Seu objetivo atual é conquistar mais clientes para o seu provedor de internet? Então aproveite todas as dicas deste artigo para alcançar esses resultados!

Mais clientes. Esse é o sonho de todo empreendedor que possui um provedor de internet. Aumentar a base, crescer faturamento, expandir o negócio, quem não quer?

Porém, a gente sabe que entre o sonho e a realização existem algumas etapas e que elas nem sempre são tão claras como gostaríamos.

Há uma tendência em acreditar que basta abrir um negócio e os clientes encontrarão a empresa. Isso pode ser bem real logo no início e acontece por existir uma demanda reprimida e por haver um número maior de indicações de amigos e familiares.

Entretanto, chega uma hora que o provedor de internet observa uma queda acentuada na curva de crescimento. E agora? O que fazer? Mesmo que a base atual esteja mantendo os custos e a empresa em um bom patamar, não é bom “sentar sobre os louros”, afinal a batalha pode estar apenas começando!

Assim, recomendamos que você não pare nesse patamar, afinal, uma empresa saudável cresce de forma contínua tornando-se cada vez mais lucrativa.
Agora, você deve estar se questionando: O que fazer para não estagnar e continuar atraindo mais clientes? 

A gente sabe que isso não é tão fácil, mas pode ser simples desde que você decida colocar a mão na massa! Por isso, agora vamos te dar algumas dicas práticas de como começar a atrair mais clientes para o seu provedor de internet.

Crie metas

Para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve! Apesar do clichê, é exatamente isso que acontece com o provedor de internet que não faz planejamento, não analisa dados, não checa os números e não cria metas.

O ponto de partida para qualquer estratégia que tenha o objetivo de atrair mais clientes é analisar o cenário atual, a partir de questões como:

  • Quantos clientes temos?

  • Qual o tamanho do mercado?

  • Quanto podemos ter dessa fatia de mercado?

  • Em quanto tempo podemos atingir esses números?

São perguntas como as acima que vão nortear as metas, ou seja, os números que você pretende alcançar e em quanto tempo.

Lembre–se que se você pretende ter um número X até o fim de 2022, precisa desmembrar essas metas a cada mês para saber se os resultados estão sendo atingidos, se há possibilidade de chegar na meta final ou se será necessário alterar a rota.

Mapeie sua persona

Agora, vamos pensar em quem é o seu cliente ideal. 

Quais são os principais atributos dos clientes que você considera o melhor perfil para o seu provedor de internet?

Pode parecer um pouco estranho selecionar clientes por perfil, afinal, você pode acreditar que excluir pessoas não seria bom para um negócio. Até certo ponto isso é verdadeiro, e neste caso, você não estará excluindo nenhum tipo de perfil. 

Você apenas irá limitar um pouco a sua comunicação a pessoas que estejam mais alinhadas com o que sua empresa oferece, mas isso não significa que outras não possam fazer parte.

Esse alinhamento vai tornar sua comunicação mais direta e assertiva. Toda campanha, anúncio, promoção, oferta que você criar vai “falar” exatamente com as pessoas que estão dentro deste determinado perfil.

Partindo dessas premissas, você deve criar a sua persona, que é uma representação fiel de alguém que faz parte do seu público-alvo.

Ao criar a persona, você saberá exatamente como ela se comporta, seus objetivos de vida e carreira, o que deseja para o futuro, o que a faz tomar decisões, sua forma de pensar, planejar, quais temas ela tem interesse, quais músicas ela ouve, quantos anos ela possui.

Criar a sua persona vai te ajudar a ter uma comunicação mais direta e geradora de resultados.

Movimente suas mídias sociais

Suas redes sociais estão sem movimento? Ou você está sempre publicando somente conteúdo sobre os serviços do seu provedor de internet?

Você pode fazer bem mais que isso! Você pode tornar suas redes sociais verdadeiras máquinas de vendas, criando conteúdo que atraem e conversam diretamente com a sua persona!

Suas redes sociais devem se tornar uma referência, onde sua persona irá encontrar informações importantes para a vida e carreira dela. Lembra que falamos acima sobre identificar o que ela precisa ou deseja em várias áreas? 


Agora, você deve utilizar esse conhecimento para promover um conteúdo que possa ajudá-la. Assim, ela não apenas vai se tornar uma seguidora, como vai se tornar uma verdadeira fã da sua marca, afinal, seu provedor de internet entrega conteúdo importante para a vida dela.

Mas, isso não significa só publicar coisas sérias ou técnicas. Vale postar memes, vídeos fofinhos, notícias do dia a dia, entre outros, desde que estejam alinhados aos interesses definidos para sua persona.

Além disso, lembre-se que é importante estar em todas redes sociais: Facebook, Linkedin, Youtube, Google Meu Negócio, Tik Tok, Instagram, etc. para alcançar a sua persona aonde quer que ela esteja. Diversifique para se tornar uma marca de provedor de internet sempre presente na vida do seu cliente e futuros clientes!

Crie campanhas promocionais

Não viva apenas de conteúdo orgânico! Ele é muito importante, mas geralmente não alcança uma rede maior que a dos próprios seguidores que você já tem. 

E se você quer atrair mais clientes para o seu provedor de internet é fundamental ser encontrado por pessoas que até então não o conheciam.

Sendo assim, é essencial investir em anúncios que serão visualizados por pessoas que ainda não são clientes. Mas, atenção! Criar um anúncio qualquer, em estratégia, apenas por fazer, pode te gerar mais prejuízo que resultados.

Crie campanhas interessantes, criativas, que agreguem valor e que possam ser compartilháveis, ou seja, as pessoas terão interesse em repassar aquele conteúdo de forma espontânea. 

Lembre-se que campanhas não são apenas ofertas de desconto, você pode incluir benefícios aos seus planos para tornar os serviços do seu provedor de internet mais valiosos que os da concorrência. Saiba como no tópico a seguir! 

Faça parcerias estratégicas

Para os provedores de internet, criar parcerias estratégicas é fundamental para aumentar a percepção de valor de seus serviços.

Assim, os clientes não terão apenas a oferta do seu pacote de internet, bem como serviços adicionais. Isso torna o modelo de negócios do provedor mais rentável uma vez que é possível fazer uma oferta upsell (convidar o cliente a adicionar mais itens complementares). 

E o que poderiam ser esses serviços complementares na prática?

No mercado de provedores de internet, temos o que é mais conhecido como SVA. 

O SVA caracteriza-se por ser serviços de valor adicionado.

Entre as opções de SVAs, existem pacotes de serviços com músicas, aplicativos de produtividade, serviços em nuvem, contas de email, suporte, streamings, jogos, segurança, leitura, educação, entre outros.

Quando o cliente do seu provedor de internet assinar um determinado pacote de serviços, ele tem outros serviços agregados para utilizar junto.

Por exemplo, suponha que sua persona esteja em busca de evolução na carreira e precisa fazer cursos de atualização profissional. 

Um SVA como Qualifica Cursos é um benefício muito atraente, que pode fidelizá-la ao seu provedor de internet, uma vez que ela terá acesso a milhares de aulas de forma fácil e gratuita e poderá estudar, ter acesso ao certificado e utilizar esse conhecimento no seu currículo para buscar novas oportunidades.

Sem dúvida alguma, essa parceria entre o provedor e o Qualifica SVA irá gerar inúmeros benefícios e pode ser um mais uma meio de atrair mais clientes para o seu provedor de internet.

Saiba mais sobre os SVAs e conheça o Qualifica Cursos, acessando este link.


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11.1. O USUÁRIO poderá contatar a MLEARN por meio do e-mail contato.qualifica@mlearn.com.br, caso deseje obter informações sobre os dados do USUÁRIO coletados, caso deseje atualizar, alterar ou apagar seus dados pessoais, ou ainda, caso tenha qualquer dúvida em relação a esta Política de Privacidade, ou caso, queira relatar qualquer violação ao presente instrumento.

13. DISPONIBILIZAÇÃO

13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.