Já desejou ter uma conexão real com seus clientes e vender mais para eles?

Então, é hora de aprender o que é reciprocidade na hora das vendas. Muitos vendedores não ouvem os clientes, ou acham que sabem o que eles precisam. Isso é algo muito comum no mundo das vendas e fecha muitas portas. Se você acha que não precisa ter um relacionamento ou conexão com o seu cliente para vender, infelizmente você não venderá muito assim. A venda, na grande maioria das vezes, se trata de conexão. Se o seu consumidor não te diz o que ele precisa, se torna impossível que você, vendedor, gere uma oferta de valor para ele, certo?
AUTOMOTIVAÇÃO - Levante e se automotive. O seu dia só ficará melhor a partir de agora! RESILIÊNCIA - A força de vontade que você precisa está dentro de você. Aprenda aqui como libertá-la!
E é justamente sobre essa conexão, sobre essa troca que queremos falar hoje. Falaremos sobre: reciprocidade, suas técnicas e gatilhos mentais. As técnicas de reciprocidade podem te aproximar do seu cliente, e gerar relacionamentos e conexões que vão além de conversas formais, tornando a venda mais fácil, fluida e interativa. No post de hoje, você aprenderá como:
  • a reciprocidade pode ser importante para um vendedor;
  • como ela pode se tornar um gatilho mental para você vender mais;
  • como ela pode te ajudar no relacionamento com a sua equipe;
  • como aplicar as técnicas de reciprocidade que gerem mais vendas no seu dia a dia.
Mas, calma aí! Se você nem sabe o que é reciprocidade, relaxa! Falaremos disso logo abaixo, te dando um exemplo que tornará mais fácil a assimilação desse conceito. Se você tiver outras dúvidas, ou sugestões sobre o tema, pode deixar abaixo seus comentários. Boa leitura!

Introdução: A lei da reciprocidade

Tudo que vai, volta. É a lei do retorno. E não pense que é puramente uma lei da física. Ela pode ser claramente aplicada no mundo dos negócios, e no nosso dia a dia como vendedores. É necessário que reflitamos um pouco sobre o que fazemos ou como lidamos com nossos clientes, certo? Ser um bom vendedor se trata de lidar bem com pessoas, e existem atributos específicos quando falamos em lidar bem com seres-humanos, como: sentimentos, emoções e situações aonde precisamos ser mais intuitivos e emocionais, do que racionais. Você, vendedor, já deve ter passado por situações aonde optou por fazer o bem, ao invés de lucrar mais, certo? Aonde optou por deixar um colega seu ganhar a venda, ou não vender o produto mais caro e sim um que o cliente realmente precisaria. Com certeza isso voltou para você de uma forma positiva. O seu colega pode ter te ajudado futuramente, deixando uma venda para você também, ou o cliente que comprou exatamente o produto que precisava de você, voltou e continuou preferindo o seu atendimento a outros. Isso acontece por que quando optamos por fazer o bem para uma pessoa, é bem provável que esse bem volte para nós pela mão da mesma pessoa. Essa é a lei da reciprocidade. A leia do retorno. Vamos aprofundar um pouco mais sobre o que ela é abaixo.

O que é Reciprocidade

De uma forma técnica, a reciprocidade se traduz como uma relação de troca mútua entre dois ou mais seres humanos dentro de uma sociedade. De uma forma prática, ela significa que você pode fazer algo por alguém, sabendo que aquela pessoa fará o mesmo para você, ou seja, será recíproca. Isso serve para ações boas ou ruins. Se você fizer algo bom, algo bom voltará, se optar por fazer algo ruim, algo ruim voltará. Esse retorno da ação pelas mãos da mesma pessoa que recebeu é a reciprocidade na prática. E, acredite, ela é extremamente importante para a convivência das pessoas em um meio social. Mas você deve estar se perguntando: "Ok, entendi o que é reciprocidade, porém o que isso tem a ver com vendas ou qualquer coisa do tipo?" Muita coisa!

O poder do gatilho mental da reciprocidade

Imagine que está um dia muito, muito quente. Você está andando na rua e suando como se tivesse acabado de sair de um banho. Você finalmente chega ao seu destino: a casa de um amigo seu. Ao entrar na casa dele, ao perceber o calor que você está sentindo, o seu amigo resolve ligar o ar-condicionado, te oferecer uma camisa limpa e seca e um copo gelado de limonada refrescante. Ao ser ofertado com todas essas coisas boas, você não se sentiria grato e com uma espécie de "boa dívida" com o seu amigo? É como se ele estivesse fazendo coisas boas por você, e fosse necessário que você devolvesse essas coisas boas para ele no mesmo nível e intensidade. Esse é um dos gatilhos mentais mais comuns utilizados no mundo das vendas: o gatilho da reciprocidade, do obrigado, da gratidão. Independente do nome, é a mesma coisa. É quando alguém faz algo positivo para você, e você se sente na obrigação de devolver a mesma ação para essa pessoa. É claro que esse exemplo é simples no dia a dia, mas vejamos como ele funcionaria no mundo das vendas.

O Laptop, a reciprocidade e o retorno:

Vamos mudar um pouco o exemplo, ok? Ao invés de uma pessoa com muito calor, vamos imaginar que você é um consumidor que está há tempos procurando um tipo específico de laptop para trabalhar. Você já sabe o que quer, quanto custa mais ou menos e o modelo decidido. Você vai de loja em loja e não consegue encontrar o que precisa. Até que você entra (vamos chamar assim) na Loja X. Na Loja X, existe um vendedor chamado Mário. O Mário recebe você e escuta atenciosamente sobre o laptop que você escolheu. Ele tenta entender quais são as atribuições que você precisa, qual o valor desejado, quais são as necessidades e dores que o laptop te ajudará a sanar. Ao terminar de ouvir, o Mário procura algumas opções, porém não encontra especificamente a que você queria. Um vendedor comum simplesmente deixaria você ir embora, e continuar procurando o que quer. Mas o Mário não. Ele sabe sobre a lei da reciprocidade, ele conhece o gatilho mental do obrigado. Então, ele começa a pesquisar em outras filiais da loja, e em lojas parceiras. Ele encontra, finalmente, o laptop que você quer em uma loja que fica muito distante de onde vocês estão. Ao invés de simplesmente te direcionar para a loja, o Mário conversa com você, faz o pedido do laptop para a sua casa, sem taxa de entrega e com garantia estendida. A venda não cairá na conta do Mário, mas mesmo assim você saiu super-satisfeito com a forma que ele te ajudou.

O retorno do cliente e o gatilho mental na prática:

Meses depois você decide comprar mais alguns aparelhos eletrônicos. Vai direto no Mário. Ele te trata com o mesmo respeito, atenção e carinho. Você decide comprar tudo que precisa de uma vez com ele, fazendo uma ótima compra. O que esse exemplo nos mostra sobre o gatilho mental da reciprocidade? Que quando você entrega valor, mesmo que não vá receber nada na hora, quem recebe esse valor se sentirá em "dívida" com você, e acabará te ajudando de alguma forma. É nisso que esse exemplo (que é bastante comum no mundo das vendas) se baseia: na lei do retorno. Se você ainda tem dúvidas sobre como utilizar essa prática no seu dia a dia, vamos dar uma olhada abaixo nessa técnica:

Como usar aplicar a técnica da reciprocidade para vender mais

#1 - Entregue informações de valor para o seu cliente:

Antes mesmo de começar a vender para o seu cliente, você precisa entregar informações que sejam úteis e de valor para ele. Quando falamos em informações, não quer dizer informações sobre o seu produto e sim informações sobre as necessidades do cliente. Isso demonstrará que você quer resolver o problema dele de uma forma geral, e não apenas empurrar um produto para que ele compre logo. Comece fazendo isso aos poucos, conversando com o cliente e tentando entender para que ele precisa do produto que procura. Algumas vezes você conseguirá até oferecer outros produtos que ajudem mais ele em sua jornada. O ponto aqui é sempre: a informação. Antes de falar qualquer coisa para o cliente, mensure internamente se essa informação fará sentido e ajudará ele. Informações de vendas são desnecessárias, por isso opte sempre por informações que tenham valor agregado.

# 2 - Ofereça algo de valor para o seu cliente:

Essa dica de reciprocidade serve para qualquer momento da venda. O seu cliente está entrando na sua loja? Pergunte se ele aceita um copo de água ou um cafézinho. O seu cliente está no meio do processo de compra? Pergunta se ele quer mais uns segundos para pensar e comparar os preços com os concorrentes, oferecendo um wi-fi gratuito da loja para que ele faça isso. O seu cliente está fechando a venda? Ofereça um desconto ou uma entrega grátis para, ou de repente uma garantia estendida sem aditivo de custo algum. A ideia dessa dica é entregar algo de concreto e de valor para o seu cliente para você já ganhá-lo em algum momento da venda. Ele se sentindo presenteado pode te devolver de diversas formas: comprando de você o que foi ofertado, voltando outras vezes e te procurando ou simplesmente levando mais do que ele levaria. Lembre-se sempre: quando você faz algo para alguém, esse algo voltará para você e a pessoa se sentirá na obrigação de fazer isso acontecer.

# 3 - Promova ações de relacionamento:

Sim, ações de relacionamento tem um grande poder quando falarmos em reciprocidade. Supondo que você seja uma loja de produtos naturais que semanalmente geram ações aonde os seus clientes podem entrar na sua loja e degustar seus produtos. Eles com certeza continuarão a comprar de você, afinal você se relaciona com eles em um âmbito que não é comercial. Você entrega valor para eles por meio de amostras grátis e degustações que não tem intenção alguma de venda. Isso fará com que eles, quando precisarem de qualquer produto natural, voltem até você. Afinal, dentro do gatilho mental da reciprocidade, eles te devem alguma coisa por todas as degustações feitas. Pode parecer um pouco extremo, nós sabemos. Mas isso é uma verdade, e se você começar a praticá-la hoje, com certeza verá seus frutos logo mais!

# 4 - Atenda cada cliente como se ele fosse único:

Na verdade, cada cliente é único. O problema é que os vendedores estão tão focados em vender a qualquer custo, que começam a ver seus clientes como dividendos e multiplicadores, sempre olhando o lucro que conseguem tirar deles. Isso pode funcionar para uma venda aqui e ali, mas esse penssamento não é escalável e não funcionará para sempre. O que precisa ser feito é a priorização de um atendimento de valor, cuidado e atenção com cada cliente. É necessário gastar o tempo da venda tentando entender 100% para que o cliente quer aquele produto. Pense em qual o valor que você pode agregar e como tornar a venda prática e interessante para o cliente. Se você é um daqueles vendedores que tenta empurrar tudo para o cliente, nunca receberá um retorno na lei da reciprocidade. Por isso, priorize um atendimento com educação. Ponha o seu cliente na frente das suas metas, tenha calma, atenção e cuidado com ele. Com certeza uma venda feita nesses moldes, mesmo que pequena, resultará em outras vendas no futuro. E isso é extremamente importante para você continua lucrando constantemente no seu dia a dia.

Conclusão: Use todo o poder da reciprocidade para conquistar mais clientes

A reciprocidade é realmente uma técnica muito subjetiva, porém, ela pode te entregar grandes resultados se você souber utilizá-la corretamente. O primeiro passo, claro, é entender o que é a reciprocidade e como ela pode te ajudar no dia a dia. Releia nossas dicas com calma, e monte um novo tipo de atendimento.
VENDAS EXTERNAS - Descubra em nosso post completo como se tornar um consultor de vendas excepcional! TA CARO - Leia nosso post completo e aprenda a lidar de uma forma prática com as duas palavras que os vendedores mais ouvem.
Recheie esse atendimento com gatilhos mentais que façam o cliente se sentir satisfeito. Se você entregar valor, e manter o seu cliente focado e feliz com o seu atendimento, ele irá te devolver, seja voltando para a sua loja ou comprando mais. Caso tenha ficado com qualquer dúvida ou tenha sugestões sobre o tema, deixe abaixo nos comentários!
Compartilhe:

A utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO está condicionada aos Termos e Condições de Uso Aplicáveis e a Política de Privacidade abaixo:

1. ACEITE A POLITICA DE PRIVACIDADE

1.1. Ao se cadastrar no Aplicativo ou no Site, e utilizar o “QUALIFICA”, o USUÁRIO reconhece que está consentindo expressamente e livremente, com a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO informados no cadastro, na seleção do PLANO PAGO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA”, para as finalidades e de acordo com as condições previstas no presente instrumento.

1.2. O USUÁRIO reconhece que a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, é condição indispensável para a utilização do “QUALIFICA”, nos termos previstos no Artigo 9º, §3º, da Lei nº. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

2. ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

2.1. A MLEARN se reserva o direito de modificar, incluir e/ou alterar as condições da presente Política de Privacidade, a qualquer tempo, a seu exclusivo critério e independente de aviso prévio do USUÁRIO, sendo que tais alterações passarão a vigorar imediatamente após a publicação das alterações no Aplicativo ou no Site.

2.2. A MLEARN recomenda que o USUÁRIO releia regularmente a Política de Privacidade, para verificar as últimas atualizações. Caso o USUÁRIO não concorde com qualquer modificação, inclusão ou alteração na Política de Privacidade, o USUÁRIO deverá cessar o uso do “QUALIFICA”.

3. DADOS E INFORMAÇÕES COLETADOS

3.1. No ato do cadastro o USUÁRIO fornece os seguintes dados pessoais a MLEARN: (i) nome completo; (ii)conta de e-mail; (iii)número de celular.

3.2. Caso o USUÁRIO selecione um PLANO PAGO, o USUÁRIO fornece a MLEARN na Página de Seleção do Plano Pago os seguintes dados: (i) nome completo; (ii) número de CPF; (iii)número de celular; (iv)endereço completo; (v) dados do cartão de crédito.

3.3. No decorrer da utilização do “QUALIFICA” o USUÁRIO poderá, a seu exclusivo critério, fornecer os seguintes dados a MLEARN: (i) classificações e opiniões emitidas sobre os cursos, conteúdos e demais funcionalidades disponíveis no “QUALIFICA”; (ii) definições de preferências e configurações no seu cadastro.

3.4. No decorrer da utilização do QUALIFICA, a MLEARN coleta automaticamente as seguintes informações relacionadas ao uso do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO: (i) atividades realizadas pelo USUÁRIO no “QUALIFICA”, como como inscrições em cursos, lições finalizadas, certificados recebidos e funcionalidades utilizadas; (ii) IDs ou outros identificadores únicos de aparelhos, características de aparelhos e software, informações sobre a conexão, estatísticas sobre visualizações de página, URLs de origem, endereço de IP (pode nos indicar sua localização geográfica geral), navegador e dados padrão de logs de servidores da Internet; (iii) informações coletadas pelo uso de cookies, pixels, web beacon, memória cachê dos servidores e outras tecnologias, incluindo dados de anúncios.

4. FINALIDADE

4.1. A MLEARN utilizará os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, para as seguintes finalidades, com as quais o USUÁRIO expressamente declara ter pleno conhecimento e concordância ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA”: (i)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (ii)para o tratamento e uso compartilhado de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (iii)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO; (iv)para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral; (v)para a proteção do crédito (incluindo medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais); (vi)para garantir o cumprimento dos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, incluindo o combate à fraude ou a prática de quaisquer ilícitos; (vii)para enviar ao CLIENTE qualquer comunicação prevista nos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, na Política de Privacidade, ou nos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO.

4.2. Ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA” o USUÁRIO expressa e livremente consente com a realização pela MLEARN da coleta e utilização das informações relacionadas nos itens 3.3 e 3.4 acima, para as seguintes finalidades: (i) para viabilizar a utilização do “QUALIFICA”; (ii) para atender a interesses legítimos da MLEARN;

(iii) para viabilizar a prestação do suporte remoto; (iv) para fins de produção de relatórios estatísticos de audiência dos cursos, conteúdos e funcionalidades do “QUALIFICA” utilizados; (v) para o planejamento comercial e de marketing do “QUALIFICA”; (vi) para melhorar a personalização dos cursos, conteúdos e funcionalidades disponibilizadas ao USUÁRIO através do “QUALIFICA” e melhorar a experiência do USUÁRIO.

5. COMPARTILHAMENTO COM TERCEIROS

5.1. A MLEARN não compartilhará, nem tampouco fornecerá a terceiros os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo nas hipóteses previstas a seguir: (i)para seus representantes, prepostos, empregados, gerentes ou procuradores, bem como para parceiros e terceiros que prestem serviços ou trabalhem em nome da MLEARN, incluindo previsão contratual de dever de manutenção da confidencialidade das informações por esses parceiros e terceiros; (ii)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (iii)para a disponibilização em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal disponibilização; (iv)para o exercício e defesa de quaisquer direitos da MLEARN, no âmbito de processos judiciais, administrativos ou arbitrais; (v)para o compartilhamento de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (vi)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, a Política de Privacidade, aos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, ou de medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais.

5.2. Caso o USUÁRIO esteja utilizando o “QUALIFICA” mediante contrato firmado por um PARCEIRO COMERCIAL, ou por TERCEIRO FACILITADOR, a MLEARN poderá compartilhar os dados do “USUÁRIO” e as informações coletadas em decorrência da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO ao respectivo PARCEIRO COMERCIAL ou ao respectivo TERCEIRO FACILITADOR.

6. DADOS COLETADOS ATRAVÉS DOS LINKS

6.1. O USUÁRIO reconhece que ao acessar os links disponíveis no “QUALIFICA” que remetem a websites, conteúdos ou recursos de terceiros, terceiros poderão coletar, utilizar, armazenar e compartilhar outros dados do USUÁRIO, os quais não são controlados pela MLEARN. Ciente disto, o USUÁRIO expressamente concorda que a MLEARN não se responsabilizará pelos dados coletados, utilizados, armazenados ou compartilhados por terceiros, nem tampouco pela política de privacidade dos mesmos. Ao acessar os links, recomendamos que o USUÁRIO leia a política de privacidade de cada website, conteúdo ou recurso acessado.

7. HOSPEDAGEM DOS DADOS E INFORMAÇÕES

7.1. Os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, poderão ser armazenadas em servidores de seu data center ou de terceiros contratados, a critério único e exclusivo da MLEARN.

8. SEGURANÇA

8.1. A MLEARN adota medidas de segurança administrativa, física e eletrônica para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, contra perda ou roubo, acesso não autorizado, divulgação, cópia ou uso indevido.

8.2. O USUÁRIO reconhece que apesar das medidas de segurança adotadas pela MLEARN para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, dada a própria natureza da transmissão de informações através da internet, não é possível garantir que as informações transmitidas por este meio sejam absolutamente invioláveis, não podendo a MLEARN garantir a segurança de qualquer informação transmitida pelo USUÁRIO a MLEARN por meio da internet.

8.3. O USUÁRIO reconhece ainda que nenhum equipamento, software, servidores de dados, servidores de aplicações ou data centers está imune a invasão ou ataque de “hackers” ou qualquer outro agente malicioso. Desta forma, a MLEARN não será responsável por qualquer dano, utilização ou divulgação de dados e informações do USUÁRIO, resultantes dos referidos ataques.

8.4. Os dados pessoais do USUÁRIO são protegidos por CREDENCIAIS DE ACESSO criadas pelo próprio USUÁRIO, o único responsável por manter a guarda e confidencialidade de suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”, além de ser o único responsável por qualquer atividade que ocorra com as suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”.

9. CONFIDENCIALIDADE

9.1. A MLEARN se compromete a manter a privacidade e confidencialidade sobre os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo se a utilização dos mesmos, for expressamente autorizada por força deste instrumento.

9.2. Sem prejuízo do disposto nos itens acima, a privacidade e confidencialidade deixam de ser obrigatórias, se comprovado documentalmente que as informações relacionadas aos dados pessoais do CLIENTE e demais informações coletadas: (i) Estavam no domínio público na data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago; (ii)Tornaram-se partes do domínio público depois da data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago”, por razões não atribuíveis à ação ou omissão das partes; (iii)Foram reveladas em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal revelação.

10. PRAZO DE MANUTENÇÃO

10.1. A MLEARN manterá os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, pelo prazo de 365 dias, após o cancelamento do cadastro do USUÁRIO no “QUALIFICA”, independente do motivo do cancelamento do cadastro. Podendo este prazo ser ampliado, em caso de autorização, alteração ou determinação por algum regulamento, decreto ou legislação aplicável.

11. DIREITOS DO USUÁRIO

10.1. Fica assegurado ao USUÁRIO, a qualquer momento, solicitar perante a MLEARN: (i) acesso aos dados pessoais e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento; (ii) correção de seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;

(iii) a eliminação dos seus dados pessoais dos servidores da MLEARN, ressalvado as hipóteses em que a MLEARN for obrigada a manter os dados do USUÁRIO por força de previsão contratual, legal ou regulatória.

12. CONTATO

11.1. O USUÁRIO poderá contatar a MLEARN por meio do e-mail contato.qualifica@mlearn.com.br, caso deseje obter informações sobre os dados do USUÁRIO coletados, caso deseje atualizar, alterar ou apagar seus dados pessoais, ou ainda, caso tenha qualquer dúvida em relação a esta Política de Privacidade, ou caso, queira relatar qualquer violação ao presente instrumento.

13. DISPONIBILIZAÇÃO

13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.