Neste artigo, você vai aprender a importância da retenção de clientes em provedores de internet, formas para manter o seu cliente satisfeito e reduzir as taxas de cancelamento em seu provedor.
Muitos Provedores de Internet Ignoram Esses Pontos
O processo de vendas passa por muitas etapas, desde a prospecção ao pós vendas. Assim, muitos provedores de internet acabam focando na prospecção e no fechamento de contratos, e se esquecem de manter o bom atendimento e a qualidade do serviço, o que abre espaço para que os clientes solicitem o cancelamento e migrem para a concorrência.
Muitas vezes, problemas técnicos com internet, telefone, tv a cabo, acabam acontecendo de forma constante. Pelo fato de vivermos em uma sociedade onde as pessoas estão o tempo inteiro conectadas, qualquer falha na conexão já é motivo para dor de cabeça.
Diante disso e da correria do dia a dia, os provedores têm o desafio de manter o bom atendimento e resolver da melhor forma o problema dos seus clientes, evitando que tornem a acontecer.
E em uma sociedade onde as pessoas estão o tempo inteiro conectadas, qualquer falha na conexão já é motivo para dor de cabeça.
Sabe Qual a Estratégia dos Provedores de Internet de Sucesso?
Você já deve ter ouvido alguém dizer que o custo para atrair novos clientes é muito mais alto do que o para manter os clientes.
Por isto, é muito importante que seja realizada a estratégia de retenção de clientes em provedores de internet, que consistirá em um conjunto de ações que serão realizadas, com o objetivo de tornar a base atual de clientes fiéis ao seu provedor.
Além disso, a retenção auxilia na redução da taxa de cancelamento da sua empresa, a venda de outros produtos e planos, e a tornar seus clientes a melhor propaganda para a sua empresa.
Não se preocupe, essas ações detalharemos mais adiante e são fundamentais para obter sucesso. Sendo assim, provedores que implementam essas ações, conseguem ganhos expressivos na retenção de clientes e conseguem sobreviver em meio a concorrência.
E você provedor, curioso para entender e aplicar essas ações?
Saiba o que fazer para reter os clientes do seu provedor de internet
Diante o nível de exigência dos consumidores, e do volume de ofertas da concorrência para um provedor, prestar um bom atendimento é a atividade básica, que deve ser feita religiosamente.
1- Relacionamento humanizado e aproximado
Vá muito além do bom atendimento. Sendo assim, conheça a fundo o seu cliente, crie e-mails personalizados, faça ligações para acompanhar como anda o nível de satisfação com o seu serviço.
Por meio do atendimento humanizado, o cliente passa a ver o seu provedor não só como uma empresa, mas como uma aliada, uma marca que se importa, na qual pode contar.
2- Amplie seu portfólio de produtos do seu provedor de internet
Além do atendimento personalizado, ofereça também outras possibilidades para o seu cliente, com produtos que realmente farão a diferença, que gerem valor. Porque isso é necessário? Algumas operadoras e provedores já fazem isto, ao ofertar acessos gratuitos a aplicativos educacionais como o Qualifica Cursos, e de entretenimento como o Netflix. Além disso, alguns provedores concedem internet grátis para navegação nas redes sociais
Saiba como funciona o Qualifica Cursos para provedores
3- Crie um programa de fidelidade aos seus clientes
Assim como os ítens acima, são importantes, o programa de fidelidade ajuda, como o nome já fala, a fidelizar seu cliente, uma vez que ele é premiado pelo tempo de contrato com o seu provedor.
Portanto, você pode fornecer descontos na fatura, degustação de planos premium por tempo determinado, bônus de internet.
4- Clube de Vantagens é uma ótima sacada
Dentre os anteriores, o clube de vantagens é uma ótima opção para sua estratégia de fidelização. Ele pode ser criado através de uma parceria entre o provedor e várias empresas, garantindo descontos e benefícios para os clientes.
Por disso, é uma excelente opção, principalmente para você que já trabalha com serviços de valor adicionado. Isto porque, você pode oferecer acessos gratuitos, ou descontos aos produtos SVA do seu portfólio de serviços.
5- Indicação é a Rainha das Estratégias Duradouras para Provedores ISP
De todos os anteriores, considero essa estratégia a mais consistente e duradoura. Quantas vezes você já indicou alguma empresa ou serviço para um amigo? Acredito que muitas. É por isso, quando alguma marca ou serviço prestado nos agrada, queremos que as pessoas que gostamos tenham a mesma experiência que vivemos.
Dessa forma, trabalhar com um benefício de indicação pode incentivar seus clientes e trazer novos contratos para o seu provedor. Por exemplo, você pode oferecer 15% de desconto na fatura para os clientes que indicarem o seu provedor e para as indicações que fecharem novos contratos.
E mais, sabemos que a satisfação dos clientes está diretamente ligada ao índice de cancelamento do seu provedor. Pois bem, agora que você já sabe o que fazer para evitar os cancelamentos, coloque seus clientes no centro da sua estratégia, e veja como será mais fácil crescer e fidelizar sua base de clientes.
6- SVA é Um Diferencial Matador Para Seu provedor de Internet Diante da Concorrência
Além de tudo que dissemos, observe o mercado e analise as demandas mais latentes. Dentre elas, verifique como poderá oferecê-las em seu provedor.
Uma boa alternativa é o investimento em educação, com a crise e o desemprego, as pessoas estão buscando capacitação profissional. E, segundo uma pesquisa realizada pelo INEP, 1,7 milhão de brasileiros têm optado pelo Ensino a Distância.
Por isso, nasceu o Qualifica Cursos, o aplicativo educacional, com mais de 1.500 aulas de desenvolvimento profissional, idiomas, finanças e vendas. Além disso, o Qualifica também possui o MBA em liderança para o Futuro, carteirinha de estudante e certificado digital.
Sendo o SVA Educacional Qualifica criado pela mLearn, trouxe a experiência das grandes Teles para o mercado de Provedores Regionais ISP.
Dessa forma, Presente nas grandes operadoras de telefonia, Vivo e Claro, você pode levar o Qualifica Cursos para o seu provedor e oferecer qualificação profissional para os seus clientes.
Por fim, o resultado é um provedor mais competitivo e que consegue consistentemente gerar mais valor para seus clientes, crescendo cada vez mais e de forma sustentável.
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