A importância de cursos para vendedores

Fazer um curso de vendas pode ser o diferencial entre você e outros vendedores. Sempre falamos aqui no blog sobre a importância de um estudo continuado na sua área de atuação. Os mercados se transformam e os consumidores mudam, e para acompanhar essas mudanças é necessário foco, atualizando-se sempre que possível. Sabemos que isso não é fácil. Com a correria do dia a dia, pressão para atingir metas, vida pessoal e tantas outras variáveis na mesa, fica difícil se atualizar mesmo sabendo a importância desse tipo de movimento. Se quiser saber tudo sobre prospecção de clientes, leia esse nosso outro guia completo.  Pensando em te ajudar, decidimos fazer um apanhado com todos os detalhes sobre o cursos de vendas.
Veja aqui o nosso miniguia completo sobre vendas online e comece a vender hoje que nem um ninja. Aprenda a fazer um planejamento de vendas do zero e ganhe previsibilidade, lendo nosso post completo aqui!
Falaremos sobre os formatos (online e offline), sobre as diferenças entre um tipo de curso técnico ou outro mais conceitual, e muito mais. Organizamos a informação de forma completa para você. Quando você terminar de ler esse post estará apto a tomar uma decisão baseada em suas necessidades e, consequentemente, nos resultados que busca para se tornar um vendedor mais completo e atualizado com as demandas do mercado. Boa leitura!

Porque investir em um Curso de Vendas

Primeiramente, é de extrema importância entender que um curso de vendas é exatamente isso: um investimento. Quando você opta por investir em algo, troca o dinheiro por um bem que virá futuramente. Um curso é um exemplo claro disso. Dado às atuais circunstâncias econômicas, gastar em um curso pode parecer algo supérfluo e que pode ficar em stand-by. Porém, podemos te GARANTIR que esse investimento se pagará, normalmente em um espaço curto de tempo. Vamos analisar o mercado de vendas. O mercado está apertado, com poucas contratações para novos vendedores. Além disso, existe alta competitividade entre os vendedores que já estão inseridos nele. Existirão dois perfis de vendedores procurando empregos nesse mercado:
  1. Vendedores desatualizados, que farão as mesmas coisas sempre e que não conhecem técnicas e métodos de venda que sejam inovadores. Eles podem cumprir suas metas, porém nunca inovarão ou melhorarão o seu entendimento do cliente ou do mercado que estão inseridos.
  2. Vendedores atualizados, que entenderão bastante sobre o mercado que estão inseridos, serão alinhados às novas práticas e técnicas de vendas e saberão criar e manter um relacionamento duradouro com o cliente.
Sinceramente, qual dos dois vendedores você acha que seria contratado? Acho que a resposta está clara, certo? Se atualizar não é uma questão de luxo, é uma necessidade. Por isso é chamado de investimento. Você investe tempo e dinheiro em si mesmo, e ganha isso de volta lá na frente, pois oferecerá diferenciais perante a outros vendedores.

As diferenças entre uma palestra, workshop e um curso de vendas

Também não adianta de nada escolher um curso de vendas qualquer sem entender quais são as suas necessidades reais nesse momento. Antes mesmo de escolher um curso, é necessário entender as principais diferenças entre palestras, workshops e um curso de vendas. Aprenda a seguir como funciona cada modelo:

Palestras:

As palestras tendem a ser enxutas, focando em apenas um ou, no máximo, dois assuntos. Com duração normalmente de 1 dia, o palestrante dá um overview (visão geral) sobre os assuntos propostos, explicando ponto a ponto. O objetivo da palestra é estimular a busca de conhecimentos correlatos com o assunto abordado. Por exemplo: No mundo das vendas podemos ver diversas palestras motivacionais. Elas visam explicar o poder da motivação e como ela pode ser usada a favor do vendedor. Se você apenas for a palestra e entender por que a motivação é importante, de nada vai adiantar. É necessário buscar conhecimentos que complementem o que foi visto lá. Por isso as palestras precisam sempre ser complementares a outras formas de estudo.

Workshops:

O workshop é um meio termo entre os dois lados: um pouco de palestra e um pouco de curso. Na palestra, apenas um assunto é abordado e desenvolvido durante horas. O workshop, por sua vez, visa a troca de informações entre seus participantes. Em inglês, workshop significa "oficina". O objetivo é aprofundar-se em diversas questões, sempre de uma forma prática e participativa. É um modelo que conta com a participação ativa dos alunos durante todo o processo (exposição do assunto, discussão sobre o mesmo e conclusão sobre o que foi aprendido), diferente da palestra. Normalmente em workshops de vendas são tratados assuntos sobre o mercado e clientes, porém de forma minimalista e rápida. Ele também funciona como complementos para outras formas de estudo.

Curso de Vendas:

O curso de vendas pode incluir workshops e palestras, mas o conteúdo é mais aprofundado e técnico. Vejamos o porquê:
  1. Dentro de um curso de vendas serão abordados diversos assuntos, não apenas um ou dois como seriam com as palestras ou workshops.
  2. Esses assuntos serão tratados individualmente com a devida atenção para cada um deles. Isso tornará o aprendizado muito mais completo e mais fácil para quem busca aprender de verdade
  3. Em um curso de vendas você verá na prática como tratar de assuntos como: as melhores técnicas e práticas de venda, entendimento do consumidor e do mercado, domínio do relacionamento com o cliente, técnicas de linguagem corporal e PNL, negociação e argumentação, entre outros.
  4. Na conclusão do curso você pode receber um certificado que comprovará que você tem domínio sobre aquilo que foi ensinado. Isso pode ser um diferencial no mercado de trabalho.

O que esperar de um curso de técnicas de vendas?

Agora que você já sabe as diferenças entre workshop, palestras e curso de vendas, fica fácil visualizar que o curso é o pilar mais importante para o seu aprendizado. Mas o que esperar, na prática, de um curso de técnicas de vendas? Isso depende muito do curso. Aqui no blog procuramos sempre passar informações que sejam práticas e que funcionem no dia a dia do vendedor. Testamos essas técnicas anteriormente (algumas pessoas da equipe trabalham com vendas) e trazemos para vocês apenas o que funciona. Alguns cursos podem ser muito teóricos e focam apenas em passar o conceitual das vendas. Esses cursos são bons para que você enraíze os conceitos gerais para ser um vendedor. Eles funcionam muito bem para quem está começando. Agora, se você já é um vendedor experiente e quer apenas se atualizar no mercado, busque por cursos que sejam práticos e abordem todos os pontos citados no tópico de curso de vendas, acima. Aprender na prática sobre linguagem corporal, por exemplo, é muito mais aplicável do que aprender a teoria de oferta e demanda.

Como escolher um curso de vendas

Você sabe que tipo de vendedor você é? Sabe em qual mercado vai querer trabalhar nos próximos anos? Gerencia uma equipe de vendas ou é vendedor? O seu segmento é B2b ou b2c? Essas são apenas algumas das perguntas que precisam ser feitas antes de escolher um curso de vendas. Existem tantas, mais tantas opções, que se torna incoerente apontar apenas um curso como o melhor. Por exemplo, para um curso de vendas com foco no b2b a negociação PRECISA ser um tópico de destaque na grade. Se for b2c, é possível substituir o tópico por linguagem corporal. Embora aprender sobre negociação ser importante, a linguagem corporal tem mais destaque na venda para clientes. Não é que você vá deixar de aprender um tópico para focar no outro, é apenas uma questão de priorizar o que importa para você. Faça-se três perguntas antes de escolher um curso de vendas:
  1. Para que eu preciso desse curso?
  2. Como esse curso pode me ajudar na prática?
  3. Quais objetivos futuros eu poderia atingir com esse curso?
Essas três perguntas direcionam você para o motivo, o formato e o objetivo final do curso. Isso é o que é essencial para a sua tomada de decisão.

Erros que você não deve cometer na hora de comprar um curso para vendas

O setor de vendas é uma área lotada. Existem milhares de "gurus" e "oportunidades únicas". Como qualquer área com muito fluxo de pessoas, é importante ficar atento para não cometer erros na hora de comprar um curso de vendas. Esses erros podem custar o seu investimento, tanto financeiro quanto de tempo. Vamos ver abaixo alguns dos erros mais comuns na compra de um curso de vendas:
  1. Optar pelo curso errado, por que ele parecia ser o que você precisava. Esse erro é bem comum. As pessoas não olham a fundo o que precisam em um curso e compram apenas baseadas na "intuição." Analise TUDO o que será ensinado antes de comprar.
  2. Não estar preparado para investir o seu tempo no curso. Como dito anteriormente, um curso de vendas é um investimento de tempo e dinheiro. Se você não se preparar e se organizar para estudar e praticar tudo o que é ensinado, não aproveitará o curso como um todo.
  3. Optar por cursos que prometem o céu e a terra. Somos todos vendedores aqui, certo? Sabemos que é necessário fazer o cliente ver o valor por trás do nosso produto. Isso é normal. O que não é são cursos que prometem que vão mudar a sua vida da noite para o dia, apenas com algumas aulas. Infelizmente não é assim. Prática e teoria são diferentes, e ambas exigem bastante do vendedor.
A equação, então, deve ser: trabalho + estudo + prática e persistência = vendedor top do mercado. Fuja de cursos que dizem fazer "milagres". Procure os que te dão base para alçar seus próprios voos e prometem as técnicas que REALMENTE funcionam no mercado.

Curso de vendas online ou offline – O que é melhor?

Tão importante quanto o tipo certo de curso de vendas é escolher a forma como você irá fazer esse curso. Você pode optar pelo online e offline, dependendo do modo que você queira levar o seu aprendizado. Vamos ver algumas características de ambos:

Cursos online de vendas:

  • Você pode priorizar o seu tempo e estudar quando quiser.
  • É possível priorizar o local: você pode acessar o curso aonde quiser.
  • Existem fóruns de discussão e contato online (via e-mail) com o professor.
  • Toda a matéria ficará armazenada no seu computador para você rever sempre que precisar.

Cursos offline de vendas:

  • Possibilidade de Networking com outros profissionais de vendas.
  • O método de aprendizado pode ser mais consistente, dependendo da forma como você gosta de aprender.
  • Você precisa se deslocar até o local do curso, porém o seu foco ficará mais afiado já que as aulas são ao vivo.
Com essa comparação, podemos ver que não existe um formato perfeito para um curso de vendas. Seja online ou offline, as opções ajudam a qualquer tipo de vendedor. A variedade nos formatos do curso acomoda desde o vendedor que tem tempo livre para se deslocar e aprender ao vivo até o vendedor que precisa priorizar o seu tempo e deslocamento. Faça uma escolha sábia, sempre se baseando em suas prioridades e modo de aprender.

Conclusão: Investir em um curso de vendas é um passo importante para se tornar um vendedor de sucesso

Tornar-se um vendedor de sucesso é um objetivo ousado. O primeiro passo para você atingi-lo é justamente fazendo um curso de vendas que seja prático. Antes de escolher, olhe o background do lugar que oferece o curso, conheça sua metodologia e o conteúdo oferecido. Quer se tornar um vendedor completo e pronto para lidar com qualquer situação de vendas? Leia esse artigo  Escolhendo o curso certo você se prepara para o mercado de trabalho e ao mesmo tempo desenvolve suas habilidades profissionais. É uma forma de caminhar para dois objetivos, com um movimento apenas. Já imaginou o que o seu cliente realmente pensa de você? Conheça 10 tipos de linguagem corporal, nesse artigo. Use o tempo que precisar e sempre pesquise antes. Temos certeza que a melhor opção de curso de vendas está bem perto de você. Tudo que você precisa fazer é olhar com calma e a encontrará logo à frente. Ficou alguma dúvida quanto aos diferenciais dos cursos? Não entendeu alguma parte sobre como escolher seu curso de vendas? Deixe seu comentário ou dúvida abaixo!
Compartilhe:

A utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO está condicionada aos Termos e Condições de Uso Aplicáveis e a Política de Privacidade abaixo:

1. ACEITE A POLITICA DE PRIVACIDADE

1.1. Ao se cadastrar no Aplicativo ou no Site, e utilizar o “QUALIFICA”, o USUÁRIO reconhece que está consentindo expressamente e livremente, com a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO informados no cadastro, na seleção do PLANO PAGO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA”, para as finalidades e de acordo com as condições previstas no presente instrumento.

1.2. O USUÁRIO reconhece que a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, é condição indispensável para a utilização do “QUALIFICA”, nos termos previstos no Artigo 9º, §3º, da Lei nº. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

2. ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

2.1. A MLEARN se reserva o direito de modificar, incluir e/ou alterar as condições da presente Política de Privacidade, a qualquer tempo, a seu exclusivo critério e independente de aviso prévio do USUÁRIO, sendo que tais alterações passarão a vigorar imediatamente após a publicação das alterações no Aplicativo ou no Site.

2.2. A MLEARN recomenda que o USUÁRIO releia regularmente a Política de Privacidade, para verificar as últimas atualizações. Caso o USUÁRIO não concorde com qualquer modificação, inclusão ou alteração na Política de Privacidade, o USUÁRIO deverá cessar o uso do “QUALIFICA”.

3. DADOS E INFORMAÇÕES COLETADOS

3.1. No ato do cadastro o USUÁRIO fornece os seguintes dados pessoais a MLEARN: (i) nome completo; (ii)conta de e-mail; (iii)número de celular.

3.2. Caso o USUÁRIO selecione um PLANO PAGO, o USUÁRIO fornece a MLEARN na Página de Seleção do Plano Pago os seguintes dados: (i) nome completo; (ii) número de CPF; (iii)número de celular; (iv)endereço completo; (v) dados do cartão de crédito.

3.3. No decorrer da utilização do “QUALIFICA” o USUÁRIO poderá, a seu exclusivo critério, fornecer os seguintes dados a MLEARN: (i) classificações e opiniões emitidas sobre os cursos, conteúdos e demais funcionalidades disponíveis no “QUALIFICA”; (ii) definições de preferências e configurações no seu cadastro.

3.4. No decorrer da utilização do QUALIFICA, a MLEARN coleta automaticamente as seguintes informações relacionadas ao uso do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO: (i) atividades realizadas pelo USUÁRIO no “QUALIFICA”, como como inscrições em cursos, lições finalizadas, certificados recebidos e funcionalidades utilizadas; (ii) IDs ou outros identificadores únicos de aparelhos, características de aparelhos e software, informações sobre a conexão, estatísticas sobre visualizações de página, URLs de origem, endereço de IP (pode nos indicar sua localização geográfica geral), navegador e dados padrão de logs de servidores da Internet; (iii) informações coletadas pelo uso de cookies, pixels, web beacon, memória cachê dos servidores e outras tecnologias, incluindo dados de anúncios.

4. FINALIDADE

4.1. A MLEARN utilizará os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, para as seguintes finalidades, com as quais o USUÁRIO expressamente declara ter pleno conhecimento e concordância ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA”: (i)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (ii)para o tratamento e uso compartilhado de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (iii)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO; (iv)para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral; (v)para a proteção do crédito (incluindo medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais); (vi)para garantir o cumprimento dos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, incluindo o combate à fraude ou a prática de quaisquer ilícitos; (vii)para enviar ao CLIENTE qualquer comunicação prevista nos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, na Política de Privacidade, ou nos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO.

4.2. Ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA” o USUÁRIO expressa e livremente consente com a realização pela MLEARN da coleta e utilização das informações relacionadas nos itens 3.3 e 3.4 acima, para as seguintes finalidades: (i) para viabilizar a utilização do “QUALIFICA”; (ii) para atender a interesses legítimos da MLEARN;

(iii) para viabilizar a prestação do suporte remoto; (iv) para fins de produção de relatórios estatísticos de audiência dos cursos, conteúdos e funcionalidades do “QUALIFICA” utilizados; (v) para o planejamento comercial e de marketing do “QUALIFICA”; (vi) para melhorar a personalização dos cursos, conteúdos e funcionalidades disponibilizadas ao USUÁRIO através do “QUALIFICA” e melhorar a experiência do USUÁRIO.

5. COMPARTILHAMENTO COM TERCEIROS

5.1. A MLEARN não compartilhará, nem tampouco fornecerá a terceiros os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo nas hipóteses previstas a seguir: (i)para seus representantes, prepostos, empregados, gerentes ou procuradores, bem como para parceiros e terceiros que prestem serviços ou trabalhem em nome da MLEARN, incluindo previsão contratual de dever de manutenção da confidencialidade das informações por esses parceiros e terceiros; (ii)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (iii)para a disponibilização em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal disponibilização; (iv)para o exercício e defesa de quaisquer direitos da MLEARN, no âmbito de processos judiciais, administrativos ou arbitrais; (v)para o compartilhamento de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (vi)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, a Política de Privacidade, aos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, ou de medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais.

5.2. Caso o USUÁRIO esteja utilizando o “QUALIFICA” mediante contrato firmado por um PARCEIRO COMERCIAL, ou por TERCEIRO FACILITADOR, a MLEARN poderá compartilhar os dados do “USUÁRIO” e as informações coletadas em decorrência da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO ao respectivo PARCEIRO COMERCIAL ou ao respectivo TERCEIRO FACILITADOR.

6. DADOS COLETADOS ATRAVÉS DOS LINKS

6.1. O USUÁRIO reconhece que ao acessar os links disponíveis no “QUALIFICA” que remetem a websites, conteúdos ou recursos de terceiros, terceiros poderão coletar, utilizar, armazenar e compartilhar outros dados do USUÁRIO, os quais não são controlados pela MLEARN. Ciente disto, o USUÁRIO expressamente concorda que a MLEARN não se responsabilizará pelos dados coletados, utilizados, armazenados ou compartilhados por terceiros, nem tampouco pela política de privacidade dos mesmos. Ao acessar os links, recomendamos que o USUÁRIO leia a política de privacidade de cada website, conteúdo ou recurso acessado.

7. HOSPEDAGEM DOS DADOS E INFORMAÇÕES

7.1. Os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, poderão ser armazenadas em servidores de seu data center ou de terceiros contratados, a critério único e exclusivo da MLEARN.

8. SEGURANÇA

8.1. A MLEARN adota medidas de segurança administrativa, física e eletrônica para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, contra perda ou roubo, acesso não autorizado, divulgação, cópia ou uso indevido.

8.2. O USUÁRIO reconhece que apesar das medidas de segurança adotadas pela MLEARN para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, dada a própria natureza da transmissão de informações através da internet, não é possível garantir que as informações transmitidas por este meio sejam absolutamente invioláveis, não podendo a MLEARN garantir a segurança de qualquer informação transmitida pelo USUÁRIO a MLEARN por meio da internet.

8.3. O USUÁRIO reconhece ainda que nenhum equipamento, software, servidores de dados, servidores de aplicações ou data centers está imune a invasão ou ataque de “hackers” ou qualquer outro agente malicioso. Desta forma, a MLEARN não será responsável por qualquer dano, utilização ou divulgação de dados e informações do USUÁRIO, resultantes dos referidos ataques.

8.4. Os dados pessoais do USUÁRIO são protegidos por CREDENCIAIS DE ACESSO criadas pelo próprio USUÁRIO, o único responsável por manter a guarda e confidencialidade de suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”, além de ser o único responsável por qualquer atividade que ocorra com as suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”.

9. CONFIDENCIALIDADE

9.1. A MLEARN se compromete a manter a privacidade e confidencialidade sobre os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo se a utilização dos mesmos, for expressamente autorizada por força deste instrumento.

9.2. Sem prejuízo do disposto nos itens acima, a privacidade e confidencialidade deixam de ser obrigatórias, se comprovado documentalmente que as informações relacionadas aos dados pessoais do CLIENTE e demais informações coletadas: (i) Estavam no domínio público na data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago; (ii)Tornaram-se partes do domínio público depois da data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago”, por razões não atribuíveis à ação ou omissão das partes; (iii)Foram reveladas em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal revelação.

10. PRAZO DE MANUTENÇÃO

10.1. A MLEARN manterá os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, pelo prazo de 365 dias, após o cancelamento do cadastro do USUÁRIO no “QUALIFICA”, independente do motivo do cancelamento do cadastro. Podendo este prazo ser ampliado, em caso de autorização, alteração ou determinação por algum regulamento, decreto ou legislação aplicável.

11. DIREITOS DO USUÁRIO

10.1. Fica assegurado ao USUÁRIO, a qualquer momento, solicitar perante a MLEARN: (i) acesso aos dados pessoais e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento; (ii) correção de seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;

(iii) a eliminação dos seus dados pessoais dos servidores da MLEARN, ressalvado as hipóteses em que a MLEARN for obrigada a manter os dados do USUÁRIO por força de previsão contratual, legal ou regulatória.

12. CONTATO

11.1. O USUÁRIO poderá contatar a MLEARN por meio do e-mail contato.qualifica@mlearn.com.br, caso deseje obter informações sobre os dados do USUÁRIO coletados, caso deseje atualizar, alterar ou apagar seus dados pessoais, ou ainda, caso tenha qualquer dúvida em relação a esta Política de Privacidade, ou caso, queira relatar qualquer violação ao presente instrumento.

13. DISPONIBILIZAÇÃO

13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.