Pesquisas comprovam que o aprendizado não se resume apenas a estudos de palestras, livros, workshops ou artigos. Muito ensinamentos são passados no cotidiano por meio de conversas, experiências, produções midiáticas, e filmes. De acordo com especialistas, ao ouvir ou ver histórias, partes do cérebro humano são ativados de modo a parecer que aquilo é real e está de fato acontecendo. Segundo estudos, o ser humano chega a lembrar de 80% do que viram ou fizeram, e apenas 20% daquilo que leram. Desta forma, a comunicação visual exerce um papel crucial para o processo de aprendizagem. No mercado cinematográfico, diversas obras produzem conteúdos de aprendizado sobre o mercado comercial. Com o olhar mais aguçado e o desejo de saber, o telespectador consegue tirar proveito de experiências cinematográficas e adaptá-las para o dia a dia dos negócios. Um dos grandes sucessos e exemplos do cinema mundial de 2014 foi o filme “O lobo de Wall Street”. Dirigido por Martin Scorsese e estrelado por Leonardo DiCaprio, o longa é uma adaptação da autobiografia best-seller, com o mesmo nome, de Jordan Belford. Em 2014 o longa metragem rendeu ao ator protagonista, Leonardo DiCaprio, o prêmio de melhor ator no Globo de Ouro, além de 5 indicações ao Oscar, incluindo melhor roteiro adaptado, melhor filme, melhor diretor, ator coadjuvante aJonah Hill e ator para Leonardo DiCaprio. A obra retrata a história de ascensão profissional de Jordan Belfort, corretor de ações que, aos 26 anos, já ganhava 49 milhões de dólares por ano. Com o título de referência ao apelido que Belfort ganhou em seus anos de ouro a frente da empresa Stratton Oakmont, o filme é um sucesso aclamado pelas críticas e premiações. Apesar de ter sido alvo de críticas por alguns especialistas do ramo por ter um conteúdo polêmico, a produção destaca ensinamento de uma cultura de venda muito forte e eficiente. Através do olhar apurado, é possível absorver aprendizados cruciais para a ascensão no mercado de vendas. O artigo busca contextualizar o leitor sobre a história de um dos mais famosos corretores de ações do mundo e apurar dicas relevantes para negócios do mercado consumidor. Abaixo, seguem os principais assuntos que serão apresentados. o Dia a dia da área de vendas o Contextualização do “Lobo de Wall Street” o Dicas para vender como o “Lobo de Wall Street”

Dia a dia da área de vendas

Com o mundo cada vez mais globalizado e conectado, novas possibilidades e soluções são constantemente criadas para suprir demandas do mercado consumidor. Deste modo, a possibilidade de contato do consumidor com os mais variados negócios de consumo pelo mundo se torna cada vez mais eficaz, aumentando ainda mais o cenário competitivo e de sobrevivência do mercado. Para se adequar às demandas e sobreviver no negócio de vendas, o bom empresário ou varejista precisa se impor e descobrir diferenciais que chamem a atenção e adesão do público à sua ideia. Desta forma, cria-se ferramentas que otimizam a experiência de venda, seja para o vendedor ou para o consumidor. Um dos maiores desafios no dia a dia da área de vendas é a inconstância de lucros, sendo importante lidar com os altos e baixos do mercado. Pensando nisso, vendedores criam rotinas de disciplina, para a melhor administração de riscos. Embora o filme em questão, “O Lobo de Wall Street”, conte a história do mercado de vendas no início dos anos 1990, época sem a forte presença da internet no cotidiano das pessoas e nas empresas, os ensinamentos e técnicas, se adaptados à nova realidade da geração, podem gerar eficácia no meio comercial.

Contextualização do Lobo de Wall Street

O filme “O Lobo de Wall Street” é um longa-metragem dirigido por Martin Scorsese e estrelado pelo renomado ator hollywoodiano Leonardo DiCaprio. O filme foi lançado em 25 de dezembro de 2013 nos Estados Unidos, e alcançou a marca de mais de U$300 milhões arrecadados em bilheterias ao redor do mundo, sendo o filme de maior sucesso de bilheteria do diretor Martin Scorsese. O filme conta a história de vida do influente corretor de ações, Jordan Belfort, um jovem corretor da bolsa de valores que marcou o mundo dos negócios com sua ascensão profissional e envolvimentos em crime de colarinho branco. Jordan Belfort era um jovem nova iorquino em busca da concretização de seu sonho de sucesso, que trabalhava em uma empresa cotada em bolsa. Mas com o “crash” da “segunda-feira negra”, em 1987, acaba perdendo o emprego e entrando para o limbo profissional dos negócios. Através do apoio e incentivo de sua primeira esposa, Teresa Petrillo, Jordan voltou ao mercado, em uma pequena agência. Tempos depois, Jordan e seu amigo vendedor, Donnie Azoff, decidem abrir sua própria empresa, cujo nome era Stratton Oakmont. Pouco tempo depois, a Stratton Oakmnot já havia se tornado uma empresa de bilhões de dólares. O carismático e persuasivo corretor conquista a ascensão de sua empresa por meio de esquemas legais ou não, alimentados por uma espiral de poder, ganância, sexo, drogas, corrupção, dinheiro e excessos. Insaciável, o conhecido lobo de Wall Street nunca se vê satisfeito mesmo com seus milhões acumulados de negócios, o que acaba atraindo a atenção de autoridades. Em 1998, autoridades alcançaram as atividades ilegais de Jordan e fecharam a empresa Stratton Oakmont. Jordan Belfort foi acusado pelos crimes de lavagem de dinheiro e fraude de valores imobiliários, e condenado a três anos de prisão em uma instalação de segurança mínima, na cidade de Nevada nos Estados Unidos. Com esquemas de motivação e treinamento, Jordan Belfort transformou uma equipe inicialmente inexperiente, em um polo de vendas de ações eficaz.

Dicas para vender como o Lobo De Wall Street

O filme “Lobo de Wall Street” é baseado no livro de mesmo nome, que conta a história de Jordan Belford que, aos 22 anos ingressou no coração do distrito financeiro, o Wall Street em Manhattan. Belford montou sua própria corretora de seguros em uma loja de carros abandonada e, aos 26 anos, conseguiu levantar mais de U$49 milhões. Na obra, o líder revela uma paixão e entusiasmo que motivam toda a equipe. Jordan Belfort cria um ambiente de busca por resultados em seu negócio e equipe. Na obra, fica clara a fundamental função de identificação de um bom líder na gerência da empresa. O filme mostra o uso de artifícios antiéticos e imorais na escalada de Belford ao sucesso financeiro, mas também contextualiza o cenário comercial regado a ensinamentos e técnicas de vendas que podem ser usufruídas e aplicadas em empresas.

1- Criação de necessidade

Ao assistir ao filme, fica muito claro a preocupação de Jordan Belford em fazer várias perguntas aos clientes. Segundo Jordan, muitas vezes o cliente não está interessado em consumir um produto ou serviço, mas através de uma enxurrada de perguntas, é possível criar uma necessidade de consumo ao cliente. Então, não foque no produto final, mas sim no resultado que a ação trará para o consumidor.

2- Motivação

No filme, Jordan motiva a equipe de forma nada convencional, com festas, shows, promoção de competições. Fica bastante claro que não adianta apenas o dono desejar aumentar as vendas e o sucesso da empresa, mas a equipe também deve almejar os mesmos objetivos. Então, Belford motiva seus funcionários ao crescimento.

3- Treinamento

Na fundação de seu negócio, Jordan não tinha capital suficiente para contratar pessoas com experiência. Com isso, ele contratou funcionários sem experiência e os transformou. Com o dom da oratória, Belford proporcionou um script de vendas e treinou sua equipe e funcionários para o bom atendimento.

4- Confiança

Fica claro para quem assiste a obra a importância do estabelecimento de confiança com os clientes para a ascensão do negócio de Jordan. Segundo o filme, grande parte dos resultados obtidos por Jordan Belford foram através da venda de ações de baixo preço e alto risco de empresas desconhecidas. A proeza da venda, à primeira vista sem sentido, se deu pelo desenvolvimento da confiança dos clientes. De início, clientes não queriam arriscar ações de baixo custo, logo, Jordan passou a vender ações de empresas grandes para o processo de criação da confiança de clientes. Após a conquista, passou a vender as ações de início indesejadas e arriscadas. Através desta confiança, o varejista produz apoio e possibilidade de otimização de vendas no mercado.
Compartilhe:

A utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO está condicionada aos Termos e Condições de Uso Aplicáveis e a Política de Privacidade abaixo:

1. ACEITE A POLITICA DE PRIVACIDADE

1.1. Ao se cadastrar no Aplicativo ou no Site, e utilizar o “QUALIFICA”, o USUÁRIO reconhece que está consentindo expressamente e livremente, com a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO informados no cadastro, na seleção do PLANO PAGO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA”, para as finalidades e de acordo com as condições previstas no presente instrumento.

1.2. O USUÁRIO reconhece que a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, é condição indispensável para a utilização do “QUALIFICA”, nos termos previstos no Artigo 9º, §3º, da Lei nº. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

2. ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

2.1. A MLEARN se reserva o direito de modificar, incluir e/ou alterar as condições da presente Política de Privacidade, a qualquer tempo, a seu exclusivo critério e independente de aviso prévio do USUÁRIO, sendo que tais alterações passarão a vigorar imediatamente após a publicação das alterações no Aplicativo ou no Site.

2.2. A MLEARN recomenda que o USUÁRIO releia regularmente a Política de Privacidade, para verificar as últimas atualizações. Caso o USUÁRIO não concorde com qualquer modificação, inclusão ou alteração na Política de Privacidade, o USUÁRIO deverá cessar o uso do “QUALIFICA”.

3. DADOS E INFORMAÇÕES COLETADOS

3.1. No ato do cadastro o USUÁRIO fornece os seguintes dados pessoais a MLEARN: (i) nome completo; (ii)conta de e-mail; (iii)número de celular.

3.2. Caso o USUÁRIO selecione um PLANO PAGO, o USUÁRIO fornece a MLEARN na Página de Seleção do Plano Pago os seguintes dados: (i) nome completo; (ii) número de CPF; (iii)número de celular; (iv)endereço completo; (v) dados do cartão de crédito.

3.3. No decorrer da utilização do “QUALIFICA” o USUÁRIO poderá, a seu exclusivo critério, fornecer os seguintes dados a MLEARN: (i) classificações e opiniões emitidas sobre os cursos, conteúdos e demais funcionalidades disponíveis no “QUALIFICA”; (ii) definições de preferências e configurações no seu cadastro.

3.4. No decorrer da utilização do QUALIFICA, a MLEARN coleta automaticamente as seguintes informações relacionadas ao uso do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO: (i) atividades realizadas pelo USUÁRIO no “QUALIFICA”, como como inscrições em cursos, lições finalizadas, certificados recebidos e funcionalidades utilizadas; (ii) IDs ou outros identificadores únicos de aparelhos, características de aparelhos e software, informações sobre a conexão, estatísticas sobre visualizações de página, URLs de origem, endereço de IP (pode nos indicar sua localização geográfica geral), navegador e dados padrão de logs de servidores da Internet; (iii) informações coletadas pelo uso de cookies, pixels, web beacon, memória cachê dos servidores e outras tecnologias, incluindo dados de anúncios.

4. FINALIDADE

4.1. A MLEARN utilizará os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, para as seguintes finalidades, com as quais o USUÁRIO expressamente declara ter pleno conhecimento e concordância ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA”: (i)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (ii)para o tratamento e uso compartilhado de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (iii)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO; (iv)para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral; (v)para a proteção do crédito (incluindo medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais); (vi)para garantir o cumprimento dos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, incluindo o combate à fraude ou a prática de quaisquer ilícitos; (vii)para enviar ao CLIENTE qualquer comunicação prevista nos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, na Política de Privacidade, ou nos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO.

4.2. Ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA” o USUÁRIO expressa e livremente consente com a realização pela MLEARN da coleta e utilização das informações relacionadas nos itens 3.3 e 3.4 acima, para as seguintes finalidades: (i) para viabilizar a utilização do “QUALIFICA”; (ii) para atender a interesses legítimos da MLEARN;

(iii) para viabilizar a prestação do suporte remoto; (iv) para fins de produção de relatórios estatísticos de audiência dos cursos, conteúdos e funcionalidades do “QUALIFICA” utilizados; (v) para o planejamento comercial e de marketing do “QUALIFICA”; (vi) para melhorar a personalização dos cursos, conteúdos e funcionalidades disponibilizadas ao USUÁRIO através do “QUALIFICA” e melhorar a experiência do USUÁRIO.

5. COMPARTILHAMENTO COM TERCEIROS

5.1. A MLEARN não compartilhará, nem tampouco fornecerá a terceiros os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo nas hipóteses previstas a seguir: (i)para seus representantes, prepostos, empregados, gerentes ou procuradores, bem como para parceiros e terceiros que prestem serviços ou trabalhem em nome da MLEARN, incluindo previsão contratual de dever de manutenção da confidencialidade das informações por esses parceiros e terceiros; (ii)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (iii)para a disponibilização em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal disponibilização; (iv)para o exercício e defesa de quaisquer direitos da MLEARN, no âmbito de processos judiciais, administrativos ou arbitrais; (v)para o compartilhamento de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (vi)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, a Política de Privacidade, aos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, ou de medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais.

5.2. Caso o USUÁRIO esteja utilizando o “QUALIFICA” mediante contrato firmado por um PARCEIRO COMERCIAL, ou por TERCEIRO FACILITADOR, a MLEARN poderá compartilhar os dados do “USUÁRIO” e as informações coletadas em decorrência da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO ao respectivo PARCEIRO COMERCIAL ou ao respectivo TERCEIRO FACILITADOR.

6. DADOS COLETADOS ATRAVÉS DOS LINKS

6.1. O USUÁRIO reconhece que ao acessar os links disponíveis no “QUALIFICA” que remetem a websites, conteúdos ou recursos de terceiros, terceiros poderão coletar, utilizar, armazenar e compartilhar outros dados do USUÁRIO, os quais não são controlados pela MLEARN. Ciente disto, o USUÁRIO expressamente concorda que a MLEARN não se responsabilizará pelos dados coletados, utilizados, armazenados ou compartilhados por terceiros, nem tampouco pela política de privacidade dos mesmos. Ao acessar os links, recomendamos que o USUÁRIO leia a política de privacidade de cada website, conteúdo ou recurso acessado.

7. HOSPEDAGEM DOS DADOS E INFORMAÇÕES

7.1. Os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, poderão ser armazenadas em servidores de seu data center ou de terceiros contratados, a critério único e exclusivo da MLEARN.

8. SEGURANÇA

8.1. A MLEARN adota medidas de segurança administrativa, física e eletrônica para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, contra perda ou roubo, acesso não autorizado, divulgação, cópia ou uso indevido.

8.2. O USUÁRIO reconhece que apesar das medidas de segurança adotadas pela MLEARN para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, dada a própria natureza da transmissão de informações através da internet, não é possível garantir que as informações transmitidas por este meio sejam absolutamente invioláveis, não podendo a MLEARN garantir a segurança de qualquer informação transmitida pelo USUÁRIO a MLEARN por meio da internet.

8.3. O USUÁRIO reconhece ainda que nenhum equipamento, software, servidores de dados, servidores de aplicações ou data centers está imune a invasão ou ataque de “hackers” ou qualquer outro agente malicioso. Desta forma, a MLEARN não será responsável por qualquer dano, utilização ou divulgação de dados e informações do USUÁRIO, resultantes dos referidos ataques.

8.4. Os dados pessoais do USUÁRIO são protegidos por CREDENCIAIS DE ACESSO criadas pelo próprio USUÁRIO, o único responsável por manter a guarda e confidencialidade de suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”, além de ser o único responsável por qualquer atividade que ocorra com as suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”.

9. CONFIDENCIALIDADE

9.1. A MLEARN se compromete a manter a privacidade e confidencialidade sobre os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo se a utilização dos mesmos, for expressamente autorizada por força deste instrumento.

9.2. Sem prejuízo do disposto nos itens acima, a privacidade e confidencialidade deixam de ser obrigatórias, se comprovado documentalmente que as informações relacionadas aos dados pessoais do CLIENTE e demais informações coletadas: (i) Estavam no domínio público na data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago; (ii)Tornaram-se partes do domínio público depois da data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago”, por razões não atribuíveis à ação ou omissão das partes; (iii)Foram reveladas em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal revelação.

10. PRAZO DE MANUTENÇÃO

10.1. A MLEARN manterá os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, pelo prazo de 365 dias, após o cancelamento do cadastro do USUÁRIO no “QUALIFICA”, independente do motivo do cancelamento do cadastro. Podendo este prazo ser ampliado, em caso de autorização, alteração ou determinação por algum regulamento, decreto ou legislação aplicável.

11. DIREITOS DO USUÁRIO

10.1. Fica assegurado ao USUÁRIO, a qualquer momento, solicitar perante a MLEARN: (i) acesso aos dados pessoais e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento; (ii) correção de seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;

(iii) a eliminação dos seus dados pessoais dos servidores da MLEARN, ressalvado as hipóteses em que a MLEARN for obrigada a manter os dados do USUÁRIO por força de previsão contratual, legal ou regulatória.

12. CONTATO

11.1. O USUÁRIO poderá contatar a MLEARN por meio do e-mail contato.qualifica@mlearn.com.br, caso deseje obter informações sobre os dados do USUÁRIO coletados, caso deseje atualizar, alterar ou apagar seus dados pessoais, ou ainda, caso tenha qualquer dúvida em relação a esta Política de Privacidade, ou caso, queira relatar qualquer violação ao presente instrumento.

13. DISPONIBILIZAÇÃO

13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.