Você quer se tornar um vendedor experiente e com segredos para vender mais sempre, correto? Pois bem, antes de pensarmos nas técnicas e dicas de vendas que vão fazer o seu lucro decolar e você bater todas as metas, precisamos entender o um vendedor de sucesso faz. Vender não é simplesmente oferecer um produto. Existem ciclos de vendas, entendimento das necessidades do cliente, approach correto e claro, o pós-venda. Todas as ações, quando integradas, podem gerar vendas e aumentar lucros. O vendedor é o responsável por manter a receita da empresa sempre no verde, e está na linha de frente, lidando com clientes, apresentando produtos e serviços e sendo responsável por toda a comunicação direta da loja com seus consumidores. Nesse artigo falaremos sobre todas as dicas e técnicas para você ser um vendedor de sucesso, bater suas metas e crescer profissionalmente como nunca antes. Você terminará de ler esse texto sendo um vendedor, no mínimo, 2x melhor do que antes, posso te garantir.

O que você precisa para trabalhar como vendedor?

Ser um bom vendedor exige um trabalho duro e dedicação máxima. Não pense que vender é fácil e com meia dúzia de técnicas você conseguirá vender qualquer coisa. De forma alguma! Vender é uma arte, e para dominá-la é necessário um estudo e prática contínuos. Primeiro você precisa entender que tipo de vendedor que ser. Vender em lojas, para empresas ou representante comercial são apenas algumas das opções do mercado. Saber encontrar o cargo ideal para você é essencial na sua jornada de se tornar vendedor. Independente do tipo de empresa que trabalhe, as vendas são um trabalho contínuo e exigem muita paixão pela área, e dedicação. Tenha certeza do que quer fazer, ame isso e se dedique ao máximo possível. Com certeza os frutos virão! Mas na prática, caso queira se tornar um excelente vendedor, existem algumas características que você precisa ter. Essas características não são necessariamente algo que nasce com você, porém que é desenvolvido durante o tempo, com experiência e prática no mundo das vendas.

Qualidades de um excelente vendedor

Essas características são: 1 - Comunicação Afiada - Vender é se comunicar. Simples. Se você não se comunica de uma forma boa, dificilmente conseguirá se expressar e fechar uma venda. Esse tipo de atributo precisa ser desenvolvido fortemente pelo vendedor que quer vencer. 2- Poder de Negociação - Muitas vezes você vai precisar ser um pouco mais persuasivo com o cliente. Entender como utilizar esse poder de persuasão a seu favor é importantíssimo para vender mais. Desenvolva essa habilidade já! 3 - Educação - Esse quesito é essencial, não só nas vendas, mas como um todo. Imaginei que você é vendedor de algum produto de luxo, porém não sabe ser educado e utilizar as regras de convívio social para te ajudarem nas vendas. Com certeza não rolará! Desenvolva essas 3 características, e já terá 50% do caminho andado para se tornar um vendedor de sucesso. Nunca deixe de se desafiar a melhorar cada vez mais!

 5 dicas práticas para você se tornar um vendedor de destaque no seu mercado

Já te demos dicas para bater sua meta do mês, algumas características que um excelente vendedor precisa ter, e algumas outras técnicas. Porém, ainda tem algumas dicas práticas para quem quer se destacar no mercado de vendas. Essas dicas vão para vendedores normalmente de empresas, no segmento B2B. Ela é válida para todos, porém funciona melhor para esse tipo de vendedor. 1 - Mantenha o relacionamento com o seu cliente, como se ele fosse o seu melhor amigo. Ele é, afinal ele pode cortar o seu salário quando quiser. 2 - Entenda sobre o produto que você vende. Sempre que achar que entendeu tudo, recomece e leia tudo de novo. Sempre existirão detalhes, e neles que as vendas estão. 3 - Não subestime a sua concorrência. Veja neles algo que você está fazendo certo. Se a sua empresa e a concorrência miram no mesmo lugar, é porque existe um cliente pagante ali, e isso é ótimo para você captá-lo e vender para ele. 4 - Saiba ter inúmeros discursos de vendas. Você não vai vender para uma pessoa só. É ilusório pensar que um discurso será o suficiente. Seja um vendedor multi!

As diferenças entre um vendedor externo e um vendedor interno

Existem diferentes tipos de vendas, certo? Uma das principais dúvidas que vemos aqui no blog é quanto a diferença de vendedores internos para vendedores externos. Vamos explicar o cada um é, e falarmos sobre suas diferenças: 1 - Vendedores Internos: Esse vendedores ficam dentro da loja e da empresa vendendo ou prospectando. É o caso de balconistas ou atendentes de telemarketing. A venda ocorre, porém do lado de dentro da empresa, e com um script bem definido. Esse tipo de venda funciona para quem gosta de se comunicar com o público, porém não sabe muito como prospectar e entrar em ambientes novos constantemente. Além de os vendedores internos tem gerentes e supervisores que os auxiliam ao vivo, e sempre. 2 - Vendedores Externos: Os vendedores externos são aqueles que estão na rua a maior parte do tempo efetuando, prospectando ou se relacionado com clientes, em busca de novas formas de fazer negócio. Esse tipo de venda funciona para quem gosta de viajar, conhecer novos lugares, pessoas e empresas. É necessário ser bastante extrovertido e ter muito jogo de cintura para ser um vendedor externo. Estar em um lugar novo sempre é um desafio que eles enfrentam para vender! Entre cada tipo de vendedor (interno ou externo) existem benefícios e dificuldades. O importante é você entender qual tipo de vendedor é, e como se desenvolver para ser o melhor e sempre bater suas metas! Em falar em metas, eu queria te dar algumas dicas rápidas e especiais para você bater a sua meta do mês de uma forma mais prática.

Vendedor: O que fazer para bater a meta todo mês

Um vendedor sobreviver sem vendas é o mesmo que dizer que um peixe sobrevive sem água, certo? É simplesmente impossível. Quem trabalha com vendas sabe que existem metas, e essas metas que alinham e apontam os objetivos de curto e longo prazo e o planejamento de vendas. As metas são responsáveis por bonificar o vendedor, porém podem ser o pior pesadelo dele quando não são batidas. Antes de falarmos sobre bater as metas, quero fazer um exercício rápido com todos os vendedores por aqui. Pegue uma caneta e um papel e anote agora todos esses dados abaixo:
  1. Agora, nesse exato momento, quanto você já vendeu?
  2. Quanto pedidos você já conseguiu fechar e quantos estão em andamento?
  3. Quantos orçamentos você deu durante esse mês?
  4. Dentro desses orçamentos, qual o valor que você teria caso fechasse todos?
  5. Qual a sua previsão mínima de vendas para esse mês?
Agora que você já tem esses números em mãos temos de onde começar. Vou passar para você 3 dicas importantíssimas que vão te ajudar a bater a meta neste mês. Ainda digo mais, se você utilizar as dicas de uma forma contínua, sempre baterá suas metas. Vamos lá!

A Maratona das ligações - Seja um vendedor ativo

Você já tem os orçamentos que distribuiu em mãos, certo? Já sabe para quem ofereceu quanto e quando. Agora é hora de fazer o que eu chamo de “maratona da ligação. Essa ação consiste em ligar, primeiramente, para todos os clientes que você distribuiu o orçamento, em segundo plano para clientes que compraram com você no mês passado e clientes que não compram com você há um tempo. O importante dessa dica é explicar que é para você ligar porém não para tentar vender nada por telefone, e sim para convidá-los a dar um pulo na loja, tomar um café ou conhecer um novo produto que tenha chegado. É de suma importância você demonstrar claramente que o seu objetivo é interagir com o cliente, e não oferecer nada de primeira. O objetivo dessas ligações é estreitar os laços com seus clientes, trazê-los para a loja e ver se eles estão precisando de algo. Eventualmente um cliente precisará de um produto ou outro, e acabará indo até a loja. Pronto! Você uniu a necessidade ele, com a sua vontade de vender, tudo isso com o timing certo das ligações.

Metas essenciais para momentos especiais

A partir de agora, visto que o plano é fazer você bater a sua meta, cada venda sua vai ter um número definido. Por exemplo, se você precisa vender mais R$5.000 e tem mas 10 dias de vendas, logo, precisará vender R$500/dia. Se conseguir efetuar 10 vendas de R$50, já bateu a sua meta diária. Se conseguir efetuar uma venda de R$250, e mais 5 vendas de R$50, já bateu a sua meta diária. Esse é o momento de olhar os números e se basear neles 100% Quando o cliente entrar na loja e procurar um produto, você vai ter em mente quanto precisa vender e vai se esforçar ao máximo para efetuar a venda. Como? Simples. Você vai começar se apresentando e conversando com o cliente. Essa não é o momento para vender, e sim para entender as necessidades do cliente e ser um bom vendedor, e um ótimo ouvinte. Entenda o que o cliente procura, e assim que ele terminar de falar tenha em mente o seu número de meta, e vá atrás do que o cliente precisa. Entregue a melhor experiência, entregue o melhor valor e o melhor produto ( que sacie as necessidades dele). Apenas entendendo as necessidades do cliente, e se mostrando 100% preocupado em resolver essas necessidades, que você vai poder encontrar um produto que realmente o satisfaça e que ele leve. Mas tudo isso precisa ser baseado em suas metas essenciais, afinal o momento é especial. É o momento de você bater suas metas do mês.

Como lidar com objeções em uma negociação

Outra dúvida que sempre vejo no blog: as objeções. Esse tipo de frase BARRA vendas e se torna algo que todo o vendedor precisa aprender a sobrepor e saber contornar. Toda vez que algum cliente demonstrar objeções. Faça-se apenas 2 perguntas apenas: 1 - O que incomoda esse cliente ao ponto dele não querer comprar? 2 - O que eu posso fazer para resolver tão incômodo? Caso você já saiba a resposta da primeira, ou das duas, já parte para o ataque e comece a resolver isso. É importante ressaltar que nada adianta falar mais do produto, se o problema for preço. Da mesma forma que não adianta falar do preço, se o problema é o produto. Antes que você gaste qualquer esforço transpondo as objeções, é necessário que você as entenda completamente, e busque uma forma de transpô-las.

Conclusão: Aplique todas essas dicas e técnicas e se torne um vendedor de destaque no seu mercado.

Ser um vendedor não é uma tarefa fácil. Aqui no blog sempre prezamos por dizer que você precisa continuar indo em frente e perseguindo os seus objetivos não importa o tamanho deles. Existirão épocas onde as vendas não serão as melhores do mundo e você precisará saber lidar com isso da melhor forma possível, tanto quanto existirão épocas onde você venderá o seu produto que nem água. O importante é saber sempre qual caminho seguir, qual tipo de vendedor quer ser e buscar o caminho para se tornar-lo. Estudo constante e muita dedicação podem te transformar no vendedor que quiser ser. Utilize essas técnicas e dicas que passamos para você para começar esse caminho, ou, caso já seja um vendedor experiente, a melhorar ainda mais o seu arsenal de argumentos e técnicas. Aprendizado nunca é o suficiente no mundo das vendas e o desenvolvimento é contínuo. Gostou do texto? Acho que ficou faltando alguma dica ou técnica que seja essencial para o seu desenvolvimento como vendedor? Deixe abaixo nos comentários o que achou do texto.
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A utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO está condicionada aos Termos e Condições de Uso Aplicáveis e a Política de Privacidade abaixo:

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1.2. O USUÁRIO reconhece que a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, é condição indispensável para a utilização do “QUALIFICA”, nos termos previstos no Artigo 9º, §3º, da Lei nº. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

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4.2. Ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA” o USUÁRIO expressa e livremente consente com a realização pela MLEARN da coleta e utilização das informações relacionadas nos itens 3.3 e 3.4 acima, para as seguintes finalidades: (i) para viabilizar a utilização do “QUALIFICA”; (ii) para atender a interesses legítimos da MLEARN;

(iii) para viabilizar a prestação do suporte remoto; (iv) para fins de produção de relatórios estatísticos de audiência dos cursos, conteúdos e funcionalidades do “QUALIFICA” utilizados; (v) para o planejamento comercial e de marketing do “QUALIFICA”; (vi) para melhorar a personalização dos cursos, conteúdos e funcionalidades disponibilizadas ao USUÁRIO através do “QUALIFICA” e melhorar a experiência do USUÁRIO.

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10. PRAZO DE MANUTENÇÃO

10.1. A MLEARN manterá os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, pelo prazo de 365 dias, após o cancelamento do cadastro do USUÁRIO no “QUALIFICA”, independente do motivo do cancelamento do cadastro. Podendo este prazo ser ampliado, em caso de autorização, alteração ou determinação por algum regulamento, decreto ou legislação aplicável.

11. DIREITOS DO USUÁRIO

10.1. Fica assegurado ao USUÁRIO, a qualquer momento, solicitar perante a MLEARN: (i) acesso aos dados pessoais e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento; (ii) correção de seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;

(iii) a eliminação dos seus dados pessoais dos servidores da MLEARN, ressalvado as hipóteses em que a MLEARN for obrigada a manter os dados do USUÁRIO por força de previsão contratual, legal ou regulatória.

12. CONTATO

11.1. O USUÁRIO poderá contatar a MLEARN por meio do e-mail contato.qualifica@mlearn.com.br, caso deseje obter informações sobre os dados do USUÁRIO coletados, caso deseje atualizar, alterar ou apagar seus dados pessoais, ou ainda, caso tenha qualquer dúvida em relação a esta Política de Privacidade, ou caso, queira relatar qualquer violação ao presente instrumento.

13. DISPONIBILIZAÇÃO

13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.