O mercado de provedores de internet tem crescido rapidamente, segundo dados da Anatel, atualmente, cerca de 78% por cento dos municípios brasileiros possuem ao menos um provedor de internet ativo.

Esse crescimento acaba criando oportunidades, aumentando o número de concorrentes para quem já investe neste mercado, e muitos provedores acabam fechando as portas, por não conseguir lidar com as mudanças deste cenário.

Mas afinal, porque os provedores de internet quebram

Neste artigo, vamos apresentar sete motivos pelos quais os provedores de internet quebram. 

1- Falta de capital de giro

Trabalhar com margens apertadas, podem acabar deixando o provedor a mercê dos clientes e fornecedores, para muitos este processo se torna insustentável e os provedores acabam fechando as portas. 

Inovar no portfólio de produtos, oferecer novas possibilidades aos clientes como por exemplo, cursos e conteúdos educacionais, clube de vantagens, entretenimento, etc, para aumentar a receita por cliente, são uma forma de vencer a falta de capital de giro. 

2- Não olhar as necessidades dos clientes

Focados em banda larga, telefonia e em tv a cabo, os provedores de internet, acabam se esquecendo de conhecer fundamental: O cliente. As pessoas possuem desejos e necessidades distintas, e muitas vezes, a internet é apenas um meio para que o cliente chegue até o seu objetivo final.

Por exemplo, o cliente que usa a internet para estudar, tem como objetivo de encontrar melhores oportunidades de trabalho por meio da educação. Então, porque o seu provedor não auxilia o seu cliente a alcançar este objetivo?

Conversar com os clientes, e entender suas reais necessidades contribuirá muito para a inovação, atração e retenção de clientes no provedor. 

3- Não inovar perante o mercado

A resistência de alguns provedores em mexer nos processos, e padrões estabelecidos, acabam os tornando ultrapassados. O mundo, principalmente a área de tecnologia tem se transformado constantemente.

Fazer cursos, frequentar eventos, estudar o mercado, e ofertar novos produtos, como por exemplo, o Qualifica Cursos, o aplicativo que ajuda as pessoas a transformarem suas vidas por meio da educação, podem ser soluções para que os provedores se mantenham ativos, e possibilitem aos seus clientes experimentar novas tendências através do próprio provedor. 

4- Alta carga tributária

Não é novidade que o Brasil é um dos países onde se pagam as mais altas taxas de impostos. 

Por se tratar do ramo de telecomunicações, os provedores acabam sofrendo um pouco mais, devido as alíquotas de ICMS que recaem sobre o setor, e dependendo do regime tributário, o valor de imposto é ainda maior.

5- Guerra de preços com a concorrência

Devido ao alto volume de concorrentes, e a falta de diferenciação entre os produtos, o mercado de provedores acabou se rendendo a guerra de preços.

Os planos e as ofertas não possuem muita diferenciação, o que faz com que o provedor perca clientes devido a pequenas variações de preço. 

Fugir da guerra de preços, e encontrar formas de adicionar valor agregado ao seu provedor, te auxiliará na sustentação de seu negócio e permitirá que você aumente suas margens.

6- Baixo lucro

A guerra de preço, os altos valores pagos em impostos, e as despesas operacionais, são alguns fatores que consequentemente resultam no baixo lucro do provedor. Por isto, é preciso encontrar novas formas para aumentar seu faturamento.

Quer aumentar o faturamento do seu provedor? Conheça o Qualifica Cursos. 

7- Não se preocupar com o marketing

Muitos provedores não se preocupam em estruturar uma estratégia concisa de marketing, o que acaba prejudicando a visibilidade do provedor no mercado, e consequentemente a atração de potenciais clientes. Conhecer profundamente os clientes, o mercado, e as tendências, é fundamental para construir uma estratégia concreta de marketing, atrair mais clientes e tornar o provedor competitivo no mercado. 

Quer inovar no mercado de provedores, aumentar seu faturamento e se afastar dos riscos de fechar? Converse com um de nossos especialistas

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A utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO está condicionada aos Termos e Condições de Uso Aplicáveis e a Política de Privacidade abaixo:

1. ACEITE A POLITICA DE PRIVACIDADE

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11.1. O USUÁRIO poderá contatar a MLEARN por meio do e-mail contato.qualifica@mlearn.com.br, caso deseje obter informações sobre os dados do USUÁRIO coletados, caso deseje atualizar, alterar ou apagar seus dados pessoais, ou ainda, caso tenha qualquer dúvida em relação a esta Política de Privacidade, ou caso, queira relatar qualquer violação ao presente instrumento.

13. DISPONIBILIZAÇÃO

13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.