Qual é a característica que difere as oportunidades de ascensão profissional entre os indivíduos? O que realmente torna algumas pessoas mais propensas a serem mais bem-sucedidas do que outras em um ambiente de trabalho? É claro que a ética e o alto QI são fatores de extrema importância para a evolução, mas não se engane, eles não são tudo. Segundo especialistas do setor psicológico e comercial, o modo como as emoções são gerenciadas, ou a chamada inteligência emocional, apresenta papel determinante no sucesso e bem-estar. Hoje em dia, dentro de processos seletivos de empresas, a inserção de avaliações voltadas a inteligência emocional está cada vez maior. Já não basta apenas entender se o candidato é inteligente, cognitivamente competente. A inteligência emocional é um atrativo de grande procura, estando ligada, por exemplo, à capacidade de se relacionar bem com os demais indivíduos. Logo, o sujeito considerado mais inteligente emocionalmente é aquele que consegue adequar-se às diversas situações enfrentadas, onde as demandas de perfis afetivos diferem de acordo com as situações. O psicólogo estadunidense Daniel Goleman, aprofundou-se nos estudos de análise de emoções e inteligência, sendo conhecido nos dias atuais como o pai da inteligência emocional. Em seus trabalhos, Daniel Goleman constatou que o indivíduo de uma sociedade, que é dotado de inteligência emocional e consegue identificar suas emoções com maior facilidade, tende a viver melhor socialmente e a otimizar seu ambiente de trabalho e de saúde. Segundo estudos de Goleman, o quociente intelectual de um indivíduo corresponde a cerca de 20% do sucesso, os outros 80% são preenchidos pelo quociente de inteligência emocional, que abrange controle de impulsos emocionais, regulação de humor, empatia, automotivação e esperança.

O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Estudiosos da neurociência criaram uma metáfora de entendimento superficial das atividades cerebrais. Segundo a metáfora, o cérebro humano é dividido em duas partes: o hemisfério esquerdo, responsável pela razão, lado matemático, lógico, cognitivo, cartesiano, analítico e crítico; e o hemisfério direito, que é responsável pelas emoções, sentimentos, intuições, e pela compreensão subjetiva do mundo. A chamada Inteligência Emocional é a habilidade do indivíduo de balancear os dois hemisférios cerebrais na captação do mundo, o que torna a vida e o mundo mais realistas. E é a partir deste equilíbrio que ocorre o caminho a ascensão da vida profissional e pessoal. O termo inteligência emocional caracteriza a capacidade do indivíduo de perceber, controlar e avaliar as suas emoções. Em 1995 o psicólogo, escritor e PhD de Harvard, Daniel Goleman popularizou o conceito de inteligência emocional com o lançamento do livro “Inteligência Emocional - A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente”. Seu livro vendeu mais de 5 milhões de cópias pelo mundo, entrando para listas de best-sellers. Nele, Goleman define a inteligência emocional como capacidade de identificação de sentimentos, gestão emocional própria e dos relacionamentos pessoais e profissionais. Goleman subdividiu o conceito em cinco habilidades:

1) Autoconhecimento Emocional

O autoconhecimento emocional abrange a capacidade de reconhecimento de emoções e sentimentos próprios. A ausência desta habilidade deixa o indivíduo à mercê das emoções.

2) Controle Emocional

O indivíduo que exerce controle emocional sabe lidar com os próprios sentimentos, adequando-se às situações vividas. Ter controle emocional é ter consciência das emoções e se libertar do bloqueio de emoções negativas através de um processo dirigido pela razão.

3) Automotivação

A automotivação é a capacidade de dirigir emoções a serviço de um objetivo ou realização pessoal. O indivíduo que se deixa levar pelas emoções negativas de ansiedade e aborrecimentos, dificilmente conseguirá se concentrar nas tarefas do dia a dia. Por outro lado, pela motivação é possível encontrar prazer no trabalho e saber se controlar durante períodos de tensão.

4) Empatia

O sentimento de empatia é responsável pela capacidade de reconhecer as emoções de outras pessoas. O indivíduo com empatia tem a habilidade de reconhecer as necessidades e desejos de outro indivíduo, permitindo-lhes a construção de um relacionamento saudável e eficaz.

5) Desenvolvimento de relacionamentos interpessoais.

Relacionamentos interpessoais nutrem a habilidade de interação pessoal, utilizando competências sociais. Através de relacionamentos sociais, o indivíduo é capaz de identificar e gerir os próprios sentimentos e o dos outros. Qualquer ser humano possui a capacidade de desenvolvimento das capacidades citadas e destacadas pelos estudos de Daniel Goleman. Todas as competências emocionais podem ser treinadas e aprimoradas com a construção de novos hábitos e novas maneiras de pensar e se comportar, tendo a experiência humana como a base de aprendizado. Segundo Goleman, o controle das emoções é essencial para o desenvolvimento da inteligência emocional de qualquer indivíduo. E, embora existam pontos determinantes de temperamento humano, muitos dos circuitos cerebrais da mente são maleáveis e podem ser trabalhados e desenvolvidos. Em seus estudos psicológicos, Goleman atribuiu a inteligência emocional o maior destaque pelo sucesso ou insucesso do ser humano. Como exemplo, o especialista aponta que a maioria das situações de trabalho e da vida são movidas por relacionamentos entre pessoas. Isso significa que a capacidade de relacionamento, afabilidade, compreensão e gentileza geram maiores chances de alcance do sucesso profissional e pessoal.

A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Nos dias atuais vivemos em um cenário de altos níveis de estresse, pressão, ansiedade e competitividade em ambientes pessoais e profissionais. Com isso, a capacidade de entender e gerenciar as emoções acaba se tornando primordial para o bom desempenho e otimização da produtividade. Estudos comprovam que cerca de 90% da diferença entre pessoas que atingem o sucesso pessoal e profissional, e os que não conseguem, está relacionado diretamente a fatores comportamentais, mais do que a fatores técnicos de QI. Dessa forma, a inteligência emocional é considerada como uma grande habilidade determinante para o progresso profissional e pessoal. Esse fator determinante intrínseco na inteligência emocional pode ser explicado por suas habilidades e conceitos. O indivíduo que apresenta o conhecimento e controle de emoções e sentimentos exerce vantagens em desenvolvimento de atividades fundamentais para o alcance efetivo de resultados.

COMO DESENVOLVER A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Embora muito importante para o crescimento assertivo do indivíduo e muito buscada no mercado de trabalho, a inteligência emocional pode ser desenvolvida por todos os seres humanos. A partir de treinamentos de competências emocionais, novos hábitos, maneiras de pensar e agir, o indivíduo social pode estimular sua inteligência emocional. Confira abaixo algumas dicas para o desenvolvimento da inteligência emocional:

· Análise corporal e comportamental

Tire um tempo para se observar. Perceba a influência de suas emoções e como elas afetam seu dia a dia. Perceba também seu corpo e as sensações, para detectar pontos de melhoria e atenção.

· Diminuição das emoções negativas

Uma das habilidades presentes na inteligência emocional é a capacidade de gerir as emoções negativas. Desta forma, evite criar emoções negativas e busque a solução para a melhora destas.

· Tratamento de Ansiedade e do Estresse

Saiba lidar com as situações e busque o equilíbrio do corpo e da mente. Todos passam por um momento de estresse e ansiedade na correria da vida, mas é preciso ter cautela e perceber até quando esses sentimentos afetam a sua vida. Dicas como fazer atividades físicas, espairecer, meditar e se cuidar podem auxiliar na melhora de sentimentos negativos.

· Tempo

Tenha calma, não apresse o ritmo das emoções e seu aprimoramento. A inteligência emocional é um processo gradativo, variando de pessoa para pessoa. Logo, a rapidez para a execução do processo vai de contraposto com o conceito da inteligência emocional, atraindo emoções negativas.

· Cultivo de empatia

A empatia é uma das habilidades do indivíduo com inteligência emocional. Busque reconhecer e entender as necessidades e desejos do próximo. Assim, o sentimento empático permite a construção de relacionamentos saudáveis e eficazes.

· Ambiente positivo

Viver em um ambiente positivo não apenas melhora a vitalidade de um indivíduo, mas também contagia pessoas ao redor. Logo, crie um espaço de positividade, de emoções positivas.

· Conhecimento de limites

É necessário definir e respeitar os seus limites. Ao perceber os limites, é preciso trabalhar para não os ultrapassar, em prol de um ambiente de controle emocional e de gestão dos sentimentos negativos.
Compartilhe:

A utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO está condicionada aos Termos e Condições de Uso Aplicáveis e a Política de Privacidade abaixo:

1. ACEITE A POLITICA DE PRIVACIDADE

1.1. Ao se cadastrar no Aplicativo ou no Site, e utilizar o “QUALIFICA”, o USUÁRIO reconhece que está consentindo expressamente e livremente, com a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO informados no cadastro, na seleção do PLANO PAGO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA”, para as finalidades e de acordo com as condições previstas no presente instrumento.

1.2. O USUÁRIO reconhece que a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, é condição indispensável para a utilização do “QUALIFICA”, nos termos previstos no Artigo 9º, §3º, da Lei nº. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

2. ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

2.1. A MLEARN se reserva o direito de modificar, incluir e/ou alterar as condições da presente Política de Privacidade, a qualquer tempo, a seu exclusivo critério e independente de aviso prévio do USUÁRIO, sendo que tais alterações passarão a vigorar imediatamente após a publicação das alterações no Aplicativo ou no Site.

2.2. A MLEARN recomenda que o USUÁRIO releia regularmente a Política de Privacidade, para verificar as últimas atualizações. Caso o USUÁRIO não concorde com qualquer modificação, inclusão ou alteração na Política de Privacidade, o USUÁRIO deverá cessar o uso do “QUALIFICA”.

3. DADOS E INFORMAÇÕES COLETADOS

3.1. No ato do cadastro o USUÁRIO fornece os seguintes dados pessoais a MLEARN: (i) nome completo; (ii)conta de e-mail; (iii)número de celular.

3.2. Caso o USUÁRIO selecione um PLANO PAGO, o USUÁRIO fornece a MLEARN na Página de Seleção do Plano Pago os seguintes dados: (i) nome completo; (ii) número de CPF; (iii)número de celular; (iv)endereço completo; (v) dados do cartão de crédito.

3.3. No decorrer da utilização do “QUALIFICA” o USUÁRIO poderá, a seu exclusivo critério, fornecer os seguintes dados a MLEARN: (i) classificações e opiniões emitidas sobre os cursos, conteúdos e demais funcionalidades disponíveis no “QUALIFICA”; (ii) definições de preferências e configurações no seu cadastro.

3.4. No decorrer da utilização do QUALIFICA, a MLEARN coleta automaticamente as seguintes informações relacionadas ao uso do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO: (i) atividades realizadas pelo USUÁRIO no “QUALIFICA”, como como inscrições em cursos, lições finalizadas, certificados recebidos e funcionalidades utilizadas; (ii) IDs ou outros identificadores únicos de aparelhos, características de aparelhos e software, informações sobre a conexão, estatísticas sobre visualizações de página, URLs de origem, endereço de IP (pode nos indicar sua localização geográfica geral), navegador e dados padrão de logs de servidores da Internet; (iii) informações coletadas pelo uso de cookies, pixels, web beacon, memória cachê dos servidores e outras tecnologias, incluindo dados de anúncios.

4. FINALIDADE

4.1. A MLEARN utilizará os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, para as seguintes finalidades, com as quais o USUÁRIO expressamente declara ter pleno conhecimento e concordância ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA”: (i)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (ii)para o tratamento e uso compartilhado de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (iii)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO; (iv)para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral; (v)para a proteção do crédito (incluindo medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais); (vi)para garantir o cumprimento dos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, incluindo o combate à fraude ou a prática de quaisquer ilícitos; (vii)para enviar ao CLIENTE qualquer comunicação prevista nos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, na Política de Privacidade, ou nos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO.

4.2. Ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA” o USUÁRIO expressa e livremente consente com a realização pela MLEARN da coleta e utilização das informações relacionadas nos itens 3.3 e 3.4 acima, para as seguintes finalidades: (i) para viabilizar a utilização do “QUALIFICA”; (ii) para atender a interesses legítimos da MLEARN;

(iii) para viabilizar a prestação do suporte remoto; (iv) para fins de produção de relatórios estatísticos de audiência dos cursos, conteúdos e funcionalidades do “QUALIFICA” utilizados; (v) para o planejamento comercial e de marketing do “QUALIFICA”; (vi) para melhorar a personalização dos cursos, conteúdos e funcionalidades disponibilizadas ao USUÁRIO através do “QUALIFICA” e melhorar a experiência do USUÁRIO.

5. COMPARTILHAMENTO COM TERCEIROS

5.1. A MLEARN não compartilhará, nem tampouco fornecerá a terceiros os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo nas hipóteses previstas a seguir: (i)para seus representantes, prepostos, empregados, gerentes ou procuradores, bem como para parceiros e terceiros que prestem serviços ou trabalhem em nome da MLEARN, incluindo previsão contratual de dever de manutenção da confidencialidade das informações por esses parceiros e terceiros; (ii)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (iii)para a disponibilização em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal disponibilização; (iv)para o exercício e defesa de quaisquer direitos da MLEARN, no âmbito de processos judiciais, administrativos ou arbitrais; (v)para o compartilhamento de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (vi)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, a Política de Privacidade, aos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, ou de medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais.

5.2. Caso o USUÁRIO esteja utilizando o “QUALIFICA” mediante contrato firmado por um PARCEIRO COMERCIAL, ou por TERCEIRO FACILITADOR, a MLEARN poderá compartilhar os dados do “USUÁRIO” e as informações coletadas em decorrência da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO ao respectivo PARCEIRO COMERCIAL ou ao respectivo TERCEIRO FACILITADOR.

6. DADOS COLETADOS ATRAVÉS DOS LINKS

6.1. O USUÁRIO reconhece que ao acessar os links disponíveis no “QUALIFICA” que remetem a websites, conteúdos ou recursos de terceiros, terceiros poderão coletar, utilizar, armazenar e compartilhar outros dados do USUÁRIO, os quais não são controlados pela MLEARN. Ciente disto, o USUÁRIO expressamente concorda que a MLEARN não se responsabilizará pelos dados coletados, utilizados, armazenados ou compartilhados por terceiros, nem tampouco pela política de privacidade dos mesmos. Ao acessar os links, recomendamos que o USUÁRIO leia a política de privacidade de cada website, conteúdo ou recurso acessado.

7. HOSPEDAGEM DOS DADOS E INFORMAÇÕES

7.1. Os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, poderão ser armazenadas em servidores de seu data center ou de terceiros contratados, a critério único e exclusivo da MLEARN.

8. SEGURANÇA

8.1. A MLEARN adota medidas de segurança administrativa, física e eletrônica para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, contra perda ou roubo, acesso não autorizado, divulgação, cópia ou uso indevido.

8.2. O USUÁRIO reconhece que apesar das medidas de segurança adotadas pela MLEARN para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, dada a própria natureza da transmissão de informações através da internet, não é possível garantir que as informações transmitidas por este meio sejam absolutamente invioláveis, não podendo a MLEARN garantir a segurança de qualquer informação transmitida pelo USUÁRIO a MLEARN por meio da internet.

8.3. O USUÁRIO reconhece ainda que nenhum equipamento, software, servidores de dados, servidores de aplicações ou data centers está imune a invasão ou ataque de “hackers” ou qualquer outro agente malicioso. Desta forma, a MLEARN não será responsável por qualquer dano, utilização ou divulgação de dados e informações do USUÁRIO, resultantes dos referidos ataques.

8.4. Os dados pessoais do USUÁRIO são protegidos por CREDENCIAIS DE ACESSO criadas pelo próprio USUÁRIO, o único responsável por manter a guarda e confidencialidade de suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”, além de ser o único responsável por qualquer atividade que ocorra com as suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”.

9. CONFIDENCIALIDADE

9.1. A MLEARN se compromete a manter a privacidade e confidencialidade sobre os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo se a utilização dos mesmos, for expressamente autorizada por força deste instrumento.

9.2. Sem prejuízo do disposto nos itens acima, a privacidade e confidencialidade deixam de ser obrigatórias, se comprovado documentalmente que as informações relacionadas aos dados pessoais do CLIENTE e demais informações coletadas: (i) Estavam no domínio público na data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago; (ii)Tornaram-se partes do domínio público depois da data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago”, por razões não atribuíveis à ação ou omissão das partes; (iii)Foram reveladas em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal revelação.

10. PRAZO DE MANUTENÇÃO

10.1. A MLEARN manterá os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, pelo prazo de 365 dias, após o cancelamento do cadastro do USUÁRIO no “QUALIFICA”, independente do motivo do cancelamento do cadastro. Podendo este prazo ser ampliado, em caso de autorização, alteração ou determinação por algum regulamento, decreto ou legislação aplicável.

11. DIREITOS DO USUÁRIO

10.1. Fica assegurado ao USUÁRIO, a qualquer momento, solicitar perante a MLEARN: (i) acesso aos dados pessoais e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento; (ii) correção de seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;

(iii) a eliminação dos seus dados pessoais dos servidores da MLEARN, ressalvado as hipóteses em que a MLEARN for obrigada a manter os dados do USUÁRIO por força de previsão contratual, legal ou regulatória.

12. CONTATO

11.1. O USUÁRIO poderá contatar a MLEARN por meio do e-mail contato.qualifica@mlearn.com.br, caso deseje obter informações sobre os dados do USUÁRIO coletados, caso deseje atualizar, alterar ou apagar seus dados pessoais, ou ainda, caso tenha qualquer dúvida em relação a esta Política de Privacidade, ou caso, queira relatar qualquer violação ao presente instrumento.

13. DISPONIBILIZAÇÃO

13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.