A inovação está no centro do empreendedorismo. Todos os aspirantes a empresário devem entender o que é inovação, por que é importante e como eles podem aproveitá-la em seus próprios negócios. Howard Schultz, presidente e executivo-chefe da Starbucks por mais de 20 anos, descreve a inovação: “A inovação deve ser disruptiva. E por disruptivo, quero dizer disruptivo mesmo! Você terá que quebrar algumas regras para causar mudanças drásticas." Quer saber mais sobre a inovação e como usá-la para ajudar o seu negócio a ter melhores resultados? Então, leia o artigo até o fim. Inovação empresarial é o ato de introduzir algo novo – seja um novo produto, uma nova estratégia de mercado, um novo método e assim por diante – para revigorar a empresa e promover um novo valor e, consequentemente, crescimento. A inovação tem tudo a ver com líderes empresariais que apresentam (ou ouvem) ideias criativas e, em seguida, usam o planejamento estratégico e a tomada de decisões para implementar os novos conceitos de negócios com sucesso. Quando uma empresa inova, ela pode melhorar seus produtos, processos, metodologias existentes ou criar novas soluções. Não há apenas uma maneira de inovar. Na verdade, existem três abordagens distintas que grandes e pequenas empresas usam para introduzir algo novo. Cada modelo envolve a inovação de um aspecto diferente dentro da organização. Veja a seguir quais são esses modelos. Esse tipo de inovação é quando os empresários buscam variar a receita da empresa buscando novos mercados para seus produtos, mudando a política de preço ou explorando novas buyers personas. Quando as organizações escolhem a inovação no modelo de receita, elas podem optar, por exemplo, por criar produtos inovadores, parar de vender determinados produtos, fazer alterações em sua cadeia de suprimentos, vender para novos clientes ou alterar os preços de suas ofertas. Esse tipo de inovação acontece quando os empresários olham para seu modelo de negócio de forma ampla e identificam oportunidades de implementação de inovações em seus processos, estratégia de posicionamento, missão, tecnologias que usam e os negócios com os quais se associam. Quando as organizações escolhem a inovação no modelo de negócios, elas podem optar, por exemplo, por criar uma aliança estratégica com outra empresa, atualizar o software que usam, aceitar financiamento de capital de risco ou passar da venda em uma loja física para a venda online. Esse tipo de inovação ocorre quando os empresários buscam formas de inovar dentro do modelo industrial. Quando as organizações escolhem a inovação no modelo de indústria, elas podem optar, por exemplo, por comercializar seus produtos de uma maneira totalmente diferente ou até mesmo criar um novo modelo de manufatura que combine mais com sua missão. A inovação é uma parte fundamental para ter um negócio de sucesso. Ele pode ajudá-lo de diversas maneiras. Veja a seguir as principais. A inovação faz o seu negócio crescer. O crescimento dos negócios significa, em última análise, aumentar seus lucros. A inovação bem-sucedida permite que você agregue valor ao seu negócio para que você possa aumentar seus lucros. Sem inovação, seu negócio fica estagnado. A inovação ajuda você a ficar à frente da concorrência. Com a globalização e um mercado em constante mudança, há mais empresas concorrentes do que nunca. O pensamento inovador pode ajudá-lo a prever o mercado e acompanhar as necessidades dos clientes. Se sua empresa não inovar, você verá empresas inovadoras trazendo novas ideias para o mercado e terá que lutar para acompanhá-las. A inovação ajuda você a aproveitar as novas tecnologias. A tecnologia (e especialmente a inteligência artificial) está evoluindo mais rapidamente do que nunca, o que significa que pode haver tecnologias novas e mais eficientes para criar produtos melhores, oferecer serviços de forma mais eficiente ou acompanhar seu desempenho de forma instantânea. Ao aproveitar essas novas tecnologias para inovação de processos, você poderá otimizar seu negócio e obter uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes. Ser inovador não é garantia de sucesso. Existem vários fatores que podem impedir que a inovação seja bem sucedida e você deve mantê-los em mente antes de dar o salto nessa empreitada. Alto investimento: nova tecnologia, funcionários especializados, grandes mudanças na identidade da sua empresa – a inovação pode ser um empreendimento extremamente caro e, como o aumento dos lucros não é garantido, pode ser arriscado. Durante o processo de inovação, você deve pensar nos custos ponderados em relação aos lucros potenciais e tomar a melhor decisão. Faça a si mesmo a pergunta: isso criará valor? Prazo: a inovação leva tempo, e o tempo que você gasta inovando é o tempo que você não está usando para se concentrar em seus produtos, marketing e vendas atuais. Se você não conseguir implementar suas inovações de forma rápida e eficiente, corre o risco de não cumprir suas metas e ficar atrasado em seu cronograma, perdendo lucros e a confiança de seus clientes e investidores. Instabilidade: a geração de ideias inovadoras pode ser empolgante, mas se as empresas estão constantemente fazendo grandes inovações, talvez nunca encontrem uma identidade ou mercado estável – e será difícil para clientes, investidores e funcionários acompanharem suas mudanças. É tudo sobre gestão da inovação; uma identidade de negócios estável é importante para gerar lucros, por isso é vital que você escolha suas inovações com cuidado e deliberação, em vez de dizer sim a cada novidade que surgir em seu caminho. Como falamos anteriormente, leva tempo para que a inovação aconteça. E o gargalo não é no tempo que as ideias inovadoras levam do amadurecer até a geração de receita, mas no tempo que os funcionários levam para desenvolver insights, gerar e elaborar ideias e testar novos modelos de negócios. Muitas das empresas que listam a inovação como um de seus valores centrais esperam que a inovação “aconteça” quando os colaboradores não estão ocupados atendendo às demandas imediatas ou “apagando incêndios”. A inovação requer tempo dedicado, ou seja, momentos significativos de tempo para uma imersão no tema. É realista esperar 20 ou 40% de foco em inovação em alguém que já está 100% sobrecarregado? Se sua empresa está apenas começando a jornada de inovação, é necessário um grupo central de pessoas dedicadas para fazer a inovação acontecer. Recrute uma equipe com paixão e motivação. Investir alguns recursos no desenvolvimento de ideias para o futuro da empresa é tão importante quanto combater as questões urgentes do presente. Nos últimos anos, o foco tem sido a criação de organizações altamente eficientes que aplicam os princípios lean tanto à gestão quanto às operações. Entendemos que se tornou muito difícil para muitas empresas alocar tempo e recursos para fazer a inovação acontecer. Mas, felizmente, existem maneiras de tornar a inovação parte da cultura das empresas. Aqui descrevemos 5 dicas simples que você pode implementar. O que significa inovação no mundo dos negócios?
3 modelos de Inovação Empresarial
Inovação no modelo de receita
Inovação no modelo de negócio
Inovação no modelo de indústria
3 razões pelas quais a inovação é importante para as empresas
Os 3 riscos da Inovação
5 dicas para ter uma cultura de inovação na sua empresa