A importância da análise dos concorrentes no seu processo de negócios.

Você já sabe quem são seus concorrentes, certo? A maioria das empresas sabe. Porém, essa informação não tem um valor real se não for aproveitada da forma correta. Entender o que os nossos concorrentes estão fazendo no mercado é essencial para estarmos um passo à frente deles. Dessa forma as empresas se asseguram de não serem surpreendidas com o lançamento de algum produto novo ou uma nova oferta de serviços. Agora, quando você observa aos seus concorrentes sabe como deve que estudá-los? Sabe quais dados são coletáveis e preciosos para a sua estratégia de vendas? Consegue diferenciar os diferentes tipos de concorrentes (diretos e indiretos)?
Descubra o poder da Análise Swot: Aprenda na Prática como Fazer e Aplicar para ter Mais Sucesso nas Vendas e mude o jogo a seu favor! Leia o nosso post completo sobre o que é benchmarking e porque ele é tão importante para a sua estratégias de vendas!
Há um mundo gigante de informações sobre os seus concorrentes a serem coletadas e mil formas de utiliza-las a seu favor. Basta saber o quê procurar, aonde e como. Nesse texto te passaremos os principais pontos a serem pesquisados quanto a sua concorrência. Explicaremos, passo a passo, a importância do concorrente, a vantagem competitiva em ter informações sobre ele e, principalmente, como utilizar essa informação ao seu favor. Aprenda a utilizar essa informação a seu favor, da melhor forma possível. Aprenda nossas técnicas de pesquisa de concorrência. Boa leitura!

O que são concorrentes?

A concorrência é um dos fatores mais importantes de qualquer negócio. Independente do que você venda, é necessário que olhe a analise profundamente quem são seus nossos concorrentes principais. Para simplficar mais ainda, vamos começar respondendo algumas perguntas básicas quanto à concorrência:
  1. Qual é a definição REAL de concorrentes? Na prática, os concorrentes são empresas/produtos/serviços com características bastante semelhantes (ou iguais), que tem finalidade de lucrar ou não.
  2. Por que é necessário estudar e analisar os concorrentes? O objetivo dessa ação é não cometer os mesmos erros estratégicos deles, ao mesmo tempo que melhoramos nosso próprio processo de negócio.
  3. O estudo da concorrência me ajuda a vender mais? Claro. Uma vez que você sabe como os seus concorrentes se portam, pode diferenciar-se dele positivamente e focar no que o cliente realmente demonstra ser de seu interesse, na entrega de valor de um produto ou serviço.
Claro que é necessário um estudo para entendermos qual o perfil dos concorrentes potenciais. Existem diferenças entre certos tipos de concorrências, e nessa diferença residem detalhes que são SUPER importantes de serem notados. Vamos falar sobre a concorrência indireta e direta, e qual é a diferença entre cada uma delas.

Concorrência direta e indireta – qual a diferença?

Olha, se você acha que concorrência é tudo igual ou que só existem 2 ou 3 tipos de concorrentes para o seu negócio, sinto lhe dizer que as coisas não são bem assim.
Entender a diferença entre concorrência direta e indireta pode te poupar bastante tempo e energia que seria direcionada para targets que não são propriamente seus concorrentes.
Bem, vamos por partes. Primeiro, vejamos o que são os concorrentes diretos:
  • Concorrência direta: Quando falamos desse tipo de concorrência, estamos falando sobre um negócio que oferta serviços/produtos iguais aos da sua empresa, com o foco no mesmo mercado que o seu. Um exemplo claro de concorrência direta é a coca-cola e o guaraná kuat. Ambos buscam uma mesma parcela de mercado (pessoas que bebem refrigerante), logo são concorrentes diretos.
  • Concorrência indireta: Agora, quando falamos na concorrência indireta, estamos falando sobre um negócio que oferta serviços/produtos similares, porém com o foco no mesmo mercado que o seu.
Vamos dar outro exemplo para ilustrar: companhias aéreas. Elas vendem passagens de avião, certo? Porém, agências de viagens também vendem passagens de avião, apesar de não serem o mesmo tipo de empresa. Saber diferenciar um do outro é importante para saber qual atacar, e com intensidade. De repente é interessante gastar 60% da sua energia para entender os seus concorrentes diretos, e 40% os seus indiretos. Os diretos competem direto com você, com um produto igual. O comparativo com a sua empresa se torna muito fácil e palpável quando olhamos para produtos iguais. Saiba diferenciar os dois tipos, e como gastar a sua energia e tempo em cada um deles.

Qual a importância da análise dos concorrentes no planejamento estratégico?

A resposta para essa pergunta é muito ampla, porém isso é algo positivo. Acontece que quando analisamos nossos concorrentes podemos tirar diversos tipos de insights para nossos processos de negócio. Não existe um ou outro indicador que seja mais importante que outros. Cabe a você olhar o seu processo de negócios, junto com a sua estratégia de vendas, e entender quais informações são necessárias de extrair do seu concorrente. Por exemplo: supondo que você venda itens para fabricação de bolos, para o varejo. Em uma das análises da sua concorrência, você percebeu que alguns competidores começaram a vender o bolo pronto e cobrar um pequeno valor sobre a fabricação. Você testa esse modelo de negócio por 6 meses e nota um aumento de 25% no seu faturamento. Com esse estudo e teste, fica claro que esse mercado indireto é um potencial mercado para uma boa estratégia de vendas. Daí você pode, ou manter esse serviço correlato com o seu serviço inicial (venda de itens para fabricação de bolos), ou pode mirar apenas nele até que o mercado sature, e você vá para o próximo (depois de ter lucrado o máximo possível). De qualquer forma, a análise da concorrência serve no mínimo para:
  1. Analisarmos os mercados potenciais, atuais e inexplorados.
  2. Entender como os concorrentes do nosso produto se portam.
  3. Aprofundar o conhecimento sobre nossos clientes.

Existem vantagens em se ter uma concorrência direta?

À primeira vista podemos pensar que ter concorrentes só dificulta o desempenho e avanço da sua empresa em seu mercado de atuação, porém nós falaríamos para você repensar isso. A concorrência leal, aquela aonde as empresas apostam na melhora constante dos seus produtos, pode ajudar a sua empresa de uma certa forma. Acompanhe o seguinte pensamento conosco: Supondo que a sua empresa venda um produto X, e o seu concorrente o produto Y. Vocês são do mesmo segmento e tem produtos similares. Supondo que o seu concorrente lance uma nova versão do produto Y. Essa versão é bem aceita pelo público, o que faz você perder um pouco do seu market share para ele. Para evitar que isso aconteça por muito tempo, a sua empresa investe na pesquisa e desenvolvimento de melhorias para o seu produto. Você ouve clientes, pesquisa sobre a opinião deles quanto ao que tem ou falta no seu produto. A sua empresa constrói uma nova versão do seu produto X, o produto X-2001. O seu produto tem uma ótima aceitação com o público, que volta a consumir mais da sua empresa, do que de seus concorrentes. Seu market share volta, e até cresce. Nesse exemplo podemos notar que a concorrência influenciou positivamente no final à empresa X. Apesar de ser um exemplo fictício, isso é muito real e acontece diversas vezes. A melhor forma de melhorar é olhando a sua volta e buscando o próximo nível.

Por que você deve monitorar de perto a concorrência?

Leia de novo o exemplo acima. Se você não monitorasse os seus concorrentes, acha que teria como recuperar o seu market share? Ainda mais, você acha que conseguiria mapear da onde essa diminuição de market share veio? Provavelmente seria atingido sem nem saber de onde veio. Analisar a constantemente a sua concorrência não é um capricho, é uma necessidade do seu processo de negócios. Se você deixar os seus concorrentes soltos pode ter certeza que em algum momento eles desenvolverão algo melhor que a sua empresa e te passarão. A única forma de evitar ações assim é ficar de olhos abertos.

Concorrentes: Pontos importantes que devem ser monitorados

Mas também não adianta apensas ficar de olhos abertos com seus concorrentes. É preciso o mínimo de foco e esforço direcionado, de outra forma as informações tornam-se soltas e difíceis de serem analisadas a longo prazo. Existem 4 pilares importantes para a análise da concorrência. Vejamos:

• Preço

Existe uma diferença entre preço e valor. Porém, é inegável que o preço pode ser o fator determinante para a escolha de um produto pelo consumidor. Se o seu preço for muito superior ao dos seus concorrentes diretos, por maior que seja a proposta de valor, a tendência é que eles escolham o produto com menor preço. Para evitar erros assim, é necessário que estejamos sempre de olho nos preços de nossos competidores. A regra sempre deve ser: Entrega de alto valor + Custos reduzidos + Preço justificável. Analise calmamente 3 concorrentes e seus preços praticados e se pergunte:
  1. Por que esses preços estão dessa forma?
  2. Quais os custos de produção para o produto deles?
  3. Qual a margem de receita/lucro que eles têm?
  4. É possível reproduzir esse preço, caso ele seja competitivo?
Respondendo isso você terá um "norte" quanto à precificação da concorrência e sua.

• Relacionamento com clientes

Precisamos repetir que se relacionar com o cliente precisa ser um dos objetivos principais da sua empresa? Se você não faz isso, feche a página agora e pare de ler. Posso te garantir que seu negócio vai dar errado em algum momento e que nenhuma técnica nesse texto vai te ajudar se você continuar ignorando o relacionamento com o cliente. Então, comece hoje analisando o que seus concorrentes fazem para se relacionar com seus clientes. Eles utilizam e-mail marketing? Redes sociais? Visitas porta a porta? Quais são os objetivos de relacionamento com o cliente da sua concorrência? Qual a visibilidade que a marca tem perante a esses consumidores? Todos esses questionamentos são principais na sua estratégia de vendas e marketing. Simplesmente ignorar o que a sua concorrência está fazendo é permitir que eles falem o que quiser para todos os potenciais clientes.

• Ações de marketing

Estratégias de marketing são essenciais para qualquer estratégia de vendas. O seu cliente está em diversas mídias e canais. Sabes quais são as melhores pode te ajudar a conectar com ele mais facilmente e com menos custosos. Analise quais ações de marketing são feitas pelos seus concorrentes. Eles trabalham o marketing de conteúdo, montando e divulgando informações ou é algo mais próximo ao marketing vivo, como o de guerrilha? O marketing exige investimento, independente de qual estratégia você vá utilizar. Olhar a concorrência pode te dar insights sobre o que pode ou não dar certo nas suas ações. Use sempre esse passo como primeiro. Olhe o que eles fizeram, mensure o resultado e melhore!

Dica BÔNUS: BENCHMARKING

Você sabe o que é benchmarking? Sabe como ele pode colaborar com o crescimento dos seus negócios? Se você não conhece essa super técnica, precisa ver agora esse post que fizemos explicando como essa técnica pode te por na frente dos concorrentes, mais rápido que um foguete. Clique aqui e veja nosso post sobre benchmarking

Conclusão: Aplique essas dicas para fazer uma análise eficiente dos seus concorrentes

Quando se trata de concorrência existe apenas uma lei: ou você os observa e os passa, ou será passado por eles. Não escolha a segunda de forma de jeito nenhum. Mantenha sempre um olho no que está sendo feito por eles. Os preços, estratégias e ações executadas pela sua concorrência podem ser caminhos a serem seguidos. Não deixe essas informações de lado dentro da sua estratégia de marketing, vendas ou funil de vendas.
Desvendando o funil de vendas: 8 dicas práticas para você começar o seu agora Estratégias de Marketing: Aprenda na prática quais podem auxiliar o seu plano de vendas
Desenvolva métodos para pesquisar sobre o seu concorrente de uma forma analítica e proveitosa sempre. Não deixe de comparar o seu produto com o dele constantemente. Releia todas as dicas acima e procure molda-las para a sua empresa. Talvez uma ou outra funcione melhor para o seu segmento, então saiba aproveita-las. Se tiver ficado qualquer dúvida, ou se você tiver alguma sugestão, deixe abaixo nos comentários!
Compartilhe:

A utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO está condicionada aos Termos e Condições de Uso Aplicáveis e a Política de Privacidade abaixo:

1. ACEITE A POLITICA DE PRIVACIDADE

1.1. Ao se cadastrar no Aplicativo ou no Site, e utilizar o “QUALIFICA”, o USUÁRIO reconhece que está consentindo expressamente e livremente, com a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO informados no cadastro, na seleção do PLANO PAGO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA”, para as finalidades e de acordo com as condições previstas no presente instrumento.

1.2. O USUÁRIO reconhece que a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, é condição indispensável para a utilização do “QUALIFICA”, nos termos previstos no Artigo 9º, §3º, da Lei nº. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

2. ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

2.1. A MLEARN se reserva o direito de modificar, incluir e/ou alterar as condições da presente Política de Privacidade, a qualquer tempo, a seu exclusivo critério e independente de aviso prévio do USUÁRIO, sendo que tais alterações passarão a vigorar imediatamente após a publicação das alterações no Aplicativo ou no Site.

2.2. A MLEARN recomenda que o USUÁRIO releia regularmente a Política de Privacidade, para verificar as últimas atualizações. Caso o USUÁRIO não concorde com qualquer modificação, inclusão ou alteração na Política de Privacidade, o USUÁRIO deverá cessar o uso do “QUALIFICA”.

3. DADOS E INFORMAÇÕES COLETADOS

3.1. No ato do cadastro o USUÁRIO fornece os seguintes dados pessoais a MLEARN: (i) nome completo; (ii)conta de e-mail; (iii)número de celular.

3.2. Caso o USUÁRIO selecione um PLANO PAGO, o USUÁRIO fornece a MLEARN na Página de Seleção do Plano Pago os seguintes dados: (i) nome completo; (ii) número de CPF; (iii)número de celular; (iv)endereço completo; (v) dados do cartão de crédito.

3.3. No decorrer da utilização do “QUALIFICA” o USUÁRIO poderá, a seu exclusivo critério, fornecer os seguintes dados a MLEARN: (i) classificações e opiniões emitidas sobre os cursos, conteúdos e demais funcionalidades disponíveis no “QUALIFICA”; (ii) definições de preferências e configurações no seu cadastro.

3.4. No decorrer da utilização do QUALIFICA, a MLEARN coleta automaticamente as seguintes informações relacionadas ao uso do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO: (i) atividades realizadas pelo USUÁRIO no “QUALIFICA”, como como inscrições em cursos, lições finalizadas, certificados recebidos e funcionalidades utilizadas; (ii) IDs ou outros identificadores únicos de aparelhos, características de aparelhos e software, informações sobre a conexão, estatísticas sobre visualizações de página, URLs de origem, endereço de IP (pode nos indicar sua localização geográfica geral), navegador e dados padrão de logs de servidores da Internet; (iii) informações coletadas pelo uso de cookies, pixels, web beacon, memória cachê dos servidores e outras tecnologias, incluindo dados de anúncios.

4. FINALIDADE

4.1. A MLEARN utilizará os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, para as seguintes finalidades, com as quais o USUÁRIO expressamente declara ter pleno conhecimento e concordância ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA”: (i)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (ii)para o tratamento e uso compartilhado de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (iii)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO; (iv)para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral; (v)para a proteção do crédito (incluindo medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais); (vi)para garantir o cumprimento dos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, incluindo o combate à fraude ou a prática de quaisquer ilícitos; (vii)para enviar ao CLIENTE qualquer comunicação prevista nos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, na Política de Privacidade, ou nos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO.

4.2. Ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA” o USUÁRIO expressa e livremente consente com a realização pela MLEARN da coleta e utilização das informações relacionadas nos itens 3.3 e 3.4 acima, para as seguintes finalidades: (i) para viabilizar a utilização do “QUALIFICA”; (ii) para atender a interesses legítimos da MLEARN;

(iii) para viabilizar a prestação do suporte remoto; (iv) para fins de produção de relatórios estatísticos de audiência dos cursos, conteúdos e funcionalidades do “QUALIFICA” utilizados; (v) para o planejamento comercial e de marketing do “QUALIFICA”; (vi) para melhorar a personalização dos cursos, conteúdos e funcionalidades disponibilizadas ao USUÁRIO através do “QUALIFICA” e melhorar a experiência do USUÁRIO.

5. COMPARTILHAMENTO COM TERCEIROS

5.1. A MLEARN não compartilhará, nem tampouco fornecerá a terceiros os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo nas hipóteses previstas a seguir: (i)para seus representantes, prepostos, empregados, gerentes ou procuradores, bem como para parceiros e terceiros que prestem serviços ou trabalhem em nome da MLEARN, incluindo previsão contratual de dever de manutenção da confidencialidade das informações por esses parceiros e terceiros; (ii)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (iii)para a disponibilização em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal disponibilização; (iv)para o exercício e defesa de quaisquer direitos da MLEARN, no âmbito de processos judiciais, administrativos ou arbitrais; (v)para o compartilhamento de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (vi)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, a Política de Privacidade, aos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, ou de medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais.

5.2. Caso o USUÁRIO esteja utilizando o “QUALIFICA” mediante contrato firmado por um PARCEIRO COMERCIAL, ou por TERCEIRO FACILITADOR, a MLEARN poderá compartilhar os dados do “USUÁRIO” e as informações coletadas em decorrência da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO ao respectivo PARCEIRO COMERCIAL ou ao respectivo TERCEIRO FACILITADOR.

6. DADOS COLETADOS ATRAVÉS DOS LINKS

6.1. O USUÁRIO reconhece que ao acessar os links disponíveis no “QUALIFICA” que remetem a websites, conteúdos ou recursos de terceiros, terceiros poderão coletar, utilizar, armazenar e compartilhar outros dados do USUÁRIO, os quais não são controlados pela MLEARN. Ciente disto, o USUÁRIO expressamente concorda que a MLEARN não se responsabilizará pelos dados coletados, utilizados, armazenados ou compartilhados por terceiros, nem tampouco pela política de privacidade dos mesmos. Ao acessar os links, recomendamos que o USUÁRIO leia a política de privacidade de cada website, conteúdo ou recurso acessado.

7. HOSPEDAGEM DOS DADOS E INFORMAÇÕES

7.1. Os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, poderão ser armazenadas em servidores de seu data center ou de terceiros contratados, a critério único e exclusivo da MLEARN.

8. SEGURANÇA

8.1. A MLEARN adota medidas de segurança administrativa, física e eletrônica para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, contra perda ou roubo, acesso não autorizado, divulgação, cópia ou uso indevido.

8.2. O USUÁRIO reconhece que apesar das medidas de segurança adotadas pela MLEARN para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, dada a própria natureza da transmissão de informações através da internet, não é possível garantir que as informações transmitidas por este meio sejam absolutamente invioláveis, não podendo a MLEARN garantir a segurança de qualquer informação transmitida pelo USUÁRIO a MLEARN por meio da internet.

8.3. O USUÁRIO reconhece ainda que nenhum equipamento, software, servidores de dados, servidores de aplicações ou data centers está imune a invasão ou ataque de “hackers” ou qualquer outro agente malicioso. Desta forma, a MLEARN não será responsável por qualquer dano, utilização ou divulgação de dados e informações do USUÁRIO, resultantes dos referidos ataques.

8.4. Os dados pessoais do USUÁRIO são protegidos por CREDENCIAIS DE ACESSO criadas pelo próprio USUÁRIO, o único responsável por manter a guarda e confidencialidade de suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”, além de ser o único responsável por qualquer atividade que ocorra com as suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”.

9. CONFIDENCIALIDADE

9.1. A MLEARN se compromete a manter a privacidade e confidencialidade sobre os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo se a utilização dos mesmos, for expressamente autorizada por força deste instrumento.

9.2. Sem prejuízo do disposto nos itens acima, a privacidade e confidencialidade deixam de ser obrigatórias, se comprovado documentalmente que as informações relacionadas aos dados pessoais do CLIENTE e demais informações coletadas: (i) Estavam no domínio público na data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago; (ii)Tornaram-se partes do domínio público depois da data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago”, por razões não atribuíveis à ação ou omissão das partes; (iii)Foram reveladas em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal revelação.

10. PRAZO DE MANUTENÇÃO

10.1. A MLEARN manterá os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, pelo prazo de 365 dias, após o cancelamento do cadastro do USUÁRIO no “QUALIFICA”, independente do motivo do cancelamento do cadastro. Podendo este prazo ser ampliado, em caso de autorização, alteração ou determinação por algum regulamento, decreto ou legislação aplicável.

11. DIREITOS DO USUÁRIO

10.1. Fica assegurado ao USUÁRIO, a qualquer momento, solicitar perante a MLEARN: (i) acesso aos dados pessoais e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento; (ii) correção de seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;

(iii) a eliminação dos seus dados pessoais dos servidores da MLEARN, ressalvado as hipóteses em que a MLEARN for obrigada a manter os dados do USUÁRIO por força de previsão contratual, legal ou regulatória.

12. CONTATO

11.1. O USUÁRIO poderá contatar a MLEARN por meio do e-mail contato.qualifica@mlearn.com.br, caso deseje obter informações sobre os dados do USUÁRIO coletados, caso deseje atualizar, alterar ou apagar seus dados pessoais, ou ainda, caso tenha qualquer dúvida em relação a esta Política de Privacidade, ou caso, queira relatar qualquer violação ao presente instrumento.

13. DISPONIBILIZAÇÃO

13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.