Você conhece o impacto das ações de marketing sobre as vendas do seu negócio?

As ações de marketing costumam remeter, primeiramente, como propaganda. Porém, elas vão muito além disso, ou seja, a divulgação é apenas uma das partes que as envolvem. Se você já trabalha com vendas, sabe o quanto é difícil promover um produto/serviço. O mercado está cada vez mais saturado. Para se destacar e influenciar os seus consumidores, é necessário investir na criatividade. Neste ponto, as ações de marketing visam trazer visibilidade à marca com o objetivo de impulsionar o negócio. Portanto, elas são grandes aliadas do sucesso.

Quer tornar o relacionamento com os seus clientes ainda melhor? Leia esse outro artigo e aprenda como utilizar o Customer Success a seu favor a partir de hoje.

Caso você esteja no início da jornada com vendas, é fundamental ter o entendimento sobre as formas de promoção de produtos/serviços e como utilizá-las na sua empresa. Para isso, preparamos um artigo completo de ações de marketing e como você deve aplicá-lo para ter excelentes resultados:
  • Introdução: você está apostando nas ações de marketing certas para ter sucesso com o seu negócio?
  • Entenda o que é marketing
  • O que são ações de marketing?
  • Para que servem as ações de marketing?
  • Como as ações de marketing podem alavancar as suas vendas
  • Tipos e exemplos de ações de marketing
  • Como elaborar estratégias de ações de marketing
Se você tiver qualquer dúvida, deixe um comentário no final da página. Boa leitura!

Introdução: Você está apostando nas ações de marketing certas para ter sucesso com seu negócio?

Já reparou que cada produto ou serviço tem um meio de divulgação diferente? Então, esse é um dos pontos cruciais das ações de marketing. A diferenciação não vem apenas da empresa, ela envolve aspectos, como público-alvo, visibilidade da marca e a mensagem por trás da propaganda. Além de fechar negócios, é importante manter um relacionamento com o cliente. Assim, a possibilidade de que ele volte a comprar da sua companhia aumenta. Sem contar que ele tende a divulgá-la para outras pessoas, o que gera leads e clientes em potencial. Para conseguir esse feito, você precisa apostar nas ações de marketing certas. Não adianta copiar o que concorrente faz ou utilizar algo que a equipe "acha" que vai dar certo. As estratégias são montadas através de um estudo de mercado e do seu público-alvo. Claro, o conhecimento sobre o que você vende faz total diferença. Caso contrário, a empresa terá apenas jogado tempo e dinheiro no lixo. Nos próximos tópicos, vamos mostrar como montar a melhor estratégia para o seu negócio.

Primeiro, entenda o que é marketing

Antes de montar as ações de marketing, você precisa entender o significado da área. Esta palavra é de origem inglesa e pode ser traduzida como mercadologia, que é o estudo dos impactos que causados por uma divulgação no mercado. Então, ele pode ser interpretado como um conjunto de ações, estratégias e técnicas para destacar uma marca diante do seu público-alvo. Note que o marketing está presente também nas etapas de produção, logística, distribuição e pós-venda de um produto ou serviço. O objetivo é agregar valor e mostrar os benefícios da aquisição para as pessoas.

O que são ações de marketing?

As ações de marketing são atividades realizadas para apresentar um produto ou marca para o público. Em troca, elas fornecem à empresa informações sobre o mercado, por exemplo, número de pessoas interessadas, negócios efetivados e nível de aceitação do nicho em relação ao produto. O marketing trabalha com estratégias, que por sua vez, são organizadas pelo plano de marketing. Assim, estas ações são parte do plano.

Para que servem as ações de marketing?

Por fazer parte do plano de marketing, o objetivo de utilizar as ações de marketing é fazer com que ele atinja os resultados esperados, como aumento das vendas, popularização da campanha e divulgação para um grande número de pessoas. Além disso, elas buscam atrair e criar de um vínculo duradouro com os clientes. De acordo com as atividades realizadas pela companhia, é possível identificar novas oportunidades no mercado. Portanto, as ações de marketing devem ser bem pensadas e focadas nas necessidades da empresa, ou seja, mais do que vender, é destacar a marca e mostrar os diferenciais. Perceba que o aumento das vendas é um resultado de um plano de marketing de sucesso. Se a sua equipe focar apenas neste critério, possivelmente ficará desapontada. As ações de marketing também servem para divulgar novos produtos/serviço no mercado, principalmente quando a empresa deseja atingir um nicho diferente. Conforme os resultados destas atividades, a equipe responsável saberá se está no caminho certo e o que deve fazer para chegar até esses clientes em potencial.

Como ações de marketing podem alavancar suas vendas

À primeira vista, parece fácil vender um produto. Na prática, este processo não é tão simples assim. Hoje, lidamos com um grande número de concorrentes e a dinamicidade do mercado. Para conseguir se destacar da maioria, é preciso acompanhar de perto tudo o que acontece e se adaptar às mudanças. Caso contrário, a sua empresa está fadada ao esquecimento. Como ninguém quer isso, a área de vendas é um dos setores mais desafiadores das companhias. O marketing é o seu principal parceiro. Ele é o responsável por pensar e auxiliar na formação dos caminhos para vender. Mesmo que a equipe de vendas seja a responsável por fazer os negócios, o time de marketing pode atuar para alavancar o processo. Para isso, ele utiliza as ações de marketing. Entre os propósitos estão oferecer experiências de compras e produtos diferenciados. Além disso, prospectar clientes tanto para o consumo imediato, quanto para as próximas campanhas. A criatividade é muito poderosa no processo de vendas. Mesmo que a pessoa não compre no primeiro momento, ela pode vir a tomar a sua decisão com base nas atividades de marketing que a sua empresa realizou. Todos estes fatores podem gerar lucros e impulsionar o seu negócio. Por isso, é fundamental que a área de vendas e a de marketing trabalhem em conjunto.

Tipos de Ações de Marketing

No mundo das vendas e do marketing um dos conceitos mais famosos é de existe um produto ideal para cada tipo de cliente. Então, há também uma forma de divulgação certa para atingir um público em específico. A partir disso, temos os tipos de ações de marketing. Elas podem ser vistas como os meios certos para as pessoas certas. Para você entender melhor, a campanha para divulgar um refrigerante não deve servir para promover um carro. Antes de definir o próximo plano de marketing, você precisa conhecer as formas que as atividades assumem de acordo com o contexto. Confira:

1 - Marketing promocional

O marketing promocional é um meio de oferecer uma pequena vivência ou experiência com o produto ofertado. O objetivo é despertar o interesse do público para a compra de forma simples e eficiente. Entre os métodos mais utilizados estão os brindes e amostras. Há muitas companhias que vão além disso, ou seja, promovem demonstrações que mais parecem um verdadeiro show. Ao encantar um cliente em potencial, aumenta-se a possibilidade de uma aquisição e, portanto, as vendas tendem a decolar. O marketing promocional é uma das formas mais utilizadas pelas companhias, porque os custos costumam ser mais baixos que os demais tipos de ações de marketing.

2 - Marketing de guerrilha

Esse tipo de ação de marketing, como o próprio nome já diz, é baseado em estratégia de guerra para vencer. A finalidade dele é se destacar entre os maiores através da provocação e viralização de uma marca ou produto. Com a internet, o marketing de guerrilha tem ganhado cada vez mais adeptos, pois o investimento é baixo e o poder de disseminação é alto. As ações desta categoria costumam ser mais ofensivas, isto é, as frases e imagens podem ser chocantes em relação às outras formas. Assim, a empresa precisa estar preparada para enfrentar os dois lados da moeda.

3 - Marketing digital

O marketing digital é um dos grandes feitos do século XXI. A internet tem se transformado no principal meio de divulgação de produtos e serviços pelo mundo todo. Cada vez mais, as pessoas estão conectadas. Então, pra que melhor do que promover as vendas através de um meio amplamente utilizado? O marketing digital também pode ser agregado ao marketing de guerrilha. Juntos, eles são muito poderosos. Nesta categoria, é possível desenvolver infinitas ações, desde divulgar em páginas relacionadas, fazer vídeos e utilizar pessoas conhecidas para influenciar.

4 - Marketing de vendas

Essa categoria de ação de marketing é focada em impulsionar vendas. Então, a equipe monta uma série de estratégias para converter intenções de compra em negócios fechados. Para isso, eles podem apostar em diversos meios, por exemplo, disposição dos produtos na loja, localização de pontos de vendas e abordagem dos clientes.

Exemplos de ações de marketing

Para fixar os seus conhecimentos, listamos exemplos reais de ações de marketing realizadas por empresas já conhecidas no mercado. Acompanhe:

Netflix

As ações de marketing da Netflix costumam ser virais. Em 2017, muitas séries e filmes foram divulgados através de personalidades muito conhecidas pelo público. Um exemplo disso, foi o vídeo promocional do filme Bright, que contou com a participação do jornalista Evaristo Costa. Os vídeos já somaram mais 400 mil visualizações. Ao investir nesta ação no Brasil, a companhia visa se manter no topo. Hoje, o país representa o seu quarto maior mercado no mundo. [embed]https://www.youtube.com/watch?v=WnoM0CugxrA[/embed] [embed]https://www.youtube.com/watch?v=LPsvkoypiCo[/embed]

Post-it

O Post-it costuma ser usado para evitar esquecimentos. No passado, eles eram muito populares entre os jovens. Hoje, o mercado mudou, mas a empresa teve uma excelente ideia. Este letreiro de gelo foi instalado em uma universidade do Peru, onde há grande concentração de público jovem. Como ele derreteu ao longo do dia, o objetivo foi mostrar que ao utilizar o Post-it você se blinda contra a fragilidade das suas memórias.

Coca-Cola

A Coca-Cola é uma gigante no setor de bebidas. Uma das suas ações de marketing mais famosas foi o nome na lata. Muitas pessoas foram em busca dos seus nomes nas famosas latinhas. Ao encontrar, elas costumavam comprar e, até mesmo, colecionar esses objetos personalizados. A empresa conseguiu imprimir latas com 600 nomes, incluindo os mais diferenciados para atingir maior contingente de pessoas.

Como elaborar uma estratégia de ações de marketing

Depois de ver estes exemplos, você deve estar motivado a elaborar as ações de marketing para a sua empresa. Então, vamos mostrar passo a passo como fazê-la. Veja:

1 - Defina o seu público

O primeiro passo para ter uma campanha de sucesso é saber quem é o público ideal, ou seja, as pessoas apresentam mais chances de comprar o seu produto/serviço. Para isso, conheça o seu público-alvo e o buyer persona. O primeiro pode ser identificado pela faixa etária, localização, profissão e afins. Já o segundo vem de uma pesquisa mais precisa sobre aquele público-alvo, por exemplo, nível de escolaridade, objetivo e o que procura em um determinado produto.

2 - Divulgue o produto

Depois de definir para quais pessoas você irá oferecer o seu produto, chegou a hora de montar os caminhos para ir até elas. Utilize a sua criatividade para promover, como propaganda, e-mails, descontos na aquisição, frete grátis e merchandising. Tenha em mente que a divulgação deve ser criativa, clara, ter baixos custos e tempo delimitado.

3 - Foque no pós-venda

O pós-venda é importante para criar um elo de ligação entre a empresa e o cliente. Por isso, ele deve ser pensado para manter esse relacionamento. As estratégias mais comuns são questionários de avaliação dos produtos, atendimento presencial em caso de problemas e trocas sem muita burocracia.

4 - Avalie os resultados

Depois de implementar as ações de marketing, é fundamental avaliar os seus retornos. Para isso, você pode elaborar gráficos e tabelas para medir o desempenho, por exemplo, vendas realizadas, público interessado e locais de divulgação. Conforme os resultados, faça o levantamento dos pontos de aprendizado e os apresente para a sua equipe. Veja o que vocês devem continuar e modificar para que as próximas campanhas sejam ainda melhores.

Conclusão: Esperamos que você esteja muito mais seguro para elaborar ações de marketing para o seu negócio

As ações de marketing são atividades para a divulgação de um produto/serviço ou marca. Elas são grandes aliadas das vendas, porque trazem inovação para a área. Mesmo que o objetivo final seja vender, a estratégia passa a ideia para o público de que era aquilo que eles estavam procurando. Então, eles se sentem atraídos a fazer a aquisição. Continue a aprender sobre vendas e marketing com esses outros artigos do nosso blog: Ao promover experiências personalizadas ou únicas, a possibilidade de concluir um negócio tende a aumentar. Afinal de contas, quem não gosta de se sentir especial? Se você deseja ter sucesso nas suas vendas, comece a montar a sua estratégia de ações de marketing a partir de agora. Não importa o tipo de produto ou serviço da sua empresa, sempre há áreas inexploradas que podem trazer retornos incríveis. Lembre-se das dicas e exemplos citadas neste artigo e pense cuidadosamente de que forma o seu público deve ser abordado. Este artigo foi útil para você? Então, deixe um comentário. Obrigado por ler até aqui!
Compartilhe:

A utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO está condicionada aos Termos e Condições de Uso Aplicáveis e a Política de Privacidade abaixo:

1. ACEITE A POLITICA DE PRIVACIDADE

1.1. Ao se cadastrar no Aplicativo ou no Site, e utilizar o “QUALIFICA”, o USUÁRIO reconhece que está consentindo expressamente e livremente, com a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO informados no cadastro, na seleção do PLANO PAGO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA”, para as finalidades e de acordo com as condições previstas no presente instrumento.

1.2. O USUÁRIO reconhece que a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, é condição indispensável para a utilização do “QUALIFICA”, nos termos previstos no Artigo 9º, §3º, da Lei nº. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

2. ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

2.1. A MLEARN se reserva o direito de modificar, incluir e/ou alterar as condições da presente Política de Privacidade, a qualquer tempo, a seu exclusivo critério e independente de aviso prévio do USUÁRIO, sendo que tais alterações passarão a vigorar imediatamente após a publicação das alterações no Aplicativo ou no Site.

2.2. A MLEARN recomenda que o USUÁRIO releia regularmente a Política de Privacidade, para verificar as últimas atualizações. Caso o USUÁRIO não concorde com qualquer modificação, inclusão ou alteração na Política de Privacidade, o USUÁRIO deverá cessar o uso do “QUALIFICA”.

3. DADOS E INFORMAÇÕES COLETADOS

3.1. No ato do cadastro o USUÁRIO fornece os seguintes dados pessoais a MLEARN: (i) nome completo; (ii)conta de e-mail; (iii)número de celular.

3.2. Caso o USUÁRIO selecione um PLANO PAGO, o USUÁRIO fornece a MLEARN na Página de Seleção do Plano Pago os seguintes dados: (i) nome completo; (ii) número de CPF; (iii)número de celular; (iv)endereço completo; (v) dados do cartão de crédito.

3.3. No decorrer da utilização do “QUALIFICA” o USUÁRIO poderá, a seu exclusivo critério, fornecer os seguintes dados a MLEARN: (i) classificações e opiniões emitidas sobre os cursos, conteúdos e demais funcionalidades disponíveis no “QUALIFICA”; (ii) definições de preferências e configurações no seu cadastro.

3.4. No decorrer da utilização do QUALIFICA, a MLEARN coleta automaticamente as seguintes informações relacionadas ao uso do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO: (i) atividades realizadas pelo USUÁRIO no “QUALIFICA”, como como inscrições em cursos, lições finalizadas, certificados recebidos e funcionalidades utilizadas; (ii) IDs ou outros identificadores únicos de aparelhos, características de aparelhos e software, informações sobre a conexão, estatísticas sobre visualizações de página, URLs de origem, endereço de IP (pode nos indicar sua localização geográfica geral), navegador e dados padrão de logs de servidores da Internet; (iii) informações coletadas pelo uso de cookies, pixels, web beacon, memória cachê dos servidores e outras tecnologias, incluindo dados de anúncios.

4. FINALIDADE

4.1. A MLEARN utilizará os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, para as seguintes finalidades, com as quais o USUÁRIO expressamente declara ter pleno conhecimento e concordância ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA”: (i)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (ii)para o tratamento e uso compartilhado de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (iii)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO; (iv)para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral; (v)para a proteção do crédito (incluindo medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais); (vi)para garantir o cumprimento dos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, incluindo o combate à fraude ou a prática de quaisquer ilícitos; (vii)para enviar ao CLIENTE qualquer comunicação prevista nos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, na Política de Privacidade, ou nos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO.

4.2. Ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA” o USUÁRIO expressa e livremente consente com a realização pela MLEARN da coleta e utilização das informações relacionadas nos itens 3.3 e 3.4 acima, para as seguintes finalidades: (i) para viabilizar a utilização do “QUALIFICA”; (ii) para atender a interesses legítimos da MLEARN;

(iii) para viabilizar a prestação do suporte remoto; (iv) para fins de produção de relatórios estatísticos de audiência dos cursos, conteúdos e funcionalidades do “QUALIFICA” utilizados; (v) para o planejamento comercial e de marketing do “QUALIFICA”; (vi) para melhorar a personalização dos cursos, conteúdos e funcionalidades disponibilizadas ao USUÁRIO através do “QUALIFICA” e melhorar a experiência do USUÁRIO.

5. COMPARTILHAMENTO COM TERCEIROS

5.1. A MLEARN não compartilhará, nem tampouco fornecerá a terceiros os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo nas hipóteses previstas a seguir: (i)para seus representantes, prepostos, empregados, gerentes ou procuradores, bem como para parceiros e terceiros que prestem serviços ou trabalhem em nome da MLEARN, incluindo previsão contratual de dever de manutenção da confidencialidade das informações por esses parceiros e terceiros; (ii)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (iii)para a disponibilização em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal disponibilização; (iv)para o exercício e defesa de quaisquer direitos da MLEARN, no âmbito de processos judiciais, administrativos ou arbitrais; (v)para o compartilhamento de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (vi)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, a Política de Privacidade, aos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, ou de medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais.

5.2. Caso o USUÁRIO esteja utilizando o “QUALIFICA” mediante contrato firmado por um PARCEIRO COMERCIAL, ou por TERCEIRO FACILITADOR, a MLEARN poderá compartilhar os dados do “USUÁRIO” e as informações coletadas em decorrência da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO ao respectivo PARCEIRO COMERCIAL ou ao respectivo TERCEIRO FACILITADOR.

6. DADOS COLETADOS ATRAVÉS DOS LINKS

6.1. O USUÁRIO reconhece que ao acessar os links disponíveis no “QUALIFICA” que remetem a websites, conteúdos ou recursos de terceiros, terceiros poderão coletar, utilizar, armazenar e compartilhar outros dados do USUÁRIO, os quais não são controlados pela MLEARN. Ciente disto, o USUÁRIO expressamente concorda que a MLEARN não se responsabilizará pelos dados coletados, utilizados, armazenados ou compartilhados por terceiros, nem tampouco pela política de privacidade dos mesmos. Ao acessar os links, recomendamos que o USUÁRIO leia a política de privacidade de cada website, conteúdo ou recurso acessado.

7. HOSPEDAGEM DOS DADOS E INFORMAÇÕES

7.1. Os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, poderão ser armazenadas em servidores de seu data center ou de terceiros contratados, a critério único e exclusivo da MLEARN.

8. SEGURANÇA

8.1. A MLEARN adota medidas de segurança administrativa, física e eletrônica para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, contra perda ou roubo, acesso não autorizado, divulgação, cópia ou uso indevido.

8.2. O USUÁRIO reconhece que apesar das medidas de segurança adotadas pela MLEARN para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, dada a própria natureza da transmissão de informações através da internet, não é possível garantir que as informações transmitidas por este meio sejam absolutamente invioláveis, não podendo a MLEARN garantir a segurança de qualquer informação transmitida pelo USUÁRIO a MLEARN por meio da internet.

8.3. O USUÁRIO reconhece ainda que nenhum equipamento, software, servidores de dados, servidores de aplicações ou data centers está imune a invasão ou ataque de “hackers” ou qualquer outro agente malicioso. Desta forma, a MLEARN não será responsável por qualquer dano, utilização ou divulgação de dados e informações do USUÁRIO, resultantes dos referidos ataques.

8.4. Os dados pessoais do USUÁRIO são protegidos por CREDENCIAIS DE ACESSO criadas pelo próprio USUÁRIO, o único responsável por manter a guarda e confidencialidade de suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”, além de ser o único responsável por qualquer atividade que ocorra com as suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”.

9. CONFIDENCIALIDADE

9.1. A MLEARN se compromete a manter a privacidade e confidencialidade sobre os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo se a utilização dos mesmos, for expressamente autorizada por força deste instrumento.

9.2. Sem prejuízo do disposto nos itens acima, a privacidade e confidencialidade deixam de ser obrigatórias, se comprovado documentalmente que as informações relacionadas aos dados pessoais do CLIENTE e demais informações coletadas: (i) Estavam no domínio público na data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago; (ii)Tornaram-se partes do domínio público depois da data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago”, por razões não atribuíveis à ação ou omissão das partes; (iii)Foram reveladas em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal revelação.

10. PRAZO DE MANUTENÇÃO

10.1. A MLEARN manterá os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, pelo prazo de 365 dias, após o cancelamento do cadastro do USUÁRIO no “QUALIFICA”, independente do motivo do cancelamento do cadastro. Podendo este prazo ser ampliado, em caso de autorização, alteração ou determinação por algum regulamento, decreto ou legislação aplicável.

11. DIREITOS DO USUÁRIO

10.1. Fica assegurado ao USUÁRIO, a qualquer momento, solicitar perante a MLEARN: (i) acesso aos dados pessoais e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento; (ii) correção de seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;

(iii) a eliminação dos seus dados pessoais dos servidores da MLEARN, ressalvado as hipóteses em que a MLEARN for obrigada a manter os dados do USUÁRIO por força de previsão contratual, legal ou regulatória.

12. CONTATO

11.1. O USUÁRIO poderá contatar a MLEARN por meio do e-mail contato.qualifica@mlearn.com.br, caso deseje obter informações sobre os dados do USUÁRIO coletados, caso deseje atualizar, alterar ou apagar seus dados pessoais, ou ainda, caso tenha qualquer dúvida em relação a esta Política de Privacidade, ou caso, queira relatar qualquer violação ao presente instrumento.

13. DISPONIBILIZAÇÃO

13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.