O Benchmarking é um termo que em inglês significa marca de referência, ou um padrão de excelência a ser seguido. No meio corporativo este conceito é aplicado com o objetivo de identificar melhores oportunidades para um negócio através de seu potencial de mensuração e comparação. O Benchmarking é muito utilizado principalmente por empresas que desejam conhecer melhor seus concorrentes. Entre seus principais objetivos, está notificar possíveis melhorias a serem feitas em uma organização, tudo isso através da percepção identificada em outras companhias. Esta ferramenta leva o empresário a refletir porque outras empresas atingem determinadas performances, e o que será preciso adaptar em seu negócio para atingir tal resultado. Em um universo cada vez mais competitivo, a comparação se tornou a base para grandes mudanças em diversas organizações. Afinal, receber um retorno mais objetivo sobre o que está caminhando positivamente, ou não, no mundo corporativo, auxilia executivos e empresários a tomarem as melhores estratégias e consequentemente a atingirem os melhores resultados para o seu negócio. Diante desse cenário, o benchmarking é uma ferramenta essencial para alavancar o crescimento de empresas de diferentes segmentos. Além de identificar os melhores processos a serem seguidos, é uma estratégia diferenciada adotada por meio de insights vindos dos concorrentes, o que permite que a companhia passe a adotar formatos de trabalho mais redondos e eficazes. Neste artigo iremos auxiliar você a criar sua estratégia de Benchmarking e alavancar os resultados do seu negócio. Abaixo, confira os principais temas que serão abordados: o O que é um Benchmarking o Quais as funcionalidades e benefícios do Benchmarking o Tipos de Benchmarking o Passo a passo para praticar o Benchmarking o Como o benchmarking pode ajudar a ter melhores resultados

O que é um Benchmarking?

Tido como um ponto de referência para empresários que desejam alcançar sucesso no mundo dos negócios, o Benchmarking nada mais é do que a identificação das melhores práticas realizadas por empresas líderes do mercado. Seu principal objetivo é gerar grandes oportunidades e melhorias para alavancar negócios. Através de um processo de investigação, este mecanismo consegue evidenciar de forma ordenada, quão eficientes são os processos desenvolvidos pela empresa em relação aos seus concorrentes. Após esta análise, é feita uma comparação entre os resultados encontrados, onde é possível extrair novas ideias e estratégias a serem trabalhadas. Um Benchmarking assertivo prevê que a empresa deve manter esta linha de raciocínio de forma contínua, visando assim, sempre comparar seus produtos ou serviços, além de suas práticas organizacionais internas, com outras do seu segmento. Todas as informações adquiridas através de um Benchmarking são de extrema importância. Afinal, este conceito é uma forma de empresários adquirirem novos conhecimentos e até mesmo identificar o que está sendo feito de forma errada em seu negócio. É muito importante ressaltar que a aplicação de um trabalho de benchmarking não se trata de copiar o que está sendo feito no mercado. A implementação desse processo está relacionada a adaptação de novas estratégias. Ele é uma forma de compreender o que os concorrentes estão executando, para então criar novos processos que tenham o mesmo nível de excelência que está sendo ofertado no mercado.

Quais as funcionalidades e benefícios do Benchmarking?

São diversas as funcionalidades e benefícios que o benchmarking é capaz de oferecer para as empresas. Este estudo visa fornecer uma captação melhor sobre as necessidades dos clientes e seu perfil. Outro ponto positivo é a possibilidade de obter informações estratégias de uma outra organização, através de estudos e observação de mercado. Ele fornece uma visão geral de potenciais melhorias e possíveis falhas. Além disso, a estratégia de benchmarking auxilia na formação de metas duradouras e alcançáveis, com o intuito de melhorar ainda mais as atividades desenvolvidas pela empresa. O Benchmarking atua como um verdadeiro alimentador para criação de novas estratégias e metas a longo prazo. Os planejamentos que são elaborados através do trabalho de Benchmarking possuem 90% de chances de serem alcançados de forma efetiva. Isto porque, as metas passam a ser desenvolvidas tendo como alvo o alto desempenho, ou seja, o trabalho fica muito mais desafiador. Uma das principais funcionalidades do Benchmarking está em criar um senso de melhorias dentro das organizações, mostrar novos níveis de desempenho, apontar melhores práticas a serem exercidas, além de motivar a competitividade ao levar a equipe a reconhecer novas oportunidades, desenvolvendo assim, seu poder de observação para o mercado.

Abaixo, confira os principais benefícios para organizações que utilizam a aplicação de Benchmarking:

1. Faz com que a empresa disponibilize sempre os melhores produtos e serviços para o mercado; 2. Torna o aperfeiçoamento da equipe um processo constante; 3. Melhora a comunicação da organização perante o mercado; 4. Os processos da empresa se tornam mais profissionais; 5. Os gestores passam a ter uma visão melhor dos processos e oportunidades que podem ser investidas; 6. Gera a capacidade de identificar possíveis falhas; 7. Ajuda a aumenta a lucratividade e reduz custos.

Tipos de Benchmarking

Atualmente, o aproveitamento do conceito de benchmarking dentro das organizações podem ser diversos. Porém, ao iniciar uma estratégia deste tipo, a empresa costuma estabelecer algumas regras, determinando assim quais processos, atividades e funções serão avaliados como parte de um programa de benchmarking. Apesar das diversas aplicações existentes, o benchmarking possui um único objetivo que é tornar, através de novas estratégias, acessíveis e satisfatórias às necessidades dos clientes. Sendo assim, o conceito de benchmarking deve ser aplicado de acordo com as penúrias de cada empresa. O processo de benchmarking possui etapas fundamentais para sua criação, que vão passar pelas fases de planejamento, análise, integração, ação e os resultados de tudo que foi observado. São elas:
  • Planejamento
  • Análise
  • Integração
  • Ação
  • Maturidade
Já os tipos de aplicação do benchmarking podem ser atribuídos em cinco principais. São eles: Benchmarking interno: O ponto de observação neste quesito são as atividades internas da companhia. São feitos estudos para a implementação de melhores práticas que podem ser desenvolvidas pelos profissionais. Benchmarking competitivo: Aqui o ponto de partida do estudo são os resultados alcançados pelos concorrentes e o que pode ser implementado para que o negócio também tenha esses mesmos resultados. Benchmarking funcional: Neste quesito são avaliados o resultado do melhor processo, em relação a outros, dentro de uma mesma organização. Benchmarking genérico: É possível identificar como é possível obter resultados através de empresas com diferentes tipos de negócios e serviços. Benchmarking colaborativo: Serve como um ponto de referência para um processo de colaboração de algum tipo de grupo de empresas.

Passo a passo para praticar o Benchmarking

Para obter resultados através do benchmarking, é necessário criar antes de tudo critérios como comparabilidade, objetividade, adaptabilidade e continuidade. Sendo que cada um desses processos podem sofrer alterações de acordo com a aplicação do benchmarking. Todas estas etapas requerem total atenção para que o planejamento do processo possa ir em frente. Os estudos feitos por meio de métodos de benchmarking costumam ser bem objetivos e tem como escopo eliminar os processos que estão prejudicando a organização. Abaixo, confira um passo a passo para fazer a construção de um benchmarking dentro de uma organização. 1) Estipule um objetivo a ser analisado Em um processo de benchmarking é necessário definir objetivos que devem ser estudados e comparados. Caso contrário, as informações adquiridas durante o processo de estudo terão sentido. Portanto, antes de começar qualquer pesquisa é importante definir os principais pontos em que será necessário efetuar melhorias. Em seguida, estabeleça quais as empresas que serão estudadas. 2) Analise as líderes de mercado Ao estabelecer quais empresas farão parte do seu programa de benchmarking é importante levar em conta as que são consideradas referências em questões de excelência no mercado. É possível através de rankings identificar as melhores empresas em diferentes categorias. Não deixe de buscar essas informações! 3) Aprenda com os resultados e cresça Ao desenvolver um processo de benchmarking é natural que o gestor, ou empreendedor adquira informações que podem ser grandes aliadas para o crescimento da empresa. Sendo assim, é de grande importância que todo esse estudo seja colocado em prática, identificando falhas e agindo para resolver problemas ou melhorar as práticas da sua empresa. É importante neste momento observar suas estratégias e como é possível adaptá-las aos novos processos descobertos. 4) Esteja atento aos concorrentes Estar antenado sobre as atuações dos concorrentes é fundamental para obter sucesso no seu negócio. Por isso, busque monitorar como é o formato de trabalho de ambos, preços de serviços e produtos, políticas internas, entre outras informações que considere importante adquirir. 5) Faça deste processo uma atividade constante Para aumentar a sua eficácia, o processo de benchmarking deve se tornar uma rotina dentro das organizações. Só assim será possível estar por dentro das novidades do mercado e da atuação da concorrência. Além disso, uma empresa de sucesso deve buscar sempre novas tendências a serem implementadas.

Conclusão - Como o benchmarking pode ajudar a ter melhores resultados?

O benchmarking é uma excelente ferramenta para se estabelecer as melhores práticas, em todos os setores das organizações, para tornar os resultados melhores e alcançáveis. Ao observar com atenção os diferentes tipos de benchmarking, o que se percebe é que a ferramenta é capaz de agregar um valor único, muito positivo para as empresas. Afinal, quando utilizadas de maneira sistematizada, com disciplina, as técnicas de comparação, orientam as pessoas e as empresas alcançarem resultados expressivos e a se tornarem referência no mercado em que atuam.
Compartilhe:

A utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO está condicionada aos Termos e Condições de Uso Aplicáveis e a Política de Privacidade abaixo:

1. ACEITE A POLITICA DE PRIVACIDADE

1.1. Ao se cadastrar no Aplicativo ou no Site, e utilizar o “QUALIFICA”, o USUÁRIO reconhece que está consentindo expressamente e livremente, com a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO informados no cadastro, na seleção do PLANO PAGO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA”, para as finalidades e de acordo com as condições previstas no presente instrumento.

1.2. O USUÁRIO reconhece que a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, é condição indispensável para a utilização do “QUALIFICA”, nos termos previstos no Artigo 9º, §3º, da Lei nº. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

2. ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

2.1. A MLEARN se reserva o direito de modificar, incluir e/ou alterar as condições da presente Política de Privacidade, a qualquer tempo, a seu exclusivo critério e independente de aviso prévio do USUÁRIO, sendo que tais alterações passarão a vigorar imediatamente após a publicação das alterações no Aplicativo ou no Site.

2.2. A MLEARN recomenda que o USUÁRIO releia regularmente a Política de Privacidade, para verificar as últimas atualizações. Caso o USUÁRIO não concorde com qualquer modificação, inclusão ou alteração na Política de Privacidade, o USUÁRIO deverá cessar o uso do “QUALIFICA”.

3. DADOS E INFORMAÇÕES COLETADOS

3.1. No ato do cadastro o USUÁRIO fornece os seguintes dados pessoais a MLEARN: (i) nome completo; (ii)conta de e-mail; (iii)número de celular.

3.2. Caso o USUÁRIO selecione um PLANO PAGO, o USUÁRIO fornece a MLEARN na Página de Seleção do Plano Pago os seguintes dados: (i) nome completo; (ii) número de CPF; (iii)número de celular; (iv)endereço completo; (v) dados do cartão de crédito.

3.3. No decorrer da utilização do “QUALIFICA” o USUÁRIO poderá, a seu exclusivo critério, fornecer os seguintes dados a MLEARN: (i) classificações e opiniões emitidas sobre os cursos, conteúdos e demais funcionalidades disponíveis no “QUALIFICA”; (ii) definições de preferências e configurações no seu cadastro.

3.4. No decorrer da utilização do QUALIFICA, a MLEARN coleta automaticamente as seguintes informações relacionadas ao uso do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO: (i) atividades realizadas pelo USUÁRIO no “QUALIFICA”, como como inscrições em cursos, lições finalizadas, certificados recebidos e funcionalidades utilizadas; (ii) IDs ou outros identificadores únicos de aparelhos, características de aparelhos e software, informações sobre a conexão, estatísticas sobre visualizações de página, URLs de origem, endereço de IP (pode nos indicar sua localização geográfica geral), navegador e dados padrão de logs de servidores da Internet; (iii) informações coletadas pelo uso de cookies, pixels, web beacon, memória cachê dos servidores e outras tecnologias, incluindo dados de anúncios.

4. FINALIDADE

4.1. A MLEARN utilizará os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, para as seguintes finalidades, com as quais o USUÁRIO expressamente declara ter pleno conhecimento e concordância ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA”: (i)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (ii)para o tratamento e uso compartilhado de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (iii)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO; (iv)para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral; (v)para a proteção do crédito (incluindo medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais); (vi)para garantir o cumprimento dos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, incluindo o combate à fraude ou a prática de quaisquer ilícitos; (vii)para enviar ao CLIENTE qualquer comunicação prevista nos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, na Política de Privacidade, ou nos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO.

4.2. Ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA” o USUÁRIO expressa e livremente consente com a realização pela MLEARN da coleta e utilização das informações relacionadas nos itens 3.3 e 3.4 acima, para as seguintes finalidades: (i) para viabilizar a utilização do “QUALIFICA”; (ii) para atender a interesses legítimos da MLEARN;

(iii) para viabilizar a prestação do suporte remoto; (iv) para fins de produção de relatórios estatísticos de audiência dos cursos, conteúdos e funcionalidades do “QUALIFICA” utilizados; (v) para o planejamento comercial e de marketing do “QUALIFICA”; (vi) para melhorar a personalização dos cursos, conteúdos e funcionalidades disponibilizadas ao USUÁRIO através do “QUALIFICA” e melhorar a experiência do USUÁRIO.

5. COMPARTILHAMENTO COM TERCEIROS

5.1. A MLEARN não compartilhará, nem tampouco fornecerá a terceiros os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo nas hipóteses previstas a seguir: (i)para seus representantes, prepostos, empregados, gerentes ou procuradores, bem como para parceiros e terceiros que prestem serviços ou trabalhem em nome da MLEARN, incluindo previsão contratual de dever de manutenção da confidencialidade das informações por esses parceiros e terceiros; (ii)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (iii)para a disponibilização em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal disponibilização; (iv)para o exercício e defesa de quaisquer direitos da MLEARN, no âmbito de processos judiciais, administrativos ou arbitrais; (v)para o compartilhamento de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (vi)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, a Política de Privacidade, aos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, ou de medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais.

5.2. Caso o USUÁRIO esteja utilizando o “QUALIFICA” mediante contrato firmado por um PARCEIRO COMERCIAL, ou por TERCEIRO FACILITADOR, a MLEARN poderá compartilhar os dados do “USUÁRIO” e as informações coletadas em decorrência da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO ao respectivo PARCEIRO COMERCIAL ou ao respectivo TERCEIRO FACILITADOR.

6. DADOS COLETADOS ATRAVÉS DOS LINKS

6.1. O USUÁRIO reconhece que ao acessar os links disponíveis no “QUALIFICA” que remetem a websites, conteúdos ou recursos de terceiros, terceiros poderão coletar, utilizar, armazenar e compartilhar outros dados do USUÁRIO, os quais não são controlados pela MLEARN. Ciente disto, o USUÁRIO expressamente concorda que a MLEARN não se responsabilizará pelos dados coletados, utilizados, armazenados ou compartilhados por terceiros, nem tampouco pela política de privacidade dos mesmos. Ao acessar os links, recomendamos que o USUÁRIO leia a política de privacidade de cada website, conteúdo ou recurso acessado.

7. HOSPEDAGEM DOS DADOS E INFORMAÇÕES

7.1. Os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, poderão ser armazenadas em servidores de seu data center ou de terceiros contratados, a critério único e exclusivo da MLEARN.

8. SEGURANÇA

8.1. A MLEARN adota medidas de segurança administrativa, física e eletrônica para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, contra perda ou roubo, acesso não autorizado, divulgação, cópia ou uso indevido.

8.2. O USUÁRIO reconhece que apesar das medidas de segurança adotadas pela MLEARN para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, dada a própria natureza da transmissão de informações através da internet, não é possível garantir que as informações transmitidas por este meio sejam absolutamente invioláveis, não podendo a MLEARN garantir a segurança de qualquer informação transmitida pelo USUÁRIO a MLEARN por meio da internet.

8.3. O USUÁRIO reconhece ainda que nenhum equipamento, software, servidores de dados, servidores de aplicações ou data centers está imune a invasão ou ataque de “hackers” ou qualquer outro agente malicioso. Desta forma, a MLEARN não será responsável por qualquer dano, utilização ou divulgação de dados e informações do USUÁRIO, resultantes dos referidos ataques.

8.4. Os dados pessoais do USUÁRIO são protegidos por CREDENCIAIS DE ACESSO criadas pelo próprio USUÁRIO, o único responsável por manter a guarda e confidencialidade de suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”, além de ser o único responsável por qualquer atividade que ocorra com as suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”.

9. CONFIDENCIALIDADE

9.1. A MLEARN se compromete a manter a privacidade e confidencialidade sobre os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo se a utilização dos mesmos, for expressamente autorizada por força deste instrumento.

9.2. Sem prejuízo do disposto nos itens acima, a privacidade e confidencialidade deixam de ser obrigatórias, se comprovado documentalmente que as informações relacionadas aos dados pessoais do CLIENTE e demais informações coletadas: (i) Estavam no domínio público na data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago; (ii)Tornaram-se partes do domínio público depois da data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago”, por razões não atribuíveis à ação ou omissão das partes; (iii)Foram reveladas em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal revelação.

10. PRAZO DE MANUTENÇÃO

10.1. A MLEARN manterá os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, pelo prazo de 365 dias, após o cancelamento do cadastro do USUÁRIO no “QUALIFICA”, independente do motivo do cancelamento do cadastro. Podendo este prazo ser ampliado, em caso de autorização, alteração ou determinação por algum regulamento, decreto ou legislação aplicável.

11. DIREITOS DO USUÁRIO

10.1. Fica assegurado ao USUÁRIO, a qualquer momento, solicitar perante a MLEARN: (i) acesso aos dados pessoais e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento; (ii) correção de seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;

(iii) a eliminação dos seus dados pessoais dos servidores da MLEARN, ressalvado as hipóteses em que a MLEARN for obrigada a manter os dados do USUÁRIO por força de previsão contratual, legal ou regulatória.

12. CONTATO

11.1. O USUÁRIO poderá contatar a MLEARN por meio do e-mail contato.qualifica@mlearn.com.br, caso deseje obter informações sobre os dados do USUÁRIO coletados, caso deseje atualizar, alterar ou apagar seus dados pessoais, ou ainda, caso tenha qualquer dúvida em relação a esta Política de Privacidade, ou caso, queira relatar qualquer violação ao presente instrumento.

13. DISPONIBILIZAÇÃO

13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.