Você vem encontrando dificuldades para criar boas ofertas para vender melhor os serviços do seu provedor de internet?

É natural que os empreendedores passem por algum período com resultados abaixo do esperado, porém isso não deveria se tornar rotina. Operar sem metas de crescimento, sem resultados positivos de forma regular gera frustração e faz crescer o receio de continuar investindo no provedor.

O setor de vendas possui uma relação estratégica com o crescimento de todo negócio e precisa receber atenção contínua. 

Novas práticas, campanhas, objetivos e metas precisam ser estabelecidas para que se alcance o tão desejado resultado em número de ativações do seu provedor de internet que se traduzirá em ampliação da fatia de mercado do seu provedor.

Apesar de parecer algo um pouco óbvio, sabemos que não é tão fácil encontrar a saída perfeita, que vai garantir que você realize todas as metas mensais. Pensando nisso, decidimos reunir o nosso time para te ajudar criando esse conteúdo para você aplicar no seu provedor de internet assim que concluir essa leitura!

Nesse artigo, você encontrará as nossas sugestões para que você crie estratégias para vender melhor os serviços do seu provedor, usando recursos básicos e sem gerar mais custos para o seu provedor. Basta copiar e adaptar ao seu negócio!

Planejamento

É muito comum que provedores de internet de pequeno e médio porte tenham uma equipe pequena que está habituada a agir sem criar o planejamento, sem definir metas. 

No início costuma dar muito certo, tem-se certa agilidade e as pessoas costumam se entender, pois com um time pequeno raramente ocorrem falhas na comunicação. 

Mas, à medida que sua base de clientes começa a crescer e com a necessidade de crescimento da equipe, esse processo pode começar a não funcionar mais. 

Aqui, torna-se imprescindível a criação do planejamento, pois é ele que vai garantir que a empresa aja em conformidade, ou seja, todos alinhados para um mesmo referencial.

Nas próximas linhas, vamos descrever quais atividades devem estar no seu planejamento para vender melhor os serviços do seu provedor.

Objetivos Estratégicos e Metas

Todo planejamento precisa conter um diagnóstico de como a empresa está atualmente e descrever para onde ela deve se encaminhar, quais são os objetivos estratégicos a serem atingidos em curto, médio e longo prazo.

É importante entendermos a diferença entre objetivo e metas, pois é comum confundirmos esses dois termos.

Os objetivos são as descrições qualitativas do que queremos atingir, ou seja, são mais genéricos e têm relação com o propósito do provedor de internet.

O objetivo deve responder à pergunta: 

O que queremos atingir?

Já as metas nos ajudam a definir como um objetivo será atingido. Metas devem ser desafiadoras, claras e compreensíveis. Ou seja, gerar um impulso para a conquista dos resultados.

Ao definir metas deve-se sempre garantir que o seu time saberá como demonstrar que o resultado foi atingido.

A meta deve responder à pergunta:

Como sei que o objetivo foi atingido?

Para vender melhor os serviços do seu provedor, faça o diagnóstico do cenário atual, crie novos objetivos de vendas e estabeleça as metas para que esses resultados possam ser checados de forma recorrente.

Marketing

Não podemos falar em vendas sem citar um ponto estratégico que conecta os clientes e a empresa, o marketing. 

Seu provedor pode até estar bem sem ter um marketing eficaz até o momento, mas é quase certo que ele não vai crescer mais a sua base atual sem investimentos em divulgação, publicidade e mídias. 

É necessário que o provedor de internet amplie sua visibilidade e fazemos isso por meio do marketing. Por isso, inclua no seu planejamento também as ações de marketing que serão realizadas para alcançar os objetivos de vender melhor os serviços do seu provedor. Além das ações mais clássicas, avalie criar ações que se destaquem da concorrência e que chamem a atenção do seu público.


Avalie a sua presença no ambiente digital, esteja em todas as redes sociais, faça campanhas patrocinadas, além do conteúdo orgânico para engajar e vender mais para a sua audiência. 


Planeje ações com influenciadores e estimule a sua base de clientes a indicar o seu provedor através de programas de benefícios como a adoção dos SVAs - Serviço de Valor Agregado.


Caso você ainda não saiba o que é um SVA, clique aqui e conheça o Qualifica Cursos. Agende uma reunião conosco e entenda como oferecer esse benefício para os seus clientes.


Agora que você já entendeu como o marketing é fundamental para o seu provedor de internet, vamos compreender como colocar tudo isso em ação!


Plano de Ação

Você sabe o que é um plano de ação? 

Não se preocupe, pois não é algo muito complexo.


O Plano de Ação se deriva do planejamento e essa etapa significa que você vai descrever quais são as ações ou atividades que deverá realizar para alcançar as metas estabelecidas no planejamento.

Ou seja, é aqui que você vai de fato descrever cada item, cada etapa, cada tarefa necessária para que tudo saia conforme o planejado.

O Plano de Ação é essencial. Ele trará clareza do território a ser explorado e quais passos que conduzirão ao sucesso. 

Você pode agir sem o plano de ação? 

Sim! 

Mas, o problema é que você não terá um referencial a seguir e sem esse norte, não será capaz de avaliar se o caminho trilhado está levando aonde se deseja ou quando é necessário corrigir a rota.

É por falta de plano de ação, que muitas vezes uma excelente ideia, ou planejamento falha. A ideia inicial era boa, mas não foi bem executada. Então, não deixe esse passo em branco! Faça uma reunião com sua equipe e estabeleça o plano de ação a seguir.

Estabeleça Prazos

Esse item é tão importante que merece todo esse destaque! Muitos planos falham por não terem prazos estabelecidos ou por esses prazos serem totalmente desconsiderados.

Não cometa esse erro. São os prazos que irão dizer se o seu planejamento está indo em direção ao que você deseja, vender melhor os serviços do seu provedor ou se vai ser necessário um criar um plano B.

Muitos empresários deixam para fazer essa avaliação só no final do ano, quando verificam que a empresa não cumpriu nada do planejamento e que não houve resultados. 

Por causa disso, acreditam que o planejamento não ajuda, mas o problema é que o planejamento não foi respeitado. Por isso, não só crie o planejamento como siga todas as etapas em seus respectivos prazos!

Para vender melhor os serviços do seu provedor de internet é importante trabalhar todos esses pontos! Além disso, como mencionamos na etapa de marketing, criar diferenciais é fundamental. 

Ao se destacar da concorrência é que seu provedor terá maior espaço na mente do seu público. Por isso ter serviços de valor agregado pode ser uma escolha assertiva para gerar mais vendas. Entenda mais sobre os SVAs neste link.


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A utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO está condicionada aos Termos e Condições de Uso Aplicáveis e a Política de Privacidade abaixo:

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(iii) para viabilizar a prestação do suporte remoto; (iv) para fins de produção de relatórios estatísticos de audiência dos cursos, conteúdos e funcionalidades do “QUALIFICA” utilizados; (v) para o planejamento comercial e de marketing do “QUALIFICA”; (vi) para melhorar a personalização dos cursos, conteúdos e funcionalidades disponibilizadas ao USUÁRIO através do “QUALIFICA” e melhorar a experiência do USUÁRIO.

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8.4. Os dados pessoais do USUÁRIO são protegidos por CREDENCIAIS DE ACESSO criadas pelo próprio USUÁRIO, o único responsável por manter a guarda e confidencialidade de suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”, além de ser o único responsável por qualquer atividade que ocorra com as suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”.

9. CONFIDENCIALIDADE

9.1. A MLEARN se compromete a manter a privacidade e confidencialidade sobre os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo se a utilização dos mesmos, for expressamente autorizada por força deste instrumento.

9.2. Sem prejuízo do disposto nos itens acima, a privacidade e confidencialidade deixam de ser obrigatórias, se comprovado documentalmente que as informações relacionadas aos dados pessoais do CLIENTE e demais informações coletadas: (i) Estavam no domínio público na data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago; (ii)Tornaram-se partes do domínio público depois da data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago”, por razões não atribuíveis à ação ou omissão das partes; (iii)Foram reveladas em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal revelação.

10. PRAZO DE MANUTENÇÃO

10.1. A MLEARN manterá os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, pelo prazo de 365 dias, após o cancelamento do cadastro do USUÁRIO no “QUALIFICA”, independente do motivo do cancelamento do cadastro. Podendo este prazo ser ampliado, em caso de autorização, alteração ou determinação por algum regulamento, decreto ou legislação aplicável.

11. DIREITOS DO USUÁRIO

10.1. Fica assegurado ao USUÁRIO, a qualquer momento, solicitar perante a MLEARN: (i) acesso aos dados pessoais e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento; (ii) correção de seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;

(iii) a eliminação dos seus dados pessoais dos servidores da MLEARN, ressalvado as hipóteses em que a MLEARN for obrigada a manter os dados do USUÁRIO por força de previsão contratual, legal ou regulatória.

12. CONTATO

11.1. O USUÁRIO poderá contatar a MLEARN por meio do e-mail contato.qualifica@mlearn.com.br, caso deseje obter informações sobre os dados do USUÁRIO coletados, caso deseje atualizar, alterar ou apagar seus dados pessoais, ou ainda, caso tenha qualquer dúvida em relação a esta Política de Privacidade, ou caso, queira relatar qualquer violação ao presente instrumento.

13. DISPONIBILIZAÇÃO

13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.