Introdução: O Conceito Growth Hacking
Um modelo de estratégia de marketing inovador. É com este conceito que a metodologia Growth Hacking tem se consolidado no mercado. A ferramenta que visa engajar usuários através do marketing, alinhado a boas competências na hora do desenvolvimento de um produto, é capaz de alavancar os resultados de qualquer negócio de maneira espontânea e sem a necessidade de um alto recurso financeiro. O conceito de Growth Hacking foi criado em 2010 pelo americano Sean Ellis. Na época, Sean fundou a metodologia com o intuito de exemplificar o aperfeiçoamento de um de seus produtos para sua base de usuários. Com a criação do termo, Sean Ellis ficou famoso e reconhecido no Vale do Silício por estimular o crescimento de diversas empresas. Atualmente, o empresário é CEO do portal GrowthHackers.com, portal de maior referência em assuntos relacionados a Growth Hacking. Diante do reconhecimento e do espaço que o conceito de Growth Hacking vem ganhando no mercado, muitas empresas têm buscado aplicar esta metodologia para estimular o crescimento dos negócios, produtos e serviços. Porém, especialistas no assunto ressaltam que para alcançar um bom resultado é preciso clareza e conhecimento potencial sobre Growth Hacking. Pensando nisso, elaboramos este artigo com o objetivo de auxiliar você a dominar a arte de vender de maneira assertiva através do Growth Hacking. No texto serão abordados os seguintes assuntos:- O que é o Growth Hacking?
- Como implementar a estratégia de Growth Hacking no seu negócio?
- O Growth Hacker
- Qual o momento de utilizar esta metodologia para alavancar suas vendas?
- Cases de Growth hacking famosos
O que é o Growth Hacking e qual a sua importância para as empresas?
Diante das mais diversas estratégias de marketing existentes no mercado, o Growth Hacking se destaca como uma das ferramentas mais recentes, inovadoras e ainda pouco explorada pelas empresas. De acordo com seu criador Sean Ellis, um dos principais objetivos do Growth é gerar crescimento e oportunidades através do marketing orientado por experimentos. Segundo Sean, para um funcionamento assertivo dentro das organizações, o método deve estar alinhado a algumas etapas consideradas essenciais. São elas: criação de ideias para impulsionar o crescimento da companhia, planejamento, execução do experimento e análise de resultados. Porém, colocar em prática esta estratégia tem sido um grande desafio para muitas companhias, já que não é possível que qualquer profissional desempenhe essa tarefa de maneira apropriada. Para adquirir resultados expressivos através do método de Growth Hacking é necessário que as empresas invistam em profissionais que dominem marketing digital, processos, tecnologias, análises de dados, modelos de experimentações e, principalmente, o comportamento do consumidor. Afinal, estas são habilidades essenciais para a implementação de um Growth Hacking assertivo. Para as empresas, são diversos os benefícios do Growth Hacking. Entre os principais destacam-se:- Competitividade de mercadoA aplicação do conceito de Growth Hacking permite que empresas, principalmente as menores, passem a competir no mesmo nível de seus grandes concorrentes.
- Ferramentas acessíveisAlém de potencializar a escalabilidade de seu produto. O Growth Hacking dispõe de diversas ferramentas disponíveis na web e que podem ser utilizadas por qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.
- Fidelização de clientesOs experimentos do Growth Hacking auxiliam em diversos departamentos nas empresas e até mesmo na qualidade da prestação dos serviços. Dessa forma, os clientes se sentem mais satisfeitos e se tornam fiéis à marca.
- Novos negóciosAtravés de uma estratégia de Growth Hacking bem realizada os resultados esperados são alcançados, e com isso, é possível identificar novas formas de crescimento para o negócio.
- Resultado em curto prazoPor facilitar a produção de projetos, o Growth Hacking é capaz de gerar informações de qualidade em um menor espaço de tempo, aumentando a produtividade da companhia.
O que faz o Growth Hacker?
Em meio a um cenário de crise, um dos profissionais que tem se destacado no mercado de tecnologia são os Growth Hackers. Quer saber seus objetivos? Alavancar vendas e gerar resultados. Disputadíssimos em um mercado cada vez mais sedento por conhecimento e inovação, esses profissionais não necessitam de uma formação específica, e sim, de conhecimento aprofundado em marketing e em comportamento do consumidor. Um profissional Growth Hacker possui aptidão em assuntos relacionados a internet, startups, marketing, programação, desenvolvimento e outras áreas. Além de ter um perfil diferenciado do que muitas empresas estão acostumadas a lidar, o profissional também faz uso de metodologias específicas para alavancar um negócio. Muitos são considerados autodidatas e possuem conhecimento profundo em marketing de internet. Um dos seus diferenciais é estar sempre tentando encontrar uma maneira de vender um produto e melhorar a estratégia da empresa com o menor custo possível.Entre suas principais funções está a de desenvolver métodos diferentes das que os concorrentes estão acostumados a usar. E quando seu mecanismo se torna conhecido por outros, o growth hacker muda a rota do projeto e busca descobrir novas táticas que não sejam tão exploradas no mercado. Este profissional também é responsável por desenvolver e realizar testes que serão utilizados em suas estratégias de trabalho. Esses experimentos controlados são feitos para se evitar erros e alcançar assertividade.
Apesar de no Brasil, as funções de growth hacker ainda não estarem em alta, no Vale do Silício, a profissão já está se tornando uma necessidade. Isso porque há uma necessidade em encontrar profissionais dedicados a quererem mudar o mercado e a encontrarem novas respostas.Técnicas de Growth Hacking - como implementar esta estratégia no seu negócio e ter sucesso nas vendas?
Para aplicar o conceito de maneira eficaz, é muito importante que o empresário siga uma sequência de práticas denominadas de ‘funil do Growth Hacking’. Tal sequência possui cinco estágios essenciais que devem ser analisados para possível aplicação da técnica. São eles:- Aquisição – prática responsável por convidar e fidelizar o cliente.
- Ativação – prática responsável por proporcionar uma boa impressão sobre o negócio para o cliente.
- Retenção – etapa em que os clientes estão fidelizados com a marca.
- Receita – quando os clientes estão gerando faturamento para a empresa.
- Indicações – quando os clientes indicam seus amigos para se tornarem clientes também.