Quer dobrar suas vendas apenas utilizando ferramentas digitais?

Vamos te ensinar abaixo como escrever um e-mail comercial matador, e que gere oportunidades de venda INSTANTANEAMENTE! Nesse post abordaremos as principais dúvidas quanto ao e-mail comercial. Tudo isso com um passo a passo simples e bem prático para você aprender de vez como escrever um e-mail com maestria! Afinal, para o seu setor comercial ter sucesso, será necessária uma estratégia de comunicação e oferta forte. E, utilizando o e-mail como ferramenta digital de comunicação você terá mais efetividade na comunicação com seus prospects, leads e clientes.
Quer vender mais? Leia nosso post sobre como agilizar e melhorar seu ciclo de vendas! Alcance o sucesso imediato em seu processo de vendas com as nossas dicas matadoras! Leia nosso post completo aqui!
Na prática te ensinaremos como montar CTAs claros, uma boa comunicação e uma automação em seu fluxo de e-mail. Ih, ficou perdido em todos esses termos técnicos? Calma que vamos te ajudar a desembolar o meio de campo! No post de hoje você verá:
  • qual a importância do e-mail em uma estratégia de vendas.
  • o que é um fluxo de e-mail para vendas.
  • qual é o processo de criação e como escrever um e-mail formal que as pessoas abram, leiam e reajam da forma que você previu.
  • as 7 práticas infalíveis para escrever um e-mail comercial de sucesso.
No final desse post você estará apto a criar e-mails que causem impacto, e ao mesmo tempo gerem oportunidades de vendas. Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, deixe abaixo nos comentários. Boa leitura!

Introdução:Porque saber como escrever um e-mail é fundamental nos dias atuais?

Existe muita controvérsia por trás do e-mail comercial. Algumas empresas dizem que ele é uma ótima estratégia de comunicação, outras que é algo saturado e deve ser evitado. Muitos profissionais acham que o e-mail é apenas uma forma de fazer SPAM. Apesar de todas essas opiniões, e de existe verdade em cada uma delas, nós acreditamos que quando usado corretamente o e-mail pode se tornar essencial para a sua estratégias de vendas. Por isso, saber como escrever um e-mail corretamente não é um luxo da equipe comercial, e sim uma obrigação. Você, vendedor, não deve passar um dia sem enviar um e-mail, certo? A sua equipe a mesma coisa. Ele é quase uma necessidade nos dias de hoje, e se a sua equipe não estiver afiada para se comunicar com seus clientes via e-mail, então como automatizar todo o esforço de vendas que você fará? Acredite quando dizemos que o e-mail não morreu, ele só se reinventou. E se você estiver preparado para essa reinvenção conseguirá boas respostas do seu cliente, bons resultados, e o mais importante: boas vendas.

O Processo de comunicação em um e-mail bem escrito

Como escrever um e-mail não se trata de apenas digitar palavras aleatórias, é necessário um processo de criação e escrita. A grande maioria das pessoas sai escrevendo a esmo, colocando tudo que pensa e envia. Isso está completamente errado. Conteúdos de e-mail assim só gastam a sua relação com o seu cliente e o tempo de ambos. Um EXCELENTE e-mail precisa ser objetivo, focado e coerente. Para ficar mais fácil ainda vamos quebrar o processo de criação de um e-mail nesses 3 preceitos, e identificar como eles funcionam integradamente.

Objetividade no e-mail:

Ser objetivo não significa ser grosso ou seco com o seu cliente. Pelo contrário, é entender que o tempo dele é curto e que a informação precisa ser passada de forma clara e objetiva. Vamos dar um exemplo rápido aqui: eu posso dizer que o Alfabeto tem 24 letras. As letras A,B,C,D,E,F,G,H... e continuar contando todas uma por uma. Ou posso chegar para você e dizer: o alfabeto tem 24 letras. Da letra A à Z. Se trata da mesma informação, falada de formas diferentes. Então, a primeira dica aqui é criar um e-mail objetivo. Você pode:
  • dividir por tópicos os principais assuntos, deixando apenas o que é essencial.
  • montar uma estrutura com as palavras mais importantes que precisam estar no e-mail.
  • Limitar um número de palavras máximas para estarem no e-mail.
Tente sempre falar ao que veio, não tente enrolar. Não corra o risco de fecharem seu e-mail sem nem lerem.

Foco no e-mail:

Um e-mail precisa ter apenas um foco. Se existirem muitos assuntos a serem abordados em um e-mail só, é preferível que você os divida em mais de um. Fazendo um paralelo com o tópico da objetividade, podemos dizer que: a objetividade é importante pois é a forma como você passará aquela informação, o foco é o qufe está sendo passado. Se você não tiver uma mensagem clara, como pode esperar uma reação correta de quem recebeu? Para evitar esse tipo de confusão tente rascunhar sempre o seu e-mail, trazendo sempre o foco para o seu assunto. Entenda para quem o e-mail é enviado, com quais informações e objetivos. Foque apenas nas informações que são essenciais de serem passadas naquele momento. O resto corte fora, só serviria para confundir o seu receptor.

Coerência no e-mail:

Além de objetividade e foco, é necessário também que se tenha coerência no e-mail. As informações que você passa na mensagem precisam fazer sentido entre si. De outra forma, será um emaranhado de informações aleatórias enviadas. Por isso, pense sempre na experiência de quem está recebendo o e-mail.
  • Quais são as primeiras informações que a pessoa precisa receber?
  • Quais perguntas você pode responder no mesmo e-mail?
  • Qual é o máximo de valor que você pode passar para quem recebe?
Tenha sempre coerência e monte uma lógica para os seus e-mails. Isso te ajudará a montar uma comunicação correta e sem ruídos.

7 dicas práticas e infalíveis de como escrever um e-mail comercial de sucesso

Além da coerência, foco e objetividade, existem alguns tópicos que precisam de atenção na hora de escrever um e-mail. Separamos os 7 tópicos mais importantes, e vamos exemplificando como montar o seu e-mail utilizando esses tópicos:

1 - O assunto do e-mail:

Quando recebemos um e-mail, a primeira coisa que olhamos é o CAMPO: assunto. Se você não for prático e objetivo nesse campo, o seu e-mail passará batido. Em meio a enxurrada de e-mails recebidos diariamente, se não houver capricho e criatividade na hora de escrever o assunto, é bem provável que ele não seja lido. Por isso, como escrever um e-mail demanda esforço, comece por pensar em um assunto. Escreva assuntos objetivos e criativos. Todo o nosso exemplo de e-mail se baseará em uma abordagem comercial para a venda de acessórios e serviços de manutenção de automóveis, certo? E para um bom campo de assunto, você pode utilizar de técnicas para gerar curiosidade no cliente, como por exemplo: ASSUNTO: É hora de aumentar a segurança do seu carro, com o melhor custo-benefício de 2018. Aqui foram passadas duas informações: o que você faz (aumenta a segurança do carro de seus clientes), o que você tem (o melhor custo-benefício) e quando você tem (2018) Uma frase simples, que gera interesse ao cliente e não tenta vender nada (ainda).

2 – A introdução:

Ele clicou e abriu. 50% do caminho já foi feito, e agora você tem realmente a chance de ser ouvido e dar sua proposta comercial. Opte por uma introdução que seja emocional, e que gere atratividade. Você precisa fazer o seu cliente continuar lendo as próximas linhas, e para isso ele precisa ser cativado e entender a entrega de valor e conexão com a sua mensagem. Caso você ainda não conheça o cliente, e queira fazer uma abordagem de Cold e-mail, opte por ser mais amplo, e comece assim: " Boa tarde, Sr. Luis. Todos nós sabemos que a nossa e a segurança da nossa família vem em primeiro lugar, certo? No trânsito não pode ser diferente. Nós aqui da concessionária XYZ prezamos pelos melhores itens e serviços de manutenção, garantindo também o melhor custo-benefício da região. " Você explicou da importância da segurança no dia a dia, e assumiu um compromisso de qualidade e custo-benefício. Tente SEMPRE montar introduções que se conectem ao cliente, e gerem interesse. Isso vai ajudar nos próximos passos.

3 - Organize as informações no desenvolvimento:

Você já criou um assunto interessante, e já captou a atenção dele na introdução. Agora é o momento de desenvolver. A objetividade precisa ser a palavra focal nessa parte. Utilize tópicos, fórmulas e exemplos de uma maneira simples e direta. Faça o cliente entender qual é a sua mensagem, tendo lido apenas uma vez. Seguindo o exemplo, continuaríamos assim: " Aqui na concessionária XYZ o objetivo é um só: a sua segurança. Os nossos preços praticados são abaixo do mercado, e nossos profissionais formados para resolverem qualquer demanda automotiva. Independentemente do modelo ou ano do seu carro, temos certeza que teremos as melhores peças e serviços para garantir de uma forma completa a sua e a segurança da sua família no trânsito. Veja abaixo o nosso portfólio de serviços (LINK)" Em 3 frases você falou claramente sobre a missão da sua empresa, o valor que você entrega e ressaltou mais uma vez a importância da segurança do seu cliente.

4 – Finalize com uma oferta irrecusável:

Eu chamo essa de técnica-poderoso-chefão. Para finalizar o seu e-mail você precisa montar uma oferta que o cliente não consiga recusar. E quando falamos oferta, não necessariamente estamos falando de um desconto, e sim de uma entrega de valor máxima. Por exemplo, nós continuaríamos o e-mail da seguinte forma: "E como o nosso compromisso é com a sua segurança, oferecemos uma revisão completa de todos os itens e acessórios do seu carro, e uma lavagem grátis. Basta clicar no link abaixo e agendar em nosso site" Pronto. Você ganhou o cliente. Quem não quer ver como está o estado do seu carro, e ainda lavá-lo gratuitamente? O foco é gerar o máximo possível de tráfego para a concessionária. Com esse tipo de oferta irrecusável, você conseguirá com certeza.

5 - Assine da forma correta:

Na hora de assinar, assegure-se que todas as informações de contato estejam na sua assinatura. Monte uma assinatura que tenha:
  1. o seu nome.
  2. o seu cargo.
  3. o seu e-mail e o site da sua empresa.
  4. seu telefone fixo, celular (whatsapp) e skype.
Pode parecer muito, mas quanto mais canais de comunicação você abrir com o cliente, mas facil ele poderá optar e te encontrar em algum deles. De repente o cliente se sentirá melhor respondendo o e-mail, ou talvez ele queira te ligar e fazer algumas perguntas adicionais. De qualquer forma, é importante que ele saiba com quem ele está falando, qual o seu cargo e todos os seus contatos. Dê liberdade para ele chegar até você da forma que mais se sinta confortável!

6 - Revise tudo antes do envio:

É de extrema importância que você revise todo o conteúdo escrito antes de enviá-lo. Certifique-se que não tenha nenhum erro gramatical, gírias ou erros de digitação. Entenda que um e-mail é uma forma de comunicação aonde quem recebe pode perceber pequenos erros e falhas. Não perca a oportunidade por conta de detalhes. Aconselhamos você a revisar no mínimo duas vezes, depois de ter rascunhado e montado todo o conteúdo do seu e-mail. É melhor pecar por excesso de cuidado, do que por falta dele!

7 - Verifique sempre o destinatário:

Imagine você montando um e-mail perfeito, com todos os CTAs e conteúdos atrativos, e ele simplesmente não chegar. É um erro básico, porém acontece bastante. Por isso é sempre importante visualizar se o e-mail do destinatário está escrito corretamente ou não.

Como escrever um e-mail [exemplo]

Vamos juntar agora todos os exemplos e te mostrar como escrever um e-mail comercial corretamente, utilizando as dicas que demos. Ficaria assim: ASSUNTO: É hora de aumentar a segurança do seu carro, com o melhor custo-benefício de 2018. " Boa tarde, Sr. Luis. Todos nós sabemos que a nossa e a segurança da nossa família vem em primeiro lugar, certo? No trânsito não pode ser diferente. Nós aqui da concessionária XYZ prezamos pelos melhores itens e serviços de manutenção, garantindo também o melhor custo-benefício da região.  Aqui na concessionária XYZ o objetivo é um só: a sua segurança. Os nossos preços praticados são abaixo do mercado, e nossos profissionais formados para resolverem qualquer demanda automotiva. Independentemente do modelo ou ano do seu carro, temos certeza que teremos as melhores peças e serviços para garantir de uma forma completa a sua e a segurança da sua família no trânsito. Veja abaixo o nosso portfólio de serviços (LINK) E como o nosso compromisso é com a sua segurança, oferecemos uma revisão completa de todos os itens e acessórios do seu carro, e uma lavagem grátis. Basta clicar no link abaixo e agendar em nosso site. Atenciosamente, Marcos Olveira Gerente Comercial www.concessionária XYZ.com.br marcos.oliveira@xyz.com.br 21 9873-0000 / 21 2399-4958 Skype: Marcos.Oliveira

Conclusão: Conseguiu aprender como escrever um e-mail de sucesso?

E aí, está pronto para escrever e-mails matadores? Tenha em mente sempre que como escrever um e-mail demanda tempo e criatividade, quanto mais tempo você disponibilizar para sua criação, melhor ele ficará. Comece testando nossas dicas, e nos diga depois como foi o aumento de abertura dos seus e-mails, e das suas vendas.
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Se tiver qualquer dúvida, ou comentário sobre como escrever um e-mail comercial, deixe abaixo nos comentários!
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9.1. A MLEARN se compromete a manter a privacidade e confidencialidade sobre os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo se a utilização dos mesmos, for expressamente autorizada por força deste instrumento.

9.2. Sem prejuízo do disposto nos itens acima, a privacidade e confidencialidade deixam de ser obrigatórias, se comprovado documentalmente que as informações relacionadas aos dados pessoais do CLIENTE e demais informações coletadas: (i) Estavam no domínio público na data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago; (ii)Tornaram-se partes do domínio público depois da data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago”, por razões não atribuíveis à ação ou omissão das partes; (iii)Foram reveladas em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal revelação.

10. PRAZO DE MANUTENÇÃO

10.1. A MLEARN manterá os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, pelo prazo de 365 dias, após o cancelamento do cadastro do USUÁRIO no “QUALIFICA”, independente do motivo do cancelamento do cadastro. Podendo este prazo ser ampliado, em caso de autorização, alteração ou determinação por algum regulamento, decreto ou legislação aplicável.

11. DIREITOS DO USUÁRIO

10.1. Fica assegurado ao USUÁRIO, a qualquer momento, solicitar perante a MLEARN: (i) acesso aos dados pessoais e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento; (ii) correção de seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;

(iii) a eliminação dos seus dados pessoais dos servidores da MLEARN, ressalvado as hipóteses em que a MLEARN for obrigada a manter os dados do USUÁRIO por força de previsão contratual, legal ou regulatória.

12. CONTATO

11.1. O USUÁRIO poderá contatar a MLEARN por meio do e-mail contato.qualifica@mlearn.com.br, caso deseje obter informações sobre os dados do USUÁRIO coletados, caso deseje atualizar, alterar ou apagar seus dados pessoais, ou ainda, caso tenha qualquer dúvida em relação a esta Política de Privacidade, ou caso, queira relatar qualquer violação ao presente instrumento.

13. DISPONIBILIZAÇÃO

13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.