O Benchmarking é um termo que em inglês significa marca de referência, ou um padrão de excelência a ser seguido. No meio corporativo este conceito é aplicado com o objetivo de identificar melhores oportunidades para um negócio através de seu potencial de mensuração e comparação. O Benchmarking é muito utilizado principalmente por empresas que desejam conhecer melhor seus concorrentes. Entre seus principais objetivos, está notificar possíveis melhorias a serem feitas em uma organização, tudo isso através da percepção identificada em outras companhias. Esta ferramenta leva o empresário a refletir porque outras empresas atingem determinadas performances, e o que será preciso adaptar em seu negócio para atingir tal resultado. Em um universo cada vez mais competitivo, a comparação se tornou a base para grandes mudanças em diversas organizações. Afinal, receber um retorno mais objetivo sobre o que está caminhando positivamente, ou não, no mundo corporativo, auxilia executivos e empresários a tomarem as melhores estratégias e consequentemente a atingirem os melhores resultados para o seu negócio. Diante desse cenário, o benchmarking é uma ferramenta essencial para alavancar o crescimento de empresas de diferentes segmentos. Além de identificar os melhores processos a serem seguidos, é uma estratégia diferenciada adotada por meio de insights vindos dos concorrentes, o que permite que a companhia passe a adotar formatos de trabalho mais redondos e eficazes. Neste artigo iremos auxiliar você a criar sua estratégia de Benchmarking e alavancar os resultados do seu negócio. Abaixo, confira os principais temas que serão abordados: o O que é um Benchmarking o Quais as funcionalidades e benefícios do Benchmarking o Tipos de Benchmarking o Passo a passo para praticar o Benchmarking o Como o benchmarking pode ajudar a ter melhores resultados
O que é um Benchmarking?
Tido como um ponto de referência para empresários que desejam alcançar sucesso no mundo dos negócios, o Benchmarking nada mais é do que a identificação das melhores práticas realizadas por empresas líderes do mercado. Seu principal objetivo é gerar grandes oportunidades e melhorias para alavancar negócios. Através de um processo de investigação, este mecanismo consegue evidenciar de forma ordenada, quão eficientes são os processos desenvolvidos pela empresa em relação aos seus concorrentes. Após esta análise, é feita uma comparação entre os resultados encontrados, onde é possível extrair novas ideias e estratégias a serem trabalhadas. Um Benchmarking assertivo prevê que a empresa deve manter esta linha de raciocínio de forma contínua, visando assim, sempre comparar seus produtos ou serviços, além de suas práticas organizacionais internas, com outras do seu segmento. Todas as informações adquiridas através de um Benchmarking são de extrema importância. Afinal, este conceito é uma forma de empresários adquirirem novos conhecimentos e até mesmo identificar o que está sendo feito de forma errada em seu negócio. É muito importante ressaltar que a aplicação de um trabalho de benchmarking não se trata de copiar o que está sendo feito no mercado. A implementação desse processo está relacionada a adaptação de novas estratégias. Ele é uma forma de compreender o que os concorrentes estão executando, para então criar novos processos que tenham o mesmo nível de excelência que está sendo ofertado no mercado.Quais as funcionalidades e benefícios do Benchmarking?
São diversas as funcionalidades e benefícios que o benchmarking é capaz de oferecer para as empresas. Este estudo visa fornecer uma captação melhor sobre as necessidades dos clientes e seu perfil. Outro ponto positivo é a possibilidade de obter informações estratégias de uma outra organização, através de estudos e observação de mercado. Ele fornece uma visão geral de potenciais melhorias e possíveis falhas. Além disso, a estratégia de benchmarking auxilia na formação de metas duradouras e alcançáveis, com o intuito de melhorar ainda mais as atividades desenvolvidas pela empresa. O Benchmarking atua como um verdadeiro alimentador para criação de novas estratégias e metas a longo prazo. Os planejamentos que são elaborados através do trabalho de Benchmarking possuem 90% de chances de serem alcançados de forma efetiva. Isto porque, as metas passam a ser desenvolvidas tendo como alvo o alto desempenho, ou seja, o trabalho fica muito mais desafiador. Uma das principais funcionalidades do Benchmarking está em criar um senso de melhorias dentro das organizações, mostrar novos níveis de desempenho, apontar melhores práticas a serem exercidas, além de motivar a competitividade ao levar a equipe a reconhecer novas oportunidades, desenvolvendo assim, seu poder de observação para o mercado.Abaixo, confira os principais benefícios para organizações que utilizam a aplicação de Benchmarking:
1. Faz com que a empresa disponibilize sempre os melhores produtos e serviços para o mercado; 2. Torna o aperfeiçoamento da equipe um processo constante; 3. Melhora a comunicação da organização perante o mercado; 4. Os processos da empresa se tornam mais profissionais; 5. Os gestores passam a ter uma visão melhor dos processos e oportunidades que podem ser investidas; 6. Gera a capacidade de identificar possíveis falhas; 7. Ajuda a aumenta a lucratividade e reduz custos.Tipos de Benchmarking
Atualmente, o aproveitamento do conceito de benchmarking dentro das organizações podem ser diversos. Porém, ao iniciar uma estratégia deste tipo, a empresa costuma estabelecer algumas regras, determinando assim quais processos, atividades e funções serão avaliados como parte de um programa de benchmarking. Apesar das diversas aplicações existentes, o benchmarking possui um único objetivo que é tornar, através de novas estratégias, acessíveis e satisfatórias às necessidades dos clientes. Sendo assim, o conceito de benchmarking deve ser aplicado de acordo com as penúrias de cada empresa. O processo de benchmarking possui etapas fundamentais para sua criação, que vão passar pelas fases de planejamento, análise, integração, ação e os resultados de tudo que foi observado. São elas:- Planejamento
- Análise
- Integração
- Ação
- Maturidade