Toda empresa só alcança o sucesso com resultados extraordinários mantendo uma equipe de talentos alinhada e focada em objetivos comuns. Mas, eis que surge um conflito interno daqueles que deixam qualquer um de cabelo em pé… E agora, como resolver isso? O que originou o problema? Quais são as possíveis soluções? É certo que todo problema humano demanda esforço, paciência, gestão emocional e equilíbrio para encontrar uma solução. Temos uma tendência natural a acreditar que basta “retirar o elemento” que desencadeou o conflito para que a solução seja encontrada. Mas, na prática não costuma ser bem assim. Esses problemas costumam ter raízes mais profundas e estarem intimamente ligados com a gestão que em algum momento, pode ter deixado a desejar em vários quesitos. Por isso, hoje vamos abordar as causas mais comuns que geram problemas na gestão de pessoas para que você identifique e aja para evitar que se tornem um estorvo na sua empresa. Seria até cômico, se não fosse trágico! Porque se existe algo que pode atrapalhar todo um projeto e fazer com que ele não tenha sucesso, isso é a falha na comunicação. Basta lembrar da torre de babel bíblica que não pode ser concluída porque as pessoas começaram a se desentender na linguagem. Mas, avançando para o século atual, isso ainda acontece e há vários motivos que não são exatamente falar vários idiomas diferentes. Pessoas de cultura, educação e gerações diversas podem ter compreensões distintas sobre uma mesma frase. O que para uns faz total sentido para outros pode soar como “nada com nada”. Estão aí inúmeros exemplos de gírias que não nos deixam mentir: E se ainda não caiu a ficha para você é porque provavelmente você nunca usou uma ficha! Ou seja, essa frase não tem o mesmo impacto na pessoa que viveu essa fase e outra que nunca teve contato. Por isso, se você é gestor de pessoas, analise como anda sua comunicação. As pessoas não estão entregando os resultados solicitados? Ao invés de pensar que elas não possuem compromisso com o trabalho, que tal se certificar de que a tarefa foi de fato compreendida? Por mais que possa parecer estranho, pode haver um gap tão grande entre quem solicita e quem realiza a tarefa que isso pode atrasar totalmente um projeto. Esse é um problema na gestão de pessoas muito comum e que muitas vezes é ignorado até que se torne algo grave. Você já analisou se há problemas de comunicação, corrigiu as falhas e está certo que esta não é a barreira para que tarefas e projetos sejam concluídos. Então, talvez haja algo mais profundo que precisa ser resolvido na raiz. Se você é um gestor que deixa para comunicar todos os feedbacks em determinado dia do ano, saiba que não está fazendo algo produtivo e eficaz. Isso porque deixar para dizer a um colaborador que seus resultados estão aquém do desejado meses depois do ocorrido só vai gerar insatisfação, afinal, ele não pode voltar no tempo e corrigir, uma vez que você deixou passar sem apontar os problemas. Mas, não se engane achando que somente feedbacks negativos devem ser comunicados no momento do ocorrido. As situações positivas também devem receber o devido crédito no momento em que acontecem. Se o colaborador está no escuro e não tem qualquer indicativo de que está falhando ou obtendo sucesso, ele tende a caminhar para desmotivação e insatisfação com o trabalho. Os verdadeiros talentos gostam de ser notados e terem retorno sobre como estão executando o seu trabalho. Se existe esse problema na gestão de pessoas, onde a empresa evita ou deixa o feedback ser dado após meses, não se surpreenda com pedidos de demissão não esperados. Afinal, pessoas desmotivadas tendem a buscar novas oportunidades onde serão ouvidas e terão seu trabalho valorizado. Outro grande problema de gestão que causa inúmeras perdas para a empresa é a falta de confiança do gestor na equipe. Por causa dessa ausência de segurança em delegar, o gestor microgerencia tudo e não dá qualquer nível de autonomia aos seus colaboradores. Isso pode causar muitos problemas, mas dois deles são bem específicos: Pessoas incapazes de tomar qualquer iniciativa, mesmo quando necessário. Pessoas desmotivadas, pois não podem dar um passo sem precisar comunicar ao gestor. Os gestores que são incapazes de delegar funções, ensinar e ajustar a equipe para torná-la autônoma, geralmente são os mesmos que têm medo de perder sua função para outra pessoa que irá “passá-los para trás''. Esse mindset, totalmente negativo, cria equipes que produzem abaixo da expectativa e que não conseguem entregar resultados. Todos perdem com isso, a empresa perde porque não é ágil e o colaborador perde porque não cresce profissionalmente. Há também os gestores que afirmam que os colaboradores não conseguem entregar resultados por mais que eles não estejam fazendo microgerenciamento. Afirmam que as pessoas são incapazes, e essa alegação soa ainda mais imprudente, uma vez que ele é o principal responsável por fazer as contratações e treinar sua equipe. Falta de confiança na equipe é um problema grave de gestão, que precisa de análise das causas e ações preventivas para que isso não gere perdas para todo o ecossistema da organização. Meta existem para serem ousadas e desafiadoras. Metas que todo mundo sabe que vai bater e que não tem nada de novidade são para uma equipe que está sem perspectivas ou não possui muitas ambições. O colaborador que está focado em ter sucesso, quer metas que possam ajudá-lo a chegar próximo disso, pois ele não gosta de monotonia nem estabilidade, ele sabe que pode ir mais longe. E quem forma um time cheio dessas pessoas sabe que pode colocar o desafio lá nas alturas, pois eles irão atrás disso. Agora, o problema acontece quando o gestor consciente de que seu time é capaz de bater metas muito altas e arriscadas resolve criar situações simplesmente impossíveis de acontecer no seu mercado apenas para não pagar as devidas bonificações. Acredite, por mais que se tente encobrir isso sob uma capa de “grande desafio” os colaboradores atuais sabem exatamente quando você está tentando evitar que isso aconteça. E se a empresa não está disposta a fazer isso, eles também não ficarão dispostos a manter a suas entregas e buscas por metas. Esse problema de gestão leva muitos colaboradores a pedirem demissão. Portanto, se vai criar metas extremamente ousadas e desafiadoras, deixe as regras claras para toda a sua equipe e evite esse clima de “estamos buscando coisas impossíveis”. Mais um problema de gestão que precisa ser analisado e resolvido de forma urgente é o da organização que não avança com as novas políticas do RH do mercado e não tem práticas compatíveis com as atuais demandas dos colaboradores. Quer evitar alto turnover na sua empresa por problemas na gestão de pessoas, eis aqui um bom lugar para começar a sua investigação sobre mudanças! Além dos processos básicos do setor que são: fazer triagem, seleção, acompanhamento, procedimentos internos de pagamento, entre outros, geralmente também é função do RH buscar o que há de mais novo relacionado a benefícios, desejos, motivações, perspectivas, tudo que faz com que aquele colaborador permaneça na empresa por um longo tempo. Atualmente, empresas que fomentam ambientes tóxicos, que possuem todos esses problemas na gestão de pessoas que citamos acima, têm sido evitados pelos melhores talentos. Não pense que esses assuntos ficam restritos a empresa, pois com a tecnologia, basta uma breve pesquisa no Google para checar o que as pessoas que trabalham naquele local estão compartilhando sobre ele. Por isso, além de se preocupar com os processos operacionais, está na hora do RH também virar sua atenção para os processos motivacionais que estabeleçam uma cultura atraente, que gera engajamento da equipe bem como a entrega de benefícios emocionais compatíveis com os interesses de seus colaboradores.
Falha de Comunicação
Falta de Feedback
Falta de confiança na equipe
Definição de metas incoerentes
Políticas de RH defasadas
Acompanhe o Blog da Qualifica Corporativo para mais soluções para Rcursos Humanos