Pesquisas indicam que 68% dos clientes deixam de comprar de uma empresa ao não serem tratados com a importância desejada. Em vista disso, ferramentas são criadas no mercado para responder e suprir a demanda de consumidores, sendo uma delas o SAC. O serviço de atendimento ao consumidor, ou SAC, é uma ferramenta muito utilizada no meio comercial desde o século XX, considerada no mercado atual como a alma do atendimento. É o recurso do atendimento que faz a roda de relacionamento empresa- cliente girar, sendo um dos principais responsáveis pelo sucesso de uma empresa. Existe um decreto que regulamenta a atividade, a lei nº 8078 de 11 de setembro de 1990, fixando normas sobre o serviço de atendimento ao consumidor. Nos dias atuais há a obrigatoriedade do serviço para os segmentos de telefonia, energia elétrica, TV por assinatura, transporte interestadual, aviação seguradoras, bancos, financeiras, cartão de crédito e consórcios. Pensando em sua importância e o diferencial crucial que proporciona ao setor comercial, este artigo pretende tratar temas de suporte a implantação do atendimento em empresas. Abaixo, seguem os principais temas a serem abordados: o O que é o SAC o Para que serve o SAC o A importância do SAC o Como implementar o SAC nas empresas.

O que é o SAC

A sigla SAC é utilizada como abreviação para a técnica de Serviço de Atendimento ao Consumidor. Em um mundo cada vez mais globalizado e amplo, as opções de mercado crescem de forma exacerbada, impulsionando o mercado competitivo e o instinto de sobrevivência de negócios. Pensando nisso, empresas criam diferenciais de destaque para a atração de clientes, sendo um dos principais o relacionamento com o consumidor. Na história do mercado consumidor, é muito comum ouvir a frase “o cliente tem sempre razão”. Porém, em meados de 1990, com a era de novos consumidores e mercados ampliados, a frase acabou se transformando, trazendo o foco para o cliente e suas necessidades. Em 1990 foi criado o Código de Defesa do Consumidor, que legalizou direitos e normas a serem cumpridos no cenário comercial. Essa nova era mudou muito a forma de relacionamento com o cliente, expandindo os chamados programas de fidelidades e amplificando a voz do consumidor através dos serviços e atendimento ao consumidor (SAC), e ouvidorias. Mas não se engane, SAC e ouvidoria não são a mesma coisa. É muito comum a associação dos dois conceitos, mas é importante a compreensão de suas diferenças para o aperfeiçoamento do seu atendimento. O SAC é uma forma de comunicação direta entre empresa-cliente para esclarecimento de dúvidas e informações. Já a chamada ouvidoria, é um conceito mais amplo de relação com o consumidor, sendo a última instância de atendimento. O acionamento da ouvidoria ocorre apenas se a demanda proposta ao SAC não for solucionada. O serviço de atendimento ao consumidor foi criado como uma ferramenta de atendimento com função de resolver as demandas de consumidores relacionadas a informações, dúvidas, reclamações, suspensões, cancelamentos de serviços ou contratos. A forma mais tradicional do SAC é representada pelo atendimento ao telefone, onde as empresas contratam equipes ou terceirizam o chamado serviço de call center. Porém, com os dias atuais e a grande utilização dos meios tecnológicos digitais, o atendimento passou a atender as demandas da nova geração através de blogs, sites, redes sociais, entre outras plataformas. De acordo com pesquisas realizadas pela Aspect Consumer Experience Survey, 76% dos consumidores pensam que o atendimento ao cliente serve para testar o quanto as empresas se importam com os consumidores e os valorizam. Logo, empresas avaliam cada vez mais opções de atendimento ao cliente para sanar demandas e suprir desejos dos consumidores relacionados ao atendimento. Com a mudança da sociedade e evolução de gerações, o mercado comercial se adequa, assim como o SAC. Com a era digital, o cliente passou a exigir novas demandas de interação com empresas, dando espaço a novas ferramentas: o SAC 2.0 e o SAC 3.0. O SAC 2.0 surgiu como um novo modelo de atendimento para a demanda da era digital, o que proporcionou uma maior interação de diálogo com o público. A diferença é simples, com novos clientes conectados integralmente na era digital, o atendimento passa a ser rápido, eficiente e de linguagem própria, capaz de responder às demandas em tempo real. Já o SAC 3.0, ou atendimento omnichannel, propõe o entendimento do consumidor através do uso de ferramentas tecnológicas, oferecendo atendimento personalizado e automatizado. O SAC 3.0 busca focar na experiência do cliente com a marca, de forma a operar de acordo com a sintonia dos canais de atendimento.

Para que serve o SAC

O serviço de atendimento ao Consumidor foi uma ferramenta muito usada e apoiada no século XX, onde novos métodos de atendimento ao consumidor foram criados para suprir a demanda competitiva do mercado comercial. O SAC é uma ferramenta criada para estreitar a conexão entre clientes e empresa, por meio do contato direto para esclarecimentos, questionamentos e problemas relacionados a operações, produtos ou serviços. Em sua lista de objetivo, pode-se perceber a importância gerada ao relacionamento empresa-cliente. Segue abaixo alguns objetivos do serviço de atendimento ao cliente:
  • Gerar um banco de dados para o desenvolvimento de ações estratégicas de empresas, a partir do armazenamento de informações coletadas de clientes;
  • Orientar clientes a partir de normas e padrões estabelecidos pelas empresas;
  • Realizar um relacionamento integrado envolvendo diversas áreas da empresa;
  • Estabelecer uma comunicação personalizada com os clientes;
  • Facilitar o acesso do consumidor a informações através do serviço de comunicação direta com empresas e seus canais de relacionamento;
  • Captar oportunidades de negócios e direcioná-las;
  • Executar pesquisas de satisfação do negócio através do contato direto com o cliente;

A importância do SAC

Em busca de suprir as demandas geradas pelo mercado, o SAC, ou serviço de atendimento ao consumidor, foi criado com a intenção de estreitar laços de conexão entre o consumidor e empresas. Visto como cartão de visita da marca para o público, o SAC é um dos principais aliados da experiência do consumidor, que, segundo estudos, é decisivo para a escolha final de compra e apoio ao negócio. Além disso, o sistema de apoio ao consumidor pelo SAC, quando bem feito, auxilia na otimização da credibilidade do cliente para com a empresa, criando uma relação estreita entre empresa-equipe-consumidor. Por meio da boa relação do cliente com a empresa, fidelidade e disseminação da experiência com serviço são agregadas na identidade do negócio com o público. Segue abaixo algumas vantagens na utilização do serviço em empresas:
  • Otimização de custos, erros e retrabalhos- empresas estão sempre em busca de novas formas de redução de custos operacionais. Um bom serviço de atendimento colabora com esta redução, além de reduzir erros e retrabalhos no negócio;
  • Coleta de informações- o serviço de atendimento permite coleta de informações sobre clientes, relevantes para a criação de perfis personalizados e elaborações estratégicas de relacionamento com o consumidor;
  • Otimização dos processos- a utilização do atendimento do SAC proporciona a padronização do serviço, otimizando a rotina e aumentando a produtividade;
  • Aumento das vendas- ao ser bem atendido pelo serviço, o cliente aumenta suas chances de voltar a comprar com a empresa, aumentando as chances de retenção e conversão de vendas.

Como implementar o SAC nas empresas

Com a praticidade de comunicação e relação empresa-cliente, somado a reação positiva do mercado com a técnica, muitas empresas buscam integrar em seu atendimento o serviço de atendimento ao consumidor. Porém, para funcionamento positivo da ferramenta, alguns pontos se fazem necessários:
  • Implemente processos bem elaborados: A definição de processo de atendimento proporciona a assertividade de funcionário no relacionamento com o cliente.
  • Seja transparente: É de extrema importância a transparência de uma empresa para com o consumidor, pois é possível criar uma boa credibilidade pública.
  • Conheça seus clientes: Um bom atendimento personalizado é sinônimo de preocupação com o consumidor, o que gera um aumento de fidelização.
  • Utilize tecnologia de ponta: É fundamental para o serviço poder contar com uma boa tecnologia para prestar um atendimento de maior qualidade aos clientes.
Para a implementação da ferramenta de atendimento em uma empresa, outro ponto chave a ser considerado é o cumprimento das normas legalizadas da região em que a empresa está estabelecida. O decreto nº 6.523 de 31 de julho de 2008 regulamenta o Código de Defesa do Consumidor, e propõe regras a serem cumpridas em serviços de atendimento, são elas: Gratuidade de ligações: As ligações para contato do SAC devem ser gratuitas por meio do número 0800, sendo ilegal a cobrança por ligação. Término indevido da assistência: O atendente da ferramenta do SAC não deve finalizar a ligação indevidamente antes do término da assistência proposta pelo cliente. Gravação de ligações: As ligações pelo serviço do SAC devem ser gravadas e disponíveis pelo o prazo mínimo de vinte dias para o consumidor. Disponibilidade: O serviço de atendimento ao cliente deve ser disponível durante o prazo de 24 horas por dia pelos sete dias da semana. Necessidades especiais: O sistema deve disponibilizar um serviço próprio para clientes com deficiências ou necessidades especiais. Ferramentas à disposição: O SAC deve disponibilizar ferramentas para espaço de reclamações, comunicação com atendente, cancelamento de contratos e serviços.
Compartilhe:

A utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO está condicionada aos Termos e Condições de Uso Aplicáveis e a Política de Privacidade abaixo:

1. ACEITE A POLITICA DE PRIVACIDADE

1.1. Ao se cadastrar no Aplicativo ou no Site, e utilizar o “QUALIFICA”, o USUÁRIO reconhece que está consentindo expressamente e livremente, com a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO informados no cadastro, na seleção do PLANO PAGO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA”, para as finalidades e de acordo com as condições previstas no presente instrumento.

1.2. O USUÁRIO reconhece que a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, é condição indispensável para a utilização do “QUALIFICA”, nos termos previstos no Artigo 9º, §3º, da Lei nº. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

2. ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

2.1. A MLEARN se reserva o direito de modificar, incluir e/ou alterar as condições da presente Política de Privacidade, a qualquer tempo, a seu exclusivo critério e independente de aviso prévio do USUÁRIO, sendo que tais alterações passarão a vigorar imediatamente após a publicação das alterações no Aplicativo ou no Site.

2.2. A MLEARN recomenda que o USUÁRIO releia regularmente a Política de Privacidade, para verificar as últimas atualizações. Caso o USUÁRIO não concorde com qualquer modificação, inclusão ou alteração na Política de Privacidade, o USUÁRIO deverá cessar o uso do “QUALIFICA”.

3. DADOS E INFORMAÇÕES COLETADOS

3.1. No ato do cadastro o USUÁRIO fornece os seguintes dados pessoais a MLEARN: (i) nome completo; (ii)conta de e-mail; (iii)número de celular.

3.2. Caso o USUÁRIO selecione um PLANO PAGO, o USUÁRIO fornece a MLEARN na Página de Seleção do Plano Pago os seguintes dados: (i) nome completo; (ii) número de CPF; (iii)número de celular; (iv)endereço completo; (v) dados do cartão de crédito.

3.3. No decorrer da utilização do “QUALIFICA” o USUÁRIO poderá, a seu exclusivo critério, fornecer os seguintes dados a MLEARN: (i) classificações e opiniões emitidas sobre os cursos, conteúdos e demais funcionalidades disponíveis no “QUALIFICA”; (ii) definições de preferências e configurações no seu cadastro.

3.4. No decorrer da utilização do QUALIFICA, a MLEARN coleta automaticamente as seguintes informações relacionadas ao uso do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO: (i) atividades realizadas pelo USUÁRIO no “QUALIFICA”, como como inscrições em cursos, lições finalizadas, certificados recebidos e funcionalidades utilizadas; (ii) IDs ou outros identificadores únicos de aparelhos, características de aparelhos e software, informações sobre a conexão, estatísticas sobre visualizações de página, URLs de origem, endereço de IP (pode nos indicar sua localização geográfica geral), navegador e dados padrão de logs de servidores da Internet; (iii) informações coletadas pelo uso de cookies, pixels, web beacon, memória cachê dos servidores e outras tecnologias, incluindo dados de anúncios.

4. FINALIDADE

4.1. A MLEARN utilizará os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, para as seguintes finalidades, com as quais o USUÁRIO expressamente declara ter pleno conhecimento e concordância ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA”: (i)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (ii)para o tratamento e uso compartilhado de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (iii)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO; (iv)para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral; (v)para a proteção do crédito (incluindo medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais); (vi)para garantir o cumprimento dos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, incluindo o combate à fraude ou a prática de quaisquer ilícitos; (vii)para enviar ao CLIENTE qualquer comunicação prevista nos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, na Política de Privacidade, ou nos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO.

4.2. Ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA” o USUÁRIO expressa e livremente consente com a realização pela MLEARN da coleta e utilização das informações relacionadas nos itens 3.3 e 3.4 acima, para as seguintes finalidades: (i) para viabilizar a utilização do “QUALIFICA”; (ii) para atender a interesses legítimos da MLEARN;

(iii) para viabilizar a prestação do suporte remoto; (iv) para fins de produção de relatórios estatísticos de audiência dos cursos, conteúdos e funcionalidades do “QUALIFICA” utilizados; (v) para o planejamento comercial e de marketing do “QUALIFICA”; (vi) para melhorar a personalização dos cursos, conteúdos e funcionalidades disponibilizadas ao USUÁRIO através do “QUALIFICA” e melhorar a experiência do USUÁRIO.

5. COMPARTILHAMENTO COM TERCEIROS

5.1. A MLEARN não compartilhará, nem tampouco fornecerá a terceiros os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo nas hipóteses previstas a seguir: (i)para seus representantes, prepostos, empregados, gerentes ou procuradores, bem como para parceiros e terceiros que prestem serviços ou trabalhem em nome da MLEARN, incluindo previsão contratual de dever de manutenção da confidencialidade das informações por esses parceiros e terceiros; (ii)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (iii)para a disponibilização em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal disponibilização; (iv)para o exercício e defesa de quaisquer direitos da MLEARN, no âmbito de processos judiciais, administrativos ou arbitrais; (v)para o compartilhamento de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (vi)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, a Política de Privacidade, aos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, ou de medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais.

5.2. Caso o USUÁRIO esteja utilizando o “QUALIFICA” mediante contrato firmado por um PARCEIRO COMERCIAL, ou por TERCEIRO FACILITADOR, a MLEARN poderá compartilhar os dados do “USUÁRIO” e as informações coletadas em decorrência da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO ao respectivo PARCEIRO COMERCIAL ou ao respectivo TERCEIRO FACILITADOR.

6. DADOS COLETADOS ATRAVÉS DOS LINKS

6.1. O USUÁRIO reconhece que ao acessar os links disponíveis no “QUALIFICA” que remetem a websites, conteúdos ou recursos de terceiros, terceiros poderão coletar, utilizar, armazenar e compartilhar outros dados do USUÁRIO, os quais não são controlados pela MLEARN. Ciente disto, o USUÁRIO expressamente concorda que a MLEARN não se responsabilizará pelos dados coletados, utilizados, armazenados ou compartilhados por terceiros, nem tampouco pela política de privacidade dos mesmos. Ao acessar os links, recomendamos que o USUÁRIO leia a política de privacidade de cada website, conteúdo ou recurso acessado.

7. HOSPEDAGEM DOS DADOS E INFORMAÇÕES

7.1. Os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, poderão ser armazenadas em servidores de seu data center ou de terceiros contratados, a critério único e exclusivo da MLEARN.

8. SEGURANÇA

8.1. A MLEARN adota medidas de segurança administrativa, física e eletrônica para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, contra perda ou roubo, acesso não autorizado, divulgação, cópia ou uso indevido.

8.2. O USUÁRIO reconhece que apesar das medidas de segurança adotadas pela MLEARN para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, dada a própria natureza da transmissão de informações através da internet, não é possível garantir que as informações transmitidas por este meio sejam absolutamente invioláveis, não podendo a MLEARN garantir a segurança de qualquer informação transmitida pelo USUÁRIO a MLEARN por meio da internet.

8.3. O USUÁRIO reconhece ainda que nenhum equipamento, software, servidores de dados, servidores de aplicações ou data centers está imune a invasão ou ataque de “hackers” ou qualquer outro agente malicioso. Desta forma, a MLEARN não será responsável por qualquer dano, utilização ou divulgação de dados e informações do USUÁRIO, resultantes dos referidos ataques.

8.4. Os dados pessoais do USUÁRIO são protegidos por CREDENCIAIS DE ACESSO criadas pelo próprio USUÁRIO, o único responsável por manter a guarda e confidencialidade de suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”, além de ser o único responsável por qualquer atividade que ocorra com as suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”.

9. CONFIDENCIALIDADE

9.1. A MLEARN se compromete a manter a privacidade e confidencialidade sobre os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo se a utilização dos mesmos, for expressamente autorizada por força deste instrumento.

9.2. Sem prejuízo do disposto nos itens acima, a privacidade e confidencialidade deixam de ser obrigatórias, se comprovado documentalmente que as informações relacionadas aos dados pessoais do CLIENTE e demais informações coletadas: (i) Estavam no domínio público na data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago; (ii)Tornaram-se partes do domínio público depois da data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago”, por razões não atribuíveis à ação ou omissão das partes; (iii)Foram reveladas em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal revelação.

10. PRAZO DE MANUTENÇÃO

10.1. A MLEARN manterá os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, pelo prazo de 365 dias, após o cancelamento do cadastro do USUÁRIO no “QUALIFICA”, independente do motivo do cancelamento do cadastro. Podendo este prazo ser ampliado, em caso de autorização, alteração ou determinação por algum regulamento, decreto ou legislação aplicável.

11. DIREITOS DO USUÁRIO

10.1. Fica assegurado ao USUÁRIO, a qualquer momento, solicitar perante a MLEARN: (i) acesso aos dados pessoais e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento; (ii) correção de seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;

(iii) a eliminação dos seus dados pessoais dos servidores da MLEARN, ressalvado as hipóteses em que a MLEARN for obrigada a manter os dados do USUÁRIO por força de previsão contratual, legal ou regulatória.

12. CONTATO

11.1. O USUÁRIO poderá contatar a MLEARN por meio do e-mail contato.qualifica@mlearn.com.br, caso deseje obter informações sobre os dados do USUÁRIO coletados, caso deseje atualizar, alterar ou apagar seus dados pessoais, ou ainda, caso tenha qualquer dúvida em relação a esta Política de Privacidade, ou caso, queira relatar qualquer violação ao presente instrumento.

13. DISPONIBILIZAÇÃO

13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.