado as hipóteses em que a MLEARN for obrigada a manter os dados do USUÁRIO por força de previsão contratual, legal ou regulatória.

12. CONTATO

11.1. O USUÁRIO poderá contatar a MLEARN por meio do e-mail contato.qualifica@mlearn.com.br, caso deseje obter informações sobre os dados do USUÁRIO coletados, caso deseje atualizar, alterar ou apagar seus dados pessoais, ou ainda, caso tenha qualquer dúvida em relação a esta Política de Privacidade, ou caso, queira relatar qualquer violação ao presente instrumento.

13. DISPONIBILIZAÇÃO

13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.