Uma multiplataforma de mensagens instantâneas, chamadas de voz para smartphones, onde é possível enviar mensagens de texto, imagens, vídeos e documentos, além de fazer ligações grátis por meio de uma conexão com a internet. Tudo em um só aplicativo. Será essa a razão do sucesso permanente do Whatsapp? Fundado em 2009 por Jan Koum e Brian Acton que, juntos, passaram quase 20 anos no Yahoo, o WhatsApp surgiu como uma alternativa às mensagens SMS, e agora tem uma gama de funções. Em 2014, o aplicativo foi fundido com o Facebook, mas permaneceu com seu foco inicial, operando de forma independente e com o objetivo de construir um serviço rápido de mensagens capaz de funcionar em qualquer lugar do planeta. O nome é uma brincadeira com a gíria "What's Up", termo em inglês, que significa na linguagem informal o “e aí?”. Seja por sua agilidade ou facilidade na utilização, o aplicativo permanece como pioneiro entre suas concorrências diretas ou indiretas. De acordo com dados da companhia, mais de 1,5 bilhão de pessoas, em mais de 180 países usam WhatsApp. No Brasil é o aplicativo de mensagens instantâneas mais usado para se comunicar. De acordo com um levantamento da Conecta, uma plataforma web do grupo IBOPE Inteligência no país, essa plataforma foi instalada nos celulares de 91% dos internautas que responderam a pesquisa. Em seguida, estão o Facebook, Instagram, Messenger e Twitter que ratificam a autoridade de Mark Zuckerberg. As demais redes como Skype, Snapchat, Pinterest, Telegram e Tumblr representam 25% ou menos do público. O contexto brasileiro se assemelha ao global. Uma recente pesquisa da Statista revelou que o Facebook, WhatsApp e Messenger ocupam as três primeiras opções de redes sociais mais utilizadas no mundo. Na China, o WhatsApp não está em primeiro pois sofre a concorrência do WeChat, rede de mensagens instantâneas similar. Com mais de 55 bilhões de mensagens enviadas diariamente, a rede é usada principalmente para manter contato com amigos e familiares, a qualquer hora e lugar. De acordo com a pesquisa MMA Mobile Report 2017, feita pela MMA e a Kantar, a maior parte dos entrevistados, representada por 91%, revela que utiliza o smartphone para bate-papo, isso explica a escolha por aplicativos de mensagens instantâneas como o WhatsApp. Neste artigo, iremos abordar algumas dicas de como utilizar o WhatsApp para diferentes funções, como por exemplo para fins comerciais, e não apenas para bater papo. Abaixo, seguem os principais assuntos que serão apresentados. o Aplicativos usados para compras de bens físicos o Como usar o Whatsapp para vender o Dicas de Abordagens de vendas pelo Whatsapp o Erros na hora de vender pelo aplicativo o Vantagens de usar o Whatsapp para vender

Aplicativos usados para compras de bens físicos

Não só para bater papo serve o WhatsApp. Pesquisas apontam que uma pessoa normal visualiza a sua conta de 70 a 150 vezes por dia. E por que não aproveitar essa vantagem para fazer negócios? O WhatsApp e o Facebook Messenger estão como os primeiros na lista dos aplicativos mais usados para comprar bens físicos pelos brasileiros em smartphones. As informações são da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box. De acordo com o estudo, na lista de aplicativos usados para comércio, em sexto lugar está o WhatsApp, com com 8% dos entrevistados. Em décimo-primeiro está o Messenger do Facebook. Na frente estão o Mercado Livre (31%) como líder, seguido da Americanas.com (21%).

Como usar o Whatsapp para vender

Para fidelizar o cliente, nada melhor do que manter o relacionamento com ele, abordando-o instantaneamente com mensagens. Já pensou em adotar essa ferramenta no seu negócio? Saiba que é uma excelente e funcional maneira de manter o vínculo com a marca. Desde a abordagem até a concretização da venda, o aplicativo é considerado uma poderosa estratégia. Ainda sem tanto apelo pelas empresas, esse aplicativo pode alavancar os negócios de muitos empresários, e até substituir o chat de vários sites. O primeiro passo para aderir a este novo instrumento é estudar a rede e os seus clientes, novamente. Pense no que motiva uma pessoa a querer comprar: medo e desejo. Medo de não emagrecer, de não pertencer a um grupo, de não ter condições de proporcionar uma vida melhor para os filhos e etc. Desejo de ter um corpo fitness, ter prazer de pertencer a um grupo, sustentar sua família de forma tranquila. Através das motivações, as pessoas fazem suas escolhas. Ao conhecer de perto o que motiva o seu cliente, você conseguirá desenvolver melhor a sua estratégia.

Dicas de Abordagens de vendas pelo Whatsapp

O segundo passo para alcançar o sucesso de vendas pelo WhatsApp é definir a sua abordagem para com os clientes. Manter o relacionamento é a chave para qualquer negócio, seja físico ou online. No online, há recursos como a linha de transmissão que permite a aplicação perfeita da venda e garante o contato personalizado. Confira algumas táticas para fazer valer o WhatsApp para venda.

1. Solicite os contatos

Você precisa antes de tudo, fazer um cadastro de todos os seus clientes para ter acesso aos principais dados deles como o telefone e o e-mail. Não se esqueça de pedir autorização para o envio de mensagem. E tome cuidado para não ser invasivo.

2. Crie uma lista de transmissão

Você pode enviar mensagens para até 256 pessoas ao mesmo tempo. Prefira esse recurso ao invés de criar um grupo, isto permitirá que você envie mensagens mais personalizadas, esta estratégia é importante para que seu cliente se sinta único e especial.

3. Conteúdo é tudo

Seja criativo na hora de usar e abusar dos recursos que o WhatsApp permite: áudios, vídeos, imagens e texto. Lembre-se que é isso que irá prender ou não a atenção do seu cliente ou potencial cliente. Pense em estratégias que vão fazer com que a pessoa que receba a mensagem queira abri-la, não porque é mais uma, mas sim porque aquilo vai fazer diferença na vida dela.

4. Use o WhatsApp Web

Abrir o aplicativo no computador pode facilitar ao escrever um texto de tamanho médio a grande. Ele dá mais visibilidade e praticidade ao contatar ou responder os clientes. Além de ajudar a evitar erros de digitação que ocorrem pelo celular.

5. Abuse dos gatilhos mentais

Use frases e mensagens que despertem o interesse do cliente, isso pode ser uma ótima oportunidade de atrair mais as pessoas a comprarem o seu produto. Como por exemplo: - “É agora ou nunca”; - Use depoimentos de clientes já fidelizados; - Solte novidades sobre o seu serviço.

6. Planeje-se

Lembre-se: quem não é visto, não é lembrado. Permaneça presente no whatsapp do seu cliente. Para facilitar, faça um cronograma de postagens e mensagens semanais para melhor se organizar. Isso não quer dizer que você irá mandar milhares de mensagens durante uma única semana. Pode ser a cada três dias ou com dias fixos, conforme você identificar que é necessário.

Erros na hora de vender pelo aplicativo

Saber utilizar essa rede para alavancar o seu negócio é essencial, mas cuidado para não cometer erros que podem dificultar o seu sucesso. Veja algumas dicas a seguir para não cair nessas situações:
  • Não envie muitas mensagens
Evite ser indelicado, ninguém gosta de ser bombardeado com mil mensagens em um curto espaço de tempo de uma mesma marca.
  • Escolha a sua linguagem
Não existe uma linguagem adequada, pois cada caso é único. Defina o seu público e saiba a melhor forma de se comunicar com ele, para atingir o seu objetivo.
  • Escute o seu cliente
Não ignore o feedback ou as dúvidas do cliente. Isso pode ser crucial para você perder o seu potencial cliente.

Vantagens de usar o Whatsapp para vender

Entre as diversas facilidades e vantagens que a venda pelo WhatsApp tem, a principal é o fato de ser gratuito. Diferente de outros pontos de vendas em que normalmente é preciso pagar para que você possa alcançar o seu potencial cliente. Sua universalidade é um advento para as concorrências, já que todo mundo usa o aplicativo. Será difícil encontrar uma pessoa, no Brasil, que não utilize essa rede social para se comunicar, isso fará com que você atinja ele mais rápido. Diferente do email marketing, que requer um tempo para que a pessoa abra o conteúdo, o WhatsApp tem um alto engajamento. Segundo uma pesquisa realizada pela DigitalDefynd, 70% das mensagens são visualizadas dentro de poucos minutos. Estude e invista nesse novo tipo de ferramenta. Ela será indispensável para aprimorar e alavancar o seu negócio no mercado. Lembre-se que a atualização é indispensável com o avanço da tecnologia. Se você não se adaptar às novas formas de comunicação com o seu cliente, ficará para trás.
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A utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO está condicionada aos Termos e Condições de Uso Aplicáveis e a Política de Privacidade abaixo:

1. ACEITE A POLITICA DE PRIVACIDADE

1.1. Ao se cadastrar no Aplicativo ou no Site, e utilizar o “QUALIFICA”, o USUÁRIO reconhece que está consentindo expressamente e livremente, com a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO informados no cadastro, na seleção do PLANO PAGO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA”, para as finalidades e de acordo com as condições previstas no presente instrumento.

1.2. O USUÁRIO reconhece que a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, é condição indispensável para a utilização do “QUALIFICA”, nos termos previstos no Artigo 9º, §3º, da Lei nº. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

2. ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

2.1. A MLEARN se reserva o direito de modificar, incluir e/ou alterar as condições da presente Política de Privacidade, a qualquer tempo, a seu exclusivo critério e independente de aviso prévio do USUÁRIO, sendo que tais alterações passarão a vigorar imediatamente após a publicação das alterações no Aplicativo ou no Site.

2.2. A MLEARN recomenda que o USUÁRIO releia regularmente a Política de Privacidade, para verificar as últimas atualizações. Caso o USUÁRIO não concorde com qualquer modificação, inclusão ou alteração na Política de Privacidade, o USUÁRIO deverá cessar o uso do “QUALIFICA”.

3. DADOS E INFORMAÇÕES COLETADOS

3.1. No ato do cadastro o USUÁRIO fornece os seguintes dados pessoais a MLEARN: (i) nome completo; (ii)conta de e-mail; (iii)número de celular.

3.2. Caso o USUÁRIO selecione um PLANO PAGO, o USUÁRIO fornece a MLEARN na Página de Seleção do Plano Pago os seguintes dados: (i) nome completo; (ii) número de CPF; (iii)número de celular; (iv)endereço completo; (v) dados do cartão de crédito.

3.3. No decorrer da utilização do “QUALIFICA” o USUÁRIO poderá, a seu exclusivo critério, fornecer os seguintes dados a MLEARN: (i) classificações e opiniões emitidas sobre os cursos, conteúdos e demais funcionalidades disponíveis no “QUALIFICA”; (ii) definições de preferências e configurações no seu cadastro.

3.4. No decorrer da utilização do QUALIFICA, a MLEARN coleta automaticamente as seguintes informações relacionadas ao uso do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO: (i) atividades realizadas pelo USUÁRIO no “QUALIFICA”, como como inscrições em cursos, lições finalizadas, certificados recebidos e funcionalidades utilizadas; (ii) IDs ou outros identificadores únicos de aparelhos, características de aparelhos e software, informações sobre a conexão, estatísticas sobre visualizações de página, URLs de origem, endereço de IP (pode nos indicar sua localização geográfica geral), navegador e dados padrão de logs de servidores da Internet; (iii) informações coletadas pelo uso de cookies, pixels, web beacon, memória cachê dos servidores e outras tecnologias, incluindo dados de anúncios.

4. FINALIDADE

4.1. A MLEARN utilizará os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, para as seguintes finalidades, com as quais o USUÁRIO expressamente declara ter pleno conhecimento e concordância ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA”: (i)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (ii)para o tratamento e uso compartilhado de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (iii)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO; (iv)para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral; (v)para a proteção do crédito (incluindo medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais); (vi)para garantir o cumprimento dos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, incluindo o combate à fraude ou a prática de quaisquer ilícitos; (vii)para enviar ao CLIENTE qualquer comunicação prevista nos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, na Política de Privacidade, ou nos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO.

4.2. Ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA” o USUÁRIO expressa e livremente consente com a realização pela MLEARN da coleta e utilização das informações relacionadas nos itens 3.3 e 3.4 acima, para as seguintes finalidades: (i) para viabilizar a utilização do “QUALIFICA”; (ii) para atender a interesses legítimos da MLEARN;

(iii) para viabilizar a prestação do suporte remoto; (iv) para fins de produção de relatórios estatísticos de audiência dos cursos, conteúdos e funcionalidades do “QUALIFICA” utilizados; (v) para o planejamento comercial e de marketing do “QUALIFICA”; (vi) para melhorar a personalização dos cursos, conteúdos e funcionalidades disponibilizadas ao USUÁRIO através do “QUALIFICA” e melhorar a experiência do USUÁRIO.

5. COMPARTILHAMENTO COM TERCEIROS

5.1. A MLEARN não compartilhará, nem tampouco fornecerá a terceiros os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo nas hipóteses previstas a seguir: (i)para seus representantes, prepostos, empregados, gerentes ou procuradores, bem como para parceiros e terceiros que prestem serviços ou trabalhem em nome da MLEARN, incluindo previsão contratual de dever de manutenção da confidencialidade das informações por esses parceiros e terceiros; (ii)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (iii)para a disponibilização em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal disponibilização; (iv)para o exercício e defesa de quaisquer direitos da MLEARN, no âmbito de processos judiciais, administrativos ou arbitrais; (v)para o compartilhamento de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (vi)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, a Política de Privacidade, aos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, ou de medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais.

5.2. Caso o USUÁRIO esteja utilizando o “QUALIFICA” mediante contrato firmado por um PARCEIRO COMERCIAL, ou por TERCEIRO FACILITADOR, a MLEARN poderá compartilhar os dados do “USUÁRIO” e as informações coletadas em decorrência da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO ao respectivo PARCEIRO COMERCIAL ou ao respectivo TERCEIRO FACILITADOR.

6. DADOS COLETADOS ATRAVÉS DOS LINKS

6.1. O USUÁRIO reconhece que ao acessar os links disponíveis no “QUALIFICA” que remetem a websites, conteúdos ou recursos de terceiros, terceiros poderão coletar, utilizar, armazenar e compartilhar outros dados do USUÁRIO, os quais não são controlados pela MLEARN. Ciente disto, o USUÁRIO expressamente concorda que a MLEARN não se responsabilizará pelos dados coletados, utilizados, armazenados ou compartilhados por terceiros, nem tampouco pela política de privacidade dos mesmos. Ao acessar os links, recomendamos que o USUÁRIO leia a política de privacidade de cada website, conteúdo ou recurso acessado.

7. HOSPEDAGEM DOS DADOS E INFORMAÇÕES

7.1. Os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, poderão ser armazenadas em servidores de seu data center ou de terceiros contratados, a critério único e exclusivo da MLEARN.

8. SEGURANÇA

8.1. A MLEARN adota medidas de segurança administrativa, física e eletrônica para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, contra perda ou roubo, acesso não autorizado, divulgação, cópia ou uso indevido.

8.2. O USUÁRIO reconhece que apesar das medidas de segurança adotadas pela MLEARN para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, dada a própria natureza da transmissão de informações através da internet, não é possível garantir que as informações transmitidas por este meio sejam absolutamente invioláveis, não podendo a MLEARN garantir a segurança de qualquer informação transmitida pelo USUÁRIO a MLEARN por meio da internet.

8.3. O USUÁRIO reconhece ainda que nenhum equipamento, software, servidores de dados, servidores de aplicações ou data centers está imune a invasão ou ataque de “hackers” ou qualquer outro agente malicioso. Desta forma, a MLEARN não será responsável por qualquer dano, utilização ou divulgação de dados e informações do USUÁRIO, resultantes dos referidos ataques.

8.4. Os dados pessoais do USUÁRIO são protegidos por CREDENCIAIS DE ACESSO criadas pelo próprio USUÁRIO, o único responsável por manter a guarda e confidencialidade de suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”, além de ser o único responsável por qualquer atividade que ocorra com as suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”.

9. CONFIDENCIALIDADE

9.1. A MLEARN se compromete a manter a privacidade e confidencialidade sobre os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo se a utilização dos mesmos, for expressamente autorizada por força deste instrumento.

9.2. Sem prejuízo do disposto nos itens acima, a privacidade e confidencialidade deixam de ser obrigatórias, se comprovado documentalmente que as informações relacionadas aos dados pessoais do CLIENTE e demais informações coletadas: (i) Estavam no domínio público na data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago; (ii)Tornaram-se partes do domínio público depois da data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago”, por razões não atribuíveis à ação ou omissão das partes; (iii)Foram reveladas em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal revelação.

10. PRAZO DE MANUTENÇÃO

10.1. A MLEARN manterá os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, pelo prazo de 365 dias, após o cancelamento do cadastro do USUÁRIO no “QUALIFICA”, independente do motivo do cancelamento do cadastro. Podendo este prazo ser ampliado, em caso de autorização, alteração ou determinação por algum regulamento, decreto ou legislação aplicável.

11. DIREITOS DO USUÁRIO

10.1. Fica assegurado ao USUÁRIO, a qualquer momento, solicitar perante a MLEARN: (i) acesso aos dados pessoais e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento; (ii) correção de seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;

(iii) a eliminação dos seus dados pessoais dos servidores da MLEARN, ressalvado as hipóteses em que a MLEARN for obrigada a manter os dados do USUÁRIO por força de previsão contratual, legal ou regulatória.

12. CONTATO

11.1. O USUÁRIO poderá contatar a MLEARN por meio do e-mail contato.qualifica@mlearn.com.br, caso deseje obter informações sobre os dados do USUÁRIO coletados, caso deseje atualizar, alterar ou apagar seus dados pessoais, ou ainda, caso tenha qualquer dúvida em relação a esta Política de Privacidade, ou caso, queira relatar qualquer violação ao presente instrumento.

13. DISPONIBILIZAÇÃO

13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.