- Empreendedorismo
Sobre o instrutor:
Marcelo Bárcia é Mestre em Administração pela FGV/RJ, Especialista em Marketing e Bacharel em Comunicação Social pela PUC/RJ. Já foi gestor no Sebrae e consultor de organizações públicas e privadas. Atua há 23 anos como professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação em administração, marketing e empreendedorismo. Dinamizador de Impacto Social do Instituto Ekloos e Lider da Vertical de Edtechs da Anjos do Brasil.
Sobre o curso Administração Empreendedora e Startups
Cada vez mais o empreendedorismo torna-se a grande força propulsora da economia nas sociedades modernas. Diante deste cenário, os empreendedores são protagonistas indispensáveis para crescimento econômico, geração de trabalho e criação de riquezas em todos os Países.
Você bem provavelmente já pensou em empreender, não é mesmo? A possibilidade de criar uma empresa do zero, mudar seu padrão de vida, ganhar dinheiro fazendo o que gosta e ainda impactar o ambiente social e econômico onde está inserido é uma possibilidade fascinante, que vem encantando pessoas das mais variadas faixas etárias e segmentos sociais.
Mas, em um ambiente de negócios complexo, competitivo, repleto de mudanças e incertezas, os desafios para os empreendedores não é nada fácil. No Brasil, pesquisas indicam que mais de 60% dos novos negócios fecham suas portas antes de completar 3 anos de vida. No caso das Empresas Startups, as estatísticas mundiais indicam que apenas 30% atingem o sucesso. Embora, fatores como elevada carga tributária, burocracia e dificuldade para levantar recursos financeiros sejam fatores que dificultam a vida dos empreendedores, a falta de conhecimentos básicos em gestão e planejamento são aspectos decisivos para assegurar a sustentabilidade de um novo negócio.
Estas questões, por si só, já sinalizam o grande desafio de empreender e a importância de buscar conhecimentos para alcançar seus objetivos de vida e investimento por meio da atividade empreendedora.
Por isso, este curso te dará acesso à conceitos e modelos simples de administração e empreendedorismo podem fazer a diferença entre o fracasso e sucesso em um projeto de empreendimento.
Estou certo que a realização deste curso será uma experiência proveitosa em sua jornada como um potencial empreendedor de negócios tradicionais ou startups. Contem sempre comigo nesta jornada do conhecimento.
Saudações empreendedoras!
Marcelo Barcia
Quem é o instrutor?
Marcelo Barcia
Marcelo Bárcia é Mestre em Administração pela FGV/RJ, Especialista em Marketing e Bacharel em Comunicação Social pela PUC/RJ. Já foi gestor no Sebrae e consultor de organizações públicas e privadas. Atua há 23 anos como professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação em administração, marketing e empreendedorismo. Dinamizador de Impacto Social do Instituto Ekloos e Lider da Vertical de Edtechs da Anjos do Brasil.
Este curso é para você que:
- Pretende criar um novo negócio no modelo das startups;
- Busca um projeto de transformação pessoal, tem um propósito de vida e investimento;
- Visa conhecer conceitos consolidados e emergentes de administração empreendedora das startups;
- Quer minimizar os riscos inerentes à criação de uma empresa e aproveitar oportunidades de mercado;
- É entusiasta ou estudante de empreendedorismo.
O que você aprenderá:
- Compreender os princípios básicos de empreendedorismo;
- Aprender a avaliar novas oportunidades de negócios;
- Reconhecer as principais metodologias para modelagem de novas empresas;
- Entender conceitos de planejamento estratégico e marketing;
- Utilizar de modelos estratégicos usados no ambiente empresarial da atualidade;
- Validar novos negócios;
- Identificar o ecossistema empreendedor.
Há algum requisito ou pré-requisito para o curso?
- Conhecimentos básicos de gestão e internet.
Para quem é este curso:
- Estudantes e Profissionais interessados nos temas empreendedorismo e start-ups;
- Potenciais empreendedores de empresas start-ups;
- Empreendedores iniciantes no ecossistema de start-ups;
- Quem pretende abrir seu próprio negócio minimizando riscos e aproveitando oportunidades;
- Pessoas que querem uma nova opção de vida e investimento por meio do empreendedorismo.
Introdução e Apresentação
- Apresentação do Curso
- Teste Seu Perfil Empreendedor
O Que é uma Organização?
- Tipos de Organização
- Por Que Você Quer Empreender?
- Quais os Principais Desafios Para Empreender
- Conceituação de Startup
- A Importância Social e Econômica das Startups Para a Sociedade
- Exercício
Comportamento Empreendedor
- Eu Tenho o Perfil Empreendedor?
- Você Tem um Propósito Claro e Definido: Vida e Investimento
- Algumas Questões Importantes Antes de Empreender
- Contendo a Ansiedade
- Exercício
Um Novo Consumidor no Mercado
- A Evolução do Mercado Consumidor
- Muita Velocidade e Poucas Certezas
- Evento, Ciclo ou Tendência?
- Exercício
Atingindo seu Público-Alvo
- Alcançando o Público Certo
- Segmentação de Mercado e as Empresas Startups
- Principais Tipos de Segmentação
- Qual o Seu Público-Alvo?
- Nichos de Mercado
- Definindo Personas que Comprarão Seus Produtos e Serviços
- Exercício
Ideia e Concepção de Seu Projeto de Empreendimento
- Identificando as "Dores" dos Potenciais Clientes
- A Solução por Meio de Produtos e Serviços
- Modelo Para Análise Estratégica : Matriz de S.W.O.T
- Exercício
O Valor das Ideias
- Lembre-se Sempre das "Dores" de Seu Cliente
- Identificando os Problemas a Serem Resolvidos
- Ideias e Hipóteses
- Exercício
M.V.P - Minimum Product Viable (Produto Mínimo Viável)
- Etapas importantes para o M.V.P
- Exemplificando o Conceito de M.V.P
- Validando um M.V.P
- Product Market Fit (Produto Adequado ao Mercado)
- O Que é "Pivotar" Para Uma Startup
- Como pensam os investidores anjos
- Exercício
Modelo de Negócios
- Definindo um Modelo de Negócios
- Tipos Consolidados de Modelos de Negócios
- Diversificação de Modelos de Negócios
- A Inovação Também Pode Ocorrer Por Meio de Modelos de Negócios
- Exercício
Marketing é Fundamental
- Questões Decisivas Para sua Estratégia de Marketing
- Marketing Para Pequenas Empresas e Startups
- Avaliando seu Cliente
- Perguntas que Empreendedores Devem Fazer Antes de Elaborar Estratégias de Marketing
- Soluções e Instrumentos de Marketing
- Decisões sobre a Marca da Empresa
- Identificando as Razões de Compra dos Clientes
- Custos de Aquisição de Clientes
- Relacionamento com Fornecedores
- Exercício
Gestão de Pessoas em Startups
- Competência e Engajamento de Pessoas
- Montando a Equipe de um Novo Negócio
- As Partes Interessadas de Sua Empresa
- A Importância e Comunicação e Negociação
- Exercício
Aspectos Financeiros
- Conceitos Básicos de Finanças que Você Não Pode Esquecer
- Indicadores Financeiros que Devem ser Priorizados por Empreendedores
- Exercício
Startups e Aspectos Jurídicos
- Pontos que Merecem Sua Atenção na Área Jurídica
- Tipos de Empresas no Brasil
- Tributação, Regulação, Propriedade Intelectual e Questões Trabalhistas
- Exercício
Instrumento para Modelar sua Empresa: Lean Canvas
- Sobre o Lean Canvas
- O Plano de Negócios
- Uma Proposta de Plano de Negócios Prática e Objetiva
- O Pitch
- Exercício
O Ecossistema Empreendedor
- Compreendendo o Ecossistema de Startups
- Fazendo um Check-List da Sua Empresa
- Material do Curso
- Encerramento
- Exercício