Você quer aumentar o seu número de vendas de uma forma analítica?
Então você precisa realizar um estudo da sua taxa de conversão. Ih, complicou? Tudo bem, hoje te explicaremos esse e alguns outros conceitos para você vender mais. Muitas empresas olham para essa métrica (taxa de conversão) como um monstro de 7 cabeças. É quase algo sagrado. Aumentar a taxa de conversão tem a sua importância, mas acredite, ela não é tão difícil de ser medida, e muito menos de traçarmos ações para aumentá-las.Promoção de vendas - Entenda como montar uma com inteligência e aumentar os seus lucros! O marketing pode ser uma arma poderosa na sua estratégia de vendas, aprenda como usá-la!
Basta apenas o uso de estratégias. E, é disso que falaremos no post de hoje: as melhores estratégias para aumentar a sua taxa de conversão. Se no final do post você tiver qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários. Boa leitura!
Introdução: O que é taxa de conversão e qual a sua importância?
Taxa de conversão. Essa informação pode ser usada apenas para definir as metas dos times comerciais e de vendas. Você pode utilizá-la também como parâmetro para saber o que está dando certo ou errado, e qual é desempenho da empresa longo do ano todo. Elas podem até ser estudadas como histórico do ano passado, para entendimento de quais campanhas deram certo e errado. Existem diversas formas e meios de se olhar para a taxa de conversão e entender sua importância. A única forma errada, é que olha e não entende ou não vê importância nessa métrica. Mas, afinal, qual é a real importância dessa taxazinha na sua vida? Toda! Quer um exemplo? Suponha que você esteja fazendo uma dieta par emagrecer. Você come 100% direito, faz exercícios físicos corretamente, se hidrata e dorme mais de 8 horas por noite. Não bebe e ainda descansa nos finais de semana. Em outras palavras, você gera diversas ações com apenas um objetivo: emagrecer. Como saber se os seus resultados estão dando efeito? Você se pesa, certo? Se o seu peso aumentou, você não está tendo efeitos, e ele diminuiu, sim.O peso e a balança:
Aí entra a taxa de conversão. Quando você perde peso, você converteu seu esforço no objetivo. Da mesma forma, isso ocorre para vendas. Quando você tem ações específicas de vendas e consegue convertê-las em resultados e fechamentos, você terá uma taxa de conversão alta. Ainda sem acreditar/entender sobre essa taxa, vejamos então mais algumas definições.Afinal, O que é taxa de conversão em vendas?
Essa métrica super importante ajuda na análise de campanhas e estratégias de marketing e publicidade online, vendas e etc. Ela mede o resultado real gerado pelas campanhas. É o peso e a balança. Diz o que deu certo, ou não. Mas, antes de entendermos a taxa em si, vamos entender o que são as conversões: Conversões em vendas são as visitas que entraram na sua loja, empresa ou etc, demonstraram interesse e comprarem de você. Se um cliente entra, olha os produtos e simplesmente sai, ele não entra na taxa de conversão. O objetivo principal dessa métrica é gerar entendimento de como está o retorno das suas ações de captações. Quer outro exemplo? Imagine que você põe um grande banner na frente do shopping, falando sobre a loja e produtos. Nesse dia você teve 50 clientes entrando, e 5 comprando. Ou seja, sua taxa de conversão foi de 5%. No dia seguinte, você resolve fazer um anúncio virtual via e-mail para todos os seus clientes. Mesma mensagem, mídia diferente. Nesse dia, você tem 100 clientes entrando, e 10 comprando. Ou seja, sua taxa de conversão foi de 10%.Como a taxa de conversão ajuda a mensurar os resultados?
Olhando esse exemplo acima fica claro de percebermos que a taxa de conversão ajuda na percepção do que dá errado ou não na sua empresa. Ela evita de fazer você gastar seu investimento com coisas que não funcionam. Afinal, sempre há algum investimento em dinheiro ou até de tempo em uma empresa para o lançamento de uma campanha. Agora imagine se você obter formas de entender exatamente o resultado desse trabalho da maneira mais precisa possível. A cada período de tempo, campanha ou qualquer forma que deseja, você conseguirá avaliar a quantidade de conversões que aconteceram X a quantidade de visitas na sua loja. Isso é de uma precisão tamanha. Alguns benefícios claros, são:- Acompanhamento dos investimentos feitos.
- Medição de ações X resultados.
- ROI de todas as campanhas offline/online.
- Entendimento de quais canais e mensagens funcionam melhor com o seu cliente.
Como calcular a taxa de conversão em vendas
Você consegue calcular a taxa de conversão em vendas, fazendo a medição entre 3 diferentes fases: as visitas, as oportunidades e a conversão.As visitas:
Quando alguém simplesmente entra na sua loja, não significa que a pessoa de fato irá comprar. Existe uma regra, inclusive, que diz que 80% das pessoas que entram na sua loja não comprarão. Mas, calma, não desespere. Se os 20% que sobrarem forem trabalhados, você conseguirá um percentual de 4%/5% em dias bons. Por isso, é tão importante medir a sua taxa de visitas. Quanto mais visitar entrarem, maiores as chances de você convertê-los para oportunidades.Oportunidades:
Aqui são pessoas que de fato estão interessadas pelo seu produto, porém ainda não se mexeram para comprar nada. Elas só estão vendo, tocando ou experimentando. É válido dizer que a maioria dos vendedores acha que a taxa de conversão é a mais difícil de ser atingida. Na verdade, não é. Transformar um visitante para uma oportunidade é muita mais difícil. Por isso, se você tem visitas se transformando em oportunidades na sua loja, parabéns, a parte mais difícil já foi.Conversão:
Aqui é o momento aonde elas passam de apenas oportunidades para, de fato, clientes. É o momento da compra. E é aqui que a taxa de conversão é medida. Vamos para um exemplo prático abaixo:As 3 ações e a taxa de conversão (EXEMPLO):
Supomos que o objetivo para a taxa de conversão seja fazer a pessoa comprar algo, certo? Uma empresa com um voluma de 200 visitas/dia, terá uma taxa de oportunidades de 10%. Apenas 10% se tornarão oportunidades concretas, ou seja: 200 - 10% = 20. 20 oportunidades surgirão. Dessa 20 oportunidades, apenas 10% se converterá em vendas, ou seja: 20 - 10% = 5. Temos:- 200 visitas.
- 20 oportunidades.
- 5 vendas.
Como saber se minha taxa de conversão está boa?
No exemplo acima, te mostramos como a taxa de conversão funciona, e como é feito o seu cálculo. Mas como entender se a taxa está alta ou baixa? Como melhora-la? Você precisa entender cada ponto forte e fraco de todas as etapas. Se a sua taxa de conversão está muito baixa, então:- a sua taxa de oportunidades pode estar baixa.
- a taxa de visitas pode estar baixa.
Uma taxa de visitas baixa significa:
- pouco investimento em publicidade (on/off).
- poucas ações que chama atenção e levam o cliente a entrar na loja.
- comunicação fraca com o seu cliente.
- falta de relacionamento com ele.
Uma taxa de oportunidades baixa significa:
- má interação com os clientes.
- produtos ou serviços que não são adequados para o seu público-alvo.
- ofertas fracas que não motivam seu cliente a comprar.